Socorro Lagarto de Colar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

sábado set 30, 2006 6:22 pm

A situação é a seguinte: visito uma loja de animais na zona onde vivo com alguma frequancia e eles possuem lá um lagarto de colar à venda. Este animal encontra-se num estado lastimável, pois está extremamente magro. A primeira vez q o vi lá (há 5 meses atrás +/-) estava em optimas condições. Desde então tenho visto o estado dele a degradar e custa-me ver isso.
Agora a pergunta é a seguinte: não há nenhuma forma de "apreender" o lagarto de forma a tira-lo dali? Eu sei que isto pode ser uma pergunta pouco correcta, mas custa-me muito ver o animal naquele estado.

Obrigada
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado set 30, 2006 8:19 pm

pede o livro de reclamação da loja...

é a hipotese mais fácil e que provavelmente irá surtir mais efeito...

ou contacta o ICN... eu faria os dois
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado set 30, 2006 9:02 pm

Passa os olhos pelo tópico seguinte, pois tem lá vários contactos onde denúnciar esses casos: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15

Acho que fazes muito bem em preocupares-te com o bem estar do animal ;)
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

sábado set 30, 2006 10:12 pm

eu tambem acho que devias fazer oque o mafia_69 e a Nyara!
acho que nenhum comerciante quer perder clientela!
por isso acho que o livro de reclamaçoes e o icn ou outra entidade resolveriam o assunto.
e tambem e muito apressiavel da tua parte oque estas afazer pelo animal

um abraço

e boa sorte com o caso
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo out 01, 2006 12:44 am

As coisas são simples... a maneira mais fácil e comprar o animal... depois tens as outras opções q o Mafia e a Nyara deram, mas hoje em dia o ICN pouco faz pelo q eu sei, por uma razão simples... tem um sobrelotação e os locais q recebiam os animais apreendidos estão cheios e mtos deles tb n tem condições... por isso nem sei o q diga... para ja podias dizer qual loja é pelo menos nos sabiamos onde NÃO deviamos ir... :evil:
Qdo te referes a Lagarto de Gola falas de Chlamydosaurus Kingii certo?

Imagem

Imagem

Pk se for é o normal de sp... são animais n aconselhados a principiantes mas q são mto giros e são uma especie de "lenda" por causa do seu "capuz", e podem render mto € dai o estupido do logista la o ter sem perceber NADA do q la tem... quase de certeza.
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
mafia_69
Membro Veterano

domingo out 01, 2006 1:05 am

creio que se trate deste:

Imagem

é o chamado Collared Lizard... ou seja, lagarto de colar.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo out 01, 2006 2:47 am

Comprar o animal é uma má ideia pois não só passa a mensagem errada para os lojistas ("podemos ter os animais assim que as pessoas compram na mesma") e em última instância pode levar à mesma situação verificada na loja mas desta vez em casa da pessoa que o "salvou".

A coisa mais simples e eficaz e que ainda nem sequer ocorreu a ninguém, é falar com as pessoas da loja. Tente a abordagem que achar que funciona melhor, seja brutalmente honesta ou subtil, ameace ou aconselhe. Grande parte das vezes é suficiente.
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

domingo out 01, 2006 9:22 am

Tanto um como outro sao lindos.... :D

acho que tens razao rbl !

um abraço
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo out 01, 2006 12:54 pm

VeLLiKi Escreveu: As coisas são simples... a maneira mais fácil e comprar o animal... depois tens as outras opções q o Mafia e a Nyara deram, mas hoje em dia o ICN pouco faz pelo q eu sei, por uma razão simples... tem um sobrelotação e os locais q recebiam os animais apreendidos estão cheios e mtos deles tb n tem condições... por isso nem sei o q diga... para ja podias dizer qual loja é pelo menos nos sabiamos onde NÃO deviamos ir... :evil:
Qdo te referes a Lagarto de Gola falas de Chlamydosaurus Kingii certo?
A legislação infringida neste caso (e caso se prove) será o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro ( http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_m ... s&nversao= )

Já viram quantas instituições têm competencia legal para fiscalizar??
Porque é que tem que sempre que ser o ICN?
Não lhe basta já a legislação da sua exclusiva competencia??

Que tal fazer denúncia na Direcção Geral de Veterinária??
Artigo 66.º
Fiscalização
Compete, em especial, à DGV, às DRA, aos médicos veterinários municipais, à Inspecção-Geral das Actividades Económicas, ao ICN, às câmaras municipais, designadamente à PM, à GNR, à PSP e, em geral, a todas as autoridades policiais assegurar a fiscalização do cumprimento das normas constantes do presente diploma, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mafia_69
Membro Veterano

domingo out 01, 2006 1:00 pm

Falamos todos no ICN porque parece ser o mais activo e competente...

só nestes três anos que passaram apreenderam uma quantidade enorme de animais, e talvez por isso tenham mais reconhecimento...

o que interessa é que esse pobre lagarto seja ajudado... e comprar o animal é a pior ajuda a longo prazo... pois irá continuar a acontecer....

essa loja tem de ser avisada que se nao mudar o comportamento irá ser denunciada.
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

domingo out 01, 2006 1:54 pm

O lagarto em questão é exactamente o que Mafia_69 referiu. Agora que vejo essas fotografias vejo o quanto mal se encontra o animal.
Irei falar à loja, e também irei contactar instituições como por exemplo a Associação Animal e a Quercus (ouvi dizer que eles abordam casos como este também). Por fim irei falar com um veterinário de répteis para ver se se pode fazer alguma coisa pelo bicho. Vi numa reportagem há uns anos atrás uma jiboia encontrada num caixote do lixo extremamente magra foi salva dando-lhe soluções nutritivas intravenosamente.

Se as respostas ao caso do lagarto por parte das associações demorar muito penso talvez comprar o bicho, mas deixar bem claro, na loja, a razão pela qual faço isso.

Obrigada pelo vosso apoio
mafia_69
Membro Veterano

domingo out 01, 2006 2:06 pm

pergunte na loja o que eles preferem... dar o lagarto para ser tratado por si ou uma nota no livro de reclamações... assim escusa de pagar pelo lagarto... que não deve ser nada barato já que essas lojas por norma, para além de más, são caras.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”