iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jun 11, 2006 12:36 pm
comprei uma iguana a 15 dias e ela esta muito agressiva... nao sei o que hei-de fazer para a acalmar.. como devo proceder para ela se ir habituando a mim? disseram-me na loja que ela tinha 8 meses.. mas parece-me ser bem mais velha. uma iguana com 8 mese tem normalmente que tamanho?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Uma iguana com 8 meses, tem menos de 50cm, em que sites pesquizas-te sobre iguanas antes de a comprar? Porque existem muitos artigos sobre o amansar e a ambientação de uma iguana? Que tipo de terrario tens? Aquecimento? E luzes?
-
- Membro Júnior
pesquisei por aqui .. no site do zooexotico, geocities e uns quantos outros que nao te consigo dizer de cor. tenho um terrario de 80 por 30 com placa de aquecimento e lampada. quanto a alimentacao estou a dar raçao de compra .. tambem ja li que podem comer algumas frutas e vegetais.. mas onde a comprei aconselharam-me a dar-lhe de perferencia comida de compra ..e vitaminas..
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Qunatos cm tem a iguana da ponta do nariz á da cauda?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Não confies em tudo o que te dizem nas lojas de animais.
Para uma boa alimentação convém ser variada, daí a ser aconselhado dares vegetais e fruta
Quanto ao tapete de aquecimento, não sei se será uma boa, é que muitos repteis queimam-se por causa desses tapetes, mas nisso o coldblood pode-te esclarecer melhor.
A lâmpada é de quê?
80 por 30cm, é bem pequeno.
E de altura?

Para uma boa alimentação convém ser variada, daí a ser aconselhado dares vegetais e fruta
Quanto ao tapete de aquecimento, não sei se será uma boa, é que muitos repteis queimam-se por causa desses tapetes, mas nisso o coldblood pode-te esclarecer melhor.
A lâmpada é de quê?
80 por 30cm, é bem pequeno.

E de altura?
-
- Membro Júnior
tem 45/50 cm .. ao aquario tem 30 d altura ...
entao em vez d tapete de aquecimento devia optar por que?
ja agora..quanto mais leio mais confusa fiko quanto aos niveis de humidade e temperatura.. quais sao os mais aconselhados?
entao em vez d tapete de aquecimento devia optar por que?
ja agora..quanto mais leio mais confusa fiko quanto aos niveis de humidade e temperatura.. quais sao os mais aconselhados?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
As iguanas são arboriculas, para uma iguana adulta, convem um terrario minimo, de 1,50m x 1.50m x 2.00m de altura, o teu terrario dentro de pouco tempo será pequeno para ela, para fazer a digestão precisam de um ponto no terrario a cerca de 30º/32º durante o dia e durante a noite a temperatura pode descer aos 25º para o metabolismo abrandar e a iguana descansar em paz, as iguanas como arboriculas que são, devem receber o calor no dorso no estado selvagem recebem essa temperatura do Sol, como tal a placa de aquecimento, dá calor vindo do solo, não será má ligada a um termostato e regulada para a temperatura nocturna, mas deves arranjar uma lampada de filamentos que deve estar protegida da iguana para evitar queimaduras (para alem da especial uva/b para repteis sem qualquer protecção entre ela e a iguana), para dar calor vindo de cima, deves ter as fonste sde calor, todas do mesmo lafdo do terrario, para existir uma zona mais quente e outra mais fresca, onde o reptil pode controlar a termoregulação, quanto á comida comercial, pode ser bom como suplemento, mas é incompleta, o melhor é fazeres tu uma boa e equilibrada salada diariamente, composta por 2 hortaliças de folhas verde escuras (rucula/couve do horto/agrião/nabiça etc.) dois legumes (abobora ralada/feijão verde/quiabos/mandioca/ervilha em vagem, etc.) e um fruta em quantidade que não ultrapasse os 10% do toral do volume de salada(papaia/figos/mango/uva/melão, etc.)
Quanto á humidade deve rondar os 70%/80% basta colocares o tabuleiro da agua ou a banheira em cima da zona onde está a placa de aquecimento, que a evaporação da agua aumenta a percentagem de humidade, ou pulverisas o terrario varias vezes ao dia.
na primenira semana não convem stressar o reptil com manuseio, deixa ele ganahr a tua confiança, pois ainda te v~e como um predador, como defesa, no estado selvagem as que não são medrosas e fugidias, são comidas por predadores, como tal é natural que ela tenha receio, dá-lha paz, fica perto do terrario, sem movimentos bruscos e vai falando com ela, nunca lhe pegues por cima, pois essa é a direcção que vêm os predadores e isso stressa, deves colocar a mão pela frente de por baixo fazendo uma ligeira pressão no peito em direcção a ela, que ela deve subri para a tua mão, agarrar para ela é agressão. Quando ela te tolerar melhor, podes começar com uns banhos de agua morna(quaze fria 30º) elas gostam e relaxam e muitas vezes ajuda o aparelho digestivo
Se tiveres mais duvidas, nós estamos cá.... espero que tenhas consciencia do tamanho que fica uma iguana adulta, de que vivem até 17 anos quando bem tratadas e que se agressivas, podem causar danos razoaveis, com mordidas.
esta foto tirei da net, para que tenhas uma ideia com o que vais lidar daqui a poucos anos

Desculpa o longo testamento

Quanto á humidade deve rondar os 70%/80% basta colocares o tabuleiro da agua ou a banheira em cima da zona onde está a placa de aquecimento, que a evaporação da agua aumenta a percentagem de humidade, ou pulverisas o terrario varias vezes ao dia.
na primenira semana não convem stressar o reptil com manuseio, deixa ele ganahr a tua confiança, pois ainda te v~e como um predador, como defesa, no estado selvagem as que não são medrosas e fugidias, são comidas por predadores, como tal é natural que ela tenha receio, dá-lha paz, fica perto do terrario, sem movimentos bruscos e vai falando com ela, nunca lhe pegues por cima, pois essa é a direcção que vêm os predadores e isso stressa, deves colocar a mão pela frente de por baixo fazendo uma ligeira pressão no peito em direcção a ela, que ela deve subri para a tua mão, agarrar para ela é agressão. Quando ela te tolerar melhor, podes começar com uns banhos de agua morna(quaze fria 30º) elas gostam e relaxam e muitas vezes ajuda o aparelho digestivo

Se tiveres mais duvidas, nós estamos cá.... espero que tenhas consciencia do tamanho que fica uma iguana adulta, de que vivem até 17 anos quando bem tratadas e que se agressivas, podem causar danos razoaveis, com mordidas.
esta foto tirei da net, para que tenhas uma ideia com o que vais lidar daqui a poucos anos

Desculpa o longo testamento

-
- Membro Júnior
sim eu ja tinha noçao do animal que queria sabia da sua agressividade, do tamanho que podem atingir e da longetividade do animal... ate pk sou fa delas.. obg plas informaçoes =)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Mas só atinge esse tamanho se tratadas com todas as condições acima descritas, a maior parte das iguanas morrem no primeiro ano de vida, devdio a erros e falta de condições e falta de informação dos donos...
-
- Membro Júnior
pois =) Por isso mesmo quero informar-me para a minha iguanita viver assim mtooooooooo tempo