preciso de AJUDA para temperatura do "aquecedor"

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Neuza2
Membro Júnior
Registado: quinta ago 09, 2007 1:01 pm

terça out 16, 2007 1:11 pm

olá,
as minhas tartarugas,que eu penso que são hieroglificas (petsite adão e eva,o adão do petsite morreu :-( , mas ja tenho outro igual ) andavam muito paradas e comprei-lhe um aquário novo com termostato e termómetro,mas vi aqui no forum que as temperaturas deviam ser entre 26 e 28 graus e o senhor da loja disse pra eu aquecer a 24 graus.qual é a temperatura certa?

e elas des que estão na água aquecida a 24 graus, fazem uma coisa com os narizes frente a frente e fazem uma especie de vibração com as patas a frente dos olhos e depois andam uma por cima da outra a nadar ao mesmo tempo.
é muito giro de se ver,mas será normal?
fazem aquilo porque?
parece que estão a fazer uma espécie de "corte"...

se alguem me poder ajudar agradecia,
é que fasso perguntas aos donos das lojas de animais mas eles parecem saber tanto como eu...

neuza,
turtleboy007
Membro Veterano
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm

terça out 16, 2007 4:36 pm

A temperatura da agua tanto faz, pode ser de 24º como diz o senhor da loja e podes meter entre 24º a 28º!
O comportamento das tartarugas deve ser normal, porque nao se conhecem e estão a "cumprimentar.se"!LOL :lol: :lol:
Mas deve ser mesmo normal, se estiver enganado digam sff!

Cumps! :wink:
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça out 16, 2007 6:28 pm

Ok, Neuza, é assim...

A temperatura da água pode ir dos 17/18 aos 24/25, depende. Eu gosto de simular as estações por isso aumento um pouco a temperatura da água no Verão e diminuo no Inverno. Mas se estiveres uns graus ao lados tb não fará mal, desde que não baixe dos 13/14... tudo bem.

Quanto ao "movimento" delas, é normal, mas tem atenção a duas coisas: Esse movimento pode ter duas interpretações.

-Se tiveres um macho e uma femea pode ser uma espécie de côrte (se bem que me parece fora do seu período...).

-Se tiveres dois machos ou duas fêmeas ou mesmo um casal :) também pode significar intimidação, marcação de território.

Em ambos os casos, convém ficar de olho, principalmente se for côrte os machos tendem a ficar mais agressivos e se as femeas derem para trás, eles podem partir para a violência e ferirem-se.

Eu tenho uma slider macho com 10 anos que faz isto frequentemente a uma musk com 4 e nunca passou disto (tirando a ocasional mordidela na pata), neste caso são dois macho a estabelecer dominância no aquário.

De qq forma, fica mais atenta de futuro...
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

terça out 16, 2007 7:40 pm

Tenho quase a certeza que as tuas tartas são pequeninas e por isso não te preocupes com agressividade, elas não estão a tentar acasalar!

São comportamentos normais (e há até fêmeas que fazem isso!...) de marcação de território, como disse o armindo, ou a mostrar "olha que eu vou ser um ganda macho!"

armindo, acho que 17 graus na água é pouco! Isso não é já a caminho da hibernação ou semi-hibernação?

Para mim, água de tartarugas, em geral, é a 23/24º C. :wink:
Armindo77
Membro Veterano

terça out 16, 2007 8:52 pm

ruanda Escreveu:Tenho quase a certeza que as tuas tartas são pequeninas e por isso não te preocupes com agressividade, elas não estão a tentar acasalar!

São comportamentos normais (e há até fêmeas que fazem isso!...) de marcação de território, como disse o armindo, ou a mostrar "olha que eu vou ser um ganda macho!"

armindo, acho que 17 graus na água é pouco! Isso não é já a caminho da hibernação ou semi-hibernação?

Para mim, água de tartarugas, em geral, é a 23/24º C. :wink:
Boas!

Olha, se queres que te diga, normalmente no Inverno baixo até aos 19/18º mais coisa menos coisa e nunca hibernaram... também pode depender do tamanho e metabolismo da própria tartaruga e temos de ver que eu tenho uma lampada de cerâmica na parte seca que sempre aquece o ambiente, para além dos UVB, mas creio que como margem minima os 17º estão ok, menos que isso ja começa a entrar na área cinzenta e apartir dos tais 14 graus para baixo já devemos entrar na área da hibernação.
Isto de números precisos é muito relativo, dentro do próprio aquário (se for grande) podes ter 1 ou até 2 graus de diferença...

