Duvidas Tartaruga Mississipi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

SusieFerreira
Registado: terça nov 07, 2006 9:53 am

terça nov 07, 2006 10:23 am

Oi, é a 1.ª vez que participo... :lol:
Comprei a minha tartaruga no final de Julho, nunca pensei que este tipo de animais interagisse tanto... ela vem quando a chamo, quando ouve a embalagem da comida a abrir e até come da colher... quando a medi em Agosto media 3,8 cm disseram-me na loja uma cambada de mentiras em relação à quantidade comida e ao tamanho dela... :evil: Enfim se eu não tivesse ido a tantas lojas e pesquisado tanto ela já teria morrido de fome... já mudei 2 vezes de aquaterrário... Tenho filtro e termóstato e por ter um espaço grande eu sei k tudo junto abre-lhe o apetite...
Bem ela neste momento tem cerca de 9,5cm, eu sei cresceu muito. Aconselhada por uma loja de animais reduzi-lhe drasticamente a quantidade de comida para ver se ela tinha um crescimento mais adequado. Acontece que ela é muito gulosa está sempre a pedinchar comida... já chegou ao cúmulo de comer o cálcio da água... Será que lhe faz mal? Será que devo aumentar de novo a quantidade de comida? Ela neste momento come 2 colheres (granulado pequeno)de café cheias!
Agradeço qualquer ajuda :o
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça nov 07, 2006 12:57 pm

Olá!

Bemvinda á Arca :D

Infelizmene, mentiras sobre tartarugas em lojas é o "pão nosso de cada dia" :roll: :roll:

Cabe a cada um de nós que somos admiradores deste animais, fazer por mudar esta situação ;)

Por exemplo, a loja que lhe disse isto:
SusieFerreira Escreveu: Bem ela neste momento tem cerca de 9,5cm, eu sei cresceu muito. Aconselhada por uma loja de animais reduzi-lhe drasticamente a quantidade de comida para ver se ela tinha um crescimento mais adequado.

...precisava de uma boa reprimenda :evil: :evil:

Porque estas ideias patéticas levam os animais a sofrer gravemente com deformações no esqueleto, na carapaça e até nos orgãos internos :(
Só gostava de espetar com algumas fotos na cara dessa gente!

Últimamente tenho ouvido muito esta idiotice que dar pouco de comer á tartaruga ela não cresce...esqucem-se de avisar é que além de não crescer também pode morrer :evil: :evil:

Eu estive meses a tentar recuperar duas tartarugas que foram negligênciadas durante 2/3 anos, tinham tamanho de recém nascidas :(
Uma não consegui sobreviver :cry: :cry:
Histórias destas tenho muitas infelizmente!

já mudei 2 vezes de aquaterrário... Tenho filtro e termóstato e por ter um espaço grande eu sei k tudo junto abre-lhe o apetite...
Bem ela neste momento tem cerca de 9,5cm, eu sei cresceu muito.

Não é questão de lhe abrir o apetite, é questão de ela ter as condições adquadas de temperatura e alojamento e por ter vontade de comer!

O facto dela crescer é bom sinal, significa que é saúdavel e bem cuidada!
Normalmente, a preocupaçao costuma ser o da tartaruga não comer :p

É verdade que ela cresceu mais doque devia em tão pouco tempo mas isso pode ter explicação ;)

Com que tamanho é que a comprou?

Era a maior das outras que estavam junto delas??

Passo a explicar o que calculo que aconteceu, por vezes ficam nas lojas de uns anos para os outros tartarugas ou até vêm nas importações umas mais velhas que outras ;)
Aparentemente, têm diferenças de poucos centimetros porque não tiveram o tratamento adquado e por isso estão algo atrofiadas, ora ao chegar a sua casa o animal compensou o tempo perdido e por isso cresceu mais rapidamente que o normal!

O que tem a fazer agora é ir tomando nota das medidas dela regularmente!
Se eu tiver correcta o crescimento abrandaram um pouco mas mesmo assim, quando jovens é o normal é crescerem em média 3 cm por ano ;)

Sabe que a sua tartaruga vai crescer até aos 25cm mais ou menos??? 8)

Acontece que ela é muito gulosa está sempre a pedinchar comida... já chegou ao cúmulo de comer o cálcio da água...
Golusas são elas todas :lol: :lol:
Comer o cálcio não lhe faz mal, bem pelo contrário ;)

Às mais pequenas eu costumo dar uma quantidade de stiks que elas comam em poucos minutos, não sei bem a quantidade exacta, vai meio a olho :p

Se vê que defacto ela tem mesmo muito apetite dê-lhe uma colher 2x ao dia em vez de tudo de uma vez, para ficar mais saciada! ;)

Não lhe podemos é dar sempre que pedem senão comiam o dia todo e elas também podem ficar obesas :p

Já agora que tipo de comida lhe dá??? (marca)

Por acaso gostava de ver uma foto da sua tartaruga, é possivel??

Espero ter ajudado nalguma coisa ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça nov 07, 2006 1:14 pm

basicamente esta tudo dito.

