Lampada UVB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta mar 19, 2008 11:08 pm

Não digo que será ou não bom 10.0 para uma iguana pois simplesmente não sei, mas se for, não é certamente por essa razão...

Não é por ela gostar muito de Sol :lol:

Normalmente 10.0 e mesmo 8.0 são para terrários deserticos, e 5.0 para um terrário mais tropical... não que isto não possa ser quebrado obviamente, mas regra geral é assim...

ele também pode ter posto 10.0 em vez de 5.0 por que imagina que tem a lampada a + de 30 cm, uma 10.0 ira fazer quase como uma emissão de uma 5.0... se é que me faço entender...

Mas como digo, não digo se é ou não assim, porque simplesmente não sei :P
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quarta mar 19, 2008 11:18 pm

Nao.. porque repara.. uma de 2.0 tambem tem de estar a ser usada ate 30 cm... e nas de 10.0 tambem diz o mesmo.. Plo que percebi das lampadas, é que perdem o efeito a mais de 30 cm... se fazem uma emissao mais fraca.. a mais de 30 cm.. n sei .. talvez... Quanto aos tipos de clima eu tambem ja expus essa questao aqui no forum .. disseram me que isso eram tipo "interpretaçoes" dos vendedores.. q isso variava.. q eram apenas categorias e tal..

Pronto como ves.. aqui esta =)
korbe Escreveu: eu dentro do terrário do meu rapaz tenho uma tubular de radiação 10.0, para teres uma ideia.. uso este tipo de radiação à coisa de 2 anos e nunca tive problemas.
NhamNham
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 11:23 pm

Eu sei que todas se usam a 30 cm...

O que quis dizer, é que imagina, eu tenho o terrário com 35cm de altura... e para ficar mais bonito quero colocar a lampada pregada ao topo do terrário ou seja a 35 cm do solo...

Se o meu animal necessitar de uma radiação de 5.0 posso arranjar uma lampada com emissão mais forte, tipo 8.0 ou 10.0 para compensar o excesso de distancia ao animal...

Exactamente por ser mais interpretação dos vendedores que disse que era apenas regra geral e podia ser quebrado...

Mas se vires, animais de climas tropicais normalmente é 5.0, 8.0 e 10.0 para climas deserticas... falando mesmo das necessidades do animal em sim...

O korbe disse que usava e que não tem problemas, não disse que era o ideal, ou que era melhor :wink:

Mas volto a reforçar que não faço ideia se será ou não melhor :D
nloureiro
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2008 1:24 am

quarta mar 19, 2008 11:29 pm

P_R Escreveu:Qualquer pessoa pode ser induzida pelo desconhecimento, pela falta de pesquisa e ingenuidade e comprar uma lampada dessas porque é mais barata que uma especifica para repteis.
P_R tens toda a razao , temos sempre de ter atençao naquilo que compramos até porque as pessoas que por vezes supomos que percebem do assunto sabem tanto ou menos que nós , mas se reparares bem , como o nome da lampada indica (Reptil Glo 5.0 UVB) a lampada que indicaram é própria para repteis , e se reparares nas caracteristicas que o zilla colocou aqui , ve-se que é para repteis.

obrigado a todos pela ajuda ;)
abraços
"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quarta mar 19, 2008 11:30 pm

LOL e eu n disse q era ideal ... eu disse sim que a 5.0 era ideal para a tartaruga, e que quando falei em 10.0 era o meu subconsciente a lembrar que o korbe tinha uma de 10.0.. LOL

