Qual a lâmpada necessária?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cbarley
Membro Júnior
Registado: domingo mai 22, 2005 10:45 pm

sábado fev 03, 2007 3:23 pm

Olá :P

Agora percebo pq não conseguia fazer login no site!! Temos uma nova imagem e algumas alterações :D

Tentei pesquisar sobre as melhores lâmpadas p colocar no aquário das tartarugas (p acabar com as minhas dúvidas), mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta :oops:

Devo ter uma lâmpada só p aquecimento e outra p uvb, ou uma q tenha uva/uvb em simultâneo (numa loja p animais disseram ser a melhor opção) :?: e cá entre nós tb a + cara!
Não sei se de facto isto é possível, uma vez q pelo q pesquisei não encontrei nada parecido e tb sei q a lâmpada uvb, terá q ser substituida a cada 6 meses (aprox); pelo q assim tb substituia a de aquecimento,né?

Sp q questiono os vendedores da loja, sobre a melhor forma de colocar as lâmpadas, ninguem dá respostas concretas...

Assim, gostaria q me esclarecessem esta dúvida, uma vez q ainda não comprei a lâmpada p as minhas meninas e continuo sem saber q tipo de lâmpada é realmente necessário...:cry:

Obrigada

C.Barley
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado fev 03, 2007 4:33 pm

Ai que confusão! Uma coisa é aquecimento, outra coisa é radiação UV. Há realmente lâmpadas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo mas são normalmente muito caras e quase impossíveis de encontrar por cá.

Eu não sei que espécie de tartaruga tem e nem sequer sou versado em tartarugas mas normalmente precisam de uma área seca com um local de aquecimento onde se possam secar e aquecer.
E uma vez que este local só vai "funcionar" de dia, o aquecimento pode ser feito com uma comum lâmpada spot marca branca.

Quanto à radiação UV, todas as lâmpadas emitem UVA e só as lâmpadas feitas para esse propósito emitem UVB.
Mais uma vez a lâmpada recomendada depende da espécie mas pode comprá-las em 2 versões pelo menos: E27 (encaixe tipo rosca, igual ao resto das lâmpadas em sua casa) e fluorescente, havendo uma variedade grande de tamanhos. A maioria destas lâmpadas só emite radiação em quantidade útil se estiver colocada a não mais de 25cm do animal e dito isto, é fácil de perceber que o raio de acção das duas é muito diferente.

Estas lâmpadas tem de ser substituidas a cada 6 meses e a lâmpada de aquecimento mencionada acima terá de ser substituida quando fundir =)
TioPatinhas
Membro Júnior
Registado: domingo fev 04, 2007 7:42 pm

domingo fev 04, 2007 8:01 pm

Não esquecer de não meter nada entre a luz UV e a tartaruga - um vidro por exemplo filtra os raios e torna a lâmpada inutil.

A luz UV é essencial para a absorção do cálcio. Se a carapaça da tartaruga estiver mole, é possível que seja por falta de UV.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”