Especies de tartarugas aquaticas
Moderador: mcerqueira
Caros Amigos,
Gostaria de saber, que espécies de tartarugas aquáticas existem à venda em Portugal para além das seguintes:
- Tartaruga Corcunda do Mississipi
- Tartaruga Hieroglífica
A questão é li aqui no fórum há algum tempo que existem outras espécies e como penso em adquiri-las gostaria de ter mais informações.
sem mais um abraço
Gostaria de saber, que espécies de tartarugas aquáticas existem à venda em Portugal para além das seguintes:
- Tartaruga Corcunda do Mississipi
- Tartaruga Hieroglífica
A questão é li aqui no fórum há algum tempo que existem outras espécies e como penso em adquiri-las gostaria de ter mais informações.
sem mais um abraço
Segundo li cá no forum há uma especie semelhante a das tartarugas de faces rosadas mas em vez de rosadas são laranja ou amarelas.
Para o meu espanto vim a saber que as mesmas tambem estão proibidas no nosso teritorio nacional
é verdade?
abraço
Para o meu espanto vim a saber que as mesmas tambem estão proibidas no nosso teritorio nacional
é verdade?
abraço
Última edição por Nothunt em segunda set 10, 2007 12:49 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Sim é verdade...
Existem as Trachemys scripta elegans (Tartaruga de faces rosadas) e as Trachemys scripta scripta (Tartaruga de faces amarelas)
E pelo que sei, ambas estão proibidas em Portugal, quem já as tem pode continuar a ter, mas quem nao tem não pode adquirir, ou seja, está proibida a sua venda.
Pois se forem abandonadas, fazem grandes danos no nosso ecosistema... penso que foi essa a razão para a proibição...
Existem as Trachemys scripta elegans (Tartaruga de faces rosadas) e as Trachemys scripta scripta (Tartaruga de faces amarelas)
E pelo que sei, ambas estão proibidas em Portugal, quem já as tem pode continuar a ter, mas quem nao tem não pode adquirir, ou seja, está proibida a sua venda.
Pois se forem abandonadas, fazem grandes danos no nosso ecosistema... penso que foi essa a razão para a proibição...
Pois realmente, segundo sei as de faces rosadas provocaram grandes estragos (o que é uma pena!).
Então a nivel de tartarugas aquaticas existem algumas não proibidas para aquisição sem serem as que ja referi? onde posso informar-me?
abraço
Então a nivel de tartarugas aquaticas existem algumas não proibidas para aquisição sem serem as que ja referi? onde posso informar-me?
abraço
Alguem sabe se é possivel obter as seguntes especies de tartarugas?
- Trachemys scripta ornata
- Trachemys scripta callirostris
- Trachemys scripta troosti
- Pseudemys nelsoni
- Chrysemys picta belli
- Graptemys pseudogeographica pseudogeographica
- Emys orbicularis
- Ocadia sinensis
Se alguém souber por favor que me diga algo.
um grande abraço
- Trachemys scripta ornata
- Trachemys scripta callirostris
- Trachemys scripta troosti
- Pseudemys nelsoni
- Chrysemys picta belli
- Graptemys pseudogeographica pseudogeographica
- Emys orbicularis
- Ocadia sinensis
Se alguém souber por favor que me diga algo.
um grande abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
com excepçao das emys orbicularis(de portugal) todas sao possiveis desde q devidamente documentadas :
CITES apendice I precisam de documento certificado pelo cites com ficha do animal ( foto registo dados ) e CITES apendice II apenas o registo no cites .
Consulta os sites do CITES e do ICN para mais informaçoes .
CITES apendice I precisam de documento certificado pelo cites com ficha do animal ( foto registo dados ) e CITES apendice II apenas o registo no cites .
Consulta os sites do CITES e do ICN para mais informaçoes .
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Para obter melhores resultados, aconselho a pesquisa de:NhamNham Escreveu:Exprimenta no google, Tartaruga corcunda do mississipi ou Graptemys pseudogeographica e Tartaruga de carapaça mole ou Trionyx sinensis
Tartaruga Mapa do Mississippi, em vez de Corcunda, pois o nome Corcunda já revela desconhecimento técnico (nunca foi, nem será Corcunda. Isso é gíria de loja, pois enquanto jovens têm a carapaça acentuda no topo, mas perde-se com a idade. As únicas Tartarugas Corcundas que existem são Aquáticas (com barbatanas e sem garras)).
Procura pelo nome científico Graptemys pseudogeographica kohnii, que é a mais comum e à venda em Portugal...
Quanto à Tartaruga de Carapaça Mole, procura antes Pelodiscus sinensis, pois já há alguns anos que deixou de ser Trionyx sinensis...
Talvez assim consigas mais informações!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
nop , pelodiscus é uma coisa trionyx(ou apalone) é outraPauloMonteiro Escreveu:...Quanto à Tartaruga de Carapaça Mole, procura antes Pelodiscus sinensis, pois já há alguns anos que deixou de ser Trionyx sinensis...
