Iguana c/ ventre inchado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta abr 25, 2007 1:44 pm

boas , isto de problemas toca a todos por isso ca vai :
uma das minhas iguanas está com o ventre bastante inchado , situaçao q tem acontecido ha 2 ou 3 dias , sintomas ou algo de estranho n noto nada , come menos q as outras , sempre foi assim , mais timida q as outras , tb sempre foi assim , passa muito tempo escondida entre a "vegetaçao" .
observei-lhe a boca n notei nada de estranho comparativamente às outras ,a respiraçao, a cloaca , a cor ,os olhos e o corpo em geral , nada de estranho .
gravida n esta pois so tem 10-15cm de corpo(s/cabeça nem cauda) , é um jovem de aparentemente 2 anos de idade .
suspeito de prisao de ventre , assim de repente , na minha ignorancia .
a alimentaçao é a igual às outras , muita verdura(quase tudo o q é verde menos broculos espinafres alface) uns 20 ou 30% de fruta essencialmente manga papaia e maça.
tive o cuidado de fazer uma breve pesquisa por "iguana inchada" e n encontrei nada pelo q estou a abrir este topico .
como n tenho experiencia em iguanas suponho/presumo q se trate duma anomalia comum(solucionavel num forum) , se n obtiver respostas terei de fazer uns telefonemas .
obrigado desde ja a quem me puder/quiser/souber ajudar .
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta abr 25, 2007 2:05 pm

Se for prisão de ventre "pode" ser resolvido com um banho morno e umas massagens suaves na barriga.
Ia perguntar com que regularidade defeca mas ao que parece isso pode ser impossível de saber...

Mas há 2 ou 3 coisas que não percebi:
come menos q as outras , sempre foi assim ,mais timida q as outras , tb sempre foi assim , passa muito tempo escondida entre a "vegetaçao"
Isto quer dizer que está alojada com outras iguanas?
so tem 10-15cm de corpo(s/cabeça nem cauda) , é um jovem de aparentemente 2 anos de idade .
Mais cabeça e cauda daria uma iguana com cerca de 70 cm o que é muito pouco para 2 anos de idade. Tens a certeza da idade?
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
shanebeschen
Membro Veterano

quarta abr 25, 2007 3:47 pm

obrigado desde ja rbl
está alojada com mais 2 um pouco mais velhas .
aconteceu numa fase em q tive uma tao doente a arrastar-se sem comer e esqueletica q dei o caso como perdido .
estranhamente e depois de a levar para o exterior durante uma semana como que numa despedida , "renasceu" e hoje encontra-se , presumo eu , bem de saude .
qt à idade calculei duma forma linear q foi ter a ter comprado pequenina , deveria ter uns 6 meses , ou menos , e tenho-a à cerca de 1 ano sensivelmente , daí 2 anos , um ano e meio , digo eu ..
estive precisamente a massajar-lhe o ventre ( q parece mesmo uma pipa )
ate numa de tentar encontrar-lhe um corpo estranho mas nada , parece cheia de agua .
o estranho é q mexe-se q se farta , tem força ..
p.s. acabei de a medir : 10cm de corpo num total de +-45cm .
rbl
Membro Veterano

quarta abr 25, 2007 4:26 pm

As iguanas não devem ser alojadas juntas, sobretudo se houverem diferenças grandes de tamanho e pior ainda, se uma delas tiver sinais visíveis de problemas, pois se for alguma doença, vai certamente passá-la às outras.

Estando com outras é impossivel saber se fez ou não nº2 e quando foi a última vez...
Eu insistia no banho e aumentava ou grau ou dois a temperatura, estimulava-a a nadar e pode ser que ao fim de uns 10 minutos ou que, faça o serviço.

O tamanho dela é muito pequeno para a idade que dizes que tem. Uma iguana saudável com 6 meses é maior que isso!
shanebeschen
Membro Veterano

quarta abr 25, 2007 7:58 pm

vou experimentar entao .
mas olha , perdoa-me a ignorancia , e se eu encher um aquario de 1m(comprimento) c/ 5cm de agua morna e la a deixar a nadar , tipo terapia ..
horas? minutos ? frequencia ?
obrigado
qt ao facto de estarem juntas possivelmente tens razao mas sempre estiveram juntas , as outras tb n sao assim tao grandes , rondam 60/70cm.
comprei-a devia ter n mais q 20cm de longitude , isto supostamente será q idade ?
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quarta abr 25, 2007 9:36 pm

Eu utilizo a minha banheira e vou controlando a temperatura da agua é tambem um dos melhores momentos de socialização da iguana comigo, pois ,não há mais distrações e estamos só os dois no mesmo espaço e ela está num elemento que se sente bem a agua morna ;)
rbl
Membro Veterano

quarta abr 25, 2007 10:55 pm

Enquanto estiver quente e desde que possa sair da água se o desejar até podes deixá-la lá horas! Frequência não faço ideia. Muita gente opta por ter no terrário, água suficiente para o animal tomar banho, portanto julgo que podes fazer isso uma ou várias vezes por semana.

Elas na natureza vivem perto de água e passam algum tempo nela mesmo quando não estão a fugir a predadores.

