construção de um terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

JonhyPeter
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 10:13 am
Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.

sábado jan 12, 2008 3:18 pm

boa tarde, vou construir um terrario, para a minha iguana, e gostava que me ajudassem no que respeita a que tipo de madeira usar, se envernizada ou não...
e que tamanho? a minha iguana mede s/ cauda 20cm, qual o tamanho indicado? tava a pensar em fazer um com 150(altura) x 100( comp) x 50 (profund.)

que axam? muito grande muito pequeno... e que aspectos devo ter em conta?
agradecia a vossa ajuda...
<strong>Pedro Lopes</strong>
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

sábado jan 12, 2008 3:29 pm

Boas.

Madeira a usar, penso que pinho envernizado com verniz não tóxico é bom. Um pouco caro o pinho, mas penso que seja o melhor...tens sempre outras alternativas mais acessiveis em termos de preço, como: contraplacado maritimo, algumerado (laminado), etc.

Essas medidas para agora estao boas, tirando os 50cm de fundo que podiam ser um bocado maiores, para agora ta bom. Mas não te aconselho a fazer um desse tamanho porque daqui a uns tempos teras de construir outro ainda maior. Mas isso depende de ti e do que estas disposto a gastar.

Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
JonhyPeter
Membro Júnior
Localização: Iguana Verde, Tritão, Rãs, Coelho Anão, Periquitos, cadela "dog stree"e peixes de água quente.

sábado jan 12, 2008 3:34 pm

Phuzer Escreveu:Boas.

Mas não te aconselho a fazer um desse tamanho porque daqui a uns tempos teras de construir outro ainda maior. Mas isso depende de ti e do que estas disposto a gastar.

Cumprimentos.
olá, sim tava a pensar em optar mesmo pelo pinho ou pelo contraplacado maritimo... quanto ao tamanho sim eu estou a contar em que um dia aquele seja pequeno, mas devido ao meu espaço em casa por agora vou optar por estas medidas... talvez aumente um pouco o fundo... obrigado
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sábado jan 12, 2008 4:02 pm

hmm.. qual é o tamanho real do animal?!
JonhyPeter
Membro Júnior

sábado jan 12, 2008 4:05 pm

korbe Escreveu:hmm.. qual é o tamanho real do animal?!
50cm mais coisa menos coisa....
JonhyPeter
Membro Júnior

sábado jan 12, 2008 4:08 pm

se vires as fotos da minha iguana ves que ela não esta muito bem naquele terrario, já tirei a terra e pus papel de cozinha, mas ax que é pequeno ela merece um maior penso eu... e já dá para algum tempo...
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado jan 12, 2008 6:52 pm

Ambientes humidos decididamente contraplacado maritimo - é caro mas n tem problemas . o pinho é mt bonito mas depois tens de lhe dar tapa-poros esperar a secagem , depois verniz maritimo , esperas mais tempo , dá mais trabalho e n sei se ficará assim tao mais barato . Ja usei de tudo e madeira n uso por mtas razoes .
Phuzer ou ando a comprar o pinho mt barato ou o contraplacado maritimo mt caro ..desde qd pinho é mais caro q contraplacado maritimo ? :lol:
JonhyPeter
Membro Júnior

sábado jan 12, 2008 6:58 pm

shanebeschen Escreveu:Ja usei de tudo e madeira n uso por mtas razoes .
para as medidas que eu apresentei do terrario
então que material é que uso?
shanebeschen
Membro Veterano

sábado jan 12, 2008 7:40 pm

Repara q é apenas a minha opiniao . Eu gostava , mas n sou carpinteiro .
Como disse avalia a diferença de preço da madeira(ou derivado) para o contraplacado maritimo, depois avalia se essa diferença de preço compensa o trabalho e o custo dos materias de impermeabilizaçao , como tapa-poros e verniz maritimo .
Contraplacado maritimo é para a vida , o resto é para uns anitos , dependendo da qualidade e da forma como sao aplicados os materiais .
Estao aí algumas alternativas expostas nomeadamente uma do velliki , da uma vista d'olhos .
JonhyPeter
Membro Júnior

segunda jan 14, 2008 2:46 pm

já contrui a estrutura do terrario... foi em MDF... tb é bom e eu pus duas camadas de tapa-poros e agora vou dar o verniz maritimo... tenho outra duvida... que tipo de galhos posso usar... não sei se posso usar qualquer tpo ou se tenho que ter alguns cuidados em especial... agradeço a vossa ajuda..
shanebeschen
Membro Veterano

segunda jan 14, 2008 3:41 pm

mdf é resistente mas nem sabia q isso "aceitava bem" o tapa-poros e o verniz.(manda um cheirinho altamente hein ..grande broa lol)
ainda espero a dica da uniao em aluminio para as secçoes ..
galhos penso q foi o velliki q deixou umas dicas de como tratar os troncos .
Qd sao pequeninos meto no micro-ondas ou no forno , qd sao maiores vao para a banheira com agua a ferver . Nuns ultimos q usei para uns melleri coloquei lixivia diluida a 50% num vaporizador e lavei-os assim .
JonhyPeter
Membro Júnior

segunda jan 14, 2008 3:45 pm

por acaso não manda muito cheiro, pensei que manda-se mais... acerca dos troncos não é preciso ser nenhuma madeira especial pois não? tenho é que os desinfectar muito bem antes de irem lá para dentro... penso que será ssim...
shanebeschen
Membro Veterano

segunda jan 14, 2008 4:00 pm

Nao tem q ser madeira "especial" mas n pode/ou convem ser qq uma ate pq algumas reagem ao calor libertando odores e/ou vapores toxicos .
agora aqui é q bloqueei pois n me lembro de nenhuma "proibida" .
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 14, 2008 6:07 pm

shanebeschen Escreveu:Nao tem q ser madeira "especial" mas n pode/ou convem ser qq uma ate pq algumas reagem ao calor libertando odores e/ou vapores toxicos .
agora aqui é q bloqueei pois n me lembro de nenhuma "proibida" .
Resinosas, ou coniferas tipo pinheiro, liberta fenois toxicos durante muito tempo com as temperaturas do terrario.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 14, 2008 6:08 pm

Repetido 8)
Última edição por Native em segunda jan 14, 2008 8:08 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”