OSGA : será viavel tê-la em cativeiro?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

quarta nov 15, 2006 4:27 pm

AS pessoas afirmam que as osgas possuem veneno...o que é uma mentira. Afirmam (algumas) que o líquido que sai perto da cauda é extremamente perigoso!!! Bem, isto será simplesmente porque o animal estaria a "borrar-se" de medo. A maioria dos répteis que apanho sujam-me sempre com fezes porque ficam muit assustados e pronto, descuidam-se. É certo que é preciso lavar as mãos e ter cuidado com a higiene porque há sempre bacterias como a Salmonela nas fezes dos répteis.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta nov 15, 2006 7:08 pm

Acho que não me fiz entender, o que quiz dizer, é que um animal no estado selvagem para chegar á idade da que tens, já é um vencedor, e como vencedor que é, é um potencial prepetuador da sua especie, uma ninhada nascida em cativeiro tem muito mais probabilidade de todos os individuos chegarem ao estado adulto, no estado selvagem uma pequena minoria o consegue, logo ao retiramos do estado selvagem esse individuo, estamos a ajudar ao desaparecimento da especie...as nossas osgas tambem são comercializadas em outros paises onde são consideradas exoticas, mas cá pertencem á nossa fauna e como tal acho que devemos tentar mante-las desse modo e tentar protege-las. Não é uma questão de decidirmos quais as que se adaptam ou não ao cativeiro, acho que para desmistificar a fama das osgas, não precisamos de sacrificar uma...
madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

quinta nov 16, 2006 11:37 pm

tudo aprendido e apreendido, tudo ok, tudo capixado.
A parte do sacrificio da osga é que nao concordo de todo.. Ficar com uma osga em casa, garantindo a sua sobrevivencia, mesmo que nao sendo a mais adequada, a eliminação posterior dos mitos e a consequente libertação está mesmo mto longe de ser considerado um acto de sacrificio do pobre animal..
O que eu defendo é a remota possibilidade de a osga protegida ser tão inadaptavel ao cativeiro como a leopardo, mas simplesmente demonstrarem-no de formas diferentes.. Para mim o animal está infeliz quando não come nem por nada e acaba por morrer devido a isso mesmo.. A osga que eu apanhei comia, e quantas vezes já todos nós soubemos de casos em que o bixo de estimação pára de comer sem razão aparente e acaba por morrer? E era um bicho não-protegido pela lei e que se podia ter em casa perfeitamente.. Acredito que possa ser a infelicidade uma das potenciais causas para isto acontecer.
Agora boa noite que tá a ficar tarde e o meu conceptronic media player (grande moka sim sr!) ainda tem k ficar a funcionar hoje!
Boa sexta!
Ganhem mtos euros no euromilhoes!
;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”