Sim quanto ao compensar a distancia... sim .. tb acho .. contudo tb pensei em colocar uma 10.0 no meu bicho.. o korbe no inicio mandou me colocar uma 8.0 e de 8.0 para 10.0 n deve ser mta a diferença, ja que o a 8.0 seria a recomendada.
nloureiro Escreveu:
P_R Escreveu:Qualquer pessoa pode ser induzida pelo desconhecimento, pela falta de pesquisa e ingenuidade e comprar uma lampada dessas porque é mais barata que uma especifica para repteis.
P_R tens toda a razao , temos sempre de ter atençao naquilo que compramos até porque as pessoas que por vezes supomos que percebem do assunto sabem tanto ou menos que nós , mas se reparares bem , como o nome da lampada indica (Reptil Glo 5.0 UVB) a lampada que indicaram é própria para repteis , e se reparares nas caracteristicas que o zilla colocou aqui , ve-se que é para repteis.

obrigado a todos pela ajuda ;)
abraços
LOLOL colocava uma lampada de plantas para o meu bicho e ainda lhe nascia um Berbigao ou um mushroom na cabeça.. LOOOOL

Va vou jgar um CSS antes de dormir :P
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quarta mar 19, 2008 11:51 pm

pessoal,pelo que sei, uma 8.0 tambem é para deserticos...tropicais acho que o melhor mesmo é a de 5.0. :wink:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quinta mar 20, 2008 1:23 am

Zilla Escreveu:
LOLOL colocava uma lampada de plantas para o meu bicho e ainda lhe nascia um Berbigao ou um mushroom na cabeça.. LOOOOL

Va vou jgar um CSS antes de dormir :P
LOOOL Ò Zilla... o berbigão é um animal bivalve e não uma planta :lol:

:!: Deculpem lá o offtopic :roll: :!:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta mar 20, 2008 1:28 am

Zilla Escreveu:OMG ... mas tu é que informaste o individuo :lol: :
P_R Escreveu:Cuidado com os produtos dos hortos, nomeadamente no que diz respeito a susbtractos. Mesmo que nao diga na embalagem, ás vezes trazem pesticidas, que bem nao fazem de certeza!!

Lampadas de UV para plantas podem emitir quantidades diferentes de raios ultra violeta que as proporções que os repteis necessitam!
LOL e eu perguntei q tinha a ver com o assunt.. .
DDDUHHH...

Tem a ver com o assunto porque alguem PODE COMPRAR ENGANADO UMA LAMPADA DESSE TIPO NUM HORTO... Heeellloooo?!?!?!

Zilla, nao deves tirar grandes notas a Portugues...

Qual é a parte que nao percebes-te que um trauseunte pode comprar uma lampada UV inadequada num horto?

Ninguem falou em meter plantas em terrario, apenas alertei para o facto de existirem lampadas de diferentes tipos nos hortos e que podem nao ser adequadas para determinados fins...

Porra... haja paciencia... Ve se interpretas as cenas de um modo lucido... consegues distorcer tudo...

PS: Eu sei que recomendas-te uma correcta mas... RECOMENDAR nao significa que a pessoa va escolher essa, e ao descolar-se a um horto, pode cair na asneira de trazer uma mais barata e ser para plantas e nao repteis, entendido?? Dai ter alertado para o facto de que nem TODAS servem... Ta ruim...
Zilla Escreveu: A partida se o informas q certas lampadas para plantas fazem mal a animais, estas a dizer q se ele colocar plantas reais pa ter cuidado ...
.
Hellaaa, mais uma vez estas a "colocar palavras na minha boca"...
O que é que uma coisa tem a ver com a outrA?? :o
O que é que o arroz tem a ver com as barracas da povoa?

Moço... Estou PARVO com as tuas associaçoes... Haja alguem que te entenda porque eu nao sou capaz...
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quinta mar 20, 2008 1:49 am

Zilla, realmente percebes-te/interpretas-te mal o k disse o P_R. Pois o P_R apenas referiu que caso de alguem se deslocar a um horto para comprar uma lâmpada, deveria ter em atenção se essa lampâda era para animais ou para plantas, pois existem diferenças nas emissões das duas...
Ele nunca disse para comprar uma lampada para as plantas no terrário da tartaruga... :p

E mencionou também para se ter atenção aos substractos que se compram nos hortos, mesmo que eles digam que não contêm pesticidas, pois pode não corresponder à verdade. Não por maldade e vontade de vender por parte do horto... apenas por desconhecimento.

