quarta jan 30, 2008 6:44 pm
Vês, jpmf, como agora, dizendo tudo o que tinhas a dizer, acabaste por dar a resposta que ela queria?
Tens toda a razão quanto ao sentido de responsabilidade que envolve ter um animal, seja ele qual for, e é bem observado isso do compromisso com os répteis ser de longo termo. Infelizmente, não temos todos a educação que devíamos e, como diz a minha avó (antiga de 90 anos): ninguém dá aquilo que não tem... (já diziam os romanos: nemu plus iuris in aliem transfere potest quam ipse habet, que é basicamente o mesmo, mas específico para os direitos). Eu só achei que entrou logo tudo a matar e a gozar, ainda por cima, com coisas tão escusadas como as pronúncias e os regionalismos, que são coisas bonitas e fazem parte da nossa herança cultural. Acho é que, depois da séria advertência, alguém podia ter descansado a miúda, como agora deves ter feito. Com certeza que (e ela poderá responder por si), agora vai estar mais atenta e vai estudar mais sobre a sua amiguinha. À primeira, quem quer cai, à segunda, só cai quem quer... também diz a minha avozinha...
Mais uma vez, perdoem-me a intervenção neste fórum (no qual, acreditem, tropecei mesmo acidentalmente por causa do título).
Quando precisarem de algo cá do berço da nação ou para alguma dúvida relacionada com carnívoros, não se façam rogados.
Fortes abraços à malta toda e um bom ano!
Vera, acho que já percebeste porque estava tudo chateado, certo?
Parece-me que deves um pedido de desculpas (a esta gente boa e à tua tartaruga), para a próxima, informa-te melhor e tem mais humildade quando pedes ajuda, ok? A bola está do teu lado! Crescemos e aprendemos todos os dias!
Só um aparte, jpmf, espero que aquela referência aos animais descentes de outros que há na natureza, não seja para mim... É que, se estás a falar do furão, também devias ler um bocado: não existem furões selvagens, à excepção do Furão de Patas Negras (Mustela Negritis), espécie nativa americana.
O que existe na natureza é o Toirão (Mustela Putorios), do qual o Furão (Mustela Putorios Furo) é uma sub-espécie exclusivamente doméstica (criada pelo homem) há milhares de anos. Na verdade, são animais domesticados há mais de 2.500 anos (antes dos gatos, por exemplo) e não sobrevivem em liberdade. Por isso são, há muitos anos, o 3.º animal predilecto de companhia em quase todo o mundo. Se passares no IKEA, vai à secção de criança e procura um puzzle com o título "animais domésticos", vê quais são os 3 animais tipicamente domésticos, segundo os suecos, que podes montar no puzzle...
Se quiseres, podes ler sobre eles e desfazer alguns mitos comuns no respectivo fórum e nos links que por lá abundam. Também estou à tua disposição, se assim entenderes.
Última edição por
JorgeCG em quarta jan 30, 2008 8:23 pm, editado 1 vez no total.