Dúvidas sobre uma tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
EagleEye1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 21, 2008 10:10 pm

segunda jan 21, 2008 11:10 pm

Olá.

Tenho uma tartaruga de orelhas vermelhas (trachemys scripta elegans, mais coisa menos coisa) que chegou a minha casa por volta de 6/7/8 meses atrás. Já era grandinha quando chegou, e não cresceu muito mais, tendo agora 17 centímetros da ponta da carapaça perto da cabeça até à ponta da carapaça perto da cauda. Que eu saiba estava bem tratada, até porque fui uma vez a uma loja de animais e me disseram que tem um desenvolvimento da carapaça excelente (apesar de infelizmente eu não ter nada a ver com isto, mas sim os antigos donos).

Bom, a tartaruga não vou dizer que tinha as melhores condições, pois não tenho aquário, mas ia-a colocando ora numa varanda quentinha onde bate o Sol ora no bidé, para ela comer.
Até que aqui há uns tempos deixou de comer. Tudo bem, foi ver à net, tempo de hibernação. Só que ela, tendo luz na varanda, mexia-se muito, e como não comia nada, calculei que ela tivesse a gastar energia sem a repor (pois não comia). Então tive a ideia de a pôr numa casa de banho às escuras, sem janela, e tive o cuidado de ver nos primeiros tempos se ela estava bem. Deu-se muito bem (a meu ver) e pensei que ela tivesse nas melhores condições, pois estava mesmo a dormir e assim não gastava energia.
Até que uma rapariga que possui uma tartaruga me disse que fiz mal, que ela deve apanhar Sol e estar na água. Isto fez-me confusão, porque ao fazer isto (pô-la na água e ao Sol) ela está activa, mas continua sem comer.
Gostava de saber do pessoal que possui tartarugas qual a melhor coisa a fazer.

Outra coisa, relativamente à alimentação, costumo dar-lhe carne crua, camarões (gammarus, penso) e uma ração "especial", que me disseram que era muito boa (foi comprada na Ornimundo, suponho que seja) e contêm vitaminas e tal (deve fazer melhor que os camarões). Estou a proceder bem? Sei também que ela deve comer vegetais, mas já lhe tentei dar e nunca lhe toca (penso que é porque os antigos donos lhe davam muita carne)

Por fim, queria só saber como vocês domesticam as tartarugas. Ela não é muito social, é um pouco agressiva quando lhe pego, e não tem muita confiança em humanos. Gostava de saber como posso mudar esta situação
e torná-la mais dócil (a mesma rapariga disse que a dela era muito dócil). Ou já não é possível, dado que não me conhece desde pequena?

Agradecia que me ajudassem nestas questões. E fica aqui o pedido de desculpas à Big porque durante todo o post me referi a ela como fêmea mas na verdade a Big é um Bigo (quase de certeza) xD.
Cumprimentos :wink:
Anadiniz
Membro
Registado: quinta jul 19, 2007 12:12 pm

terça jan 22, 2008 5:01 pm

bem vou-te dizer o que me disseram a mim (espero não me enganar em nada). Em relação à comida disseram-me para dar sticks e camaroes só de vez em quando. Aquário com filtro, termostato (26º a 30º), lâmpada uv (o mesmo n.º de horas que há de sol) por cima da plataforma (até 20 cm de distância) para ela apanhar "sol". Por no aquário um pedra de cálcio. Acho que não me esqueci de nada. Mas claro espera pelos Pros.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça jan 22, 2008 5:37 pm

uma plataforma de zona seca e agua melhor a 24-28 . 30º ja começam a cozer :lol: , so se usa para situaçoes especificas e pontuais .
Anadiniz
Membro
Registado: quinta jul 19, 2007 12:12 pm

terça jan 22, 2008 8:37 pm

shanebeschen Escreveu:uma plataforma de zona seca e agua melhor a 24-28 . 30º ja começam a cozer :lol: , so se usa para situaçoes especificas e pontuais .
vês... por isso eu disse para esperares pelos pros. A água das minhas está a 27 (não sei muito bem onde fui buscar os 30 lol)
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

sábado jan 26, 2008 4:56 pm

o ideal acho q é por volta de 25ºC, mas nisso a muitas opinioes diferentes. Qt á lampada deve ser uvb + uva por causa do vitamina D e do calor. Poem tb uma pedra de calcio.