Foi apenas isso... Realmente percebes-te mal mas não havia necessidade de se pegarem... :lol:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta mar 20, 2008 8:31 am

NhamNham Escreveu:Eu sei que todas se usam a 30 cm...

O que quis dizer, é que imagina, eu tenho o terrário com 35cm de altura... e para ficar mais bonito quero colocar a lampada pregada ao topo do terrário ou seja a 35 cm do solo...

Se o meu animal necessitar de uma radiação de 5.0 posso arranjar uma lampada com emissão mais forte, tipo 8.0 ou 10.0 para compensar o excesso de distancia ao animal...
(...)
Acho que não é por ter maior percentagem de emissão de ubv que vai compensar ou influenciar na distancia de emissão, uma 10.0 a 40cm faz o mesmo que uma de 5.0 á mesma distancia ou seja nada.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
P_R
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 11:24 am

Native Escreveu:Acho que não é por ter maior percentagem de emissão de ubv que vai compensar ou influenciar na distancia de emissão, uma 10.0 a 40cm faz o mesmo que uma de 5.0 á mesma distancia ou seja nada.
Realmente, nao sei onde foram buscar a ideia... Nao estamos a falar de aquecimento, estamos a falar de radiaçoes...

O facto de comprar uma lampada com racio superior nao compensa absolutamente nada. Sera ate pior pois cumprirá pior a funçao.

A solução passa por dispor o setup do terrario de moto que o "spot" do animal seja a uma distancia inferior a 30cm da lampada. Ou seja, se queres colocar a lampada no teto do terrario, colocas o tronco onde ela passa a maior parte do tempo também perto do teto do terrario.

Já se tivessemos a falar em temperaturas, a coisa mudava de figura... Em vez de 50W colocavas 75W, p.e.
NhamNham
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 12:10 pm

Como se adquire conhecimento, esta informação apareceu-me como tantas outras....... disseram-me

Mas pode estar errada, claro...
P_R
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 12:27 pm

NhamNham Escreveu:Como se adquire conhecimento, esta informação apareceu-me como tantas outras....... disseram-me

Mas pode estar errada, claro...
Exactamente.

Mas repara, o problema das lampadas estarem a mais de 30cm é porque nao tem eficiencia a uma distancia maior que essa, tanto seja 2.0 como 10.0. Sendo assim, qual a diferença entre tre uma 2.0 ou uma 10.0??

Para alem disso, acho que estao a confundir potência com racio. O facto de uma lampada ser 10.0 nao indica que é mais potente que uma 2.0 e que emite "maior quantidade" de raios, mas sim que o seu racio de radiaçao de raios UVB é superior é de 2.0.
NhamNham
Membro Veterano

quinta mar 20, 2008 1:09 pm

Sim, percebo...

Mas a teoria, seria que a mais de 30cm os raios não chegassem por completo, não chegassem ao animail como deve ser, chegariam já "debelitados" digamos...

Então, uma lampada 10.0 a uma altura de mais de 30 cm, com os raios a não chegarem ao animal por completo, iria ter um efeito mais fraco, como por exemplo o de uma 8.0

Não sei se me faço entender...

Não estou a inventar agora à pressão obviamente, estou a dizer o que me transmitiram a mim um dia, e o que devem ter transmitido a essa pessoa :roll:

Mas, volto a dizer, pode estar errado... (pelos visto está mesmo :D )
Pedromanu
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 8:12 pm

quinta mar 20, 2008 1:13 pm

pessoal tou com uma dúvida, na caixa da minha lâmpada diz:

- Efectivo acima dos 30cm ( será que já é moderna? xD )

agr desculpem a minha ignorancia, mas a distancia e da parte seca ate ao bocal da lâmpada ou ate a parte inferior da mesma?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”