primeira iguana...duvidas e koncelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

psytrance
Registado: quarta jun 21, 2006 9:55 pm

quarta jun 21, 2006 10:51 pm

boas
komprei uma iguana hoje mas ainda sou novato na cena, andei a ler muit sobre iguanas, mas axo k aki me podem tirar algumas duvidas e informar sobre algo(ja k o vendedor na mostrou saber muit sobre isto) :?

Tenho um terrario kom 52cm de largura 32cm de altura e 25cm de largura. A minha iguana(psy) tem +/- 30cm, o vendedor disse k ela tinha uns meses. Uso corteza de coco no fundo do terrario, tenh uma pedra de akecimento, um recipient redondo kom 11cm kom agua e outro para por komida.

É certo k a tenh á poukas horas mas ela ainda nao komeu nada do k lhe dei(maça,couve flor e minhokas vivas k o vendedor diss k ela devia komelas 1 vez por semana). Tenho konheciment dos varios tipos de vegetais e frutas k elas komem, mas nao sei em k kuantidade e kuantas vezes devo dar ao dia.

Kero ver se amanha kompro um tronko para o akuario...gostava k me akoncelhasem sobre algo, todo o tipo de sugestoes visto k eu kero k a minha iguana tenha uma boa e saudavel vida ;)

Á tenh uma luz k nao vos sei dizer se é uv :? no cimo do terrario(igual a umas k vi em fotos de terrarios kom um plastiko a proteger), sei k tenh de arranjar um termometro e um...(na sei o nome lol k mede a humidade)

Bom fiko a espera de respostas, obrigado e espero k me possao ajudar ;)
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta jun 21, 2006 11:10 pm

bem pelo q descreves, o empregado da loja n percebe mm nada disso.
1º - o terrario q ele te vendeu é mt pequeno, tens q te preocupares ja em arranjar um bem maior urgentemente.

2º - o aquecimento que ele te recomendou é do pior, deves fugir das pedras de aquecimento, sao responsaveis por queimaduras mt graves nos animais.

3º - as iguanas sao vegetarianas, n tens q lhes dar 'minhocas' nenhumas, o k tens q dar é uma boa variedade de legumes e frutas, suplementados com vitaminas e calcio.

4º - é obrigatorio teres lampada de uvb, e essa lampada tem q estar em contacto directo c o animal, sem plastico nem vidro a servir de barreira.

essas perguntas q fazes aqui, ja as devias ter feito antes de a teres comprado, n axas?
<p> </p>
<p> </p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jun 22, 2006 6:41 am

Como dizes que queres o melhor para a tua iguana aqui vai, o terrario, não pode ser mais pequeno que o comprimento da iguana e de altura, ela no ramo mais alto não deve tocar coma ponta da cauda no chão, as iguanas são arboriculas alimentando-se exclusivamente de frutos e folhas, recebem tambem o calor atravez de banhos de sol no dorso nos ramos das copas arvores, e não debaixo, como faz a rocha aquecida, para além de já terem ocorrido muitos acidentes por queimaduras com pedras aquecidas, pois elas ficam lá em cima e mesmo que estejam a assar, não se apercebem o que lhes está a fazer mal. Tens de comprar uma lampada uva/b pois através dos raios uva/b, elas produzem a vitamina D, que é ela que faz com que eles consigam absorver o calcio dos alimentos e dos suplemento, muito importante no crescimento da iguana a nivel osseo, sem raios uva/b, cresce com deformações e será uma iguana pouco saudavel nos proximos 17 anos se lá chegar. Tens consciencia que quando for adulta vais precisar de um terrario de dois metros de altura, x um metro e meio por um metro e meio e mant-lo aquecido 24h.
Dá uma vista de olhos com atenção nestes sites que te dizem tudo...se tiveres duvidas coloca-as aqui ;)
http://iguanaden.org/diet/index.htm
http://www.anapsid.org/iguana/index.html
http://www.geocities.com/RainForest/9008/mksalad.html

mas não começas-te da melhor maneira, primeiro informação, sobre o animal, depois terrario e condições basicas e só depois se compra um animal...
L30N
Membro
Registado: domingo jul 03, 2005 2:10 am

segunda jun 26, 2006 6:55 pm

tenta não usar substratos soltos... podes usar papelão k é optimo e facilmente substituivel... ou pelo aspecto 1 tapete d relva artificial, as iguanas são bixos curiosos e engolem td o k for solto e pekeno dentro do terrário.
tem cuidado c a tua pekena ela tá fragil e assustada dá-lhe condições pois elas merecem o cold é 1 optimo conselheiro segue as direcções dele
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

segunda jun 26, 2006 7:34 pm

Mais uma coisinha.... O aparelho para medir a húmidade chama-se Higrometro :P

Bruno
Ceros
Membro Júnior
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

quinta jul 20, 2006 10:15 pm

Aproveito este tópico para fazer umas questoes antes de comprar a minha menina...