Eu prefiro estas diferenças Inverno/Verão para tentar criar um ciclo mais natural para elas... mas não há mal nenhum em ter temperaturas só representativas do Verão. :)

De qualquer forma é sempre uma questão de observar... se começar a ver a actividade da tartaruga a reduzir é só elevar a temperatura.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

terça out 16, 2007 10:10 pm

Ok, armindo, compreendi.
Eu, o mínimo que tenho no Inverno, na água, é 23º C, eventualemnte até aos 21º C, e depois com spot ou cerâmica em períodos vários. :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta out 17, 2007 7:21 am

(modo ironico)
n sabia q abaixo dos 14º as tartarugas entravam em risco de hibernaçao - pq estao mais paradas significa q vao hibernar ? :D
tb gosto de simular as estaçoes , mas as DELAS, nas as minhas .
tb n acredito q uma lampada de ceramica na parte seca gere uma discrepancia termica assim tao pequena como 1 ou 2º - agua a 17-18º e spot a rondar os 30 é daquelas coisas q nunca se deve fazer .
Mas quem sou eu , o armindo tem sliders e musks misturadas ha 10 anos ..
Afinal estamos aqui para (des)aprender .
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta out 17, 2007 7:42 am

Até ao mês de Novembro não utilizou aquecimento.
Depois coloco um aquecimento a 20ºC até Março ou Abril.
Através da lâmpada flurescente a temperatura do terrário varia do dia para a noite.
Mas no meu caso tenho entre 1 a 25 tartarugas com menos de 1 anos num espaço de 40x40cm.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
shanebeschen
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 8:36 am

Aquapet Escreveu:Até ao mês de Novembro não utilizou aquecimento.
Depois coloco um aquecimento a 20ºC até Março ou Abril.
Através da lâmpada flurescente a temperatura do terrário varia do dia para a noite.
Mas no meu caso tenho entre 1 a 25 tartarugas com menos de 1 anos num espaço de 40x40cm.
parece-me bem .
so o espaço é q é demasiado pequeno e stressante mas ao q julgo tens a vertente comercial e ha q rentabilizar o espaço e minimizar o custo - desde q haja rotatividade n me parece grave .
Armindo77
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 12:21 pm

shanebeschen Escreveu:(modo ironico)
n sabia q abaixo dos 14º as tartarugas entravam em risco de hibernaçao - pq estao mais paradas significa q vao hibernar ? :D
tb gosto de simular as estaçoes , mas as DELAS, nas as minhas .
tb n acredito q uma lampada de ceramica na parte seca gere uma discrepancia termica assim tao pequena como 1 ou 2º - agua a 17-18º e spot a rondar os 30 é daquelas coisas q nunca se deve fazer .
Mas quem sou eu , o armindo tem sliders e musks misturadas ha 10 anos ..
Afinal estamos aqui para (des)aprender .
modo irónico tb ;)

Que eu saiba um descréscimo de actividade é um dos sintomas de inicio de hibernação anão ser que me apresentes uma tartaruga que hiberne em movimento...

As estações delas não serão semelhantes às nossas? O clima do seu habitat é muito parecido com o nosso mesmo! A não ser que as tuas venham de Marte, é assim que funciona o planeta em que nós habitamos...

Por acaso até deves ter uma certa discrepância entre a temperatura na parte seca e na água (se é a isso que te referes...).

Qual é o mal de ter sliders e musks juntas!? São perfeitamente comunitárias (só é necessário ter uma certa atenção ao açambarcamento de comida pelas sliders (mais activas...), de resto...

Devias informar-te mais antes de (des)ensinares os outros, não?

Abraço.
shanebeschen
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 12:25 pm

Armindo77
sao tantas asneiras q n vou comentar , lamento .
ficas com a tua opiniao e eu com a minha e somos os dois felizes .
Armindo77
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 1:33 pm

Acho bem. Não lamentes que eu também não.

Se precisares de ajuda sabes onde me contactar, amigo. Não te acanhes!

Abraço e fica bem! ;)
Neuza2
Membro Júnior
Registado: quinta ago 09, 2007 1:01 pm

quinta out 18, 2007 1:11 pm

ok, obrigada pela ajuda,
vou continuar com a água a 24 graus então,elas tambem andam tão animadas que não me parece que estejam mal, antes estavam sempre na ilha, agora não saem de dentro de água, dormem dentro de água em pé e tudo.só de vez em quando é que sobem as pedras...
a minha eva dês que está na água quentinha até come mais...
quanto á lampada,não comprei porque estão ao pé da janela e elas apanham sol...

obrigada.

neuza.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta out 18, 2007 1:46 pm

Deduzo que não apanhem os banhos de sol através dos vidros da janela. É que se apanham é o mesmo que nada.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”