APT - Associação Portuguesa de Terrariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

segunda ago 06, 2007 8:03 pm

Boas
.........................................................................................................
Imagem

A A.P.T. – Associação Portuguesa de Terrariofilia, foi criada por um grupo de entusiastas com o objectivo principal de promover o hobby da terrariofilia em Portugal

Pretende a A.P.T. ser um interlocutor de confiança com as autoridades em relação a assuntos relacionados com répteis, anfíbios e artrópodes.

Para mais informações visitar o site provisório da A.P.T.

Para mais informações visitar o site provisório da A.P.T.
.........................................................................................................
Pessoal para que os nossos animais possam ser vistos e julgados comos os outros, temos que agir. Por isso é que contamos com todos porque a UNIÃO FAZ A FORÇA!
Vamos mudar a opinião que as pessoas têm dos nossos animais!

Cumprimentos
:wink:
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda ago 06, 2007 10:03 pm

Parabéns pela iniciativa. Espero que não seja apenas mais uma e, acima de tudo, espero muito sinceramente que NENHUNS interesses comerciais possam abafar aquele que deverá ser o OBJECTIVO da Associação.

Espero não ver nenhuma alusão à Alimento-Vivo no Cartão de Sócio da APT. :wink:

Gostei de saber, mas ainda estou a ler os Estatutos...

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

segunda ago 06, 2007 10:17 pm

Ola a todos.
Eu tenho umas questoes a colocar relativamente a essa associaçao, em primeiro lugar eu gostaria de saber se essa associacao ja tem personalidade juridica? se tem algum fim lucrativo? depois de eu pagar os valores que sao pedidos receberei alguma factura? e que benefiçios tenho em ser associado da ATP?
alimento_vivo
Membro Júnior
Registado: sábado jan 20, 2007 9:11 pm

terça ago 07, 2007 12:09 am

Olá.

Quem sabe Paulo, até poderá haver menção à Alimento-Vivo e a outras empresas e entidades.
Tudo depende de quem apoiar este projecto.

Não entendo a aversão que existe neste país à colaboração de empresas em iniciativas de associações, clubes, etc.
E se essas colaborações existirem com a APT, não serão de forma encapotada. Serão bem visíveis e publicitadas.
Só assim se captam patrocinadores que tornam estas iniciativas possíveis.

Como tu próprio dizes, o que interessam são os OBJECTIVOS.
E se para realizar esses objectivos, forem necessários apoios, eles que venham.
É preferível continuar tudo na mesma ???

Agora uma coisa te garanto:

A APT NÂO é a Alimento-VIVO.
Que isso fique bem claro.

Não vês a alimento vivo como sócio, mas sim o Pedro Agapito.

E insinuar que a Alimento-Vivo é a APT, é o mesmo que dizer que todas as outras pessoas envolvidas não sabem o que andam a fazer.

Pacifico, todas as questões que colocas têm resposta no site da APT.

Mas posso esclarecer-te por aqui.
A associação ainda não tem personalidade jurídica, conforme mencionado no site. Está em fase de formação. Por isso mesmo se estão a captar sócios fundadores. Logo, sócios para fundar a associação.
É claro que a associação não tem fins lucrativos.
O seu objectivo será a promoção cultural, desportiva, e o gosto pela criação de répteis, anfíbios e artrópodes.
Mas claro que a APT tem de ter receitas. Como todos os clubes e associações deste país.

Quanto à factura, é lógico que não existe, mas se leres bem na página inscrição, ninguém fica com dúvidas para que é que está a contribuir:

"Todos os que aceitarem efectuar a sua inscrição como sócios fundadores, têm o perfeito conhecimento que a associação ainda não se encontra registada, e que carece de personalidade jurídica.

A inscrição e pagamento de cotas pelos sócios fundadores, é com o objectivo de angariar a quantia suficiente para fazer face aos custos de escrituras, registos, e todos os outros encargos respeitantes ao registo da A.P.T.

Após o registo da associação, todos os sócios fundadores passarão a sócios de pleno direito, e com as cotas liquidadas para o ano em curso."

É uma questão de ter confiança em TODOS os que estão a tornar este projecto possível.
Quem quiser confia, quem não quiser não confia.
Ninguém é obrigado a ser sócio fundador da APT.

Pedro Agapito
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça ago 07, 2007 12:48 am

Só para esclarecer, pois há muita gente que pode não entender as minhas indirectas, porque é necessário estar no Meio para entender tudo o que por vezes se diz...

Não me interpretem mal, pelo contrário. Pretendo que a APT seja um sucesso.

Nunca disse, nem pretendi dizer que a Alimento-Vivo era parte da APT, ou algo do género. O que disse foi espero que não venha a ser, como tenho visto acontecer com outras associações.

A piada do Cartão de Sócio é velha e nem vou dizer a que se refere, mas não é por uma empresa patrocionar uma associação que o Cartão de Sócio passa a ser um cartão dessa empresa, com a morada da empresa, o telefone da empresa, o site da empresa... e uma ligeira referência à Associação e ao sócio.

Uma associação até pode ter fins lucrativos, comerciais, estar associada a uma, ou outra empresa (vivo essa experiência pessoalmente no dia-a-dia, pois tenho algumas associações financiadas pela minha empresa, suportadas e ajudadas, com gerências comuns, etc...) e NUNCA misturámos as coisas.

O que disse foi mais um "Alerta! Não caiam no mesmo erro de outras associações" do que um "Já sei que vão fazer asneira"

Pedro, Tiago, Samuel, entre muitos que já conheço de outras bandas, vocês sabem como penso e como defendo a idoneidade e a imparcialidade...

Neste momento, estou noutra, tenho o NINHO, o MDP, a ARCAZOO, o CRACE, o PdC e mais uns quantos projectos entre mãos...

Sinceramente, não sobra nem uma escama do meu tempo e não sou pessoa para pagar 5 euros só para ser sócio fundador... quando o fizer será para colaborar, participar, estar presente...

Mas desejo-vos a todos a melhor sorte, que tudo corra como pretendem e, quando tiverem personalidade jurídica formada e reconhecida, voltamos a falar.

Força pessoal. Há que ser diferente. Conto convosco!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

pacifco
Membro Veterano

terça ago 07, 2007 12:04 pm

Ola a todos.
Eu nao sou contra este tipo de iniciativas ate muito pelo contrario, mas ha aspectos que no meu ver deveriam ser revistos, tais como que garantias tenho eu que vou pagar a incriçao e que o projecto vai ter futuro e tambem acho que nao deveriam chamar estatutus as condicoes de acesso de novos associados!
E eu quero deixar aqui bem esclarecido que eu nao sou contra a criaçao deste tipo de iniciativa, ate muito pelo contrario, acho muito bem haver pessoas determinadas a tentar criar este tipo de associacoes e ainda deixo aqui bem a frisado que ate faco tensao de fazer parte desta associçao mas para isso necessito de ter a certesa que este projecto vai andar para a frente, assim sendo se voces precisaram de algum tipo de ajuda é so dizerem.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 07, 2007 12:12 pm

Pode haver muio Boa-Vontade, muito Trabalho, muita Dedicação, muito Esforço, mas ter a certeza que resulta... bem... está na mão de TODOS nós.

Nenhum projecto está garantido à partida, muito menos nesta área em que todos gostam muito de animais, mas depois não querem pagar nem um euro pelo seu bem estar.

Mas, uma coisa é certa: Se não acreditarmos em projectos deste género, vamos acreditar em quê?

Se é um risco? É, mas arriscas quanto? Cinco euros? ...

Além disso, estou certo que se houvesse uma ruptura no projecto e a Associação não fosse avante, serias reembolsado do dinheiro... digo eu, não é?! Seria justo...

Não estou a ver este pessoal, a montar um esquema para angariar dinheiro e depois ficar com ele...

Tal como o Pedro Agapito disse: "Quem confia, confia!"

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça ago 07, 2007 2:47 pm

Faço das palavras do Paulo, minhas!

