Iguana e terrário.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

terça fev 05, 2008 10:05 pm

Após ler alguns tópicos aqui na arca cheguei a algumas conclusões e surgiram algumas dúvidas em relação ao terrário e ao ambiente da minha iguana.

O terrário da minha iguana tem 80cm x 40cm x 30cm. Este é apenas temporário pois estou a construir-lhe um com 1m x 1m x 60cm. Vou desta forma apostar na altura e no comprimento, uma vez que o temporário não oferece altura suficiente para que a iguana possa trepar.

No terrário tenho uma pedra de aquecimento com reostato com uma temperatura a rondar sempre os 20graus, mas que vou retirar uma vez que fiquei hoje a saber que não é bom para os animais. Tenho um tapete de aquecimento 45cm X 45cm, uma lampada Repti Glo UVB 5.0, substrato de Húmus, uma pedra normal e um tronco para que possa trepar. Tenho ainda agua que mudo todos os dias, 3 termometros em 3 pontos diferentes e um higromero (acho que é assim que se escreve :p) que marca sempre no minimo 70% humidade.

Acham que neste momento está adequado ao meu animalzito? Que sugestões me dão para acrescentar ao novo terrário para além da lampada de aquecimento.

Pensei em meter no solo umas placas de substracto que em contacto com a humidade ficam com musgo e ajudam a manter os niveis de humidade. Estas placas são da epiweb, e também há uns troncos. Vejam em http://www.epiweb.se/gallery.htm e digam-me o k acham.

Agradecia umas dicas e criticas. Quero melhorar o terrário no que me for possivel! :)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça fev 05, 2008 10:25 pm

Que tamanho tem a iguana?

Quando falas em medidas estás a falar por esta ordem comprimento X profundidade/largura X altura ?

É que se estás 30 cm é muito pouco e mesmo trocando para os 60 cm não sei se não seria melhor meteres um desses "metros" na altura em vez de ser no comprimento ou profundidade...

Lembra-te, sendo elas arboricolas, tens de investir mais na altura :wink:

Quanto ao resto parece me bem, apenas um coisinha, no petsite, li que lhe davas alface... não dês, não tem grande valor nutritivo e pode causar lhe diarreia, portanto acho que podes excluir da ementa :wink:
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

terça fev 05, 2008 10:29 pm

Pedra de aquecimento ?????? :o isso é para tirar e já...ela pode se queimar com isso! arranjam uma lampada de ceramica sao as mais apropriadas visto k simula o calor que vem de cima ou seja o sol! tira ja essa pedra! alem disso o teu proximo terrario...tambem n é definitivo! espero que saibas que ela vai precisar de um bastante maior depois mas por enquanto serve!
boa sorte cm a tua iguanazita :D
cumps
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

terça fev 05, 2008 10:31 pm

ah esquecime a tua temperatura esta bastante baixa..de dia tem de rondar os 32 e a noite os 28 por isso trata de comprar uma lampada de ceramica e ligas a um termostato pa poderes controlar a temperatura ta muito baixa mesmo
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça fev 05, 2008 10:44 pm

suponho que te tenhas enganado na temperatura... A 20º a iguana deve estar mesmo letargica e ja devias ter dado conta que algo estaria mal, portanto, deduzo que te enganas-te...

A pedra de aquecimento, quanto mais depressa deixares de usar, melhor..

Quanto as tais placas, nao vejo necessidade disso...
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

terça fev 05, 2008 11:05 pm

Blood_TAster Escreveu:Após ler alguns tópicos aqui na arca cheguei a algumas conclusões e surgiram algumas dúvidas em relação ao terrário e ao ambiente da minha iguana.

O terrário da minha iguana tem 80cm x 40cm x 30cm. Este é apenas temporário pois estou a construir-lhe um com 1m x 1m x 60cm. Vou desta forma apostar na altura e no comprimento, uma vez que o temporário não oferece altura suficiente para que a iguana possa trepar.

