Tartaruaga suja-me o aquário numa semana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

marcog
Registado: domingo jul 15, 2007 6:24 pm

quinta jul 26, 2007 11:32 am

Olá,

a Joaninha tem 1 ano e tal e está instalada num aquário que leva cerca de 20/25Lt de água. O problema é q de semana a semana tenho de trocar a água, porque fica bastante suja e a cheirar mal.

O que me aconselham:
por um filtro mais potente?
por areão e vegetação?
por peixes limpa aquários?
dar-lhe menos comida?

desde já obrigado pelas dicas

PS - Um facto "interessante" é q depois de trocar a água, passado 5minutos ela faz logo um ou dois "presentes" para estrear a água... :lol:
JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

quinta jul 26, 2007 12:52 pm

Boas, pode ser de varias coisas:
Excesso de comida.
Aquario pequeno (por enquanto talvez dê mas quando crescer tens lhe arranjar mais espaço, alem disso quanto menor for o aquario, mais dificil se torna a sua manutenção)
Falta de zona seca.
Deves alimentar a tartaruga na parte seca, se puseres a comida na agua vao haver sempre sobras que num instante apodrecem...
Pode tb ser do filtro, ve as indicaçoes na caixa, a litragem do aquario pode tar desadequada para o filtro...
fica :wink:
<p><strong>0.0.1 Pseudemys Nelsoni</strong></p>
<p><strong>0.1.0 Trachemys Scripta</strong></p>
<p><strong>1.1.0 Bombina Orientalis</strong></p>
<p><strong>0.0.1</strong>&nbsp;<strong>&nbsp;Astronotus Ocellatus</strong></p>
<p><strong>0.0.1 Testudo Horsfieldi</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta jul 26, 2007 9:40 pm

uma boa alternativa se n queres gastar $ é dar-lhe comida noutro sitio que nao o aqua onde passa a vida .
podes usar um recipiente de plastico onde ela caiba perfeitamente .
é capaz de ficar uns dias sem comer , como habituaçao , mas depois , em compensaçao , tens o aqua mais limpo e ela qd vir o recipiente onde come vai reagir mt positivamente .
senao faz como te aconselhou o joao que , na minha opiniao , te aconselhou mt bem .
boa sorte
marcog

quinta jul 26, 2007 9:47 pm

olá,

obrigado pelas respostas. Acontece que se eu colocar a comida na parte seca (ilhota sem palmeira), o que ela faz é puxar a comida para dentro de água.

Mais do que restos de comida, acho que o aquário fica mesmo é cheio de cócó :?
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta jul 27, 2007 12:42 pm

Mais uma vez, o mesmo problema: Estamos a falar de que tartaruga? As Tartarugas não são todas iguais e só podemos colocar a comida na zona seca se a tartaruga comer em terra, senão teremos que o fazer na água.

Agora, há várias coisas a ter em conta. O que ela está a comer? Provavelmente a comida que está a ser dada suja muito a água.

A mim parece-me normal mudar a água semanalmente, aliás, nunca o faria por menos, pois mais do que isso é estar a usar "água choca".

Claro que podemos ter um belo vivário, com um bom filtro (forte e adequado) de preferência Cascata, ou Filtro de Lago, podemos ter uma bomba de oxigenação para a água, plantas, etc... podiamos fazer muita coisa se tivessemos espaço, tempo e dinheiro e vontade.

Como normalmente o pessoal não reúne estas 4 coisas, temos que ser mais modestos e:

Colocar as tartarugas num alguidar com água limpa e comida enquanto fazemos a manutenção do vivário delas e ver se (com alguma sorte) elas defecam e comem no alguidar, indo para o vivário limpo já de barriga cheia e tripa vazia. Isto também significa comer uma vez por semana. As nossas comem todos os dias excepto à Quinta-Feira (dia de jejum)...

Usar de algum cuiadado na escolha das pedras e outras coisas que se coloquem no vivário (pedras, troncos, areias, rampas, cortiças, etc), pois a maior parte deles sujam muito a água.

Escolher bem a variedade, qualidade e quantidade de comida, pois é um dos principais "sujadores de água".

Podemos usar alguns produtos comerciais para reduzir a sujidade da água, melhorar a qualidade da água, vitaminar a água, etc na água, mas o que elas precisam mesmo é de receber aquilo que lhes é devido em função da sua espécie.

Todas as respostas anteriores têm um pouco de verdade, mas falta apurar realmente duas coisas:

- Estamos a falar de que animal (espécie, idade real, tamanho)?
- Qual é o inconveninente de mudar a água uma vez por semana?

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
shanebeschen
Membro Veterano

sexta jul 27, 2007 2:34 pm

@PauloMonteiro
com ajudas como a tua eu vou abster-me para n criar stresses .
valeu mais uma linha dos 2 users anteriores a ti do q todo o teu texto q espremido se revela esteril n tanto pelo seu conteudo mas pelo sentido(ou falta dele) pratico e dirigido .
marcog

sexta jul 27, 2007 2:52 pm

Olá,,

bom a espécie não tenho a certeza, na loja a informação foi: é uma tartaruga verde... :!:

O petsite é este (a espécie foi um pouco à sorte)
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=9647

A comida passa essencialmente por sticks e gammarus.

