
"Como a maior parte dos problemas dos animais exóticos, as principais doenças destes animais relaciona-se com um mau maneio. Uma das patologias mais frequentes é a hipovitaminose A, que se deve a carências nutricionais nas dietas usadas. De facto, a maior parte dos proprietários de tartarugas alimenta-as com aqueles "camarõezinhos", que se encontram no mercado. Ora, esses "camarõezinhos" não é que façam mal, mas também pouco alimentam. Da sua constituição fazem parte proteínas de baixo valor biológico e, de vitaminas e sais minerais, pouco ou nada se encontrará nas suas embalagens. Assim, dentro destes nutrientes, é da vitamina A que normalmente se costuma sentir falta.
As tartarugas com falta desta vitamina acabam sempre por mostrar sinais de doença:
- Afecções oculares (conjutivites, tumefacção das pálpebras, olhos inchados");
- Afecções de pele (escarnação anormal, dermatites, mudas incompletas);
- Afecções auriculares (otites, abcessos);
- Outras afecções menos comuns.
Assim, o proprietário terá que estar atento a qualquer um destes sinais de doença, que significarão que o animal não está saudável e precisa de tratamento. Mais do que isso, o proprietário deverá prevenir que esta carência nutricional surja nas suas tartarugas. Como?
Através de uma dieta equilibrada:
- Mais de 70% da dieta: Granulado para tartaruga (aquática ou semiaquática) e/ou peixe inteiro (com víesceras, escamas, etc);
- Restante: Legumes, fruta, e/ou granulado para répteis herbívoros;
- Os tais "camarõezinhos" devem ser usados só como uma goluseima, muito de vez em quando.
Seguindo esta dieta, bem como as restantes indicações para um bom maneio geral (temperatura aproximada de 25ºC, gradiente térmico, acesso directo a luz UVB, higiene cuidada), as tartarugas viverão mais tempo, uma vida melhor, e poucas probabilidades de adoecerem."
Bem, espero que esta informação seja útil, boa sorte!
beijinhos
