tritões...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

sandrap13
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 7:38 pm

terça jan 08, 2008 7:53 pm

bem sou nova aqui e espero k me possam esclarecer algumas duvidas... n sabia se era este o forum mas n vejo aki anfibios por isso....

eu sei onde apanhar tritões e acho-lhes tanta piada que adorava ter 1.. ms n me kero precipitar e gostava de ter algumas dicas pa saber como os tratar em aquarios.. Não tenho nenhum lago pelo que tem mm k ficar num aquario.. por isso informaçoes sobre o k comem... o k seria necessario no aquario.. equipamentos.. temperaturas.. plantas... se me esquecer de alguma coisa digam que posso mt bem tar a esquecer lol

espero k me consigam ajudar! Obrigada ;)
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

terça jan 08, 2008 7:59 pm

olá!

antes de mais, NÃO APANHES ANIMAIS DA NATUREZA PARA OS PRENDER EM CATIVEIRO!!!

Se queres e gostas tanto de tritoes, compra um numa loja de animais, são animais criados em cativeiro, baratos, e com muita mais facilidade em se ambientar ao cativeiro em tua casa..

Mendei-te pm de um forum onde vais encontrar toda a informação que precisas.. se quiseres, procura la..

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
sandrap13
Membro Júnior

terça jan 08, 2008 8:01 pm

hmmm ok brigada ;)
sandrap13
Membro Júnior

terça jan 08, 2008 8:03 pm

ja agr ha assim tao poucos, ou tantas especies de tritoes em portugal? (curiosidade)
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

terça jan 08, 2008 8:06 pm

PedroM10 Escreveu:antes de mais, NÃO APANHES ANIMAIS DA NATUREZA PARA OS PRENDER EM CATIVEIRO
Concordo plenamente :wink: É como se fosse um crime apanhar animais desses :cry:

Eu tive a pesquisar e vou colocar aqui algumas coisas q podem ser utéis resolvendo aqui também alguma das tuas dúvidas.

"Alimentão-se de ostras, anfíbios, de moluscos, larvas de insetos, de hetroptres aquaticos e de invertebrados terrestres.
O regime alimentar dos Triturus alpestris*, na fase terrestre é composto basicamente de gastropodes, miriápodes, moscas, besouros, e diversas espécies de dipteros.
Um aquaterrário seria ideal para manter alguns exemplares, lembrando que os machos são teritorialistas."
*nome científico para tritão

Espero que seja uma ajuda, aguarda também por outras (não sou "pro" da coisa :P ).
Cumps.
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
XtremeZ
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 8:08 pm

sandrap13 Escreveu:ja agr ha assim tao poucos, ou tantas especies de tritoes em portugal? (curiosidade)
Pelo que eu li existem apenas 6 espécies difrentes em Portugal. :?
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
sandrap13
Membro Júnior

terça jan 08, 2008 8:51 pm

XtremeZ Escreveu:
PedroM10 Escreveu:antes de mais, NÃO APANHES ANIMAIS DA NATUREZA PARA OS PRENDER EM CATIVEIRO
Concordo plenamente :wink: É como se fosse um crime apanhar animais desses :cry:

Eu tive a pesquisar e vou colocar aqui algumas coisas q podem ser utéis resolvendo aqui também alguma das tuas dúvidas.

"Alimentão-se de ostras, anfíbios, de moluscos, larvas de insetos, de hetroptres aquaticos e de invertebrados terrestres.
O regime alimentar dos Triturus alpestris*, na fase terrestre é composto basicamente de gastropodes, miriápodes, moscas, besouros, e diversas espécies de dipteros.
Um aquaterrário seria ideal para manter alguns exemplares, lembrando que os machos são teritorialistas."
*nome científico para tritão

Espero que seja uma ajuda, aguarda também por outras (não sou "pro" da coisa :P ).
Cumps.

hmmm ok brigada a serio!

e acho k as coisinhas k eles precisam acho k sao demais para mim... pelo menos para ja... pq n teria assim mt tempo pa tratar dele... :(
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jan 08, 2008 9:09 pm

Não me interpretem mal, mas há aqui uns erros que devem ser esclarecidos

É realmente crime e passível de pesadas multas a captura e manutenção de animais da nossa fauna em cativeiro. Só por aí deves evitar apanhar animais selvagens.

