Dúvidas sobre Iguanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

quinta abr 18, 2002 8:45 pm

Olá a todos,

Ando a pensar em comprar uma iguana, mas é claro que tenho algumas dúvidas. Por isso enquanto não encontro um livro que me tire as dúvidas, exponho-as aqui.
Já li na Arca de Noe que são animais dóceis, mas que na época de acasalamento os machos adultos não são para "brincadeiras", podendo até morder e arranhar. Será então melhor comprar uma fêmea? Serão mais docéis que os machos? Com que frequência é que podem ser manuseadas? A pessoa a quem provavelmente irei comprar diz-me que elas têm mais ou menos 6 meses, isso corresponde a que tamanho? Conseguirá adaptar-se a mim já com esta idade, ou é esta a idade normal com que elas são vendidas? Que tamanho é que podem atingir?

Já tenho alguma experiência com tartarugas, será que ajuda?
Como vêem tenho muitas dúvidas, se me pudessem esclarecer, agradeço.

Beijinhos, Suzie :D
gm2
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 24, 2002 7:23 am

Olá
Eu tenho uma iguana com cerca de um ano e meio. O que posso dizer sobre iguanas é que primeiro que tudo são animais selvagens e que trabalhando diáriamente com eles, talvez ao fim de uns 9 meses se comecem a notar melhoras, mas depende da personalidade do própio animal e nunca ficam meiguinhos como um gato ou um cão.
São animais que exigem temperaturas entre os 24ºC (noite) e os 28ºC-30ºC (diurnos), com uma humidade a rondar os 70%. Além disso necesitam de lampadas especiais para répteis: eu tenho uma de aquecimento (cerca de 15 euros) e outra uvb ( cerca de 50 euros), ambas da zoomed.
São extritamente vegestarianas. É muito importante fornecer uma alimentação saudável, mas também se consegue comprar tudo em qualquer mercado: abóbora, nabiça, agriões, batata doce, maçã, couve de corte, morangos, etc. Há que acrescentar alfafa.
Necessitam de espaço e como crescem depressa o mais aconselhável é criar um espaço, tipo uma varanda fechada, ou encomendar uma espécie de roupeiro/terrário a um marceneiro. Na net encontram-se muitos modelos... a minha iguana veio com uns 25 cms e agora está com cerca de um metro, mas sei que com luz e alimentação correcta podem chegar ao metro e meio, dois metros...o que as torna potencialmente perigosas. Se não estiverem domesticadas podem morder, ou no minimo bater com a cauda.
Nas iguanas, como são animais capturados, há que ter em atenção a possiblidade de elas terem parasitas, quer nas escamas, quer intestinais. Além disso, no organismo delas existem salmonelas que são tóxicas para nós, por isso convém ter cuidados de higiene muito bons e ter atenção às mordidelas e arranhões ( as unhas cortam-se como aos gatos) e evitar contactos com crianças mt pequenas ou grávidas.
Apesar disto tudo, e mt mais há a dizer, as iguanas são animais muito cativantes e gosto imenso da minha e não me desfazia dela nem por nada.
Se houver alguma questão que queiras debater, podes contactar sempre que queiras...
Gisela
_DredZone
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 1:04 pm

quarta abr 24, 2002 1:30 pm

Desculpa dizer-te mas muitas coisas que dizes não estão assim tão certas.....
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

quarta abr 24, 2002 4:43 pm

Obrigada Gisela,

Já são informações suficientes para eu poder decidir se terei condições para ter uma iguana.

Beijinhos e até breve.

Suzie :D
Jony17
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 1:30 pm

sexta abr 09, 2010 1:15 am

Ok nao faz mal, fizeste bem...
ivonegodoia
Membro Veterano
Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am

sexta abr 09, 2010 2:02 am

looooooooooooooooooool
ó rapaz vai dormir, não ves que o topico é de 2002
<p><strong>Eu gosto mesmo &eacute; de sentir a press&atilde;o!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta abr 09, 2010 2:10 am

lool, eu vim aqui ler e nem reparei também. por acaso não me deu para responder, mas se tivesse respondido, lá fazia eu figura de urso. este tópico é um fóssil da arca. :lol:
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sexta abr 09, 2010 2:11 am

Imagem

P.S- Já alguem tinha mostrado esta imagem aqui, não me lembro quem tenha sido mas espero que essa pessoa não leve a mal :oops:
<p><strong>
</strong></p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta abr 09, 2010 7:53 pm

coveiro 3, o regresso !! Em estreia num site perto de si !!!
hahahaah
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta abr 09, 2010 8:51 pm

o verdadeiro focil....

foi retirado do museu xD

Voltar para “Répteis e Anfíbios”