Tenho uma tartaruga de orelhas vermelhas (trachemys scripta elegans, mais coisa menos coisa) que chegou a minha casa por volta de 6/7/8 meses atrás. Já era grandinha quando chegou, e não cresceu muito mais, tendo agora 17 centímetros da ponta da carapaça perto da cabeça até à ponta da carapaça perto da cauda. Que eu saiba estava bem tratada, até porque fui uma vez a uma loja de animais e me disseram que tem um desenvolvimento da carapaça excelente (apesar de infelizmente eu não ter nada a ver com isto, mas sim os antigos donos).
Bom, a tartaruga não vou dizer que tinha as melhores condições, pois não tenho aquário, mas ia-a colocando ora numa varanda quentinha onde bate o Sol ora no bidé, para ela comer.
Até que aqui há uns tempos deixou de comer. Tudo bem, foi ver à net, tempo de hibernação. Só que ela, tendo luz na varanda, mexia-se muito, e como não comia nada, calculei que ela tivesse a gastar energia sem a repor (pois não comia). Então tive a ideia de a pôr numa casa de banho às escuras, sem janela, e tive o cuidado de ver nos primeiros tempos se ela estava bem. Deu-se muito bem (a meu ver) e pensei que ela tivesse nas melhores condições, pois estava mesmo a dormir e assim não gastava energia.
Até que uma rapariga que possui uma tartaruga me disse que fiz mal, que ela deve apanhar Sol e estar na água. Isto fez-me confusão, porque ao fazer isto (pô-la na água e ao Sol) ela está activa, mas continua sem comer.
Gostava de saber do pessoal que possui tartarugas qual a melhor coisa a fazer.
Outra coisa, relativamente à alimentação, costumo dar-lhe carne crua, camarões (gammarus, penso) e uma ração "especial", que me disseram que era muito boa (foi comprada na Ornimundo, suponho que seja) e contêm vitaminas e tal (deve fazer melhor que os camarões). Estou a proceder bem? Sei também que ela deve comer vegetais, mas já lhe tentei dar e nunca lhe toca (penso que é porque os antigos donos lhe davam muita carne)
Por fim, queria só saber como vocês domesticam as tartarugas. Ela não é muito social, é um pouco agressiva quando lhe pego, e não tem muita confiança em humanos. Gostava de saber como posso mudar esta situação
e torná-la mais dócil (a mesma rapariga disse que a dela era muito dócil). Ou já não é possível, dado que não me conhece desde pequena?
Agradecia que me ajudassem nestas questões. E fica aqui o pedido de desculpas à Big porque durante todo o post me referi a ela como fêmea mas na verdade a Big é um Bigo (quase de certeza) xD.
Cumprimentos