Quanto à alimentação tudo depende da fase em que se encontram. Se estão na fase terrestre ou na aquatica (são uns chatos nestas coisas).
Na fase aquatica comem todod o tipo de bicharada aquatica que apanham, larvas de mosquito, dafnias, pequenos peixes, etc. Já na fase terrestre alimentam-se de minhocas, lesmas, galleria, moscas, etc.

O nome para Tritão é triturus...
O Triturus alpestris é uma das espécies existente em Portugal, juntamente com o Triturus marmoratus e o Triturus pygmaeus.
Mas no Fórum que o pedroM10 te deu, de certeza que vai encontrar muito mais informação.

Outra necessidade não referida, é a temperatura. Estes animais querem sempre temperaturas a rondar os 22ºC.

espero ter esclarecido um pouco mais.
XtremeZ
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 9:26 pm

jpmf Escreveu:Não me interpretem mal, mas há aqui uns erros que devem ser esclarecidos.
Obrigado pela correcção jpmf :) Não queria dar informações erradas e dá sempre geito ter pessoal que já sabe bem essas coisas.
Leopelda
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 10:06 pm

sábado mai 31, 2008 7:16 pm

sim, também estive a pesquisar é um crime apanhar animais da natureza, as espécies existentes em portugal, pelos menos as que vi são:
- alpestris.
-ventre de fogo.
-marmoreado.
mas n quer dizer que n haja mais espécies mas estas são as mais comuns.´
estas só existem em Portugal!
e estam quase em extinção!
eu tenho um comprado numa loja de animais e n precisas de muitos cuidados! só precisas de:
-água fria.
-um roxa ou um tronco para ele sair de água.
-Convém ter um tampa por que eles sobem aos vidros.
-Eu tenho limos mas deves ter algumas plantas aquéticas tipo musgo e limos.
-alguns esconderijos porque eles n gostam de luz, por exemplo o meu só sai a tarde ou a noite quando já á menos luz no quarto!
-Não deve estar em constante exposição directa a luz do sol por exemplo num parapeito duma janela, etc...
-deve ter bastante profundidade onde possa nadar.
como vez não é muito agora alimentação. O que o outro menbro disse lá em cima é para os tritões alpestris são os que n se vendem em lojas de animais, os mais comuns nas lojas são os ventre de fogo e estes alimentam-se de:
-larvas de mosca, pequenas aranhas, pequenos invertebrados terrestres, tipo caracóis pequeninos, larvas de tenébrio, etc...
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado mai 31, 2008 10:02 pm

Leopelda Escreveu:sim, também estive a pesquisar é um crime apanhar animais da natureza, as espécies existentes em portugal, pelos menos as que vi são:
- alpestris.
-ventre de fogo.
-marmoreado.
mas n quer dizer que n haja mais espécies mas estas são as mais comuns.´
estas só existem em Portugal!
e estam quase em extinção!
eu tenho um comprado numa loja de animais e n precisas de muitos cuidados! só precisas de:
-água fria.
-um roxa ou um tronco para ele sair de água.
-Convém ter um tampa por que eles sobem aos vidros.
-Eu tenho limos mas deves ter algumas plantas aquéticas tipo musgo e limos.
-alguns esconderijos porque eles n gostam de luz, por exemplo o meu só sai a tarde ou a noite quando já á menos luz no quarto!
-Não deve estar em constante exposição directa a luz do sol por exemplo num parapeito duma janela, etc...
-deve ter bastante profundidade onde possa nadar.
como vez não é muito agora alimentação. O que o outro menbro disse lá em cima é para os tritões alpestris são os que n se vendem em lojas de animais, os mais comuns nas lojas são os ventre de fogo e estes alimentam-se de:
-larvas de mosca, pequenas aranhas, pequenos invertebrados terrestres, tipo caracóis pequeninos, larvas de tenébrio, etc...
Há aqui alguns erros... novamente.

Não sei o que são tritões ventre de fogo, ou pelo menos o que tu chamas de tritão ventre de fogo.
O que comumente recebe esse nome são os Cynops orientalis e os Pachytriton labiatus, sendo estes últimos também conhecido por Tritão de cauda de leme.