No terrário tenho uma pedra de aquecimento com reostato com uma temperatura a rondar sempre os 20graus, mas que vou retirar uma vez que fiquei hoje a saber que não é bom para os animais. Tenho um tapete de aquecimento 45cm X 45cm, uma lampada Repti Glo UVB 5.0, substrato de Húmus, uma pedra normal e um tronco para que possa trepar. Tenho ainda agua que mudo todos os dias, 3 termometros em 3 pontos diferentes e um higromero (acho que é assim que se escreve :p) que marca sempre no minimo 70% humidade.

Acham que neste momento está adequado ao meu animalzito? Que sugestões me dão para acrescentar ao novo terrário para além da lampada de aquecimento.

Pensei em meter no solo umas placas de substracto que em contacto com a humidade ficam com musgo e ajudam a manter os niveis de humidade. Estas placas são da epiweb, e também há uns troncos. Vejam em http://www.epiweb.se/gallery.htm e digam-me o k acham.

Agradecia umas dicas e criticas. Quero melhorar o terrário no que me for possivel! :)
presumo que te estejas a referir a temperatura da pedra!
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça fev 05, 2008 11:17 pm

Blood_TAster, como dito pelo P_R, a temperatura que disseste não deve ser a correcta, até porque para manter 20º praticamente nunca terias o tapete e/ou a pedra de aquecimento (que é para sair) ligados.

Outra coisa, como é do teu conhecimento, a iguana vai ultrapassar os 100cm de comprimento, portanto se tiveres espaço, para um terrário definitivo podes e deves apostar em medidas um pouco maior.

Quanto à Epiweb:
. Substrato: não tenh grande opinião embora seja da opinião que o crescimento do musgo deve ser controlado para a iguanda não comer, mas os mais experientes em iguanas e quiçá alguém que tenha experiência com o substrato que se expressem;
. Troncos: não me parece que seja robusto o suficente para uma iguana adulta, acho que as garras e o pesso os podem rasgar e desfazer muito facilmente.

Sol18 quando é que há fotos da tua osga aqui na arca? :wink:
<p>
</p>
Blood_TAster
Membro Veterano

terça fev 05, 2008 11:50 pm

NhamNham Escreveu:Que tamanho tem a iguana?

Quando falas em medidas estás a falar por esta ordem comprimento X profundidade/largura X altura ?

É que se estás 30 cm é muito pouco e mesmo trocando para os 60 cm não sei se não seria melhor meteres um desses "metros" na altura em vez de ser no comprimento ou profundidade...

Lembra-te, sendo elas arboricolas, tens de investir mais na altura :wink:

Quanto ao resto parece me bem, apenas um coisinha, no petsite, li que lhe davas alface... não dês, não tem grande valor nutritivo e pode causar lhe diarreia, portanto acho que podes excluir da ementa :wink:
Em relação ás medidas do novo terrário vão ser 1 metro de altura, 1 metro de largura e 60 centimetros de profundidade. Este terrário não é ainda o definitivo, pois de momento ainda não disponho de espaço para lhe construir o terrário final! A minha iguana tem neste momento cerca de 50 centimetros. Em relação à alface já há muito tempo que não lhe dou pois li exactamente isso, que esta nao tem qualquer valor nutritivo. Logo desisti de dar-lhe:) Apenas ainda não mudei o petsite por perguiça :p

Sol18 Escreveu:ah esquecime a tua temperatura esta bastante baixa..de dia tem de rondar os 32 e a noite os 28 por isso trata de comprar uma lampada de ceramica e ligas a um termostato pa poderes controlar a temperatura ta muito baixa mesmo
Os 20 graus são a temperatura da pedra... A temperatura ambiente ronda sempre os 27 a 30 graus. :) Em relação à pedra já sei que é mesmo para sair!!! :)

P_R Escreveu:suponho que te tenhas enganado na temperatura... A 20º a iguana deve estar mesmo letargica e ja devias ter dado conta que algo estaria mal, portanto, deduzo que te enganas-te...

A pedra de aquecimento, quanto mais depressa deixares de usar, melhor..

