Ajudem-me! Tartaruga doente!!!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

quinta mai 09, 2002 7:12 pm

Olá a todos, uma das minhas tartarugas (uma corcunda do mississipi com quase 4 cm de carapaça) parece que está com falta de ar, está sempre a abrir a boca, não vai para a água e não come. Já a levei ao veterinário e ele deu-lhe um líquido para a ajudar a respirar mas ela ainda está na mesma. E eu já não sei o que fazer.

Ajudem-me!

Suzie :(
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 09, 2002 8:59 pm

A respiração é ruidosa?

Provavelmente apanhou uma pneumonia. Não como porque está doente e não vai para a água pois é difícil de respirar em água, sobretudo se for quente.
É dificil diagnosticar sem ver a tartaruga, se viver em lisboa, ou perto, cá existem peritos em répteis... mas... a ser pneumonia, separe-a das outras pois pode haver contagio.

Suba um pouco a temperatura da água e mantenha a temperatura do ar iguak ao da água. Em caso algum poderá haver uma corrente de ar, isso é algo que pode ser fatal no inverno para tartarugas q não hibernam. Pode tapar metade ou mais do aquário com uma tampa de vidro para manter a temperatura, mas atenção à humidade excessiva.

Use soro fisiológico para limpar as narinas 2x ao dia. Nunca experimentei mas este tratamento é de confiança.

Sempre que possível ponha a tartaruga ao sol directo, sem vidros, mas não pode estar ao frio, ou então use uma lampada uv para repteis.

Para além disto pode administrar terramicina em pó 1x por dia. junte com alimentos como carne picada. neste momento tem de dar tudo o q ela come melhor. Este tratamento tb não o testei... mas tb é de confiança.
Tb pode dar um antibiótico VIBRAMICINA com a comida. Mas isto é mesmo para o caso de ser pneumonia, o que eu acho que é, mas tente ouvir a respiração que assim é mais seguro. Ponha-a na agua e veja se ela boia direita e se deita bolhas pelo nariz.

De noticias.... pode usar o mail [email protected] que sempre é mais rapido e esse vejo todos os dias de certeza
Shingen
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mai 11, 2002 1:21 am

Tudo o que o Kroz disse é relevante, no caso de ser pneumonia como é provável, a única solução passa por antibióticos, por injecção preferivelmente. Um veterinário que perceba de répteis saberá administrá-la (o vet a que foi não parece perceber suficientemente). Mantenha a água rasa e a 27º de temperatura. O sol pode realmente ajudar muito se tiver cuidado com as temperaturas.
Lamento dizer-lhe que casos de pneumonia são frequentemente fatais para as tartarugas no espaço de apenas alguns dias, um bom veterinário de répteis é a sua melhor hipótese. Boa sorte.
suzie
Membro Júnior
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

sábado mai 11, 2002 10:08 am

Olá, em primeiro lugar obrigada aos dois pelas dicas.

Eu tenho estado a fazer algumas das coisas que o Pedro disse mas quanto ao veterinário, onde moro (margem sul, no Barreiro) não encontro nenhum que perceba de répteis. No entanto, vou ver se no hospital veterinário da estefânia me podem ajudar. Se alguém souber de um veterinário aqui na zona onde moro melhor, mas senão vou ter de recorrer a um de Lisboa.

A minha tartaruguinha parece estar melhor, mas ainda não está totalmente curada!

Obrigada!

Eu vou dando notícias (espero que não más)

Beijinhos, Suzie :(
KROZ
Membro Veterano

sábado mai 11, 2002 5:42 pm

Acho que todos os veterinários, mesmo não percebendo de tartarugas, sabem como dar injecções, pois nem é dificil. Já pensei em eu próprio fazer isso em tempos, mas o medo de falhar e prejudicar a tartaruga não me deixou avançar com a ideia, mas no caso de tartarugas grandes, é mais fácil.

Não me lembrei da "água rasa". Realmente é uma boa ideia, pois a tartaruga fica molhada e a respiração não é dificultada.

Os casos fatais são mais para as tartarugas com menos de um ano, e acho que é o caso, mas como disse a suzie, ela já parece estar a melhorar.

Tem tido boas experiências com os veterinários? É que eu não acho nada que a minha melhor hipótese (se tivesse um caso igual, e já tive...) fosse um veterinário, pois os tratamentos são sempre os mesmos e não é difícil nem diagnosticar nem administrar os medicamentos, mas claro que quem não percebe muito do assunto sente mais dificuldades, e se se referiu apenas a este caso então também concordo que o vet seja a melhor hipótese, mas se você perceber bem de tartarugas, acho que é capaz de dar o mesmo tratamento que um vet.

Já me ia esquecendo... disse que aquilo que escrevi era relevante, mas é o tratamento adequado para este caso. Deixei os antibióticos para o fim pois não posso afirmar com certeza que seja pneumonia.