O objectivo nao é ser mais uma associaçao mas ser uma voz, ser um meio de contacto e, o maior argumento é o apoio do ICN!

Exactamente como diz o Pedro Agapito, quem confia, confia!

O dinheiro é necessario para pagar a papelada e burocracias! e nao é por 5 euros que ficamos pobres!! É menos um animal que compramos (que estupidez!! é muito menos que isso, mas voces entendem) para beneficiar todos os outros que mantemos!!

Cabenos a TODOS os que gostamos deste hobby, ser responsaveis e mexermos alguma coisa para que isto possa melhorar!
È logico que nao somos obrigados a participar com nada, pois cada qual tem a sua filosofia e a sua maneira de pensar, mas eu pessoalmente perfiro deixar de ir "para a noite" um fim de semana e investir estes 5€ em algo que acredito vir a mudar qualquer coisa!
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça ago 07, 2007 4:56 pm

P_R Escreveu:(...)
O objectivo nao é ser mais uma associaçao mas ser uma voz, ser um meio de contacto e, o maior argumento é o apoio do ICN!
(...) !
É que nem sequer é mais uma, é, A Associassão, pois a nivel de repteis e "primos :twisted: " ainda não existe nenhuma e com o numero de gente a manter este tipo de animal já é altura de começar a haver alguma organisação entre estes "hobbistas" como fazem há muito os aquaristas, o pessoal das aves etc. está na altura de fazer algo e para isso contamos com o apoio de todos os apaixonados no mantenimento destes animais em cativeiro.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça ago 07, 2007 7:02 pm

Ophi Escreveu: É que nem sequer é mais uma, é, A Associassão, pois a nivel de repteis e "primos :twisted: " ainda não existe nenhuma e com o numero de gente a manter este tipo de animal já é altura de começar a haver alguma organisação entre estes "hobbistas" como fazem há muito os aquaristas, o pessoal das aves etc. está na altura de fazer algo e para isso contamos com o apoio de todos os apaixonados no mantenimento destes animais em cativeiro.
Sem tirar nem por!!
alimento_vivo
Membro Júnior

terça ago 07, 2007 9:03 pm

Boas,

Fico muito contente que a APT, mesmo antes de estar formalmente constítuida, já esteja a gerar tanto interesse.

No entanto, está-se também a gerar alguma confusão.
Não se podem pedir os mesmo requisitos a uma associação já legalmente constituída, e a uma associação em formação como é o caso da APT.
Para formar algo de novo, por algum lado se tem de começar.

E como a maior parte dos clubes e associações neste país, tudo começa por um pouco de carolice de meia dúzia de doidos.

Para constituir uma associação, existem uma série de custos inerentes.
Tem toda a lógica que esses custos sejam suportados inicialmente por quem aposta no bom funcionamento da associação que vai ser formada, e confia nas pessoas que dão a cara em nome do projecto.

Os que estão cépticos se a associação vai correr bem ou mal, se alguém vai ficar com o dinheiro das inscrições, etc, só tem uma solução racional: Não adere a ser sócio fundador.

Quais as garantias para quem paga os 5 € em como a associação vai ser um sucesso? Nenhumas.

Mais uma vez, é uma questão de apostar nas capacidades de quem vai levar as coisas para a frente, e nas sinergias que se vão reunindo com a adesão de novos elementos.

Pedro Agapito
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça ago 07, 2007 9:40 pm

Meus caros...

Toda a vida ouvi o pessoal queixar-se que no estrangeiro é que era bom, que lá fora é que é fixe, mas nunca ouvi ninguém dizer, vamos fazer algo igual ou parecido cá.
Quando aparecia sempre alguém com vontade, a adesão é 0 e os entraves mais que muitos e a juda do pessoal... bem, essa já se sabe...

Desta vez as coisas são diferentes.
Tudo nasceu de uma proposta feita ao Pedro. As ideias foram surgindo e maturando na cabeça das pessoas mais directamente envolvidas.
Têm-se perdido horas de trabalho nisto, os preparativos são mais que muitos, as famílias são postas de lado em detrimento de um "amor à camisola". Não há lucros nisto. Nenhum.

Fico realmente triste quando ao se apresentar uma coisa com pés para andar, como creio ser a APT, surgem estas dúvidas, e desculpem a expressão, idiotas e descabidas. Alguém no seu perfeito juízo se daria a um trabalho tão grande para depois vos ficar com os 5€?

Eu estou nisto pelo amor que tenho a estes animais e por achar que realmente todos nós, amantes de Exóticos, MERECEMOS, uma coisa séria que se levante e faça barulho e mostre que manter répteis anfíbios e artrópodes é exactamente o mesmo que manter o gatinho e o cãozinho.
Um dos maiores trunfos desta associação que está a nascer é de facto o possível apoio do ICNB, não é novidade para quem tem acompanhadao o nascer do projecto de mais de perto.
Estamos empenhados nisto para sermos sérios e mostrarmos que há quem saiba o que diz, que sabe as linhas com que se cose, que está ciente da lei que vigora no nosso país relativamente a animais exóticos. Sim, porque na sua maioria, quem mantem exóticos como nós, conhece bem melhor a lei, do que as pessoas que mantêm o cãozinho e o gatinho.

Mais uma vez reforço a ideia, de que quem quer confiar confia.
Eu estou nisto, como já disse, pelo amor á camisola que acérrimamente defendo. E vocês??? Estão nisto porquê? Quão grande é o amor que têm pela vossa camisola???
O meu está à vista.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 07, 2007 10:29 pm

Como fui o primeiro a questionar algumas coisas...
Como costumo estar muito atento e crítico em relação a tudo...
Como tenho feito mais pela Intenção do que pelo Dinheiro...
Como não tenho quaisquer interesses comerciais na APT...

Como vou ter algum tempo livre para dar um pouco mais de atenção à APT...

Como ainda há muita gente que acredita naquilo que digo e faço...

... aceitem o meu conselho e façam como eu. Dentro de algumas horas, enviarei o meu comprovativo de inscrição!

Vamos lá fazer com que isto possa andar de uma vez por todas!

pacifco
Membro Veterano

terça ago 07, 2007 10:38 pm

ola a todos.
Ora mais uma vez me vejo obrigado vir responder aos posts colocados, porque tenho a ligeira impressao que as respostas colocadas venhem todas directas a mim! Mas se alguma coisa ficou mal intendida basta perguntar, nao preciso vir aqui e fazerem juizos de valor, ate porque eu coloquei as questoes por mera curiosidade, nao coloquei as mesma para levantar suspeitas relativamente a ninguem, ate porque disse que acho muito interessante a ideia de criar uma associaçao deste tipo. Ate porque que tem repteis ou outros animais como é o meu caso, tem todo o interesse em que exista uma associacao deste tipo. So espero que tenha deixado bem explicito as minhas pretensoes relativamente as minhas questoes!
Ate breve
alimento_vivo
Membro Júnior

quarta ago 08, 2007 8:42 am

Ora boas.

Falando então do que se está a fazer.

Esta parte de constituição formal da associação, é a mais chata.
E dolorosa. €€€€€€
Formalidades e mais formalidades, mas tem de ser.
Para que no futuro se possam estabelecer parcerias com certas entidades, tal só é possível com a associação legalmente constituída.

Neste momento está-se a aguardar o registo da associação no Registo Nacional de Pessoas Colectivas.
O pedido de registo já está feito e pago.

Em relação aos estatutos, estão em análise por um dos sócios com formação legal.
Optou-se por colocar online uns estatutos provisórios, para que os sócios fundadores tivessem uma ideia geral dos princípios que vão reger o funcionamento da APT.

Assim que tivermos o registo no RNPC, será marcada a escritura pública da APT.

Depois, vamos ao que interessa:
Trabalhar para promover este hobby.
E acreditem que muito já está a ser feito.
Já muito boa gente anda a perder horas de sono, e com calos nos ouvidos de tanto telefonema. 8)

Pedro Agapito
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”