O que é isto que estava na alface?!?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta ago 24, 2006 9:59 am

mafia_69 Escreveu: por acaso são mesmo nocturnos, perferem esconder-se de dia em tocas e ao anoitecer saiem para procurar comida, voltando ao posto nas primeiras horas da manhã...
obrigado pela confirmação!
Tinha essa ideia, e realmente os sapos vem-se mais á noite...
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 24, 2006 7:55 pm

novidades do bichinho?
madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

sexta ago 25, 2006 5:36 pm

Vivas a todos!
Há novidades e bastante positivas, por sinal..

Para já os links

Aqui está uma foto não editada mas também não mto nitida do sapo e do local onde está neste momento..
http://webspace.zmail.pt/pedro/sapo.jpg

Aqui duas fotos, a primeira melhor k a segunda da minha aranha lobo a manjar uma moscona!
http://webspace.zmail.pt/pedro/lobo_mosca1.jpg
http://webspace.zmail.pt/pedro/lobo_mosca2.jpg

Começando pelo inicio, cheguei à pouco do trabalho e trazia cmg o frasquinho onde ponho insectos.. Claro que lá no trabalho ha mtos, mas nem sempre é propicio andar à caça.. Explicar o que se está a fazer é sempre ligeiramente complicado, se for a um chefe então, é complicadissimo.. Continuando, tava no interior do meu predio, na porta um mosquito que me pareceu uma mosca da fruta, mas como ainda era bué pekena parecia 1 moskito.. Lá consequi meta-la no frasco e qd cheguei a casa consegui agarrar no mosquito sem o matar (provavelmente pk seria mesmo mosca da fruta k costumam ser um bocado estupidas e nada ageis) e meti-o no interior do tubo q aparece na foto, o sapo tava do outro lado.. Não demorou mais que 3 segundos para o sapo reagir ao movimento do insecto, foi lá e shlep, meteu-o dentro da boca numa fracção de segundo, e lambeu-se todo..
Dps a mosca que a aranha tá a comer nas fotos dos links tentei dar-lhe tambem, ele reagiu tambem ao movimento mas assim que viu o tamanhão daquilo reagiu no sentido contrário ao da mosca.. Ela chegou a andar até ele e o gajo atá saltou para fugir.. É realmente relativamente facil ter o sapo em casa e alimenta-lo, nada fácil é mesmo o processo de recolha do mosquito.. é q em termos praticos, mesmo colocando o gajo num frasco eu ter conseguido agarrar naquele foi algo k nunca acontece.. Eles sao ageis e fogem logo.. e dps é mosquitos em casa, o k nunca é agradavel.. é bastante dificil apanha-los.. a nao ser k seja mesmo nakeles montes de moskitos k se juntam em fruta podre..

Sobre a aranha, claro que estou na secção do forum errada, mas até eles criarem uma área "aracnideos".. Ela tá a espremer a melhor parte das moscas grandes.. a cabeça/olhos, que é a unica que tem sangue vermelho.. e provavelmente a k tem mais suminho lol, nem é preciso ela injectar os sucos digestivos para consumir a cabeça..
Eu só espero que as minhas amigas nunca leiam isto.. pk para elas tais detalhes são simplesmente norrrrrrentos!

Vou tentar este fim de semana deixar o sapo no parque da paz, assim se nao sobreviver já tem meio caminho andado para "descansar em paz"..!

Inclinei a caixa onde está o sapo para separar ao máximo a parte seca da parte com terra e água..
Espero que esteja tudo nos conformes e em conformidade com o minimamente aceitavel para um bixo destes viver..

Já agora peço desculpa pela minha intervenção acerca das indirectas entre vocês, afinal eu cheguei recentemente e não tenho o direito de entrar assim numa discussão sem ninguem me ter pedido a opinião..
Se bem que a thread foi criada por mim e conflitos verbais entre as pessoas passam a ser problema meu quando isso perturba a correcta sabedoria que poderia absorver das respostas que me dao pra me ajudar..

