Espécie? Alimentação? Cuidados?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MrBohemia
Registado: quarta ago 09, 2006 1:16 pm
Contacto:

quarta ago 09, 2006 1:52 pm

Boas,

Há uns meses apareceu no meu quintal uma tartaruga que parecia ser um pouco nova, pois era pequena. Decidi ficar com ela e arranjei um aquário que tínha cá para casa. O problema está em que não sei qual é a espécie do animal, nem que comida lhe hei-de dar, e outra coisa estranha, é que a tartaruga está sempre a nadar contra as paredes do aquário, presumo eu que seja pa tentar sair.... Entretanto fui comprando umas embalagens de camarões, em que ela come 25 gramas em pouco mais de 8 dias. também não sei qual o sexo, por isso, basicamente, não sei nada :roll:
Em baixo deixo uma imagem da turtle:
http://img403.imageshack.us/my.php?imag ... 049wn6.jpg

PS: desde que a encontrei tem crescido bastante...
crazypedro
Membro
Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica

quarta ago 09, 2006 2:46 pm

Olá MrBohemia,

Eu também tenho uma dessas, ofereçeram me a uns meses, é uma tartaruga de àgua, não sei bem a especie, é semelhante as Trachemys Scripta Elegans, só não tem as manchas vermelhas na cabeça.

Os cuidados a ter com ela, são os mesmos a ter com qualquer outra tartaruga de agua, precisa de bastante àqua para nadar e uma zona seca para puder estar completamente fora de àgua, caso não apanhe luz do sol directo (sem passar por vidros) necessitas de uma lampada UvB para compensar. A àgua deve estar +/- a 28ºC.

Em relação à comida, os camarões não devem ser a unica comida delas porque não contem os nutrientes necessários, podes dar uma vez ou outra como guloseima. aconselho te a comprar uns sticks.

Retirei o seguinte texto de um livro sobre tartarugas aquáticas.

Alimentos para tartarugas aquáticas:

As tartarugas aquáticas têm uma alimentação mista, tanto comem plantas como animais.
Mas em geral preferem animais. Para tal apanhe caracóis, lesmas, minhocas, gafanhotos e outro insectos.
Dê também à sua tartaruga carne de vaca picada, sem gordura, mas nunca carne de porco, que é muito gorda.
Dê-lhe igualmente pequenos peixes de aquário (guppies) ou pedaçinhos de carne de peixe de àgua doce. Os alimentos para gatos sobre a forma de granulado seco são também muitonutritivos, seja qual for a marca. Têm um preço acessível e contêm cálcio, vitaminas e peixe - tudo aquilo que necessita para uma tartaruga aquatica.
Para além disto, as lojas de animais vendem alimentos próprios para estes tipos de tartarugas.

Cumprimentos,

Pedro Martins
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta ago 09, 2006 3:40 pm

Olá MrBohemia!

Bemvindo à Arca! :D

A sua tartaruga é uma Trachemys scripta scripta ;)

PS: Mandei-lhe uma pm = mensagem privada
É estou com problemas no pc :x
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
MrBohemia
Contacto:

sexta ago 11, 2006 3:02 pm

oi,

obrigado pelo vosso esclarecimento às mhs duvidas D
ja agora se fosse possivel, gostaria de saber qual a capacidade de memoria de uma tartaruga, pois soube que os peixes têm uma capacidade muita curta,e as tartarugas? |

EDIT: para além da mh curiosidade, existe um problema c a minha tartaruga. Devido ao seu rápido crescimento temos mudado o aquàrio com frequência. So que a tartaruga no aquàrio que tem agora n come, temos k a tar a mudar constantemente, pois so come no seu antigo aquàrio que ja se ta a tornar 1 pouco pequeno pro seu tamanho. :(
O k n consigo perceber pk? :o
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta ago 11, 2006 3:45 pm

MrBohemia falar acerca da capacidade de memoria ou inteligencia das tartarugas é algo um pouco dificil.

Mas se pensarmos que elas sao capazes de nos reconhecer como fonte de comida, optar por ou recusar determinada comida, ou escapar vezes e vezes sem conta dos seus habitats (sem os donos conseguirem descobrir por onde) entao talvez as possamos considerar que tenham alguma inteligencia.

Em tempos li em qualquer sitio que os peixes tinham uma capacidade de memoria de 8 segundos (acho), se quiseres fazer uma comparaçao por ai, entao nao te posso ajudar... Mas posso-te dizer que elas sabem reconhecer caminhos, e colocar ovos em sitios distanciados por cm, apos o recolhimento no interior do Inverno e/ou hibernaçao. Agora se isso é capacidade de memoria (inteligencia), ou apenas instinto, ja é demasiada areia para a minha camioneta...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta ago 11, 2006 3:49 pm

A quanto tempo foi essa mudança?

As tartarugas sao casmurras e precisam de tempo para se habituar a novas rotinas.

Elas podem passar varios dias sem comer, sem qualquer problema (até 3 semanas ), por isso vai dando-lhe de comer no novo aquario, se vires q ela nao come ao fim de 3 ou 4 dias entao volta a dar-lhe de comer no antigo aquario, e recomeça o procedimento.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
MrBohemia
Contacto:

sexta ago 11, 2006 4:46 pm

a mudança deve ter sido há umas 3 semanas...
vou ver o comportamento dela e depois digo qualquer coisa ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”