Periodo de incubação de Elaphe Gutatta
Moderador: mcerqueira
Boas.
Alguem sabe qual o periodo de incubação dos ovos da Elaphe Gutatta?
Tenho lido em varios sitios e a informação não é coerente.
Nuns encontro 60 dias, outros 45, alguém já teve ovos que me possa informar o periodo de incubação?
Obrigado.
José Neto.
Alguem sabe qual o periodo de incubação dos ovos da Elaphe Gutatta?
Tenho lido em varios sitios e a informação não é coerente.
Nuns encontro 60 dias, outros 45, alguém já teve ovos que me possa informar o periodo de incubação?
Obrigado.
José Neto.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Eu nao tive ovos e as cobras nao sao o meu forte:P
Os dias de incubação tb vão depender da temperatura e com uma temperatura de 29.5 graus demora cerca de 58/59 dias!Penso que anda por volta dos 60 dias!
Cumps
Os dias de incubação tb vão depender da temperatura e com uma temperatura de 29.5 graus demora cerca de 58/59 dias!Penso que anda por volta dos 60 dias!
Cumps
Isso e muito relativo... mas por vezes o tempo de incubação n é o mais importante, é mais importante ter crias fortes, q comam bem e, pouco agressivas e sem deformações. Os grandes criadores preferem esperar mais tempo e imcubar a temperaturas mais baixas do que ter crias mais cedo mas fracas e a comer mal. As temperaturas recomendadas são da ordem dos 27/28ºC mais q isso o perigo de deformações é mais elevado. Mas a média é realmente os 60 dias. As humidades são tambem um factor a ter em conta.
PS: Elaphe Guttata já n existe, o termo taxonómico actual e correcto é Pantherophis Guttatus Guttatus
Cumps
PS: Elaphe Guttata já n existe, o termo taxonómico actual e correcto é Pantherophis Guttatus Guttatus

Cumps
Boas.
Então com 58 dias de incubação elas começaram a nascer.
Mas tenho uma duvida, é elas não me parecem que irão ter uma coloração de "fase normal". São muito mais escuras que a progenitora.
Elas são cruzadas de uma normal com um snow.
Mas também ainda não nasceram todas.
O que acham?

José Neto.[/img]
Então com 58 dias de incubação elas começaram a nascer.
Mas tenho uma duvida, é elas não me parecem que irão ter uma coloração de "fase normal". São muito mais escuras que a progenitora.
Elas são cruzadas de uma normal com um snow.
Mas também ainda não nasceram todas.
O que acham?

José Neto.[/img]
as crias saem mais escuras, depois a cor vai mudando, desse cruzamento provavelmente tens 100% de crias normais het snow, mas n sei se snow é gene recessivo ou line breed (como no caso dos leopardos).
agora outra coisa, n devias por ja as crias nesse substrato, usa papel de cozinha, vermiculite se ingerida pode causar graves desidrataçoes.
agora outra coisa, n devias por ja as crias nesse substrato, usa papel de cozinha, vermiculite se ingerida pode causar graves desidrataçoes.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas.
A vermiculite está só neste faunario até as mudar para caixas individuais. (até já estão).
"as crias saem mais escuras, depois a cor vai mudando, desse cruzamento provavelmente tens 100% de crias normais het snow, mas n sei se snow é gene recessivo ou line breed (como no caso dos leopardos). "
Desculpa mas não percebi a tua citação.
Podes tentar explicar?
Obrigado.
José Neto.
A vermiculite está só neste faunario até as mudar para caixas individuais. (até já estão).
"as crias saem mais escuras, depois a cor vai mudando, desse cruzamento provavelmente tens 100% de crias normais het snow, mas n sei se snow é gene recessivo ou line breed (como no caso dos leopardos). "
Desculpa mas não percebi a tua citação.
Podes tentar explicar?
Obrigado.
José Neto.
isto é genetica pura e dura
o gene snow é de certeza recessivo, em cruzamento com genes dominantes, o recessivo n se manifesta, ficando o animal com o aspecto normal, mas sendo portador do gene snow (recessivo), assim sendo tens bebes normais heterozigoticos para snow.

o gene snow é de certeza recessivo, em cruzamento com genes dominantes, o recessivo n se manifesta, ficando o animal com o aspecto normal, mas sendo portador do gene snow (recessivo), assim sendo tens bebes normais heterozigoticos para snow.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Estão muito bonitas as crias.
A acrescentar ao que o Gezzmo disse só tenho que para que as tuas crias manifestassem o fenótipo snow era preciso que o progenitor de faste 'normal' fosse portador do gene snow mas em heterozigotia (teria um gene normal, mais um gene snow). Isto basicamente é informação muito teórica e que não tem influência praticamente nenhuma na tua criação e por isso, agora sim vem a parte que te pode interessar:
Em futuros cruzamentos se uma dessas crias for cruzada com uma cobra de fase snow, 50% de probabilidade de obter descendência em fase snow.
Se cruzares a tua ninhada entre si tens também uma probabilidade, 25%, de originar descendência snow.
Maravilhas da genética.
A acrescentar ao que o Gezzmo disse só tenho que para que as tuas crias manifestassem o fenótipo snow era preciso que o progenitor de faste 'normal' fosse portador do gene snow mas em heterozigotia (teria um gene normal, mais um gene snow). Isto basicamente é informação muito teórica e que não tem influência praticamente nenhuma na tua criação e por isso, agora sim vem a parte que te pode interessar:
Em futuros cruzamentos se uma dessas crias for cruzada com uma cobra de fase snow, 50% de probabilidade de obter descendência em fase snow.
Se cruzares a tua ninhada entre si tens também uma probabilidade, 25%, de originar descendência snow.
Maravilhas da genética.
OK.
Compreendi. Obrigado pelo esclarecimento.
Aproveito para dizer que a femea (e sem avisar ninguém) fez a segunda postura de mais 14 ovos (+ 24 da primeira). E segundo parece estão quase todos fecundados.
Estava decidido que neste ano não a ía apresentar ao macho pela segunda vez porque é o primeiro ano dela, e ela adiantou-se.
Obrigado.
José Neto.
Compreendi. Obrigado pelo esclarecimento.
Aproveito para dizer que a femea (e sem avisar ninguém) fez a segunda postura de mais 14 ovos (+ 24 da primeira). E segundo parece estão quase todos fecundados.
Estava decidido que neste ano não a ía apresentar ao macho pela segunda vez porque é o primeiro ano dela, e ela adiantou-se.

Obrigado.
José Neto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Tens aí cobras para dar e vender. Mas pronto, uma secunda postura totalmente fecundada ou parcialmente é bom sinal, quer dizer que conseguiste ambientes e hábitos ideais para as tuas cobras. Parabéns!