Quanto as tais placas, nao vejo necessidade disso...
As placas de substracto são uma questão estética e de melhor controlo da humidade. Pois estive a informar-me com o fornecedor português das placas e eles disseram-me que esta placas eram muito utilizadas em terrários húmidos para uma melhor manutenção da humidade. E uma vez que segundo li em varios sitios, os terrários com substracto de Humus e restantes parecidos são propicios à criação de àcaros achei que esta seria uma forma de minimizar a criação dos mesmos, embora dia sim dia não desinfecte o terrário com um desinfectante próprio para terrários da MEN FOR SAN. Não sei se conhecem?!

jmangelico Escreveu:Blood_TAster
Quanto à Epiweb:
. Substrato: não tenh grande opinião embora seja da opinião que o crescimento do musgo deve ser controlado para a iguanda não comer, mas os mais experientes em iguanas e quiçá alguém que tenha experiência com o substrato que se expressem;
. Troncos: não me parece que seja robusto o suficente para uma iguana adulta, acho que as garras e o pesso os podem rasgar e desfazer muito facilmente.
Em relação às placas vou então esperar que alguem com mais conhecimentos na matéria se manifeste... :)

Obrigado a todos pelas respostas e ajuda até ao momento! :)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta fev 06, 2008 9:10 am

Eu estive a ler no site das placas e não encontro indicão para terrarios, mas sim para botanica , jardinagem e afins, eu nunca confio no que o que dizem na loja e tendo visto no site quem é o representante portugues 8) ....
Os problemas de usar material de jardinagem, podem ser os fertilizantes, eu acho que isso não e necessario para manter a humidade, a iguana vai defecar, vai esgravatar e isso vai ser uma cultura de bacterias e fungos nada aconselhavel, é apenas a minha opiniao que criei o meu rapaz em papel absorvente de cozinha ate aos 2 anos de idade.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta fev 06, 2008 2:52 pm

Blood_TAster Escreveu:O terrário da minha iguana tem 80cm x 40cm x 30cm. Este é apenas temporário pois estou a construir-lhe um com 1m x 1m x 60cm. Vou desta forma apostar na altura e no comprimento, uma vez que o temporário não oferece altura suficiente para que a iguana possa trepar.
quanto ao tamanho, acho que daqui a mais ou menos um ano já vai estar pequeno para o animal (espero eu)..
Blood_TAster Escreveu:No terrário tenho uma pedra de aquecimento com reostato com uma temperatura a rondar sempre os 20graus, mas que vou retirar uma vez que fiquei hoje a saber que não é bom para os animais. Tenho um tapete de aquecimento 45cm X 45cm, uma lampada Repti Glo UVB 5.0, substrato de Húmus, uma pedra normal e um tronco para que possa trepar. Tenho ainda agua que mudo todos os dias, 3 termometros em 3 pontos diferentes e um higromero (acho que é assim que se escreve :p) que marca sempre no minimo 70% humidade.
a utilização da pedra nas iguanas é um tanto desnecessária, senão mesmo estúpida (passo à expressão). sendo animais arborícolas, a maior parte do calor que recebem é vindo de cima, não do chão. para que não bastasse, existe alguma probabilidade de a pedra poder vir a sofre um sobreaquecimento, o que pode trazer graves problemas para o animal.

consulta este tópico feito pela texuga. contém algumas informações e imagens relativas a acidentes com pedras de aquecimento:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52075

aproveito também para relembrar que nas iguanas a percentagem de húmidade deve sempre rondar os 70% e 80%.

e acho que me fico por aqui.. acho que não vale a pena acrescentar mais nada ao do que te já foi dito..
Blood_TAster
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 3:30 pm

Em relação ao terrário, uma vez que de momento nao disponho de mais espaço vai ter de ficar por estas medidas (1m x 1m x 60cm)... mas espero k daqui a no maximo 6 meses já disponha de um grande espaço para lhe construir um super terrário :)

Já tinha ver o tópico da Texuga ontem... :o e já tirei a pedra... 8)

Em relação ao substracto já tirei da cabeça utilizar as placas! :p

Obrigado pelas dicas!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”