Tartaruga gorducha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

terça ago 27, 2002 12:57 pm

Olá

Sou o speedy Gonzalez e estou aqui a deixar esta mensagem porque tenho uma dona preocupada com a minha gordura e a da minha companheira, Lento Rodriguez. Ela não sabe muito bem se é gordura, mas na zona das minhas patas perto da carapaça parece haver "chicha" a mais...

Efectivamente não fazemos uma dieta muito equilibrada desde que provámos camarões e delicias do mar... nunca mais quizémos comer mais nada... só deste marisco.

Alguém sabe se é mesmo gordura??? ou poderá ser outra coisa? será que somos nós desta espécie (tartaruga face rosada) que somos assim?

Ela vai pôr uma foto minha no album onde se vê esses meus excessos... espero que alguém a consiga esclarecer para ela deixar de nos revirar á procura de maleitas.

Cumprimentos a todos
Speedy Gonzalez e
Lento Rodriguez
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 27, 2002 11:09 pm

De facto, na zona onde indicou, é onde se vê se a tartaruga está gorda ou não. Se entre as patas e a cabeça vê gordura então é melhor tomar precauções.
Uma tartaruga não sabe quando deve parar, elas comem sempre mais do que devem, por isso deve-se dar a quantidade indicada. E também se deve ter em atenção à comida oferecida. Os camarões não lhe lhe fazem mal, mas as delícias do mar já é algo que não é natural, daí que possa conter gorduras não desejadas.

Qual o peso da tartaruga e qual a quantidade que lhe está a dar de comida?
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

terça ago 27, 2002 11:22 pm

pq k é k em vez de delicias do mar n lhe dá carne crua? so de vez em kuando! pelo menos penso ser mais saudavel e aconselhavel!

cumprimentos
groovy_cat
Membro

terça ago 27, 2002 11:41 pm

Eu dava carne picada... vegetais e comida de gato (das latas) a conselho do veterinário mas ultimamente elas só querem este tipo de comida. quando muito acompanhada de um pouco de cenoura mas carne... não comem.

Talvez sejam efectivamente as delicias que contenham gorduras prejudiciais mas alimento-as só a camarão? Não será pouco nutritivo não variar nada?

Elas comem 1 refeição diária a não ser que nos ausentemos durante o fim de semana.
Nunca as pesei mas vou fazê-lo. Obrigada pelas dicas

:)
groovy_cat
Membro

quarta ago 28, 2002 12:12 am

A Speedy tem aprox. 12 cm de carapaça e pesa aprox 310g
A Lento tem aprox 10 cm de carapaça e pesa aprox. 280 g

Não sei se é muito ou não

Como é que faço para as interessar por outro tipo de comida? dias de jejum?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 28, 2002 6:26 pm

Oi!
Alguns autores recomendam dar de comida o equivalente a 5% do peso da tartaruga, diáriamente. Mas estes valores dependem do espaço que a tartaruga tem para se exercitar e do nível de actividade da mesma.
O comer que dava às minhas, era calculado a olho e elas nunca engordavam, mas queriam sempre mais. Para além disso dava duas vezes por dia em vez de uma vez.

Em relação ao alimento, a carne crua é para dar de vez em quando devido a conter gorduras. É preferivel dar peixe ou marisco.
Alimentava as minhas essencialmente com camarão fresco descascado(à venda congelado em saquetas) desde pequenas e nunca se fartaram. Como complemento dava por vezes diversos tipos de alimento. Alface, cenoura, artémia congelada (alimento de peixes), sticks secos para tartarugas, plantas aquáticas, peixe cru, carne picada, caracois (sem casca), moscas (apanhava umas de vez em quando)... por aí fora. Elas comem basicamente um pouco de tudo.
Por vezes, à comida que dava, pulverizava com vitaminas para répteis.

Se tem um aquaterrário pequeno, pode usar a sua banheira de casa para que elas se exercitem. De vez em quando enchia a minha banheira com a água à temperadura da água do aquaterrário e enquanto fazia a limpeza ao mesmo, eles divertiam-se na banheira.

Em relação ao interesse pela comida, nunca insisti com nada, o que elas não gostavam, eu não dava simplesmente.

Pese a comida que estava a dar e veja se está ou não perto dos 5% do peso da tartaruga e por aí já pode ter uma ideia da quantidade a dar. Mesmo que elas fiquem esfomeadas, não se preocupe. Se fosse por elas comiam até morrer (desde que a comida seja do agrado delas).
groovy_cat Escreveu: A Speedy tem aprox. 12 cm de carapaça e pesa aprox 310g
A Lento tem aprox 10 cm de carapaça e pesa aprox. 280 g

Não sei se é muito ou não

Como é que faço para as interessar por outro tipo de comida? dias de jejum?
groovy_cat
Membro

quinta ago 29, 2002 12:53 am

Obrigada Kroz pelas dicas

Vou seguir os seus conselhos

Groovy cat
dudesquilo
Membro
Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am

terça out 17, 2006 8:23 pm

Boas
Se tem um aquaterrário pequeno, pode usar a sua banheira de casa para que elas se exercitem. De vez em quando enchia a minha banheira com a água à temperadura da água do aquaterrário e enquanto fazia a limpeza ao mesmo, eles divertiam-se na banheira.
Eu n sei, mas sera k po-las na banheira onde tomamos banho e usamos champoo's etc, n podera fazer mal as turtles?
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça out 17, 2006 8:41 pm

dudesquilo, este tópico é de 2002...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”