Olá outra vez...
Mais uma questão sobre alimentação de tartarugas terrestres... já diversifiquei a alimentação da Jet... dou-lhe mais agriões, broculos e couves e menos açucar na forma de fruta (se bem que ainda mantenho alguma) e cortei na quantidade de alface... mas a minha questão agora é a seguinte... vi ontem na loja de animais aqui da zona comida para tartarugas terrestres da Exo Terra (http://www.exo-terra.com/EN/products/to ... ods_i.html) e pensei em comprar pois por vezes saio de fim de semana e depois de um dia a Jet já não acha grande piada aos legumes pois ficam menos viçosos... alguém tem experiência com este tipo de ração? É apropriado, ou deve-se evitar... seria tb uma maneira de lhe variar a alimentação...
Tenho que dizer que suponho que ela ainda seja uma tartaruga jovem (não é adulta) pois ainda só mede 8.5 cm... e pode crescer até 30cm... que acham? Vale a pena investir nestas rações, que pelo que li tb têm bastante vitaminas? ou enquanto ela não crescer mais limitar-me aos legumes e fruta fresca?
Desde já obrigada por qualquer ajuda que me possam dar...
mais uma questão
Moderador: mcerqueira
a tua tartaruga ainda é jovem, e podes sempre complementar as refeiçoes com ração, desde que de boa qualidade (como é o caso da exoterra) e então, deves habituá-la ao novo alimento, misturando-o nas saladas... um dia que vás para fora durante uns dias, podes deixar a ração num prato que ela alimenta-se dela...
boa sorte
boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
q tartaruga terrestre é ja agora ?
n me apetece procurar
alface da so uma ou 2x por mes pois tens nitritos e a tartaruga vai desfazer-se em *****(aquilo q sai do anus)
se alguma vez isto acontecer da-lhe alfafa , aquilo q se da aos coelhinhos lol
fruta é de evitar tambem , ja agora da-lhe bife com batatas fritas .
n podes deixar os vegetais o dia todo la , por 2 razoes fundamentais :
as tartarugas tem um metabolismo muito lento , n queres q ela coma ao final do dia e va dormir e fazer uma congestao pois nao ?
a outra razao é q os nutrientes dos vegetais perdem-se com facilidade , particularmente com o calor , certo ?
raçao evita, raçao é para engordar porcos.
n podes fazer esta rotina todos os dias ? bom motivo para n teres animais .
se aind tiveres a ler da-lhes de comer de manha bem cedo , no inicio do ciclo diario e retira ao fim de poucas horas .
se ja n tiveres a ler , paciencia azar o teu , a mim n custa nada escrever , tou com as pontas dos dedos frios .
p.s. se quiseres mais ideias/conselhos whatever diz a especie .
n me apetece procurar
alface da so uma ou 2x por mes pois tens nitritos e a tartaruga vai desfazer-se em *****(aquilo q sai do anus)
as tartarugas tem um metabolismo muito lento , n queres q ela coma ao final do dia e va dormir e fazer uma congestao pois nao ?
a outra razao é q os nutrientes dos vegetais perdem-se com facilidade , particularmente com o calor , certo ?
se aind tiveres a ler da-lhes de comer de manha bem cedo , no inicio do ciclo diario e retira ao fim de poucas horas .
se ja n tiveres a ler , paciencia azar o teu , a mim n custa nada escrever , tou com as pontas dos dedos frios .
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 22, 2007 4:23 pm
Oi shanebeschen, se calhar já nem vais ler esta resposta mas aqui vai...
shanebeschen Escreveu:q tartaruga terrestre é ja agora ?
n me apetece procurar
Tartaruga articulada de orla lisa (kynyxis belliana)
Obrigada pela dica... agora só muito raramente lhe dou alface, pois parece que adora agrião, broculos e runcula... por isso vou alternando com algum tomate e alguma cenoura (em quantidade moderadas) e ela come bem...
OK vamos lá ver eu dou-lhe sempre o comer pela manhã... por volta das 8.30 da manhã... fica durante o dia no terrário pois eu não trabalho em casa... e como tal só posso tirar o que ela não comeu à noite... e faço isto todos os dias... Acontece que como qualquer pessoa normal tb tenho direito a férias e nessas alturas a ração seria um bom complemento aos vegetais que lhe deixar (claro que nunca mais de 1, 2 noites... se fosse mais ia deixa-la a casa dos meus pais que é a 250km)
idem idem aspas aspas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
- Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois
Eu as minhas dou ração da Sera para tartarugas terrestres.È a unica que comem com vontade pq ja dei de varias marcas e mal lhe tocam.
dantes dava so vegetais com vitaminas misturadas mas pouco desenvolvimento notava nelas.