Queria só dizer que eu alimento a minha tartaruga "juvenil" a caminhar para os 2 anos de idade, apenas de 2 em 2 diasporque acho q esta é a melhor forma de nao as sobrealimentar.

A alimentaçao em si tb é importante, e dela devem fazer parte sticks, gammarus, vegetais e frutas, tudo q.b. .

Acho que a tua tartaruga esta grande demais para a idade. Acredito no desenvolvimento sustentado, que basicamente é um crescimento equilibrado corpo/carapaça que se traduz num crescimento anual + ou - de 3 a 4cm ano.,

Bem estes sao os meus 2 centimos.

Espero ter ajudado!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

terça nov 07, 2006 2:17 pm

boa tarde!

tb tenho uma tartaruga do mississipi (graptemys pseudogeographica pseudogeographica)

Para tartarugas acima de 1 ano, já podem ser alimentadas duas vezes por semana....+/- 2 em 2 dias.

A minha tem 4 anos e já se conhece que é macho (o que é para mim uma sorte, uma vez que não deverá ultrapassar os 15 cm de carapaça)

No proximo ano deverá atingir o tamanho máximo (entre 13cm/15cm)

As femeas atingem entre 25cm a 30cm

O livro que eu tenho aconselha a hibernação....desta forma passa 4 meses (Inverno) seguidos sem comer/por ano

Se a alimenta todos os dias, aconselho a começar c/ pelo menos 1 dia de jejum por semana...

A minha começou esta semana a não comer, prepara-se para a hibernação ;) .....depois volta a comer só em Março... :)
SusieFerreira

terça nov 07, 2006 2:30 pm

Antes de mais obrigada por me responderem!!
A loja que eu tenho ido, foi até agora a melhor todos parecem saber o k falam e tem lá uma biologa fabulosa que me ajudou num problemita que a Mimi teve na carapaça! E foi lá que um Sr. me disse que como ela era muito gulosa e como eu estva sempre a dar-lhe comida...ela estava a crescer de uma forma errada! Segundo ele a tartaruga já tem o tamanho de uma tartaruga de 2 anos! E que deveria dar 2x por dia e bastava 1 colher de café... Já a levei a uma biologa e ela disse k aparentemente, ela está muito bem, parece saudavel, boa carapaça/ pele achou lhe piada porque ao contrario das outras ela não se encolhe... pelo contrario é muito activa! Achou também que está a crescer muito depressa e ta a ficar "gordita" nas patas... e tem umas garras grandes suspeitam que seja um "ele"
Ah também não me aconselharm a dar mais nada que não sejam aqueles preparados/ camarões para a tartaruga... dizem k são mais completos!

A loja em que eu comprei a tartaruga lá disseram me para lhe dar 4 camarões 2x por semana e k aquele "aquario tipico para tartarugas" dava para 2 anos!!!! Quando a comprei elas tinham todas +- o mesmo tamanho (ele tem sempre mt tartarugas, e n me parece k fiquem lá por mt tempo) mas a minha era a mais activa, o tipo disse me que elas deveriam ter +- 30 dias! Não sei...
Bem eu fui apontando as medidas dela para tentar perceber se tava tudo ok...
06/08 - 3,8 cm
02/09 - 4,8 cm
27/09 - 8 cm
29/10 - 9,5 cm
Vamos lá ver até que tamanho ela vai chegar....
A marca da comida não me lembro mas amanhã digo... mas comprei na loja! Eu comprei camarões, granulado pequeno e do grande... ela gosta de TUDO!!!
Não sei como se pode enviar uma foto... mas se me explicar eu envio... (tenho imensas!!)

Obrigada
Norby
Membro Veterano

terça nov 07, 2006 5:44 pm

SusieFerreira parece-me que a tua tartaruga esta a crescer a um rimo exponencial! e isto pode nao ser muito bom presságio, isto é, uma vez que estas a "trabalhar para a engorda" da tua tartaruga, ela pode vir a ter problemas relacionados com a obesidade, crescimento da carapaça desproporcionado em relaçao ao resto do corpo, e renais.

Deixo-te o plano de alimentaçao que eu recomendo:

-bebes- 1 x por dia
-juvenis - (+ de 5/6 meses)- a cada segundo dia
-adultos- a cada terceiro dia

a quantidade recomenda é tudo o q consigam comer em 10m, mas eu acho pouco... até uma hora parece-me bem.

Nao ficaria demasiado preocupado a ver esta proposta de alimentaçao. Na natureza as tartarugas nao se alimentao todos os dias, e as vezes passam mesmo semanas sem se alimentar (ate 3 semanas), nao falando sequer no periodo de hibernaçao.

Canary se eu fosse a ti nao seria demasiado optimista... Se a tua mississipi for macho pode chegar a vontade aos 20,25cm.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
SusieFerreira

terça nov 07, 2006 5:59 pm

Ela já foi vista por uma biologa e ela disse k ela ta perfeita, activa, saudavel... mas a crecer mt depressa!!! daí aconselharem me a reduzir a comida para 2x por dia 1 colher (de café) de granulado. Isto se eu quisesse que ela fizesse um crescimento normal, agora se eu quisesse que ela ficasse grande depressa... :roll:
SusieFerreira

terça nov 07, 2006 6:02 pm

Agora estou assustada!!!!!!!!!!!

