Aquecedor para aquario..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo out 08, 2006 4:55 pm

Eu tenho estado caladita :p

Mas tenho acompanhado o tópico ;)

Ainda não tinha participado porque eu sei que há quem pense que eu digo certas coisas apenas por teimosia :roll:

Além disso ainda há dias estive numa discussão sobre isso este assunto noutro forúm, parece que esta teoria da infertilidade pegou :p :roll:

Primeiro quero dizer que concordo com tudo o que a CindelP postou e agradecer pelos textos que colocou ;)

Acho que se deve ter muita atenção quando se coloca uma mensagem num forúm público, acessível a muito tipo de pessoas e se escreve as nossas opiniões como se fossem verdades cientificamente comprovadas e assumidas como tal ;)

Em nada na vida existem verdades absolutas! Para tudo à excepções à regra!

No que diz respeiro a animais, neste caso tartarugas, ainda temos muito a aprender e nunca se deve considerar que um caso é igual a outro!

Generalizações não são bemvindas! Nem todas as especies tartarugas (aquáticas e terrestres) são originárias dos mesmos continentes, umas são de climas tropicais, outras de desérticos, portanto nem todas hibernam no seu país de origem. Há que conhecer bem a especie que temos e ter tb em conta que esta é produto de várias gerações de reprodução em cativeiro!

mafia_69 Escreveu:
Ao contrário de vocês, eu tenho fontes que comprovam o que vi passar-se defronte dos meus olhos...

Quando trabalhei num zoo que não interessa colocar o nome agora, iam bastantes vezes lá entregar tartarugas indesejadas, pobres animais que cresceram demasiado rápido, sem nunca terem hibernado... uma vez que os donos nem sabiam o que isso era.... essas tartarugas, após a quarentena eram colocadas no lago comunitário.... não era raro, essas mesmas tartarugas morrerem, passados poucas semanas com os ovos entalados na cloaca ou outros problemas reprodutivos... isto aconteceu a pelo menos 3 tartarugas fêmeas... nos machos não conheço que existam problemas, a não o facto de ficarem inférteis a longo prazo.
Mafia, aqui estás a falar de duas situações diferentes!

Uma é ovos entalados na cloca por estarem posicionados no interior do utero do animal de lado, tipo na horizontal .E ai a tartaruga não o consegue expelir sem auxilio médico. É quase como, quando um bébé no ventre da mãe não dá a "volta" para ficar de cabeça para baixo! Não sei se me expliquei bem :?

Outra coisa é, retenção dos ovos - egg binding! E neste caso não me admira nada que essas tartarugas tenham morrido por esse motivo, mas a causa não foi a não-hibernação mas sim a falta de cuidados e a má nutrição ao longo de anos :(

"Egg-Binding: Another disorder resulting, in part, from mineral imbalance or outright mineral depletion is egg-binding. This condition results when a female water turtle cannot pass one or more eggs without assistance. Signs include straining and restlessness, or profound lethargy.

Calcium is necessary for the proper contraction of muscles, including those of the uterus. Egg-binding is likely if calcium is deficient in a pregnant female. Malnutrition, lack of exposure to unfiltered sunlight, and pre-existing disease can contribute to this serious, often life-threatening condition.

When egg-binding is suspected, the affected female should be taken to a veterinarian at once. Calcium and hormone injections, as well as manipulation of the egg, are usually employed to relieve this condition. Sometimes, a needle can be inserted into the egg to aspirate its contents and collapse it, making it easier to pass from the female"

Como podes ler, a falta de cálcio (e de exercicio tb) afecta os músculos íncluindo os do útero, deste mod ao ficarem fracos impossibilita a tartaruga de ter "força" para expelir os ovos!

Ao contrário do que levas a entender, nem a retenção de ovos, nem ovos entalados na cloca são causados pela não-hibernação!

A título de exemplo, conheço de perto um caso de uma tartaruga adulta que vivia num lago e que todos os anos hibernava mas que este ano morreu súbitamente - motivo ovo retenção de ovos! Causa - alimentação inadequada! (às vezes nao querem acreditar no que se aconselha :roll: )

Uma situação, que tb pode ocorrer é o facto de uma tartaruga que não se aperceba da mudança dos ciclos/ estações poderá ter necessidade de fazer duas posturas por ano. E é aqui que tem as tem tartarugas adultas dentro de casa deve ter atenção, pois terá de ter sempre disponível local adquado onde elas possam colocar os seus ovos ;)

Quando se aconselha ou não a hibernação de uma tartaruga deve-se pensar no seguinte:

- Dentro do nosso país, do norte ao sul, temos zonas com climatéricas muito destintas. Em certas cidades, no mesmo dia pode estar 20º pela hora do almoço e de madrugada descer para os 10º ou menos e isso uma dificuldade para a hibernação total, elas não consegue regular o seu metabolismo para estas variações!

- A saúde, peso, idade, especie, habitat do animal em questão!

