a inbernaçao de tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta jan 30, 2008 3:53 pm

nikitaverita Escreveu:eu nao sei qual a raça dela.. é de agua se quiserem saber mais vejam o perfil dela!
Olha, deves pensar que todos os membros da arca t-êm tempo para andar a ver os perfis de todos os animais que aqui andam..

Até parece que é uma obrigação, "se quiserem saber mais vejam o perfil dela!!!!"

Tu é que devias ter a preocupação de a identificar para nós te pudermos ajudar..

:lol: :lol: :lol:

É cada um...
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta jan 30, 2008 3:54 pm

sim mas se eu nao sei a raça dela ! ......
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 30, 2008 3:56 pm

nikitaverita Escreveu:eu nao sei qual a raça dela.. é de agua se quiserem saber mais vejam o perfil dela!
Porquê? No perfil está lá a raça da bichinha?

Se estava na rua é normal que ainda esteja a dormir. Este ano tem sido bem mais freio que os anteriores, por isso é muito normal que ainda esteja a dormir... Ainda por cima se está na rua.
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta jan 30, 2008 3:59 pm

Sem querer parecer mt mauzinho, fica aqui uma das fotos da tal tartaruga:

Imagem

A mim parece-me uma hieroglifica, mas não tenho a certeza..
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta jan 30, 2008 4:01 pm

Tu é que vieste pedir ajuda, tu é que devias saber á muito tempo a especie e não raça do animal, tu é que devias ter lido para ver se desde o inicio lhe estavas a dar as condições ideais e tu é que devias ter colocado aqui a foto se nao sabias a especie.
Imagem
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta jan 30, 2008 4:01 pm

o problema é que ue acho estranho pois ela sempre viveu lá fora.. e nunca hibernou assim tanto tempo!
JorgeCG
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 7:19 pm

quarta jan 30, 2008 4:35 pm

Senhores, senhoras e menina...
Pelo amor de quem lá têm, alguém pode ajudar a rapariga, em vez de lhe dar cabo da cabeça? A moça tem 12 anos de idade e a forma como escreve não tem a ver com a proveniência, mas, muito provavelmente, com o sistema de ensino.
Desculpem meter a foice em seara alheia, mas há formas e formas de se chamar a atenção. Umas são pedagógicas, outras não levam a lado nenhum.

Vera, é claro que devias ter-te informado como deve ser sobre as características do animal que escolheste, as suas necessidades e hábitos e por aí fora. Além disso, se estás a pedir ajuda, não podes "mandar" as pessoas desenvencilharem-se. Isto é uma comunidade de pares, não há empregados de ninguém. Também deves ter mais cuidado com a forma como escreves e procurar saber os conceitos e significados correctos, para os poderes transmitir em termos perceptíveis, aos demais.

Eu não percebo nada de répteis (tropecei por acaso nesta discussão), por isso não posso ajudar-te. Peço, pois, encarecidamente, a quem possa, que faça o favor de o fazer.
Mais importante do que gozar com os erros alheios (e alguns dos que gozaram, bem podiam reler os seus textos com uma gramática à mão) e absurdas questões norte-sul, é a vida do bicho que pode (ou não) estar em perigo!
Deixem-se de agressividades e questões laterais, por favor. Aos mais velhos paciência, aos mais novos, humildade. Vão ao que interessa!
Desculpem o desabafo e boa sorte.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 30, 2008 5:40 pm

JorgeCG Escreveu:Senhores, senhoras e menina...
Pelo amor de quem lá têm, alguém pode ajudar a rapariga, em vez de lhe dar cabo da cabeça? A moça tem 12 anos de idade e a forma como escreve não tem a ver com a proveniência, mas, muito provavelmente, com o sistema de ensino.
Desculpem meter a foice em seara alheia, mas há formas e formas de se chamar a atenção. Umas são pedagógicas, outras não levam a lado nenhum.
O que não leva a lado nenhum é perdoarem-se este erros que infelizmente só prejudicam o animal. a aquisiçaõ ou manutenção de um animal de estimação, não deve ser tomada de ânimo leve, muito menos o de um réptil que tem uma esperança média de vida acima da média normal..
JorgeCG Escreveu:Deixem-se de agressividades e questões laterais, por favor. Aos mais velhos paciência, aos mais novos, humildade. Vão ao que interessa!
Desculpem o desabafo e boa sorte.
Infelizmente todos nós (conheço pessoalmente quase todos os que responderam neste tópico) temos um "probleminha"... Somos muito ciosos das condições de manutenção de qualquer animal. Não é com passagens de mão na cabeça e atitudes de "desculpas" que se incute numa geração mais nova a verdadeira responsabilidade.
Ou só querem ser louvados? Se fizeram asneira, não gostam de ouvir?