Boa tarde,
desculpe estar a chatear mas como me pareceu que percebia do asunto...

Andei a ver o site e fiquei preocupada com uma coisa, é que antigamente quando lhe dava camarões as fezes dela eram solidas e quando lhe comecei a dar o granulado ela começou a fazer liquido, pensei que fosse normal... cheira mal, não é nada de mais mas...
Agora li
" Fezes líquidas e com mau cheiro intenso
Esta situações poderá ser causada por uma infecção na zona intestinal e pode ser tratada através de medicações específica que o seu veterinário lhe receitará após analisar as fezes do animal. Deve também efectuar uma desinfecção profunda a todo o terrário ."

Devo de me preocupar ou isto é quando o cheiro não se aguenta? Obrigada
:cry:
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 07, 2006 6:08 pm

Norby Escreveu: a quantidade recomenda é tudo o q consigam comer em 10m, mas eu acho pouco... até uma hora parece-me bem.
Eu não concordo nada com isto!

Isto é como dar comer o almoço, jantar e sobremesa todo de uma vez, isso faz pessimamente! é dar o "veneno" todo de uma acentada!

Não gastam o que comem no momento, absorvem quase tudo no seu organismo e passam o resto do dia com fome!!!

Nem imagino o que era pôr as minhas tartarugas a comer durante uma hora!
Além de ficarem gordas, só com o euro milhões as podias sustentar :lol: :lol:

Na Natureza elas não comem tudo de uma vez, vão caçando ao longo do dia! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 07, 2006 6:16 pm

Susie eu já lhe respondi, não leu??? :?
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

terça nov 07, 2006 7:19 pm

Nyara na linha de pensamento, da opiniao que estou a transmitir, acho q
faz todo o sentido.

Pelo que li fiquei com sensaçao de que de alguma forma estas a humanizar as tartarugas. A sua assimilaçao do alimento, é diferente dos animais de sangue quente, e sao animais que tem caracteristicas e necessidades diferentes. (Eu acho que me dava um treco se ficasse um dia q fosse sem comer...)

Utilizo muitas vezes comparaçoes com a vida no seu habitat natural porque essa é a nossa melhor directriz para tentar reproduzir um ambiente em cativeiro realista. Assim ao ar livre deparam-se com situaçoes de abundancia ou de carencia. Alimentando-se quando podem.

Para mim faz sentido terem toda a comida que desejarem, num espaço de tempo razoavel, e alimenta-las mais espaçadamente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 07, 2006 9:35 pm

Norby Escreveu:a quantidade recomenda é tudo o q consigam comer em 10m, mas eu acho pouco... até uma hora parece-me bem.
Norby Escreveu: Para mim faz sentido terem toda a comida que desejarem, num espaço de tempo razoavel, e alimenta-las mais espaçadamente.

E 1 hora é um espaço de tempo razoável??? :roll: :roll:

Sabes a quantidade de comida que uma tartaruga adulta pode comer numa hora???

Elas são tipo as carpas não sabem quando parar!

Desculpa mas para mim não faz sentido nenhum, alimentar muita quantidade de uma só vez!

Os dias de jejum concordo, mas quanto à quantidade/hora e ao teu plano de alimentação já não!

É a minha opinião ;)
<p>&nbsp;</p>
SusieFerreira

quarta nov 08, 2006 9:39 am

Como posso mandar fotos juntamente com o texto?
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quarta nov 08, 2006 10:22 am

olá!

Para enviar fotos, vá a index do forum/arca de noé/
Sticky: Como colocar fotos - AJUDA ILUSTRADA! Actualizado em 08.06.2006

Em relação à diarreia, provavelmente terá sido o resultado de uma mudança brusca na alimentação habitual; a transição p/ outro tipo de alimentação deve ser feito de forma gradual (misturando aos poucos a nova alimentação). Experimente dar-lhe a antiga alimentação misturada c/ um pouco da nova.

Em relação à nyara ....eu digo que se um cão, pode comer 1vez por dia (animal de sangue quente, que pode demorar até 12 horas a fazer a digestão). Os leões passam na natureza alguns dias de jejum. No jardim zoológico de Lisboa, os leões não comem à sexta feira.

Uma tartaruga acima de 1 ano ( a da SusieFerreira já tem tamanho superior a 1 ano), pode comer 1 vez de dois em dois dias.
Em relação ao norby, só discordo da tal 1 hora para comer, até porque suja mt mais a água....a minha tem 3 a 5 minutos, e neste bocadinho come +/- 1 colher de chá de ração.
SusieFerreira

quarta nov 08, 2006 10:37 am

Em relação as fezes liquidas foi erro meu... Ela é que as desfaz... E como uma vez que a soltei ela fez as fezes liquidas no chão deduzi que eram sempre assim.... mas não!!
Felizmente ela faz normalmente!!!
Grata pela ajuda...
Ainda n consegui perceber como posso fazer para mandar fotos... :cry: :x
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”