A questão de trocar a água, passa sobretudo por evitar stress desnecessário de a tirar do aquário (nota-se que fica nervosa) e para eu dormir mais 15m ao Sábado :lol:

Enfim, dentro do possível gostaria de dar as melhores condições de vida à Joaninha.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta jul 27, 2007 3:51 pm

marcog Escreveu:bom a espécie não tenho a certeza, na loja a informação foi: é uma tartaruga verde... :!:
A comida passa essencialmente por sticks e gammarus.
A questão de trocar a água, passa sobretudo por evitar stress desnecessário de a tirar do aquário (nota-se que fica nervosa) e para eu dormir mais 15m ao Sábado.Enfim, dentro do possível gostaria de dar as melhores condições de vida à Joaninha.
Agora já posso ajudar um pouco mais.
A tua tartaruga não é mesmo uma Tartaruga Verde (isso existe, é a famosa Green Turtle) uma tartaruga Aquática - Chelonia mydas como se pode ver na foto seguinte.

Imagem
A menos que esteja enganado, mas creio não estar, a tua tartaruga é uma Pseudemys alabamensis. A Florida Cooter, como os americanos lhe chamam tem tendência a ganhar um plastrão rosado, daí o ser conhecida por Red Belly Turtle noutras gírias.

Imagem

Assim sendo, ela deverá comer sticks, tal como referes, mas adequados a tartarugas como ela, contendo uma dosagem proteica altinha. Trata-se de uma espécie que cresce com facilidade, pois não vive tanto como as de crescimento mais lento e precisa de:

- Peixe branco (evitar todo o tipo de carne)
- Moluscos, mariscos pequenos
- Delícias do Mar
- Agriões
- Piteira
- Maçã, Tomate, Melão e Uvas (sem grainhas, nem pele)
- Calcil (por exemplo, uma excelente Ração da JBL rica em cálcio)

De notar que o peixe e os mariscos, mexilhão, berbigão, ameijoa, etc. devem ser picados à medida da tartaruga, devendo ter no máximo a largura da boca dela.
No caso da Piteira (Cacto que se encontra muito em Portugal), só se dá o miolo e a casca mais fina. Retiram-se os picos e os "olhos" dos picos...

Tudo picadinho, na dose certa fará dela uma tartaruga feliz e com bom apetite. Não é para dar tudo junto, podes ir alternando conforme der mais jeito.

Nota amigável: Não venhas reconhecer em público que queres a tua Joaninha bem tratada e depois queres poupar 15 minutos de sono ao sábado... não fica bem, né?

Já agora, o teu aquário leva 20 a 25 litros, mas isso nas tartarugas não é o principal... mais do que isso, quais são mesmo as medidas?

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
marcog

quinta ago 02, 2007 11:19 am

Olá Paulo,

obrigado pelas dicas acerca da alimentação. Tirando alguns pedacinhos de frango, acho que até tem sido bem tratada.

O aquário tem cerca de 40cm*25cm*25cm (comprimento, largura, altura) e parece-me que ela ainda está lá à vontade. Ja perguntei em várias lojas e nenhuma tinha filtros externos :?

Obrigado
david27
Membro Júnior
Registado: quinta ago 02, 2007 7:52 pm

domingo ago 05, 2007 7:31 pm

Eu não sei como fazer para ter o aquario o mais tempo possivel limpo... Não uso filtro porque não sei o que comprar e tambem não sei que mais "peças" preciso de por o aquario...! :cry: Existe alguma especificação necessária para comprar um filtro "Bom"? que mais tenho que comprar ?
david27
Membro Júnior

domingo ago 05, 2007 7:39 pm

marcog Escreveu:

O que me aconselham:
por um filtro mais potente?
por areão e vegetação?
por peixes limpa aquários?
dar-lhe menos comida?
alguem me pode explicar o que são peixes lima aquarios? Posso comprar sem eles serem comidos pelas tartarugas? Vivem de que?

Obrigado
shanebeschen
Membro Veterano

domingo ago 05, 2007 8:26 pm

n te sei explicar q peixes sao essses , ja os vi , ficam como q colados nas paredes do aquario mas isso tb n interessa muito - eu tenho goldies em quase todos os aquas , desde q sejam maiores q as tarugas n correm grandes riscos(goldies sao aqueles peixes comuns de agua fria) .
comer o que ? os restos de comida das tartarugas p.ex.(nunca dei absolutamente nenhuma comida e duram, pelo menos comigo , 1 ano e tal 2 anos ).
sao um excelente complemento para um aqua basicamente em duas vertentes - funçao de limpeza;funçao de estimulo de caça para os predadores , neste caso as tarugas .
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo ago 05, 2007 8:44 pm

Um limpa fundo só vai comer o resto da comida das tartarugas e nunca a porcaria delas.
O que podes comprar é um filtro externo com 5x mais a capacidade do teu aquário.
shanebeschen
Membro Veterano

segunda ago 06, 2007 7:20 am

espero n ter deixado a ideia de que os peixes substituem a filtragem ..lol
se assim foi peço desculpa . sao um complemento apenas isso .
david27
Membro Júnior

segunda ago 06, 2007 5:58 pm

obrigado :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”