Esta situação era dispensável se o user em questão, recorresse um pouco ao senso comum que uma menina da idade dela deve ter. Se sabe que o animal hiberna, também deve saber, porque é dito em tudo quanto é comunicação social que este é um dos invernos mais frios dos ultimos tempos, logo é normal que o bicho ainda esteja a dormir. Principalmente se está a dormir na rua. Mas claro esta menina com 12 anos em vez de ouvir noticias sobre o ambiente estará com certeza mais preocupada em ver o episódio dos "Morangos com Açucar", que isso sim, é realmente importante...

Se não estão minimamente cientes das necessidades de ter um animal (seja ele qual for) façam um favor ao mundo... Não os tenham.
Não são pessoas como eu e outros users deste fórum, que mantêm animais descendendtes de individuos capturados na Natureza, que são resonsáveis directamente pelo declinio das espécies. São outros users que compram o dito animal porque é giro ter...

Desculpem os outros users o meu desabafo, mas já não tenho paciência para a eterna desculpa esfarrapada do "tenho 12 anos e tenho um animal e não sei o que se passa com ele"...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta jan 30, 2008 6:07 pm

Mas se tem 12 anos os papás tambem são culpados de nao ter o minimo interesse em pedagogicamente pesquisar sobre o animal ou ajudar a filha nesse sentido...aqui muitos users têm filhos alguns têm netos e são eles que por bem dos animais fazem ou ajudam nas pesquisas e supervisionam o trabalho dessas crianças com os pets que eles propios autorizaram ter.

tambem acho piada ás pessoas que tropeçam acidentalmente aqui ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
JorgeCG
Membro

quarta jan 30, 2008 6:44 pm

Vês, jpmf, como agora, dizendo tudo o que tinhas a dizer, acabaste por dar a resposta que ela queria?

Tens toda a razão quanto ao sentido de responsabilidade que envolve ter um animal, seja ele qual for, e é bem observado isso do compromisso com os répteis ser de longo termo. Infelizmente, não temos todos a educação que devíamos e, como diz a minha avó (antiga de 90 anos): ninguém dá aquilo que não tem... (já diziam os romanos: nemu plus iuris in aliem transfere potest quam ipse habet, que é basicamente o mesmo, mas específico para os direitos). Eu só achei que entrou logo tudo a matar e a gozar, ainda por cima, com coisas tão escusadas como as pronúncias e os regionalismos, que são coisas bonitas e fazem parte da nossa herança cultural. Acho é que, depois da séria advertência, alguém podia ter descansado a miúda, como agora deves ter feito. Com certeza que (e ela poderá responder por si), agora vai estar mais atenta e vai estudar mais sobre a sua amiguinha. À primeira, quem quer cai, à segunda, só cai quem quer... também diz a minha avozinha...

Mais uma vez, perdoem-me a intervenção neste fórum (no qual, acreditem, tropecei mesmo acidentalmente por causa do título).
Quando precisarem de algo cá do berço da nação ou para alguma dúvida relacionada com carnívoros, não se façam rogados.

Fortes abraços à malta toda e um bom ano!

Vera, acho que já percebeste porque estava tudo chateado, certo?
Parece-me que deves um pedido de desculpas (a esta gente boa e à tua tartaruga), para a próxima, informa-te melhor e tem mais humildade quando pedes ajuda, ok? A bola está do teu lado! Crescemos e aprendemos todos os dias!

Só um aparte, jpmf, espero que aquela referência aos animais descentes de outros que há na natureza, não seja para mim... É que, se estás a falar do furão, também devias ler um bocado: não existem furões selvagens, à excepção do Furão de Patas Negras (Mustela Negritis), espécie nativa americana.
O que existe na natureza é o Toirão (Mustela Putorios), do qual o Furão (Mustela Putorios Furo) é uma sub-espécie exclusivamente doméstica (criada pelo homem) há milhares de anos. Na verdade, são animais domesticados há mais de 2.500 anos (antes dos gatos, por exemplo) e não sobrevivem em liberdade. Por isso são, há muitos anos, o 3.º animal predilecto de companhia em quase todo o mundo. Se passares no IKEA, vai à secção de criança e procura um puzzle com o título "animais domésticos", vê quais são os 3 animais tipicamente domésticos, segundo os suecos, que podes montar no puzzle...
Se quiseres, podes ler sobre eles e desfazer alguns mitos comuns no respectivo fórum e nos links que por lá abundam. Também estou à tua disposição, se assim entenderes.
Última edição por JorgeCG em quarta jan 30, 2008 8:23 pm, editado 1 vez no total.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 30, 2008 7:31 pm

