quarta abr 24, 2002 7:23 am
Olá
Eu tenho uma iguana com cerca de um ano e meio. O que posso dizer sobre iguanas é que primeiro que tudo são animais selvagens e que trabalhando diáriamente com eles, talvez ao fim de uns 9 meses se comecem a notar melhoras, mas depende da personalidade do própio animal e nunca ficam meiguinhos como um gato ou um cão.
São animais que exigem temperaturas entre os 24ºC (noite) e os 28ºC-30ºC (diurnos), com uma humidade a rondar os 70%. Além disso necesitam de lampadas especiais para répteis: eu tenho uma de aquecimento (cerca de 15 euros) e outra uvb ( cerca de 50 euros), ambas da zoomed.
São extritamente vegestarianas. É muito importante fornecer uma alimentação saudável, mas também se consegue comprar tudo em qualquer mercado: abóbora, nabiça, agriões, batata doce, maçã, couve de corte, morangos, etc. Há que acrescentar alfafa.
Necessitam de espaço e como crescem depressa o mais aconselhável é criar um espaço, tipo uma varanda fechada, ou encomendar uma espécie de roupeiro/terrário a um marceneiro. Na net encontram-se muitos modelos... a minha iguana veio com uns 25 cms e agora está com cerca de um metro, mas sei que com luz e alimentação correcta podem chegar ao metro e meio, dois metros...o que as torna potencialmente perigosas. Se não estiverem domesticadas podem morder, ou no minimo bater com a cauda.
Nas iguanas, como são animais capturados, há que ter em atenção a possiblidade de elas terem parasitas, quer nas escamas, quer intestinais. Além disso, no organismo delas existem salmonelas que são tóxicas para nós, por isso convém ter cuidados de higiene muito bons e ter atenção às mordidelas e arranhões ( as unhas cortam-se como aos gatos) e evitar contactos com crianças mt pequenas ou grávidas.
Apesar disto tudo, e mt mais há a dizer, as iguanas são animais muito cativantes e gosto imenso da minha e não me desfazia dela nem por nada.
Se houver alguma questão que queiras debater, podes contactar sempre que queiras...
Gisela