Limos????
Limo: planta da família das algas...
nos meus paludariuns não há limos. Há musgo de Java e Elódea (ambas plantas flutuantes facilmente encontráveis em lojas de aquariofilia).

Alimentar Cynops com larvas??? em terra???? de Tenebrio???
Os meus Cynops e o meu Pachy são exclusivamente aquaticos ou seja, não saem de dentro de água, logo só comem lá dentro (da água) e no fundo ou a meia água. Por isso a alimentação base para qualquer tritão aquático deve ser larva de mosquito vermelha e minhocas.

P.S. - Aconselho-a a começar a chamar os animais pelos nomes científicos para que se evitem confusãos como a dos ventre de fogo....
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado mai 31, 2008 11:58 pm

Boa Noite,

Entre tantos erros e tentativas de correcção de erros também elas incorrectas, aqui vai:

Em Portugal apenas ocorrem 4 espécies de "verdadeiros" Tritões, todos eles pertencentes ao Género Triturus.

- Triturus boscai - Tritão-de-ventre-laranja
- Triturus helveticus - Tritão-palmado
- Triturus marmoratus - tritão-marmoreado
- Triturus pygmaeus - Tritão-marmoreado-pigmeu

Todas estas espécies constam no anexo II da convenção de Berna, sendo consideradas espécies "estritamente protegidas". Esta dita convenção está regulamentada em Portugal pelo Decreto-lei 316/89 que prevê coimas quanto á sua captura, abate, detenção ou comercialização, para alem de outras coisas.

Portanto... são espécies protegidas e como tal é proibida a sua detenção em cativeiro, tal como a grande maioria da fauna autoctone nacional!!

Outro erro que tenho verificado com assiduidade: " É proibido capturar e deter qualquer animal da nossa fauna".
Não é verdade! Embora a grande maioria das espécies constem como espécies protegidas, existem algumas que não têm qualquer protecção legal. É o caso de grande parte das espécies de roedores. Capturar ou abater um Mus musculus ou um Rattus norvegicus é o mesmo que capturar e abater um mosquito.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo jun 01, 2008 12:37 am

Desde 2005 que o boscai e o helveticus pertencem ao género Lissotriton...

Triturus:
Triturus marmoratus (Latreille, 1800) Marbled Newt
Triturus pygmaeus (Wolterstorff, 1905) Pygmy Marbled Newt

Lissotriton:
Lissotriton boscai (Lataste, 1879) Bosca's Newt
Lissotriton helveticus (Razoumowsky, 1789) Palmate Newt
The classification of European newts has fluctuated throughout history based on morphological and genetic discoveries. Formerly, the genus Triturus included all 13 species, and was informally divided into two groups based on morphological similarities; the "Small Bodied Group" and the "Large Bodied Group". The Small Bodied Group consisted of T. boscai, T. helveticus, T. italicus, T. montandoni, and T. vulgaris, and the Large Bodied Group consisted of T. alpestris, T. cristatus, T. carnifex, T. dobrogicus, T. karelinii, T. marmoratus, T. pygmaeus, and T. vittatus. Although in terms of actual size, T. alpestris may seem as though they should be in the "Small Bodied Group", they were placed in the Large Bodied Group based on morphological and genetic characteristics. T. alpestris has also been placed in it's own group, separate from the large or small bodied groups. Additionally, countless subspecies modifications have occurred through history; a taxonomic area that continues to change relatively frequently today.

Recently, García-París, 2004, reevaluated the genus Triturus, placing T. alpestris in the formerly recognized genus Mesotriton, and also removing the entire "Small Bodied Group" to the formerly recognized genus Lissotriton. The remaining "Large Bodied Group" now comprises the genus Triturus.
Mais importante de tudo...são anfibios e não répteis...secção errada... :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 01, 2008 1:07 am

As reclassificações taxonómicas são daquelas coisas que não consigo acompanhar em tempo real... :lol:

Em termos Legais, continuam a pertencer ao Género Triturus para todos os efeitos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Leopelda
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 10:06 pm

domingo jun 01, 2008 12:55 pm

desculpem é que sempre ouvi e vi até em lojas de animais xamarem a esses tritões ventre de fogo peço desculpa, sim mas os tenébrios ponho dentro de água e ele come, n deve ser assim?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”