segunda jul 02, 2007 2:27 pm
Obrigado pelos vossos comentários.
Quanto à alimentação fora do terrário, comecei por fazê-lo para não haver qualquer possibilidade de ingestão do substracto e pela questao da associação de abertura das portas do terrário com alimento, segundo leituras que fiz. Porém, esta última questão parece-me menos relevante, uma vez que a cobra sai durante vários dias da semana para exercício e manuseio, pelo que dificilmente faria qualquer tipo de associação.
Outra vantagem (prática) que vejo nesta forma de alimentar é controlar melhor a reacção da cobra ao alimento e o tempo de ingestão possibilitando-me, também, limpar o terrário enquanto ela come (e na 1/2 hora seguinte em que a deixo sossegada no alguidar). Não me parece que a simples recolocação da cobra no terrário após ser alimentada lhe provoque stress suficiente para causar regurgitação. No dia em que alimento só lhe mexo para tirar e recolocar no terrário; nos 2 dias seguintes não a manuseio.
Já agora, a minha rotina (com alterações pontuais) é a seguinte: 2ª e 5f. limpeza do terrário; 2ª a 5ª, manuseio e exercício; 6ª alimentação (no fim de semana estou normalmente fora). A água, mudo todos os dias que posso.
Quanto ao tamanho do terrário, constacto que a maior parte das opiniões vai no sentido de que, provavelmente, este será suficiente, excepto se esta Sinaloa decidir ficar realmente grande para a espécie.
A este propósito...
Velliki,
Concordo que uma coisa é o tamanho máximo (1,2m, no caso), outra o tamanho médio que estas sobras atingem. Vamos aguardar mais um ano ou dois para ver como esta fica.
TitoInes,
Quanto à questão específica que colocas, há quem defenda que as cobras juvenis (especialmente as quase recém-nascidas, como é o caso) devem ser mantidas em espaço bastante mais pequenos (faunários, por exemplo) para não terem stress nem dificuldades em encontrar a água, o que também ajuda a que se alimentem melhor; há quem diga que, desde que existam bastantes esconderijos e poucos espaços amplos, não há qualquer problema em adoptar logo um terrário maior como o de 65x30x30cms que referes.
É questão de tentar. Eventualmente seria mais seguro começar por espaço mais pequeno, apenas com papel de cozinha como substracto, um aquecimento de fundo a cobrir 1/3 da área, recipiente de água na zona fria e um esconderijo em cada canto (que, para uma cobra desse tamanho, pode ser um rolo de papel higiénico ou de cozinha, bem amachucado).
Abraços
João