Iguana com manchas pretas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PiTucHa3
Membro Júnior
Registado: terça fev 12, 2008 2:10 pm

domingo fev 24, 2008 9:30 pm

Eu n tou a falar mal pa ninguem, foi so para esclarecer...

Bgd plas dicas :wink:
Xyko
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 11:45 pm

segunda fev 25, 2008 4:45 pm

Boas
Olha penso que posso te ajudar porque aconteceu isso com a minha iguana.
o vet disse que provavelmente isso seriam queimaduras da lâmpada de cerámica(no meu caso).
ele aconselhou me a usar o Betadine, disse que os repteis são muito receptiveis ao betadine.
eu dissolvi o betadine em agua e com uma compressa aplicava de manha, a tarde limpava com soro fisiológico e punha outra vez mais betadine diluido.
Aviso te já que inda hoje a minha iguana tem disso, ou seja inda não sarou complectamente, mas no principio tinha uma maior área do corpo coberta com isso, agora ja so tem um bocadinho.
kuando xegar a kasa meto aki umas fotos do anter durante e depois.
alem do mais, aumenta a humidade, pois as iguanas saram melhor com a humidade a 85%/90%
Espero ter ajudado.
Corrijam me se estiver errado
CumpZ
Quando fazemos bem ninguem se lembra, quando fazemos mal ninguem se esquece...
Xyko
Membro

terça fev 26, 2008 1:17 pm

ANTES
Imagem

Imagem

DEPOIS

Imagem

Imagem

CumpZ
PiTucHa3
Membro Júnior

quarta fev 27, 2008 5:04 pm

Ena bem! Axo k é uma situação mt parecida à minha... mas axo estranho pk é quase impossível a minha iguana xegar à lâmpada de cerâmica... :?

A tua também tinha manchas com relevo?

D qq forma vou fazer isso sim! Brigadão pela ajuda! 5* :D
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta fev 27, 2008 5:35 pm

ao menos já foste ao veterinário com ela?!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta fev 27, 2008 7:21 pm

Lê este topico que é recente, tem uns links para artigos sobre manchas pretas em iguanas http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52836
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Xyko
Membro

quinta fev 28, 2008 9:10 am

Boas
Não Tens que agradecer porque eu gostaria que fizessem o mesmo comigo.
eu vou te tentar explicar promenorizadamente o k aconteceu...
O bixo por assim dizer tinha umax manxas pretax em relevo na pele(em relevo, caso não estejam em relevo podem ser reacções comportamentais do animal, nomeadamente ao stresse).
Pensei que passase , uma vez que eram secas, aumentei a humidade, no caso de ser alguma infecção, e entretanto essa pele saltou como se fosse uma casparra.
O resultado foi isso que viste no principio.
No desespero levei o a um veternário que NÂO È TOTALMENTE EXPERT NO ASSUNTO, mas que se interessava por ele e que tinha um amigo com o curso de herpetologia.
ele tirou umas fotos ao animal e enviou por mail a esse mesmo amigo.
A conclusão do herpetologista nunca cheguei a sabe-la.
O veternário NÂO ESPERIENTE disse que seria uma queimadura e receitou me uma pomada antibacteriana e antibiotica, chamada "Fucidine H", (esta pomada utiliza-se em costuras após as cirurgias, etc).
A pomada apliquei a 1 vez por semana, deixando actuar durante 30 minutos limpando de seguida com soro.(eu fazia isto de manha para que á noite pudesse "desinfectar a ferida" com betadine DISSOLVIDO (este processo era feito 2 vezes ao dia, tirando no dia em que se metia a pomada, que apenas se fazia a noite).
ao fim duns tempinhos a ferida secou, ficou com umas manchas pretas na pele(apenas coloração, sem relevo) e ao fim de umas mudas quase que desapareceu por complecto.
Espero ter ajudado.
Pedia para me corrigirem, mas se tiver alguem que ser corrijido não sou eu.
Fico agradecido ao vet porque ate hoje o animal esta vivo e de boa saude.
CumpZ
PiTucHa3
Membro Júnior

quarta mar 05, 2008 12:16 pm

Mais uma vez obrigada pelas ajudas.

Eu ja fui com ela à veterinária e ja estamos a tratar do assunto. Assim que tiver um bocadinho para vir ao computador eu virei explicar tudo.

Obrigada mais uma vez ;)

Cumps
pelesita02
Registado: terça abr 22, 2008 7:06 pm

quarta abr 23, 2008 2:18 pm

tambem tenho uma iguana,ela tambem tem umas manxitas pretas,mas aparecem e desaparecem,penxo nao ser nada de mal,pois ela come bem e aparenta tar optima de saude,e keimaduras nao sao de certeza...podera ser e carencia de alguma vitamina nao?eu nao sei bem,tambem gostava k me ajudaxem a descobrir.ah e ja agora,a minha iguana ta a ficar muito cor de laranja e verde,sera por ser femea?

jinhux

ah e nao te preocupes muito,pois enkanto ela comer bem significa k nao ta doente(foi-m dito por um senhor de uma loja de animais aki em coimbra).
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

quarta abr 23, 2008 2:24 pm

pelesita02 Escreveu:tambem tenho uma iguana,ela tambem tem umas manxitas pretas,mas aparecem e desaparecem,penxo nao ser nada de mal,pois ela come bem e aparenta tar optima de saude,e keimaduras nao sao de certeza...podera ser e carencia de alguma vitamina nao?eu nao sei bem,tambem gostava k me ajudaxem a descobrir.ah e ja agora,a minha iguana ta a ficar muito cor de laranja e verde,sera por ser femea?

jinhux

ah e nao te preocupes muito,pois enkanto ela comer bem significa k nao ta doente(foi-m dito por um senhor de uma loja de animais aki em coimbra).
Sr's de lojas de animais não são de fiar, se a tua iguana tem manchas pretas devias de a levar a um vet, mas como vet especializados em repteis de jeito em Portugal se contam pelos dedos de UMA MÃO!
Tenta postar uma fotitas
Abraços e se bem vindo\a
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta abr 23, 2008 7:26 pm

pelesita02 Escreveu: ah e nao te preocupes muito,pois enkanto ela comer bem significa k nao ta doente(foi-m dito por um senhor de uma loja de animais aki em coimbra).
Olha que nao é assim tao linear... Não é por ela comer que nao esta doente. Áté pode comer e tar com algum problema... Há casos e casos... Tem-se que observar bem o seu comportamento, alterações fisicas, etc...
ratsnake
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 7:32 pm
0.1.0 panterophis guttatus (okeetee)
1.0.0 gecko leopardo (ba

quarta abr 23, 2008 9:50 pm

.......
<p>1.0.0 elaphe o.lindheimerii(normal)</p>
<p>0.1.0 panterophis guttattus(okeetee)</p>
<p>1.0.0 gecko leopardo(banana blizzard)</p>
<p>0.1.0 gecko leopardo(blazzing blizzard)</p>
sinik