- Mais vale uma não-hibernação doque uma hibernação descontrolada e sem condições!

Hibernar ou não hibernar requer conhecimentos, os quais o dono do animal deverá procurar conhecer ;)

Hibernar, não é só desligar o termóstato e deixa-la dormir!

Seja qual for a hipotese que escolham, informem-se o mais possível para o bem dos vossos animais!

Boa Sorte para as tartarugas! :D

P.S. - Ó Tiger, depois disto tudo, tu tens é duas fêmeas não é??? :lol: :lol: e lembro-me de as ter visto uma foto delas 8) [/quote]
_tiger_
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 6:58 pm

domingo out 08, 2006 7:29 pm

Boax, isto esta bonito looool
Sim Nyara são essas duas mas eu tenho esperanças que seja um casal e que a mais pequena parece ser macho pois tem a cauda maior e mais larga e as unhas muito maiores (não sei se é só mesmo por gostar que fosse um casal e por isso a minha esperança ou então pode ser macho), mas prontos.
Este verão eu mudei-lhes tudo a comida e casa e o sol lol e cresceram acima da media dos outros anos.
O meu medo e que como eles nunca estiveram um aquário assim com profundidade as possa prejudicar com o frio e assim, eu estive a medir o aquário para calcular a quantidade de agua que tinha dentro e deu +-30L ora não sou eu que pago a luz mas depois estou sempre a ouvi-las lol por isso acho que um aquecedor com termóstato de 25W deve dar pelo menos a relação preço/eficiência é, a temperatura mínima no Inverno devera de andar a volta dos 5ºC mais coisa menos coisa elas estão num anexo nunca se sabe ao certo.
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda out 09, 2006 9:35 am

Parece-me que temos que retirar daqui, que o debate, tornou o post bastante enriquecedor e que nos proporcionou muito boa informaçao.

Ponho a resalva de que ninguem sabe tudo, e que devemos ter o bom senso de passar a informaçao o mais correcta possivel, sobretudo aqueles que sabem menos que nos.

Dai a importancia da existencia de foruns como a arca, para troca de informaçoes, e para aprendermos com os conhecimentos e a experiencia uns dos outros.

Bem, adiante.

_tiger_ nao sou a pessoa mais indicada para te falar de termostatos, mas p teres ideia do consumo um termostato de 25w gasta + ou - o mesmo que um lampada de 25w (portanto nao tem um consumo nada de especial).

Em relaçao a profundidade da agua se o aquario tem 30l nao me preocuparia com esse promenor, o que se pode passar é exactamente o contrario, é ter profundidade e comprimento a menos para duas tartarugas...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
_tiger_
Membro

segunda out 09, 2006 10:27 am

Eu sei. Este aquário e daqueles de arrumações, como eu não encontrei um maior comprei este apenas para enquanto não encontrar uma maior e que seja transparente, sempre ao menos estão num aquário muito melhor em relação ao que estavam;) e as tartarugas só têm 13cm por isso ainda não e muito preocupante o tamanho do aquário acho eu;), mas e só encontrar uma maior e troco-as tem e que ser transparente como este que tenho por isso e que e mais difícil encontrar :)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 09, 2006 2:04 pm

mafia_69 Escreveu: trate você das suas como sabe...

pode achar tacanhez, mas eu continuo com a minha forma de as tratar...

pelo menos um mês de hibernação por ano...

ou melhor ainda... sempre que possivel consoante a espécie... hibernação ao ar livre.

Espero agora, que seja capaz de colocar os seus estudos e fontes, de modo a suportarem a sua teoria
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
_tiger_
Membro

terça out 10, 2006 12:54 pm

Ninguém ai com experiência com aquecedores que me possa ajudar?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça out 10, 2006 3:50 pm

_tiger_ Escreveu: Ninguém ai com experiência com aquecedores que me possa ajudar?

Afinal o que queres saber? :?

é por causa da potência da resistência? normalmente faz-se assim 1 Watt por cada litro de água ;)

mas compra um termómetro porque há aí certas reistências um pouco fraquitas em que se regula para uma temperatura mas depois não aquece o suficiente! :roll:

Se poderes compra uma com uma potência um pouco maior que a capacidade de litagem do aqua para não haver problemas :p

Atenção também há diferença entre a temperatura da água e a temperatura exterior já que as vais colocar num anexo :?
A diferença nunca deverá ser maior doque 3/4 º ;)

Cumps :)
_tiger_
Membro

terça out 10, 2006 5:41 pm

Não percebi a ultima parte das temperaturas....
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça out 10, 2006 6:33 pm

a temperatura do ar do aquario nao pode ser diferente da da água por mais de tres ou quatro graus centigrados...
_tiger_
Membro

terça out 10, 2006 6:41 pm

ahm estou a ver, mas isso e muito dificil quer dizer um tenho uma tampa para elas nao figirem com cerca de 10x25cm mesmo assim deve de baixar mais...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”