Quando a soltar, se ela deixar, vou tirar umas fotos pa por online ok?
Bom fim de semana!
Última edição por madpeter em sábado ago 26, 2006 10:33 am, editado 1 vez no total.
mafia_69
Membro Veterano

sexta ago 25, 2006 6:17 pm

olha os links estão todos errados... porque não fazes copiar colar?!

ontem á noite encontrei um pequeno bufo no meu quintal... era daqueles que eu tinha apanhado há uns meses atrás e abri aqui um tópico sobre isso... na altura mediam 1cm e agora este está com 4 cm e com uma barriga gigante!! quando o encontrar de novo tiro umas fotos... era mesmo lindo o sapinho
madpeter
Membro

sábado ago 26, 2006 10:42 am

eu tinha a ideia de ter feito o copiar/colar, não sei porquê não sairam bem, eram os : que faltavam depois do http, mas de qualquer forma o servidor da zmail deve tar em baixo, como quase sempre que se precisa dele, e mesmo com o link completo http://webspace.zmail.pt/pedro/sapo.jpg não funciona.. mas é algo com certeza temporário, até porque o próprio magnifico serviço de webmail, depois de se escrever o user e a password, abre-se uma página com a letra H no topo do lado esquerdo.. É a tecnologia de vanguarda em Portugal! Sempre a fazer das suas..
Ao fim do dia de hoje é capaz de ja funcionar..
Eu editei o meu post anterior e meti la os : nos links pa os ditos funcionarem..

A cena de tb tu teres encontrado um bufo prova que eles se safam bem na maioria dos sitios! De onde és? se vivesses perto dava-te a ti o bufo que eu achei e assim podias junta-lo ao teu e com alguma sorte era macho e femea e iam dar umas cambalhotas pro teu quintal :P lol
Esperamos pelas fotos entao!
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 26, 2006 5:28 pm

sou do algarve... aloja as fotos no www.imageshack.com
madpeter
Membro

quarta ago 30, 2006 8:44 pm

Olá!
ha dias que tento colar aki um post, inutilmente..
Os links já estão bons, podem ver as fotos..
Antes de continuar, os meus sentimentos pela iguana roubada, mafia, todos os que roubam, seja animais, sejam carros, sejam casas, sejam pessoas no meio da rua, deveriam ser liquidados, aqueles que roubam para sustentar um vicio e nao uma familia ou uma necessidade..

continuando.. o sapo come todos os dias actualmente, akilo de apanhar pekenos moskitos ser impossivel é realmente verdade, mas ha mtos insectos k substituem os moskitos em termos de tamanho e apetite pro sapo, pekenas aranhas, pekenas moscas k tao sempre a entrar nas janelas abertas para se resguardarem do calor extremo que faz la fora ultimamente, akeles moskitos cinzentos de asas mto redondinhas e k tem de haver sempre pelo menos um em wc's publicas.. ela papa tudo o k mexa e seja de tamanho aceitavel! a terra continua humida e ta excelentemente bem.. só nao a mantenho pa ela nao se habituar à comida à fartasana! e pk dps do verao passar ja vai ser dificil alimentar a aranha devido à falta de moscas k sucede qd chove, qt mais uma aranha e um sapo.. ambos comilões!

Depois de verem os links, comentem à vontade!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta ago 30, 2006 8:56 pm

Compra uns tenebrios e uns grilos ou moscas da fruta, muitas lojas vendem alimento vivo, assim garantes o alimento mesmo na epoca das chuvas. ;)
madpeter
Membro

quinta ago 31, 2006 6:05 pm

coldblood
obrigado pela dica, mas as lojas de animais a que eu vou habitualmente não têm, o q significa q teria de ir a outras, e não tenho disponibilidade para isso..
E o sapo tb não é um bixo mto sociavel, passa o tempo dentro do tubo que eu lá meti..
A partir deste fim de semana a alegria dele vai voltar.. vou solta-lo no parque da paz.. se não tiver mta gente lá, claro! (pra poder fotografar, e tal..)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 01, 2006 9:45 pm

HugoSantos17 Escreveu: Olha Mafia eu ate posso tar errado mas e k eu nunca ouvi falar dessa lei.Tenho um amigo meu k e policia e tem uma cobra de agua em casa.