Cumprimentos!
Shingen Escreveu: Tudo o que o Kroz disse é relevante, no caso de ser pneumonia como é provável, a única solução passa por antibióticos, por injecção preferivelmente. Um veterinário que perceba de répteis saberá administrá-la (o vet a que foi não parece perceber suficientemente). Mantenha a água rasa e a 27º de temperatura. O sol pode realmente ajudar muito se tiver cuidado com as temperaturas.
Lamento dizer-lhe que casos de pneumonia são frequentemente fatais para as tartarugas no espaço de apenas alguns dias, um bom veterinário de répteis é a sua melhor hipótese. Boa sorte.
PedroParreira
Registado: sexta mar 29, 2002 1:30 pm

domingo mai 12, 2002 12:34 am

Caro Kroz, não respondo muito aqui no fórum, poucas vezes o consulto pois infelizmente não tenho muito tempo, mas:
- nem todos os veterinários sabem dar injecções em tartarugas (há vets que só se dedicam a outras áreas)
- nem todos os tratamentos são os mesmos, a não ser que se esteja a medicar sem conhecimentos suficientes para não perderem o cliente (neste caso ser você a medicar ou quem quer que seja é igual).
Assim como acho, pelo que li aqui, que é dos que tem mais conhecimentos nesta área, como pessoa interessada que é neste assunto, acho que não é muito correcto aconselhar tratamentos, pode estar a pôr em causa a tartaruga, mesmo agindo de boa fé.
Vibramicina tem espectros específicos, assim como a terramicina, quais as doses, uma ou duas vezes ao dia, quanto tempo, como controlar a evolução??? são perguntas para as quais tem de existir resposta.
Nestas situações é importante distinguir uma simples rinite de pneumonia, se ela boiar inclinada é provável que os pulmões estejam afectados, pois o pús das tartarugas é sólido e de difícil reabsorção fazendo peso no interior onde deveria existir apenas ar.
Rx e muitas vezes antibiogramas são imprescindíveis nestes casos para atacar o problema o mais rápido possível.
Não me interprete mal Kroz, aqui tem intervenções importantes e também já aprendi coisas consigo.
Um abraço a todos
KROZ
Membro Veterano

domingo mai 12, 2002 9:08 pm

Oi!

Em relação aos tratamentos, eu disse que era sempre os mesmos para cada tipo de doença. Normalmente os tratamentos não divergem muito para cada problema. Era isto que eu queria dizer. Não queria dizer que eram iguais para qualquer problema.

Claro que não o levo a mal, tem toda a razão no que escreveu, mas foi também por isso que resolvi continuar com o "tratamento" por email. Tenho estado em contacto com a suzie diariamente para seguir o problema da tartaruga. Em principio é mesmo pneumonia, mas eu disse que não podia garantir nada por isso o antibiótico podia não ser o mais indicado sem certezas. Quanto a isso eu não aconselhei ao certo o que fazer, pois sem ver a tartaruga não posso aconselhar nada a 100%. Quanto às quantidades, a própria Suzie falou com os farmacêuticos para saber a quantidade certa, pois eu próprio não sei... Agora vamos esperar para ver como a tartaruga reage e se for necessário injecções ela leva-a ao vet. Caso ele não saiba dar injecções eu envio um desenho de um livro. :)

Cumprimentos!

PedroParreira Escreveu: Caro Kroz, não respondo muito aqui no fórum, poucas vezes o consulto pois infelizmente não tenho muito tempo, mas
- nem todos os veterinários sabem dar injecções em tartarugas (há vets que só se dedicam a outras áreas)
- nem todos os tratamentos são os mesmos, a não ser que se esteja a medicar sem conhecimentos suficientes para não perderem o cliente (neste caso ser você a medicar ou quem quer que seja é igual).
Assim como acho, pelo que li aqui, que é dos que tem mais conhecimentos nesta área, como pessoa interessada que é neste assunto, acho que não é muito correcto aconselhar tratamentos, pode estar a pôr em causa a tartaruga, mesmo agindo de boa fé.
Vibramicina tem espectros específicos, assim como a terramicina, quais as doses, uma ou duas vezes ao dia, quanto tempo, como controlar a evolução??? são perguntas para as quais tem de existir resposta.
Nestas situações é importante distinguir uma simples rinite de pneumonia, se ela boiar inclinada é provável que os pulmões estejam afectados, pois o pús das tartarugas é sólido e de difícil reabsorção fazendo peso no interior onde deveria existir apenas ar.
Rx e muitas vezes antibiogramas são imprescindíveis nestes casos para atacar o problema o mais rápido possível.
Não me interprete mal Kroz, aqui tem intervenções importantes e também já aprendi coisas consigo.
Um abraço a todos
KROZ
Membro Veterano

domingo mai 12, 2002 9:09 pm

Oi!

Em relação aos tratamentos, eu disse que era sempre os mesmos para cada tipo de doença. Normalmente os tratamentos não divergem muito para cada problema. Era isto que eu queria dizer. Não queria dizer que eram iguais para qualquer problema.

Claro que não o levo a mal, tem toda a razão no que escreveu, mas foi também por isso que resolvi continuar com o "tratamento" por email. Tenho estado em contacto com a suzie diariamente para seguir o problema da tartaruga. Em principio é mesmo pneumonia, mas eu disse que não podia garantir nada por isso o antibiótico podia não ser o mais indicado sem certezas. Quanto a isso eu não aconselhei ao certo o que fazer, pois sem ver a tartaruga não posso aconselhar nada a 100%. Quanto às quantidades, a própria Suzie falou com os farmacêuticos para saber a quantidade certa, pois eu próprio não sei... Agora vamos esperar para ver como a tartaruga reage e se for necessário injecções ela leva-a ao vet. Caso ele não saiba dar injecções eu envio um desenho de um livro. :)

Cumprimentos!

PedroParreira Escreveu: Caro Kroz, não respondo muito aqui no fórum, poucas vezes o consulto pois infelizmente não tenho muito tempo, mas
Um abraço a todos
KROZ
Membro Veterano

domingo mai 12, 2002 9:09 pm

Oi!

Cumprimentos!

Um abraço a todos
ines_tomas
Registado: sábado mai 04, 2002 7:59 pm

sábado mai 18, 2002 6:34 pm

Oi!
O caso da tua tartaruga pode não ser tão grave! Pode não passar de uma constipação. Nas lojas de animais costuma haver remédios para curar resfriados a répteis! não sei se são realmente bons, mas os para pássaros da mesma marca resultam!
suzie
Membro Júnior

quinta mai 30, 2002 8:31 am

Olá a todos, infelizmente não trago boas noticias! :cry:
Não respondi à mais tempo, porque não tenho tido muito tempo para vir aqui ao fórum.

Quanto ao que tu disseste, Inês, eu andei à procura de um produto como tu referiste, mas para répteis, chamava-se Sera Bronchipur R, mas não encontrei em lado nenhum. Começei então a seguir as indicações que o pedro custodio referiu. Esperei uns dias para ver se ela começava a recuperar, mas como o estado dela estava estável, mas não estava melhor, levei-a a um vet. (este sim, percebia de tartarugas) e ele depois de fazer um rx disse-me que ela tinha muita falta de cálcio e via-se no rx que um dos pulmões dela já estava cheio de pus. Ou seja, o estado dela era crítico. Ele deu-lhe um antibiótico injectável e disse-me que eu lhe deveria dar o antibiótico 12 dias seguidos para ver se ela melhorava. Para além de a pôr ao sol durante meia hora ou 1 hora durante as horas de menor calor, no entanto ela não resistiu e morreu, para grande desgosto meu. :cry:

Já aprendi mais algumas coisas para poder cuidar melhor da minha outra tartaruga, mas não queria que fosse à custa da outra.

Bem, eu vou dando noticias.
Beijinhos e obrigada a todos.

suzie
Membro Júnior

quinta mai 30, 2002 8:34 am

Olá a todos, infelizmente não trago boas noticias! :cry:
Não respondi à mais tempo, porque não tenho tido muito tempo para vir aqui ao fórum.

Quanto ao que tu disseste, Inês, eu andei à procura de um produto como tu referiste, mas para répteis, chamava-se Sera Bronchipur R, mas não encontrei em lado nenhum. Começei então a seguir as indicações que o pedro custodio referiu. Esperei uns dias para ver se ela começava a recuperar, mas como o estado dela estava estável, mas não estava melhor, levei-a a um vet. (este sim, percebia de tartarugas) e ele depois de fazer um rx disse-me que ela tinha muita falta de cálcio e via-se no rx que um dos pulmões dela já estava cheio de pus. Ou seja, o estado dela era crítico. Ele deu-lhe um antibiótico injectável e disse-me que eu lhe deveria dar o antibiótico 12 dias seguidos para ver se ela melhorava. Para além de a pôr ao sol durante meia hora ou 1 hora durante as horas de menor calor, no entanto ela não resistiu e morreu, para grande desgosto meu. :cry:

Já aprendi mais algumas coisas para poder cuidar melhor da minha outra tartaruga, mas não queria que fosse à custa da outra.

Bem, eu vou dando noticias.
Beijinhos e obrigada a todos.

TURTUGA
Registado: terça jun 04, 2002 4:08 pm

terça jun 04, 2002 4:53 pm

OLÁ PESSOAL, SOU NOVA NO SITE VIM CÁ PARAR HOJE E ESTOU A GOSTAR DISTO TIRANDO A HISTÓRIA DA SUZIE, A MIM JÁ ME ACONTECEU MAIS OU MENOS O MESMO: A MINHA TARTARUGA , QUANDO ACORDOU DA HIBERNAÇAO NAO CONSEGUIA ABRIR OS OLHOS E NAO COMIA EU LEVEIA AO SITIO ONDE A COMPREI E O SENHOR RECEITOU-ME UMAS GOTAS PARA OS OLHOS DELA MAS MESMO ASSIM ELA NAO MELHOROU E (PENSO EU) MORREU Á FOME :cry:
AGORA JÁ SO TENHO UMA MAS ESTÁ ENORME E RESISTENTE!!!!!!
METESE COM AS MINHAS AMIGAS QUANDO ELAS LÁ VAO, NADA QUANDO EU MANDO E PEDE-ME COMIDA... É SUPER FIXE :D

JOKAS A TODOS ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”