*** Jabuti Piranga*** Terrário e cuidados...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
SILVIAHSA
Registado: domingo jan 13, 2008 7:40 pm

sábado jan 26, 2008 12:28 am

:? Olá pessoal, eu sou nova com répteis, decidi montar um terrário eu mesma, simples e prático, para criar filhotes de jabuti piranga.
Porém estou cheia de dúvidas, tanto com relação ao terrário, quanto aos filhotes. E peço socorro a vocês...

O terrário já está praticamente pronto. E os filhotes chegaram hoje. Acho que aprovaram o ambiente.

Eu creio que o tamanho está legal: 1,45 cm de comprimento, 0,54 cm de largura e 30 cm de altura. Tenho apenas dois filhotinhos bem pequenos, e levando em consideração que eles levam anos pra crescer, acho que está bom.

Eu fiz de vidro. E coloquei uma pequena fonte improvisada e um lago com fonte de água para eles.

Não coloquei nenhuma lâmpada para aquecimento porque moro em Sergipe, e o clima aqui é quente por natureza...risos...além disso, a posição em que o terrário está proporciona banhos de sol em boa parte dele à tarde.

Ainda não coloquei nenhuma espécie de toca, mas pretendo. Eu gostei da idéia que ví em outro tópico, onde haviam ocas feitas de casca de coco seco. É barato, bonito e acho que deve ser bem quentinho. Eu havia pensado em comprar um enfeite em forma de tronco de árvore, feito de resina, mas prefiro a idéia do coco.
Eu percebi que eles sentiram falta de um cantinho pra dormir, então coloquei provisóriamente uma caixinha de papelão dentro do terrário, como abrigo, e eles aceitaram, já estão na caixa.

Minha maior dúvida com relação ao terrário, é quanto ao "solo".
Eu quis usar algo prático e higiênico, portanto dispensei o natural, que seria terra, e transformei meu terrário em um "borrachário".
Em resumo: Logo acima do vidro há um tapete absorvente para cães (tipo uma fralda descartável aberta). Acima deste tapete, há o que chamam por aqui de "passadeira de E.V.A" é uma espécie de tapete feito de uma borrachinha ou espuma, sei lá, vasado e lavável.
Ou seja, quando o animal urinar, a mesma escorrerá pelas frestas do tapete de E.V.A. e será absorvido pelo tapete higiênico. Então, o animal não ficará em contato com sua urina, o ambiente fica seco e limpo. Como manutenção, eu retiro e lavo o tapete de borracha e troco o tapete absorvente.

Sei que eles precisaram de terra na idade fértil, para a colocação dos ovos, mas isso só deve acontecer daqui há uns 5 ou 7 anos. Daqui pra lá já estarão em um quintal de verdade. Aliás, bem antes disso.

Eu pesquisei um pouco, e descobri que existe uma planta que eles gostam e podem comer tanto a flor quanto a folha: Hibisco é o nome dela. Comprei uma e como não tenho terra dentro do ambiente, tive que colocar a planta com o vaso e tudo. Prejudicou muito o visual do terrário, mas tudo bem. Também coloquei o meu bonsai dentro, mas só porque sei que eles não alcançaram subir no vaso dele, pois tenho medo de que eles comam minha arvorezinha. E hoje coloquei uns cáctos em miniatura que comprei, também dentro dos seus vazinhos, mas fiquei com um certo medo de que quando estiverem maiores possam derrubar o vasinho dos cactos e comê-los, até porque eles têm espinhos.

Com relação aos filhotes, eu preciso saber se posso deixá-los comer matos diversos e grama...pois como ainda moro em apartamento, desço com minha filha pra tomar sol e gostaria de, de vez em quando, levar os filhotes e soltá-los no gramado.

Enfim, por enquanto é só...eu quero o melhor para os meus bichinhos, mesmo não estando soltos na natureza. E por isso peço a ajuda de vocês.
E desde já, agradeço a todos. :D
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado jan 26, 2008 9:07 am

Se usares a pesquisa ja existe alguma informaçao sobre jabutis piranga aqui no site .
Depois tratando-se duma especie comum no brasil , os sites brasileiros ja o tem bem documentado , podes investigar .
Finalmente o nome cientifico é geochelone carbonaria e podes igualmente googlar sobre mais aspectos do animal .

Quanto a questoes ..falas de filhotes mas n falas de tamanhos - parece-me grande demais para 2 crias de 5-6cm ; na minha opiniao atendendo ao clima n precisavas de fazer nada disso , bastava uma caixa de madeira/plastico ; o lago , atençao à profundidade pois podem-se afogar.(faz algo raso so para hidratarem , alias ate por causa dos olhos ; a toca neste caso é mais para se refrescarem do q propriamente aquecerem ; quanto ao solo desconheço por completo nunca vi ninguem usar isso , penso q deverias tirar tudo e so passar uma limpeza qd vires sujo - elas lavam-se no "lago" n te precisas preocupar ; alimentaçao ja existe muita coisa aqui no forum ; queres passear os jabutis no jardim ? olha mete-lhes uma trela ja agora(ironizando) .
Boa sorte .
SILVIAHSA

sábado jan 26, 2008 10:25 am

Olá shanebeschen, obrigada pela atenção!

Sim, eu vou dar uma procurada no site sobre a espécie, já consegui muita coisa, mas informações quanto mais melhor!

As crias são pequenas sim, mas quanto mais espaço melhor, né?
Quanto ao lago, eu coloquei pedrinhas pequenas no fundo para não ficar perigoso pra elas. E eu já observei, elas conseguem atravessar o lago andando, sem problemas.

Eu pretendo adicionar uma área com terra de verdade pra elas para deixar o ambiente mais natural, mas vou manter a forração porque se eu tirar fica ruim para elas andar só sobre o vidro que é escorregadio.

Muito obrigada pela atenção em responder, mas confesso que não entendi uma coisa: o que é "trela"...risos!

Um abraço,
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sábado jan 26, 2008 11:20 am

Aqui vai uma imagem de trelas:

Imagem

Ja agora, como é que chamam no Brasil?

:D
SILVIAHSA

sábado jan 26, 2008 1:50 pm

Oi...

...risos...

certo, entendi.
Eu chamo de guia, mas tudo bem, de qualquer forma, acho que não vou usar...risos!!!

Vou tentar postar umas fotos do terrário.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”