Desde q passaei a dar ração têm crescido bem
dantes dava so vegetais com vitaminas misturadas mas pouco desenvolvimento notava nelas.
Desde q passaei a dar ração têm crescido bem
-
- Membro Veterano
@tang
se lhes deres proteina animal vais ver como se desenvolvem ..
a questao é , queres q as tartarugas fiquem para os teus filhos ou queres q morram em 4 ou 5 anos ?
as tartarugas na natureza , na sua maioria , tb sao necrofagas , mas isso n quer dizer q se alimentem de cadaveres todos os dias .
raçao é para engordar , n é para alimentar .
de qq forma podes dar-lhes 1x/semana .
@Anafmhenriques
acabaste por n me dizer a especie ou é impressao minha ?
alem do agriao e da rucola experimenta dente de leao tb , encontras na mata , tal como a rucola .
se lhes deres proteina animal vais ver como se desenvolvem ..
a questao é , queres q as tartarugas fiquem para os teus filhos ou queres q morram em 4 ou 5 anos ?
as tartarugas na natureza , na sua maioria , tb sao necrofagas , mas isso n quer dizer q se alimentem de cadaveres todos os dias .
raçao é para engordar , n é para alimentar .
de qq forma podes dar-lhes 1x/semana .
@Anafmhenriques
acabaste por n me dizer a especie ou é impressao minha ?
alem do agriao e da rucola experimenta dente de leao tb , encontras na mata , tal como a rucola .
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
- Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois
pois mas as minhas são Testudo horsefieldi que são exclusivamente vegetarianas alem disso a ração que dou ja tem proteinas.
Ja pesquisei sobre a especie na net e diz que é extremamente proibido dar qq tipo de carne a estas tartarugas
Ja pesquisei sobre a especie na net e diz que é extremamente proibido dar qq tipo de carne a estas tartarugas
-
- Membro Veterano
@tang
pronto ok de ironias n percebes tu .
conheço perfeitamente a especie e ja a criei 4 anos seguidos.
pronto ok de ironias n percebes tu .
conheço perfeitamente a especie e ja a criei 4 anos seguidos.
-
- Membro Veterano
@tang
eu sei o raio da net é mt subjectiva ...
estava a ironizar , alias passo a vida a faze-lo , q vida tenho lol
ontem nem dei explicaçoes pq estava com pressa .
proteina animal se n for em demasia n as mata , e crescem muito mais rapidamente , encurtas-lhe é o seu periodo de vida .(costuma fazer-se como forma de "engorda" nos paises q delas se alimentam ou q lhes dao uso industrial).
experimenta uma boa fonte de proteina vegetal como feno e alfafa se bem q o feno n se pode dar a qq especie terrestre .
compras aqueles blocos para os coelhos desfaze-se em agua morna e misturas na dose diaria .
fica bem e boa sorte com as tuas
eu sei o raio da net é mt subjectiva ...
estava a ironizar , alias passo a vida a faze-lo , q vida tenho lol
ontem nem dei explicaçoes pq estava com pressa .
proteina animal se n for em demasia n as mata , e crescem muito mais rapidamente , encurtas-lhe é o seu periodo de vida .(costuma fazer-se como forma de "engorda" nos paises q delas se alimentam ou q lhes dao uso industrial).
experimenta uma boa fonte de proteina vegetal como feno e alfafa se bem q o feno n se pode dar a qq especie terrestre .
compras aqueles blocos para os coelhos desfaze-se em agua morna e misturas na dose diaria .
fica bem e boa sorte com as tuas

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 22, 2007 4:23 pm
oi obrigada pela dica... vou tentar os dentes de leão...
A espécie da minha tartaruga deixei na resposta anterior... articulada de orla lisa (ou Kinyxys belliana)...
Quanto à comida seca era mesmo só para variadade... não tenho pressa absolutamente nenhuma que ela creça... tudo a seu tempo!
A espécie da minha tartaruga deixei na resposta anterior... articulada de orla lisa (ou Kinyxys belliana)...
Quanto à comida seca era mesmo só para variadade... não tenho pressa absolutamente nenhuma que ela creça... tudo a seu tempo!
-
- Membro Veterano
ana se quiseres ajuda ou trocar informaçao ou ensinar ou whatever envia-me mensagem . tenho essa especie , bem como homeana e erosa .
fica bem
fica bem