Cumps
D.L. 316/89
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
madpeter
Membro

terça set 05, 2006 6:39 pm

viva!
Eu fiquei de libertar o sapo no parque da paz no fim de semana passado mas tal nao sucedeu.. Primeiro porque simplesmente não me apeteceu, estava estoirado e tinha de ir lá de propósito, e eu quero ir com CARMA, e tal.. e em segundo porque pensei que já que o gajo já comia de tudo o que fosse pequeno e se mexesse, não havia de ser assim tão complicado..
E assim foi, ainda há minutos comeu a mosca que aparece nesta foto

http://webspace.zmail.pt/pedro/sapo_mosca.jpg
(mas pk é k os dois pontos:desaparecem??)

que nem era muito pequena.. mas quando a fome aperta.. giro giro foi ver que o problema dela com insectos grandes não acabou ainda.. porque a mosca foi "comida" umas 6 vezes, à vontade.. mas quando ficava entalada na boca do sapo, este com as patas fazia o gesto que as tartarugas fazem para cortar o alimento por baixo de água e sacava-a pra fora novamente.. até que a mosca perdeu energia, e à medida que ia passeando pelo compartimento o sapo seguia-a à espera do momento certo para atacar e pimbas, papou-o sem o cuspir..
O sapo deste tamanho presumo pelo que vi ate agora que na natureza das duas uma, ou há muitos mosquitos por todos os lados e ele tem centenas de oportunidades de caça durante o dia, ou se forem poucas, deve morrer de fome, porque esta mosca e esta caçada se fosse na natureza ele não tinha qualquer hipotese.. Faz várias investidas em falso que nem chegam ao insecto e é extremamente hesitante, de tal forma que se for preciso a mosca descreve um caminho curvo, onde existe um ponto em que estará bastante próxima do sapo, ele segue-a com os olhos e corpo todo extremamente atento aos seus movimentos, estica-se imenso, e quando ela passa ele parece quase em desiquilibrio para dar o salto e abocanha-la, e népias, não acontece.. Se não fosse eu humano a empurrar a atormentada mosca constantemente para perto dele, ele não jantava hoje..!

A foto não foi reduzida pelo que se guardada vai dar pra ver em maior e melhor detalhe..
4600 a bombar ;)

ah, e entretanto como nasceu na terra dela uma ervinha, tive a brilhante ideia de espetar na terra k esta constantemente humida, sementes de alpista e de comida pra passaros.. foi uma boa ideia?
Última edição por madpeter em quinta set 07, 2006 6:33 pm, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 06, 2006 1:32 am

Ora bem... lá temos um caso daqueles... :?

Esse animal é um juvenil deste ano. Esse animal na natureza escolhe as presas proporcionais ao seu tamanho (e o que abunda mais são artrópodes, vermes e outros pequenos animais à sua medida...).
Esse animal na natureza não insiste em capturar uma mosca desse tamanho, nem chega a estar esfomeado a pontos de insistir diversas vezes.

Solte lá o animal em zona propicia e cumpra com o dever cívico de respeitar a legislação.

DL 316/89
Art. 4.°

1—Com vista à protecção das espécies da fauna inscritas no anexo II da Convenção, e salvo licença, a emitir nos termos do artigo 8.°, são proibidas:

a) A sua captura, detenção e abate intencionais;

(...)
Art. 14.°

1—As infracções ao disposto no presente diploma constituem contra-ordenações puníveis, nos termos do Decreto-Lei n.° 433/82, de 27 de Outubro, com coima:

a) De 50 000$ a 500 000$ a violação da proibição estabelecida no n.º 1 do artigo 2.° e no n.º 1 do artigo 4.°;

(...)
ANEXO II

Espécies da fauna estritamente protegidas

(...)

Anfíbios:
(...)

Bulfonidae:

Bufo calamita.

Bufo viridis.

(...)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
madpeter
Membro

quinta set 07, 2006 7:00 pm

Ora mais um outro contra-caso dakeles..

Em primeiro lugar, obrigado pela detalhada explicação sobre o animal em causa..
Em segundo lugar, sem querer ofende-lo, o que transcreveu da legislação para aqui são as já conhecidas "tretas"..
Como sabe para alguém ser processado tem de haver a entidade "processante", essa entidade terá de se ocupar dos custos do processo até ao seu final e terá de no final ganhar a causa para ser ressarcido..
Ora não sei se se lembra, mas ISTO, é portugal.. onde libertam pessoas cujo adn comprova a relação entre suspeito e violador de mulheres, e onde essa análise demora meses e meses a ser feita e conhecida devido a burocracias que só ISTO tem..Este ISTO tem mtos exemplos já conhecidos, não vale nem a pena tocar neles até porque o local não o contempla!

