Ventilação aquaterrário
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quinta mar 16, 2006 3:12 pm
Olá a todos, sou novo por aqui. Tenho uma pequena questão, depois de muito pesquisar e de já ter começado a construção surgiu-me uma pequena dúvida para acabar o meu aquaterrário para rãs bombinas: a ventilação. Como deve ser feita? Bastante aberta? Apenas buracos como nas tampas de aquários de peixes tropicais basta? O que vocês acham? É que depois de ter recolhido bastante informação ilucidativa em sites e neste fórum, não encontrei nada que me ilucidasse a 100 por cento quanto à ventilação (entrada / saida de ar). Agradeço ajuda.
Cumprimentos
Cumprimentos
não é necessária muita ventilação, basta que no aquaterrário possuas uma rede na parte superior com cerca de metade da área da tampa, ou melhor ainda uma pequena ventoinha de computador, não fazem barulho e são óptimas
-
Obrigado mafia_69. Para não fazer mesmo asneira: pondo a ventoinha não preciso ter abertura no tecto do aquaterrário? E já agora, qual o melhor sitio para colocar a ventoinha? Muito obrigado
na tampa do aquaterrário faça apenas um buraco do tamanho da ventoinha. chega bem... se quiser melhorar mais ainda, em cada ponta do aquaterrario coloque uma ventoinha, mas uma ao contrário da outra, ou seja, um puxa o ar de dentro para fora e outra coloca ar para dentro...
para aquecer a água utiliza um aquecedor de aquários...
para aquecer a água utiliza um aquecedor de aquários...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
O terrario já está feito, ou vais fazer de raiz? Que material vais usar?Respiração dos lados são muito mais eficientes.
-
Tem 80cm de comprimento, 35 de largura e 45 de altura. Infelizmente só tenho hipótese de ventilar por cima. Está coberto com 3 tampas próprias, em que 2 delas saem facilmente e mesmo postas no sitio, têm buracos que podem ser abertos. Quanto a material estou a usar rochas, troncos, terra vegetal "tratada", areão... Tenho também algumas plantas aquáticas. A minha dúvida residia precisamente na ventilação. O que acham que é mais acertado fazer? Obrigado
Bombinas só precisam de aquecimento se a temperatura ambiente for mesmo muito baixa...
Pessoalmente num ambiente tão humido punha rede em tudo.
Todos os meus terrários tem tampas em rede. Gasto mais electricidade mas durmo mais descansado sabendo que a ventilação é adequada.
Pessoalmente num ambiente tão humido punha rede em tudo.
Todos os meus terrários tem tampas em rede. Gasto mais electricidade mas durmo mais descansado sabendo que a ventilação é adequada.
-
Obrigado por me terem esclarecido em alguma dúvidas. Já agora, peço-vos um opinião: estou a fazer uma pequena queda de água através de uma bomba. O que vos pergunto é que se devo pô-la a cair directamente para a água ou se faço passar pela terra. Se calhar não é boa ideia a terra estar constantemente com água a correr (embora pouca). O que acham?
-
Olá mais uma vez. Isto conforme se vai construindo vão surgindo novas dúvidas, a que tenho de momento á a seguinte: queria fazer o género de um muro entre a água e turfa. Será que posso usar betume ou um género de betume para fazer esse tal muro de pedrs/rochas? Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Geralmente usa-se vidro inclinado, a fazer a separação entre a zona seca e a agua. Há aqui no forum, algumas fotos de aquaterios, que eu postei á já algum tempo, para um amfibio, tinha cascata, e era naturalmente plantado.