outra coisa n a metas no bide ou na varanda. Elas gostam de luz e gostam de estar sempre no mesmo sitio. Se n tens dinherio para comprar um aquario que de para ela por ser mt grande, tenta comprar uma bacia de plastico, uma caixa de arrumações, que são baratas. Mete-lhe o maximo de agua possivel. o ideal seria o dobro do tamanho dela em pé. Deixa apanhar sol diretamente
EagleEye1
Membro Júnior

domingo jan 27, 2008 5:52 pm

Comprei hoje uma caixa dessas.
Queria pôr uma plataforma, vou ver se arranjo.
Quanto ao termostato, é necessário?
E a pedra de cálcio serve para quê?
Já agora, deve-se pôr um anti-cloro também não?

E ninguém me disse onde a devo manter para ela hibernar melhor...
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

segunda jan 28, 2008 7:15 pm

Eu uso umas plataformas com ventosas, mas acho q n sao mt faceis de encontrar. A pedra de calcio é para ter uma melhor carapaça, no maximo custa 2.50€ mas n é necessario ter sempre porque a tua tarta já é grande, mas de vez enquanto poem.

Anti-cloro eu n ponho e n acho necessidade.

Termostato era melhor pores pq elas so hibernam a temperaturas abaixo de 10-11ºC, abaixo dos 15-16ºC semi-hibernam e é mt perigoso para elas uma vez q deixam de comer mas movimentam-se. Se consegues ter temperaturas abaixo dos 10º em tua casa, deixa-a hibernar mas se a temperatura esta entre 11º e 16º é melhor comprares um termostato. outra coisa tem cuidado com as diferenças de temperatura.
Qd ela estiver a hibernar n a acordes nem mudes bruscamente a temperatura.
Eu deixei sempre a minha hibernar no aquario dela, n sei se é a melhor opção.
EagleEye1
Membro Júnior

sábado mar 08, 2008 5:46 pm

ok, obrigado pela ajuda.
Já agora, quando é que elas costumam acordar?
Final de Março?
binxita
Registado: quinta fev 21, 2008 2:55 am

sábado mar 08, 2008 6:48 pm

Ola boa tarde,

Tenho 2 tartarugas e uma viveu os ultimos dois anos sempre em agua fria e hibernou está claro! :o costumava acordar em Abril (lembro me por que faço anos na primeira semana e dizia sempre que ela acordava para festejar!)

Desde que tem o termostato tornou-se mais divertida e social, e nada imenso (coisa que não fazia pois só ia á agua para comer!

Em relação a domesticar acho que o primeiro passo é ela reconhecer-te, é facil de perceber isso, elas ficam a olhar para ti como se fossem caezinhos( pelo menos as minhas ficam) e seguem-te no aquario, tenta dar lhe comida a mão, assim ela habitua-se a ti.

de qualquer das formas é melhor esperares pelas dicas de quem sabe como domestica-las!

jokas**
<u><strong>binxita &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</strong><strong> </strong></u>Gatos: 0.1.0 Egyptian Mau (Binx Maria)&nbsp;&nbsp; 0.1.0 Bombay (Aisha Maria)&nbsp;&nbsp;&nbsp; Repteis: 0.0.1 Graptemys pseudogeographica kohni (T&aacute;t&aacute;) &nbsp; 0.0.1 Pseudemys concinna hieroglyphica(N&aacute;n&aacute;)&nbsp;&nbsp;&nbsp; Exoticos: 0.0.1 Phodopus sungorus (Ratinho)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado mar 08, 2008 6:55 pm

Isso de dares carne crua é que eu não acho bem. Tens como já te disseram ração propria para tartarugas aquáticas...
EagleEye1
Membro Júnior

