tartarugas a acasalar
Moderador: mcerqueira
Tenho duas tartarugas num aquario de especies diferentes, uma é aquela verdinha tipica de se ter em casa, tive a ver e segundo o que li aqui acho que é femea. A outra disseram me que era tartaruga de pantano, é cinza escura e a carapaça tem bicos no centro, e deve ser maxo. Encontrei as ontredia a noite a fazer algo que achei estranho. o maxo aproximava se na femea e encostava o focinho na dela e abanava a para como se tivesse choques chegando mesmo a bater na femea, depois ia com o focinho a parte da cauda da femea. Teriam elas a acasalar?duas especies diferentes?Sempre que as comprei nas lojas disseram me que elas nao acasalavam fora do habitate natural. Será que estou a dizer alguma barbaridade ou alguem me sabe responder?
BEIJOS e obrigado pela atenção
[i]tsuzana[/i][quote][/quote][quote][/quote]
BEIJOS e obrigado pela atenção
[i]tsuzana[/i][quote][/quote][quote][/quote]
bem que grande confusão...
essa verdinha tipica de se ter em casa (
) existem muitas verdinhas e todas são tipicas...
a outra parece me ser uma mississipi e não uma do pantâno.... aliás desconheço essa denominação...
coloca fotos... delas as duas, bem como a sua idade e terrário...
ah e esse comportamento que explicaste, apesar de não ter percebido nada, não apresenta nenhum dos sinais de acasalamento das tartarugas de água
essa verdinha tipica de se ter em casa (

a outra parece me ser uma mississipi e não uma do pantâno.... aliás desconheço essa denominação...
coloca fotos... delas as duas, bem como a sua idade e terrário...
ah e esse comportamento que explicaste, apesar de não ter percebido nada, não apresenta nenhum dos sinais de acasalamento das tartarugas de água
Boa noite,tsuzana Escreveu: . o maxo aproximava se na femea e encostava o focinho na dela e abanava a para como se tivesse choques chegando mesmo a bater na femea, depois ia com o focinho a parte da cauda da femea. Teriam elas a acasalar?duas especies diferentes?Sempre que as comprei nas lojas disseram me que elas nao acasalavam fora do habitate natural. Será que estou a dizer alguma barbaridade ou alguem me sabe responder?
O que descreve é realmente um comportamento de corte por partes das suas tartarugas. Tanto pode ser para reprodução como intimidação (no caso de sexos iguais).
Sim, é perfeitamente possivel a cruza entre as Scripta e as Maps, produzindo em geral hibridos ferteis.
E é perfeitamente possivel a reprodução em cativeiro.
Aconselhava-a a manter-se atenta de forma a perceber se realmente trata-se de comportamentos sexuais.
Se conseguir colocar aqui umas fotografias, para identificar.mos os sexos, melhor.
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aproveitando essa questao, ponho tb uma relacionada c isso... snedo o caso delas estarem msm a acasalar, se estiverem num aquario grande sem espaços secos, nao vai passar disso mesmo, acasalamento, nao vao dar crias pois nao tem sitio pra porem os ovos nao é??? 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
A formaçao de ovos tem lugar por "estimulos" ou reacçoes da tartaruga ao ambiente que a envolve.
Normalmente um estimulo importante é o acasalamento, mas por si só pode nao ser suficiente, se nao existirem um conjunto de outros promenores, que despoletem a produçao de ovos. Um local de postura adequado pode ser tambem um factor crucial..
No entanto tudo isto é um pouco subjectivo. Ha varios posts aqui na arca de tartarugas de foristas que fizeram a postura no meio do chao, e sem contacto previo com um macho...
Normalmente um estimulo importante é o acasalamento, mas por si só pode nao ser suficiente, se nao existirem um conjunto de outros promenores, que despoletem a produçao de ovos. Um local de postura adequado pode ser tambem um factor crucial..
No entanto tudo isto é um pouco subjectivo. Ha varios posts aqui na arca de tartarugas de foristas que fizeram a postura no meio do chao, e sem contacto previo com um macho...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
ja tentei tirar as fotos a elas, ja as tenho, mas ainda nao consegui passar para o pc, vou tentar ainda hoje. quanto ao ultimo comentario. Elas podem mesmo por ovos dentro do aquario?devia as mudar de sitiu? e depois se isso acontecer o que devo fazer?
ps: Realmente a que eu acho que é femea, parece me muito mais calma que dantes e as "peles" saem para fora da barriga...será que ja ta prenha?
Logo meto as fostos se tudo correr bem ****
ps: Realmente a que eu acho que é femea, parece me muito mais calma que dantes e as "peles" saem para fora da barriga...será que ja ta prenha?
Logo meto as fostos se tudo correr bem ****
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
E muito pouco provavel que ponham ovos se nao tiveres uma caixa de areia, espaço suficiente e um habitat de alguma forma aproximado do seu habitat natural.
Acredito mais que essas peles sejam derivadas de obesidade do que de outra coisa qualquer...ps: Realmente a que eu acho que é femea, parece me muito mais calma que dantes e as "peles" saem para fora da barriga...será que ja ta prenha?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm
É só para dizer que uma tartaruga (femea) pode ter os ovos dentro dela...e se não encontar meio para os colocar pode morrer com eles entalados
não tou a dizer que isto vá acontecer....mas pelo sim pelo não
cump
não tou a dizer que isto vá acontecer....mas pelo sim pelo não