Iguanas com 20cm nunca se sabe bem mas imagino que terão à volta de um mês. Um animal saudável ultrapassa à vontade um metro no primeiro ano de vida, por isso estranho o tamanho das tuas e a idade que lhe dás!
shanebeschen
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 10:23 pm

obrigado de novo .
relativamente à idade como ja disse n pesco nada disso qt à agua dei-lhe 2 banhos hoje de 30min cada com agua tepida , gostou nadou mas continua na mesma , alias ate me começa a parecer corcunda com uma ligeira curva na "espinha dorsal" qd começa a cauda .
fiz-lhe massagens e continuo sem encontrar nada de estranho , está mole nas imediaçoes da cloaca e no proprio ventre , boa cor , olhos bem abertos e salientes , activa , tudo normal .
so se ela come de noite sem eu saber e afinal esta é a ficar gorda .
será da papaia e de manga ?
tenho dado numa proporçao aproximada de 20 30% da dieta diaria .
qt à agua no terrario tb tenho um pequeno charco na zona mais quente para o duplo efeito de criar humidade , por evaporaçao , e necessidades de higiene ou lazer dos animais .
FranciscoFernandes
Membro Veterano
Registado: domingo out 08, 2006 8:26 pm
Localização: Uma cobra do milho (Elaphe Guttata) 2 Ciclideos Africanos

quinta abr 26, 2007 10:37 pm

É um caso estranho, eu tenho um livro de animais de terrario que fala de todo um pouco vou ver se encontro alguma coisa sobre o assunto. :wink:

E boa sorte. 8)
<p>1.0.0 Pantherophis Guttatus</p>
<p>0.1.0 Eublepharis Macularius</p>
<p>0.1.0 Grammostola Rosea</p>
rbl
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 10:56 pm

Pode ser fermentação da comida no estomago mas mesmo isso não é muito normal...

Se começa a parecer que tem um papo nas costas, é possível que seja uma obstrução intestinal qualquer que está a aumentar e a provocar pressão na coluna. Se ela não evacuar e a situação parecer piorar eu não deixava passar o fim-de-semana e levava-a ao vet..

Outra coisa, elas tem UVB? Se sim, não tem mais de 6 meses? Está a uma distância útil dos animais?
É que quando lhes dá a MBD, os inchaços nas pernas e curva da coluna precedem os restantes sintomas se a memória não me falha...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta abr 26, 2007 11:18 pm

Eu não sei o comportamento dela, mas se for pouco dominante é capaz de não ir para locais com a temperatura adequada á digestão por medo dos outros individuos, logo uma digestão a temperaturas inadequadas pode ser mais longa e causar esse efeito e a longo praso mesmo problemas de saude..é apenas um racicocinio logico, não estou a afirmar nem li em lado nenhum...
shanebeschen
Membro Veterano

sexta abr 27, 2007 11:46 am

em principio hoje vou ligar a um vet a ver se me da um ponto da situaçao .
tenho lampada uvb 5.0 mudada ha 2 meses a uma distancia minima de 5cm e maxima de 20 ( tenho um tronco onde passam boa parte do tempo aos tais 5cm do uvb ) .
qd falo de curvatura parece-me mesmo ossea e nao papo(inchaço) .
eu inclino-me , na minha falta de informaçao/conhecimento sobre iguanas , a algum problema intestinal ou renal .de qq forma , n encontro rigidez em nenhuma parte do ventre pelo q estou confuso .
se puder depois coloco uma foto para verem e dou o resultado/analise do vet .
obrigado mais uma vez .
mais sugestoes serao sempre bem vindas .
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

sábado abr 28, 2007 11:10 am

Boas...só uma pergunta: não poderá ter engolido uma pedrita que agora está a obstruir o intestino? Vai dando noticias ;)
FranciscoFernandes
Membro Veterano
Registado: domingo out 08, 2006 8:26 pm
Localização: Uma cobra do milho (Elaphe Guttata) 2 Ciclideos Africanos

sábado abr 28, 2007 11:36 am

Desde já pesso desculpa pela demora da resposta. :wink:

A unica coisa que encontrei com um dos sintomos que foram aqui descritos foi:

Raquitismo:

Entre as causas desta doença contão-se as carencias de calcio nos ossos, devidasa uma quantidade insuficiente de de vitamina d3, uma irrradiação de UV insuficiente, um crescimento demasiado rápido em consequencia de temperaturas execivamente elevadas ou uma alimentação continua sem, sem intervalos de actividade. Normalmente os problemos de raquitismo nao afectão todos os animais do mesmo grupo, portanto é possivel que os exemplares afectados sofram de distrbios individuais.

Sintomos:
Deformação na coluna vertevral, dos menbros e da cauda bem como da mandibula. A doença surge sobretudo na fase de crescimento.

Acho que nao vale a pena por o tratamento, pois o melhor é levares o animal ao vet o mais rapido possivel. Acho que a doença nao é esta, mas pelomenos tem o sintoma da deformação da coluna.

Cumps 8)
<p>1.0.0 Pantherophis Guttatus</p>
<p>0.1.0 Eublepharis Macularius</p>
<p>0.1.0 Grammostola Rosea</p>
shanebeschen
Membro Veterano

segunda abr 30, 2007 9:05 pm

depois de 3 ou 4 dias com dois banhos de agua tepida diarios seguido de massagens no ventre a iguana voltou ao seu estado normal . n foi necesaria ajuda veterinaria .
fica o testemunho para futuras situaçoes e o agradecimento a todos aqueles q se dignaram participar .
obrigado !
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”