Iguana agressiva...:(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
younix
Membro
Registado: terça mar 13, 2007 7:11 pm

domingo abr 15, 2007 9:14 pm

Ola, a minha iguana era mt calminha antes deixava me fazer festas e ate fexava os olhos, mas quando eu mudei de terrario para o meu novo, ela ficou muito agressiva, cada vez que eu lhe mudo a agua e aproveito para lhe fazer uma festa, ela caminha para tras e posiciona a cauda, mas eu insisto, insisto e ela ta me sempre a mandar chicotadas e n consigo sequer tocar nela, e o que mais me irrita e k cada vez que eu olho para o terrario para a ver, ela solta o gargalo e levanta se, anda mesmo agressiva, se continuar assim vou da la a loja de animais que me vendeu, para mais eles deram me uma iguana de 60cm por isso e mto dificil d ela se habituar a mim... Se eu a dar vou a outra loja de animais e compro uma bebe! :( Que acham que lhe aconteceu para ela ficar assim?
<p>Jo&atilde;o</p>
slip666knot
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:04 pm

domingo abr 15, 2007 9:21 pm

Posta isso e no forum dedicado a iguana verde ;) E desculpa mas nao te posso ajudar.
younix
Membro
Registado: terça mar 13, 2007 7:11 pm

domingo abr 15, 2007 9:29 pm

desculpem eskeci me do forum da iguana verde.... :oops: :oops:
<p>Jo&atilde;o</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo abr 15, 2007 10:05 pm

Não vejo problema em publicar aqui mas adiante. A maioria das pessoas não sabe interpretar a linguagem corporal dos animais e erradamente dá-lhes significados humanos. "Querido", "meigo", "carinhoso" e outras coisas que tal, são conceitos humanos que não existem no mundo dos répteis.

Fechar os olhos e ficar muito quieto não quer dizer que o animal está calmo e a apreciar seja o que for que lhe estão a fazer. É uma forma de controlo de stress muito básica na qual o animal fecha os olhos e espera que o "monstro mau" desapareça. No seu extremo, quando o stress é demasiado, o animal finge estar morto.

O que lhe aconteceu para ficar assim foi mudá-la de terrário. Quando se muda o meio ambiente a um animal ele precisa de tempo para se reajustar, para se certificar que não há predadores ali, que não lhe falta água e comida, que as condições são as correctas, etc.
Tem de lhe dar tempo para se ajustar.

Seja como for quero só fazer um reparo. Um ser vivo não é como um electrodoméstico que se troca quando não se está satisfeito.
Se isto fosse possível, a maioria dos nossos pais tinha-nos ido devolver ao hospital antes de completarmos um mês de vida.

Quando se compra um animal deve-se estar ciente do compromisso que se vai assumir pois ele passa a estar sob a nossa responsabilidade.
Enquanto eles não vierem com botões reguladores de comportamento, o que se receber é o que se tem e cabe-nos a nós fazer o possível para corrigir o que está mal.
As iguanas não são mansas, não sei de onde é que as pessoas tiram essa ideia e podem ir buscar quantas quiserem à loja que a maioria será agressiva por natureza. É preciso tempo e paciência para quebrar essa índole. É claro que quanto mais nova mais fácil mas há quem "recupere" adultos, não é tarde demais para nada.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda abr 16, 2007 9:46 am

rbl Escreveu:...Quando se compra um animal deve-se estar ciente do compromisso que se vai assumir pois ele passa a estar sob a nossa responsabilidade.
Enquanto eles não vierem com botões reguladores de comportamento, o que se receber é o que se tem e cabe-nos a nós fazer o possível para corrigir o que está mal.
As iguanas não são mansas, não sei de onde é que as pessoas tiram essa ideia e podem ir buscar quantas quiserem à loja que a maioria será agressiva por natureza. É preciso tempo e paciência para quebrar essa índole. É claro que quanto mais nova mais fácil mas há quem "recupere" adultos, não é tarde demais para nada.
excelente pedagogia :!:
muitas pessoas julgam um reptil como um animal domestico .

agora qt aos 2 1ºs paragrafos , penso o praticamente o mesmo mas , isso tem suporte cientifico (ha estudos sobre o assunto?) ou baseia-se na tua experiencia ?
um amigo meu austriaco está a escrever um livro sobre psicologia das tartarugas baseado em quase 40 anos de experiencia e se fornecesses sustentaçao cientifica tvz o pudesse ajudar .
desde ja obrigado .
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 16, 2007 2:52 pm

Para ser franco não faço ideia. Julgo que é apenas fruto de observação. A Melissa Kaplan (anapsid.org) tem alguns artigos online dedicados à linguagem corporal das iguanas e sei de outro local com um outro artigo detalhado.

Relativamente a outras espécies há também muito conteúdo online.

Pessoalmente já observei muitos destes comportamentos e online obviamente soube de outros.
Por exemplo, só sei de um caso onde um DB se fingiu de morto. É muito raro os DBs demonstrarem esse tipo de comportamento. E julgo que até foi aqui.. alguém que dizia que devia ter um dragão fêmea pois "demaiava" =)
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda abr 16, 2007 7:08 pm

obrigado mais uma vez rbl
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”