Lampropeltis t. sinaloe

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo jul 01, 2007 1:57 am

Ess 1,20m de que falas éuma medida quase extrema no q toca a Sinaloas... com 1m já e uma Sinaloa grande e pelos foruns q tenho corrido (nacionais e internacionais) bem como por experiencia própria os 90cm q te falei são o comprimento com q muitas ficam, principalmemte machos... 1,20m já e normal numa Hondurensis por exemplo, tive uma Hondurensis Tangerina e com 2 anos já tinha 90cm :P.
Para mim o terrario deve ter no minimo 2/3 do comprimento da cobra... e pk? para que esta possa fazer uma respiração complecta, respiração esta q se n for correcta pode levar á acumulação de liquino nos pulmões e originar graves problemas (como RI).

Cumps
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

segunda jul 02, 2007 2:27 pm

Obrigado pelos vossos comentários.

Quanto à alimentação fora do terrário, comecei por fazê-lo para não haver qualquer possibilidade de ingestão do substracto e pela questao da associação de abertura das portas do terrário com alimento, segundo leituras que fiz. Porém, esta última questão parece-me menos relevante, uma vez que a cobra sai durante vários dias da semana para exercício e manuseio, pelo que dificilmente faria qualquer tipo de associação.
Outra vantagem (prática) que vejo nesta forma de alimentar é controlar melhor a reacção da cobra ao alimento e o tempo de ingestão possibilitando-me, também, limpar o terrário enquanto ela come (e na 1/2 hora seguinte em que a deixo sossegada no alguidar). Não me parece que a simples recolocação da cobra no terrário após ser alimentada lhe provoque stress suficiente para causar regurgitação. No dia em que alimento só lhe mexo para tirar e recolocar no terrário; nos 2 dias seguintes não a manuseio.

Já agora, a minha rotina (com alterações pontuais) é a seguinte: 2ª e 5f. limpeza do terrário; 2ª a 5ª, manuseio e exercício; 6ª alimentação (no fim de semana estou normalmente fora). A água, mudo todos os dias que posso.

Quanto ao tamanho do terrário, constacto que a maior parte das opiniões vai no sentido de que, provavelmente, este será suficiente, excepto se esta Sinaloa decidir ficar realmente grande para a espécie.
A este propósito...

Velliki,
Concordo que uma coisa é o tamanho máximo (1,2m, no caso), outra o tamanho médio que estas sobras atingem. Vamos aguardar mais um ano ou dois para ver como esta fica.

TitoInes,
Quanto à questão específica que colocas, há quem defenda que as cobras juvenis (especialmente as quase recém-nascidas, como é o caso) devem ser mantidas em espaço bastante mais pequenos (faunários, por exemplo) para não terem stress nem dificuldades em encontrar a água, o que também ajuda a que se alimentem melhor; há quem diga que, desde que existam bastantes esconderijos e poucos espaços amplos, não há qualquer problema em adoptar logo um terrário maior como o de 65x30x30cms que referes.

É questão de tentar. Eventualmente seria mais seguro começar por espaço mais pequeno, apenas com papel de cozinha como substracto, um aquecimento de fundo a cobrir 1/3 da área, recipiente de água na zona fria e um esconderijo em cada canto (que, para uma cobra desse tamanho, pode ser um rolo de papel higiénico ou de cozinha, bem amachucado).

Abraços
João
TitoInes
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

segunda jul 02, 2007 9:41 pm

oki obrigada peça dica... mas vou deixa-la num faunario por um mes ou dois... axo k e o melhor
reptail
Registado: quinta jan 18, 2007 8:24 pm

segunda jul 02, 2007 10:21 pm

Parabéns joão!

Tens tudo exlente até dá gosto!

Também tenho um casal da mesma espécie mas ainda são muito pequenas têm 40cm e crescem devagar, estou em pulgas de as vêr adultas!

Força!
AndreCorga
Membro Júnior
Registado: quarta jul 04, 2007 12:14 am

quarta jul 04, 2007 12:19 am

De facto um exemplar excelente caro Joao! Linda, calma e com excelente postura...Tão bonita que me pegou o bixinho! Depois de a ver em tua casa e já não me chegando a iguana e a peixarada, decidi informar me eu também e verificar se teria condicões para possuir uma!
Venho por este meio então informar-te/agradecer-te do facto de que sou neste momento o orgulhoso proprietário de uma Lampropeltis t.sinaloe patternless. Amanha posto umas fotos!
Um abraço,
André Corga
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quarta jul 04, 2007 12:41 pm

Grande André,

Se não estou em erro, até conheço essa cobra e tudo !
AndreCorga
Membro Júnior
Registado: quarta jul 04, 2007 12:14 am

quarta jul 04, 2007 12:49 pm

Sim é bem provavél, segundo o que foi dito deves conhecer mesmo!
Estou só á espera que a máquina fotográfica chegue cá a casa via namorada e posto logo as fotos!

Abraço,
André Corga
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”