terça abr 29, 2008 6:51 pm

Boas.
Só para notificar que a Big já acordou (há muito tempo, atenção) e que penso que está feliz no seu "aquário". Apanha Sol directo durante a tarde quase toda e por vezes tiro-a do aquário para andar pela varanda (ainda não tenho plataforma no aquário).
Quanto ao domesticar, tentei pegar-lhe 15/20 minutos por dia, mas ela não gosta muito, então deixei de lhe pegar e passei a dar-lhe comida à boca (ponho-a no bidé para lhe dar carne, para não sujar tanto o aquário. Ração e gammarus só come no aquário, o que o deixa muito sujo. Mas arranjei uma maneira de tirar praticamente todos os resíduos sólidos.). Ela come-a dos meus dedos, mas não tem cuidado nenhum comigo (qualquer dia sou mordido). Mas pronto, eu faço questão de lhe mostrar que sou eu que lhe dou comida.
Arranjei também uma "técnica" que é a de entrar na divisão onde ela está (seja na casa-de-banho seja na varanda dela (no aquário ou solta)) e ignorá-la, para ela se habituar à presença humana. Acho que tem tado a resultar, pois dantes (no início) ela encolhia-se toda e nadava contra tudo, e fugia quando estava em terra. Agora fica quieta e só se me aproximo mais é que se encolhe, mas ja não foge tanto. :D
Enfim, obrigado pelos conselhos
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

terça abr 29, 2008 9:02 pm

acerca da alimentaçao em vez de dares carne trenta dar insectos tipo grilos gafanhotos assim esse tipo
fika bem
EagleEye1
Membro Júnior

segunda jun 16, 2008 5:35 pm

Olá mais uma vez. Cá estou com mais informações e algumas dúvidas.
Como já disse, a Big apanha Sol directo mais ou menos desde as 13 até as 18. Mas na verdade, o que acontece é que quando a ponho ao Sol, muitas vezes ela não fica lá, vai-se escondendo em sítios onde não bate o Sol. Suponho que será normal certo? Gosto que ela escolha se quer ou não apanhar Sol, mas a varanda ainda é grande e tenho medo que ela "não saiba" onde deve ir para apanhar Sol, por isso costumo pô-la logo no sítio certo (apesar de ela fugir).
Quanto à lâmpada UVB, fui a uma loja e vi lá lâmpadas UVB à venda, de 50 e de 100 W. Qual destas é mais aconselhável? E o candeeiro onde a vou pôr tem que ter certas características certo (ser de cerâmica...ou isso é a lâmpada?) Gostava que me aconselhassem sobre este assunto por favor (lâmpada, candeeiro e "parte" de cerâmica).
Mais uma: reparei que depois de estar ao Sol, os seus olhos lacrimejam e por cima dos mesmos forma-se um "pozinho" branco. Lacrimejar talvez tenha a ver com expulsar o sal (embora não esteja a ver onde uma tartaruga de água doce adquira tanto sal para expulsar), mas o que é o pozinho branco?
Quanto à alimentação, costumo dar sticks da marca biorept (não tou a fazer publicidade, é só para saber se é das boas para os animais) e mais raramente alguma carne (já a dou cozinhada :) ). Já tentei alguma fruta e vegetais mas ela não gosta muito. Mas vou continuar a insistir. Estou a proceder bem? É preciso acrescentar cálcio à alimentação? Se sim, como? compro uma tartaruga de cálcio e raspo pá comida?
Por curiosidade, gostava também de saber qual a longevidade aproximada destes animais.
Por fim, gostava que me aconselhassem em relação a filtros. Tenho um filtro (que se pode chamar bomba de água) que serve apenas para pôr a água a circular, e assim ajuda-me também a apanhar os resíduos sólidos (costumo fazer esta parte quando a tartaruga apanha Sol).
E pronto. É só. Agradecia que me respondessem e espero que o facto de este post ser tão grande não vos tire a vontade de responder. xD
Cumprimentos ;)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 16, 2008 5:42 pm

Essas tartarugas de calcio podes por directamente dentro da água. é para isso que servem.

Quanto ao filtro. Quanto mais potente (L/h) for, melhor, sem que crie muita correnteza...

As lãmpadas que deves escolher são as Repti-glo 10.0 que há em diversas voltagens. Tens umas novas que são economizadoras.
O suporte de cerâmica só é necessário para lâmpadas de aquecimento que podem ser de cerâmica ou não (as lâmpadas de aquecimento costuma ser de IV e de cerâmica).

As minhas também andam à solta no terraço e elas sabem bem onde apanhar o sol e quando o fazer, não te preocupes com isso...
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jun 16, 2008 5:43 pm

eu tenho tartarugas. todas elas comem ração, todas elas comem peixe e todas elas comem carne. elas gostam de carne e peixe. alguém sabe as quantidades que se pdoe dar para não abusar?

excluindo a opção [NÂO DAR CARNE,] ou [NÂO DAR PEIXE] :)
cumprimentos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”