Portanto indo por partes: Ninguem tem autoridade para entrar na minha casa para declarar perante a lei que eu tenho um bufo, apesar das fotos, posso ter ido busca-las a qq outro lado ou outra pessoa, posso, mesmo que com um mandato, afirmar que o bufo acabou de aparecer na alface hoje, e lamentar não ter ido a correr nem me ter atirado pela janela para que o bufo chegasse à natureza no instante seguinte.
Posso também atira-lo pela janela, pela pia, esmaga-lo e deitar no lixo, porque até que se prove que eu o fiz, o "crime" prescreverá.. Para além de ser praticamente impossivel de provar, até porque ISTO é portugal, e o CSI Lisbon, ainda deve demorar até sair a serie..
Portanto a subjectividade é tanta que eu espero sinceramente que a transcrição não possua como objectivo acelerar-me ou alterar alguma coisa do que estou a fazer, porque eu não vou torturar o sapo, não o vou matar, esmagar nem atirar pela janela ou pia, mas se, hipotetica e estupidamente falando, se eu fosse realmente condenado por manter o sapo em casa TEMPO INDETERMINADO, pois já ficou claro que não quero ficar com ele, não haja a menor duvida que o resto da minha vida seria dedicada a tentar colocar o máximo de especies da fauna lusitana em extinção, e nao descansaria enquanto não matasse milhares e milhares de animais protegidos pela natureza.. e pk? não por ser um psicopata nem pk teria prazer com isso, mas pk eu ser condenado por uma coisa como estas seria a ultima gota para a oficialização de que este país é gerido por palhaços e palhaços esses que fazem as "leis"..
E os reincidentes nos ateamentos dos fogos? Já alguem teve a brilhante e simples ideia de não os soltar todos os anos para eles fazerem todos os anos a mesma coisa?? Isto quase que dava um slogan de sensibilização à população.. "Se lhe apareceu um bufo em casa, não fique com ele! Mas se tiver um fósforo à mão e tiver no meio duma mata densa, pegue-lhe fogo, afinal, é um bom entertenimento e e pró ano pode fazer a mesmissima coisa!"
E a natureza que refere é discutivel, pois há diversos sitios onde este animal pode subsistir e em diversos sitios teria escassez de alimento mesmo do estilo k refere...

Se realmente eu sofresse um ultimato para soltar o sapo ia directamente pela janela, pois eu não tenho vida para me andar a deslocar em busca de um habitat confortavel para um batráquio que me apareceu na alface!!
Infelizmente não tenho a vida que muitas pessoas têm que até se podiam dedicar de forma gratuita à recolha de bufos nas casas das pessoas para os porem na natureza..

o "solte lá o animal" nao se vai adiantar ou atrasar por ter lido o que li, e eu cumpro com o meu dever civico, apesar de isso não se verificar no sentido contrario, mas em coisas que realmente interessam..
Não ando aí a desrespeitar os outros no transito por exemplo, ainda por cima quando não tenho razão.. nao ando a apitar aos outros quando eles têm prioridade! que foi o k me fizeram hoje..

O sapo se tivesse QI semelhante ao humano e capacidades iguais de comunicação tinha era de me dizer o quão agradecido estava por estar vivo, por estar confortavel, por não estar esfomeado, por não ter ido parar ao lixo e sido triturado, por não ter sido esquartejado sem querer no processo de "cortamento" da alface!

Espero ter sido o explicito o suficiente para não ser mal interpretado e desde já peço as minhas desculpas pela forma espontanea como exponho o meu pensamento.

Cumprimentos.
Rapinus_00
Membro
Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato

quinta set 07, 2006 7:10 pm

Asim é que se fala madpeter :D

Cumps
Dbs
Membro Júnior
Registado: quarta set 06, 2006 1:47 pm

quinta set 07, 2006 7:37 pm

Ya mó assim é que é, o "fang" es tu que nos vais proibrir de termos os animais que queremos em casa com as tuas leis vai mas é po forum dos cães com os decretos leis.

Cumprimentos madpeter
Bloqueado

Voltar para “Répteis e Anfíbios”