Estou ja a escolher material e a pensar na melhor maneira de fazer um terrário grande, mas queria saber se 100x30x40 (comprimento x largura x altura ) remedeia enquanto preparo o outro, que em principio vai ocupar um bom bocado da minha casa... (ainda tenho esperanças de convencer o meu marido a deixar-me ocupar um quarto inteiro... ou o Hall...) mas acho que por enquanto, enquanto ela for pequenina este nao é pequeno para ela... sei que é um pouco baixo, mas como disse é temporario, ja estou a planear o outro definitivo...ja la coloquei um ramo para ela subir, e com certeza que nao chega com o rabo ao chao (eu tenho tendencia a escolher a mais pequena que encontro... tenho pena delas ali a lutar pela comida com as grandes).

A outra duvida, é que tenciono colocar uma camada de pedras de aquario (nao muito pequenas) na parte de baixo, depois cobrir com jornal ou papel, e depois seixos maiores daqueles espalmados que se encontram nas ribeiras, para fazer altura para ela entrar facilmente no recipiente que vou ter para ela tomar banho... como é obvio vou por as pedras de modo a que nao seja possivel mudarem de posiçao e magoarem ou prenderem o bicho, mas nao sei se há mais alguma contra indicação...

P.s.: Não digam nada ao meu marido, mas se me sair a lotaria ou algo do genero, faço um terrario para nós os dois e transformo a casa toda para as iguanas... e so faço o terrario pra nós porque nao sou muitoadepta de calor...
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta jul 20, 2006 10:28 pm

sim creio que esse terrario sirva para pelo menos um ou dois meses se a iguana for pequena (30cm+/-)

boa sorte ;)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta jul 21, 2006 2:35 am

Ceros, pode sempre colocar esse terrário na vertical embora 30x40 seja mesmo pequeno.
Outra alternativa é ver se alguém empresta um aquário que não esteja a usar ou gastar 30 euros num móvel de cozinha do IKEA. Já escrevi a mesma coisa tantas vezes... pesquise o fórum por emprestado, emprestar ou IKEA =)

Quanto às pedras+jornal julgo não ser necessário. Se precisa de fazer uma rampa para ele, então esse recipiente é demasiado fundo, é melhor colocar outro mais baixo onde ela esteja com 2 - 3 dedos de água só. Ela tem de poder entrar e sair bem dele.
Quanto ao papel de jornal como substrato, pessoalmente prefiro outras coisas para um terrário tão húmido quanto este.
Ceros
Membro Júnior

sexta jul 21, 2006 4:16 pm

Bom, como já referi, o terrário é temporário, depois mando umas fotos, mas de qualquer modo, já comprei a iguana, foi um pouco cara para o tamanho dela, mas que se lixe... Ainda não tenho o CITES, mas o homem ficou de telefonar para eu la ir busca-lo... Comprei agrioes, tomate (não sei se faz bem ou mal), e cenoura... Comprei tambem uma caixa de raçao para iguanas juvenis, da Vitakraft (comprei no Jumbo), comprei o termometro e o higrometro da exoterra (são bonitos...), e comprei uma lampada da qual preciso da vossa ajuda...

Diz Lifeglo, e que é de espectro solar completo, mas mais nada... vou pesquisar na net, mas se algum de voces me quiser ajudar a descobrir se ela emite so calor e luz, ou se tambem emite os raios UVA-B, porque procurei em todasas casas de animais de almada e nenhuma tinha lampadas dessas... Se quiserem digam que eu tiro uma foto á embalagem...
rbl
Membro Veterano

sexta jul 21, 2006 4:30 pm

A marca ajudava a descobrir que lâmpada é =)
rbl
Membro Veterano

sexta jul 21, 2006 4:44 pm

Quanto ao resto, julgo que é melhor dar uma vista de olhos no site da Melissa Kaplan, uma das "autoridades" em iguanas, especialmente esta página:
http://www.anapsid.org/iguana/mksalad.html

Pelos resultados da pesquisa que fiz, nenhuma das lâmpadas que encontrei com esse nome é aconselhada, são lâmpadas normais em emissão de UVB, mas assim que puder dizer a marca se terá a certeza.
Entretanto veja se a pode devolver.
Ceros
Membro Júnior

sexta jul 21, 2006 5:01 pm

Ok, a caixa só diz o que eu disse acima, mas na lampada vem escrito:
Sylvania Reptistar
Terrarium Lamp
F18W / 6500K
For Reptiles Only
Ceros
Membro Júnior

sexta jul 21, 2006 5:03 pm

Ok, esqueçam, em letras minusculas, e não estou a exagerar, tive de ler com uma lupa, diz UV-A e UV-B...
Bah, porque é que nao escrevem na caixa!!!???
Ceros
Membro Júnior

sexta jul 21, 2006 9:10 pm

´Mais uma duvida de ultima hora, a lampada que referi emite luz, por isso convem desligar durante a noite, certo... E a de aquecimento convem ser de ceramica para tambem nao emitir luz... ou as de infravermelhos deixam a bichinha dormir á mesma?
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sexta jul 21, 2006 10:52 pm

as de infravermelhos deixam, mas incomodam os donos e podem provocar queimaduras na pele... tipo escaldão.

compra uma de cerâmica, mas nesta altura do ano não é necessario aquecimento
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”