Talvez assim consigas mais informações!

pelodiscus sinensis sao azeitona com pintas negras e plastron alaranjado e trionyx sinensis sao acastanhadas ou acizentadas com pigmentos negros .
depois ha outras diferenças como o nariz o formato da cabeça a forma da carapaça e outros pormenores tecnicos .
-
- Membro Veterano
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Peço desculpa pela insistência, mas já não existem Trionyx sinensis.
A taxonomia foi alterada em 2005 (se não estou enganado) depois de ter sido proposta em 1996 e HOJE não existem sinensis no grupo das Trionyx.
Aquelas que eram as Trionyx sinensis, foram renomeadas como Pelodiscus sinensis, portanto não há duas "coisas" diferentes...
Vejam-se os dados da Base de Dados Mundial de de Taxonomia:
Trionyx sinensis Wiegmann, 1834
Taxonomic Serial No.: 173849
Taxonomy and Nomenclature
Kingdom: Animalia
Taxonomic Rank: Species
Common Name(s): Softshell turtle
Valid Name: Pelodiscus sinensis (Wiegmann, 1834)
Taxonomic Status:
Current Standing: invalid - original name/combination
Data Quality Indicators:
Record Credibility Rating: verified - standards met.
Este é o registo oficial e legítimo. Para quem não domine o inglês, veja-se que se fala da Trionyx sinensis registada por Wiegmann em 1834, que tem o número de Registo Taxonómico No.: 173849 (igual ao da Pelodiscus), que tem como nome comum Softshell Turtle (Tartaruga de Carapaça Mole) e que em determinada altura é referido que o seu nome é INVÁLIDO, pois passou a VALID NAME: Pelodiscus sinensis.
No final, leia-se Current standind (Estado actual do registo Taxonomico Universal): Verified -standards met (Verificado - Standardizado)
É como no Algodão: As Bases de Dados não enganam!
A taxonomia foi alterada em 2005 (se não estou enganado) depois de ter sido proposta em 1996 e HOJE não existem sinensis no grupo das Trionyx.
Aquelas que eram as Trionyx sinensis, foram renomeadas como Pelodiscus sinensis, portanto não há duas "coisas" diferentes...
Vejam-se os dados da Base de Dados Mundial de de Taxonomia:
Trionyx sinensis Wiegmann, 1834
Taxonomic Serial No.: 173849
Taxonomy and Nomenclature
Kingdom: Animalia
Taxonomic Rank: Species
Common Name(s): Softshell turtle
Valid Name: Pelodiscus sinensis (Wiegmann, 1834)
Taxonomic Status:
Current Standing: invalid - original name/combination
Data Quality Indicators:
Record Credibility Rating: verified - standards met.
Este é o registo oficial e legítimo. Para quem não domine o inglês, veja-se que se fala da Trionyx sinensis registada por Wiegmann em 1834, que tem o número de Registo Taxonómico No.: 173849 (igual ao da Pelodiscus), que tem como nome comum Softshell Turtle (Tartaruga de Carapaça Mole) e que em determinada altura é referido que o seu nome é INVÁLIDO, pois passou a VALID NAME: Pelodiscus sinensis.
No final, leia-se Current standind (Estado actual do registo Taxonomico Universal): Verified -standards met (Verificado - Standardizado)
É como no Algodão: As Bases de Dados não enganam!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Esqueci-me de falar das Apalones que também já foram Trionyx e hoje já não são... Isto porquê?
Porque elas estavam juntas, as Apalone e aquelas que são hoje as Pelodiscus... Um dia, foram separadas em grupos distintos e passámos a ter as Pelodiscus e as Apalone.
Ambas pertencem ao Género das Trionychidae, onde se incluem as Tartarugas de Carapaça Mole, mas as Trionyx sinensis deram origem às Pelodiscus sinensis e as Apalone deram origem a:
Apalone ferox, Apalone muitca e Apalone spinifera, todas de Origem Americana e com ligeiras diferenças anatómicas das Sinensis que são de origem oriental.
Foi assim que fizeram a separação:
As Trionyx orientais deram origem às Pelodiscus e as Trionyx americanas deram origem às Apalone.
Pronto, assim fica mais bem explicado!
Porque elas estavam juntas, as Apalone e aquelas que são hoje as Pelodiscus... Um dia, foram separadas em grupos distintos e passámos a ter as Pelodiscus e as Apalone.
Ambas pertencem ao Género das Trionychidae, onde se incluem as Tartarugas de Carapaça Mole, mas as Trionyx sinensis deram origem às Pelodiscus sinensis e as Apalone deram origem a:
Apalone ferox, Apalone muitca e Apalone spinifera, todas de Origem Americana e com ligeiras diferenças anatómicas das Sinensis que são de origem oriental.
Foi assim que fizeram a separação:
As Trionyx orientais deram origem às Pelodiscus e as Trionyx americanas deram origem às Apalone.
Pronto, assim fica mais bem explicado!