sábado set 01, 2007 4:36 pm
Tudo depende da marca e do modelo dos aparelhos, pois hoje até já existem termoaquecedores anti-choque, ou seja, se quebrarem dentro de água, partindo-se, não provocam eletrocução...
No caso dos filtros, estão preparados para trabalharem dentro de água, completamente submersos e (a menos que haja mordedura dos cabos) dificilmente há azar. As tartarugas não têm tendência para roer matéria inerte, mas convém manter alguma vigilância no princípio.
No caso dos aquecedores, eu tenho usado sempre rampas-toca, uma coisa estranha mas fácil de fazer em casa, ou comprar em lojas de aquariofilia e que permitem esconder o aquecedor debaixo da mesma, evitando assim o contacto directo entre o animal e o aquecedor.
Podemos usar pedras, calhaus, seixos, xistos (eu sei que são tudo pedras) para cobrir os aparelhos e evitar que elas contactem com eles, mas tudo depende das espécies e dos tamanhos...
Para as Tartarugas do Mississippi sempre usei filtros tipo Cascata em que só fica um espeto dentro de água e o resto da estrutura fica fora do aquário...
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros