IGUANA PRECISA DE AJUDA...Help

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
miauzinhamaf
Registado: segunda mar 10, 2008 10:10 pm

segunda mar 10, 2008 10:20 pm

eu explico o k se passa,tenho uma iguana á 1 semana e estou muito preocupada,ela nao come nada nada mesmo nem raçao nem feijao verde nem banana nem maça,é k nao come mesmo nada... o pior nem é isso ela é muito agressiva,esta sempre a pular d um lado po outro bate com as paredes no terrario ker sair de la de dentro ganha impulso com a cauda e tenta abrir o vidro é doida varrida,kualker barulhinho e ela da doida....bate com a cauda no vidro e tenta escavar na terra pa fugir...epa mas ela nao come nada nem á mao...eu á uns bons anos tive uma iguana e ela era super mansa e kerida adorava festas e tal..estou preocupada a temperatura é boa de dia vai aos 30 gr e de noite desce so ate aos 22...epa ja n sei o k fazer ajudem m é normal???esta agressividade e o facto d nao comer???
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mar 10, 2008 10:23 pm

se só esta á uma semana, deve ser stress, deves deixa-la em paz durante algum tempo, troca-lhe so a agua e da comida, sem a incomodares, ate ela se sentir mais segura na nova casa.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Dias26
Membro Júnior
Registado: domingo fev 24, 2008 11:03 pm

segunda mar 10, 2008 10:32 pm

tens uvb/a? Ainda é pequenina? Vais ter que ter muita paciencia, pode não ser uma tarefa nada facil amansar uma iguana...
miauzinhamaf

segunda mar 10, 2008 11:34 pm

obrigado eu vou deixa la em paz mas tenho medo s ela nao voltar a comer k morra... :(
sim tenho a lampada da praxe, e todos os acessorios necessarios termostato e tale coisa....opaaaaaa k raiva tenho medo paaaaaaa
Dias26
Membro Júnior

segunda mar 10, 2008 11:55 pm

Se tens todas as condições, vai correr tudo bem. Lembra t que é um animal semi selvagem, por isso eh normal que se sinta assustado. Aproxima t se possivel de frente sem grandes movimentos bruscos, e faz com que se habitue à tua presença! Quando sentir mesmo fome, vai acabar por ir comer. Boa sorte
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 11, 2008 1:46 am

passo a citar um post meu anterior, relativamente aos cuidados necessário para a manutenção de uma iguana:
korbe Escreveu:quando ao borrifar, o animal deve ter sempre uma percentagem de entre 65% a 75% de condensação no ar. deves adquirir um higrómetro para te ajudar a controlar a húmidade.

quanto a aquecimento, o que te aconselho é a dirigires-te a uma loja de animais e compras uma lampada de cerâmica de 100W, ligada a um termoestato. as temperaturas diárias devem variar entre os 30º e os 32º, e durante a noite entre os 26º/27º.

quanto à iluminação, deves comprar numa loja de animais uma lâmpada UVB de radiação 8.0, e deves montá-la perto da zona onde o animal costuma estar mais tempo, a uma distância máxima de 30 cm's do mesmo.

quanto à habituação a ti, passo a citar uma coisa que escrevi à uns tempos sobre a melhor forma de te aproximares duma iguana, e quanto à sua habituação à tua presença:
korbe Escreveu:outro conselho que te posso dar, após essa primeira semana, começa por tentar afeiçoar a tua figura com comida. ou seja, dá-lhe tu de comer à mão de vez em quando, de maneira a que ele não se habitue só a comer da tua mão, mas sempre com cuidado, pois ela/e pode sentir-se ameaçado com a tua presença. aconselho-te vivamente nesta altura a manusear-la/o com algum tipo de protecção, como luvas e uma camisola. tenta habitua-la ao manusemento e à tua presença.. apesar de ter a minha à 3 anos, e de estar habituado à presença humana, sempre que alguém aproxima a sua mão por cima da cabeça, o meu rapaz fica logo nervoso. o truque é "abordá-lo" sempre de maneira a que ele te veja. ou seja, nunca lhe estiques uma mão quando ele está de costas e encara-o sempre de frente. caso ele comece a sentir ameaçado, aproxima a mão devagar. o ponto frucal é ele habituar-se a ser mexido e tocado.
quanto à alimentação, está completamente errada. a alface não ajuda em nada o animal. muito pelo contrário, só o prejudica. consulta esta lista de alimentos: http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm . caso tenhas alguma dúvida relativamente à mesma, expõe-na aqui. lembra-te que quanto mais variadas forem as saladas, mais saudável será o teu animal.
-
miauzinhamaf Escreveu:bate com a cauda no vidro e tenta escavar na terra pa fugir...
esta "terra" que falas, é mesmo terra?! é que se é mesmo, então aconselho-te a proceder da seguinte forma:

(novamente um post meu anterior)
korbe Escreveu:quanto ao substracto, aviso-te para o retirares imediato, pois pode haver um grande risco do animal ingeri-lo sem querer, fazendo com que ele tenha grandes probabilidades de ter uma impactação nos intestinos. deves substituí-lo por papel de cozinha e jornal (atenção que as tintas de alguns jornais podem libertar gases tóxicos).
-

as iguanas, ao contrário que te disseram, são animais selvagens (e não semi-selvagens) que permitem que nós humanos as manuseiamos. o processo de domesticação pode ser algo longo, que requer grande preserverança e paciência por parte do proprietário do animal. quanto ao resto, acho que está bem explicado neste post.

boa sorte..
Dias26
Membro Júnior

terça mar 11, 2008 12:42 pm

pode ser considerada semi selvagem uma vez que as suas ultimas gerações nasceram em cativeiro...
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 11, 2008 12:49 pm

isso é irrelevante, pois a nivel comportamental continuam iguais às selvagens.. :)
miauzinhamaf

quarta mar 12, 2008 12:05 am

korbe bigado pela ajuda....sim eu tnho o termostato e nunca passa dos 33 nem desce dos 25 humidade ok...tb tenho akela treta k diz o grau de humidade,lol n sei o nome!!!tem a lampada uvb virada pa ela mas d maneira k nao queime,e em relaçao á terra nao é terra mas eu chamo assim....n te preocupes é mesmo especifico para elas parece lascas de madeira nao sei explicar mas um pacote custou-m 11 euros por isso nao te preocupes o terrario ta ok.....agora o facto dela ser maluca isso é outra historia mas ela hje ta mais calma graças a deus muitooooooooo obrigado pela ajudaaaaaaaaaaaa
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mar 12, 2008 3:02 pm

miauzinhamaf Escreveu:(...)em relaçao á terra nao é terra mas eu chamo assim....n te preocupes é mesmo especifico para elas parece lascas de madeira nao sei explicar mas um pacote custou-m 11 euros por isso nao te preocupes o terrario ta ok.(...)
Pois é de preocupar sim, pois o que diz nos pacotes de substrato nem sempre é o mais aconselhavel ou menos perigoso, elas têm tendencia a provar tudo, são crias e são naturalmente curiosas a vida toda, ingerindo tudo o que lhes passa na goela, mas nem sempre consegue sair nas fezes podendo matar ;)
isto saõ objectos engulidos por iguanas e retirados cirurgicamente, alguns na necropsia podes reparar que existem pedacinhos de madeira no meio dos objectos.
Imagem
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”