cump

<p><strong></strong></p>
por acaso a coisa de uns...3 anos atras...morreram me duas tartarugas separadas por 1 semana talvez...e estavam ambas dentro do aquario com a tal que eu digo que é maxo. As que morreram nao faço a minima se eram femeas...mas tinham entre os 7 e 10 anos quando morreram... o maxo devia ter...uns 4 anos ainda. Terao morrido por isso? Nunca soube a causa, foi uma a seguir a outra
por acaso a coisa de uns...3 anos atras...morreram me duas tartarugas separadas por 1 semana talvez...e estavam ambas dentro do aquario com a tal que eu digo que é maxo. As que morreram nao faço a minima se eram femeas...mas tinham entre os 7 e 10 anos quando morreram... o maxo devia ter...uns 4 anos ainda. Terao morrido por isso? Nunca soube a causa, foi uma a seguir a outra
Elas podem ter morrido por inúmeras razões
Mas se quer ter a certeza se ela tem ovos ou não dentro ou melhor é leva-la a um veterinário (preferência que entenda de tartarugas) fazer um raio-x e vê-se logo
Mas como disse a Cindy pode ser apenas um comportamento intimidatório (ou de reconhecimento) portanto o melhor é tentar definir primeiro os sexos de ambos os animais!
Já agora que idade têm?
Estão juntos à quanto tempo?
Têm a água aquecida?
Cumprimentos

Mas se quer ter a certeza se ela tem ovos ou não dentro ou melhor é leva-la a um veterinário (preferência que entenda de tartarugas) fazer um raio-x e vê-se logo

Mas como disse a Cindy pode ser apenas um comportamento intimidatório (ou de reconhecimento) portanto o melhor é tentar definir primeiro os sexos de ambos os animais!
Já agora que idade têm?
Estão juntos à quanto tempo?
Têm a água aquecida?
Cumprimentos

eu quando conseguir ter as fotos meto aqui.
a "femea" tem 2 anos
o "macho" tem 7 anos
tao juntas há 2 anos e quando as juntei...reparei que era uma em cada canto do aquario, mas passado uns tempos ja andava a mais nova em cima da outra.
A agua deve ser tepida, passa grande parte do tempo a levar com o sol k entra pela janela, é um aquario e tem uma rocha lá que as vezes elas sobem para se estenderem
a mais nova cresceu bastante este ano, tambem estao sempre a comer, mas comprei a na mesma altura que a tartaruga do meu primo, e a dele está muito mais pequena, talvez por ele ainda ter a dele naqueles aquarios de palmeira.
ps: estou a gostar deste forum, é o primeiro em que participo e tou a aprender bastante, obrigado a todos os que têm respondido e tentado me ajudar
a "femea" tem 2 anos
o "macho" tem 7 anos
tao juntas há 2 anos e quando as juntei...reparei que era uma em cada canto do aquario, mas passado uns tempos ja andava a mais nova em cima da outra.
A agua deve ser tepida, passa grande parte do tempo a levar com o sol k entra pela janela, é um aquario e tem uma rocha lá que as vezes elas sobem para se estenderem
a mais nova cresceu bastante este ano, tambem estao sempre a comer, mas comprei a na mesma altura que a tartaruga do meu primo, e a dele está muito mais pequena, talvez por ele ainda ter a dele naqueles aquarios de palmeira.
ps: estou a gostar deste forum, é o primeiro em que participo e tou a aprender bastante, obrigado a todos os que têm respondido e tentado me ajudar

Se a "fêmea" tem 2 anos ainda não atingiu a maturidade para criar ovos
Se o seu primo não melhorar as condições da tartaruga rápido ela não sobreviverá mto tempo

Se o seu primo não melhorar as condições da tartaruga rápido ela não sobreviverá mto tempo

as primeiras tartarugas que tive tambem tiveram cerca de 7 anos no aquario de palmeira, eram duas e so as mudei quando uma se punha em cima da outra e saltava para fora. arranjei um aquario e metias la, mas nao sei, as vezes gostava de lhes dar mais espaço, ja pensei po-las no quintal, fazer tipo uma poça, so que tenho medo dos gatos
Para mim, um dia que seja já é mto tempo nesses "aquários" de palmeira
Se tem possibilidades, nada como um lago!
E quanto a gatos, tb há modo de proteger deles

Se tem possibilidades, nada como um lago!

E quanto a gatos, tb há modo de proteger deles