JorgeCG o meu comentario sobre animais descendentes foi para toda a gente.
Até há bem pouco tempo tive um hobbie em que se prezava a linhagem selvagem dos animais. Ter um casal que era F1 (descendentes directos de animais apanhados na natureza) era do melhor. Não havia misturas, as linhagens eram auelas, os fenótipoe genótipos aqueles, ou seja o estalão estava lá (estou a falar de peixes).
Quem leia e não esteja por dentro da killifilia pode pensar que a malta só quer peixes dretirados da natureza, mas por incrivel que pareça, os "killifilistas" são os principais responsáveis pela preservação de algumas espécies. Aliás, há espécies que já só existem em cativeiro devido à desflorestação e aterro dos seus habtitas.

Não foi um comentário para atingir ninguém em particular...
Foi mais um "abre-olhos".
JorgeCG
Membro

quarta jan 30, 2008 8:12 pm

Ok!
Também não levava a mal, é natural que, por mais que gostemos de bicharada, não saibamos tudo o que há para saber, nem sobre os nossos, quanto mais sobre os outros. Podias estar equivocado. Sobre furões há enganos que não acabam, fruto de desconhecimento e mitos que circulam por aí, aliás, como os há, a granel, sobre répteis. Seria perfeitamente natural, daí o meu esclarecimento!
Aliás, o que relatas passou-se um pouco com o Furão de Patas Negras, no EUA. Em 1987 só existiam 18 exemplares, fruto da "limpeza" dos cães da pradaria e coelhos (sua dieta principal), por parte dos agricultores e transformação dos terrenos em culturas. O estatuto de "animal em vias de extinção" e a criação em cativeiro fizeram o resto e, agora já estão a ser repostas as colónias, mas ainda corre muitos riscos. Os americanos estão a adopta-los e a criá-los em cativeiro e em espaços de reserva natural. Este ano, finalmente, atingiu-se um marco histórico: existem mais em liberdade do que em cativeiro, em parte porque houve um baby boom!

Fiquem bem e tenham um ano (agora sim, à norte) do caraças (não era bem assim, mas para não ferir susceptibilidades...)!!!
Hei-de passar cá mais vezes!
Beijocas e abraços a todos (bicharada incluída)!
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta jan 30, 2008 9:28 pm

Acabei por ficar sem saber se as tartarugas afinal inbernam ou hivernam ou inbernaram/invernaram e como inbernam e se ja acordaram da inbernaçao .Perguntas mal formuladas respostas mal estruturadas . Tem 12 anos ? Va fazer os tpc's e depois ver os marretas ou a rua sesamo e os pais q sao os tutores q venham ca fazer as perguntas duma forma seria e conscienciosa q é , entre muitas outras coisas , para isso q servem .
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

quinta jan 31, 2008 1:12 am

shanebeschen Escreveu:Acabei por ficar sem saber se as tartarugas afinal inbernam ou hivernam ou inbernaram/invernaram e como inbernam e se ja acordaram da inbernaçao .Perguntas mal formuladas respostas mal estruturadas . Tem 12 anos ? Va fazer os tpc's e depois ver os marretas ou a rua sesamo e os pais q sao os tutores q venham ca fazer as perguntas duma forma seria e conscienciosa q é , entre muitas outras coisas , para isso q servem .
Quem nunca teve 12 anos e nunca errou no vocabulário que atire a primeira pedra...

Dá-se um desconto pela forma de escrita, agora responsabilidades em ter um animal isso não. Erraste agora só te cabe a ti tentar descobrir mais sobre a tua tartaruga assim como todos os cuidados a ter.

Qualquer coisa estamos aqui para te ajudar.
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

quinta jan 31, 2008 10:10 am

Faças o q fizeres n lhe mexas nem a incomodes, isso seria mt perigoso. É normal estar a hibernar pq as temperaturas ainda sao mt frias só deve acordar nos princípios de março.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”