Duvida sobre muda de iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

terça mar 18, 2008 5:48 am

De quanto em quanto tempo costuma uma iguana jovem, fazer a muda?
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 18, 2008 10:14 am

ao contrário de outras espécies de répteis, as iguanas escamam em pedaços em vez de toda a pele de uma só vez. elas escamam praticamente todo o corpo, exceptuando as órbitas dos olhos. o escamar é algo regular numa iguana, e geralmente é sinal de boa saúde e uma boa manutenção do animal.

dependendo da idade e do tamanho do animal, elas podem escamar várias vezes ou uma vez por ano. às vezes até pode parecer que fazem mudas constantes durante o ano.. é de referir também que cada área do corpo demora o seu tempo a sair. geralmente, quanto mais rápido for o crescimento do animal ou de uma parte particular do corpo, mais mudas fará..

ou seja, não é algo que se possa datar ou ter uma ideia de mais ou menos a altura em que a mudança será efectuada. mais uma vez é caso para se dizer: "varia de iguana para iguana.".
desdrr
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 3:10 pm

terça mar 18, 2008 12:41 pm

A Dalila por exemplo muda no Verão quando apanha mais Solinho, e durante o resto do ano vai aparecendo um pouco de peles na cabeça! :D
Zilla
Membro
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

terça mar 18, 2008 3:04 pm

Ah fico mais "tranquilo".. Porque a minha, quando a comprei , q so tinha a lampada UVA e tal, ela escamava todas as semanas, em todo o corpo :?
Eu e o meu irmao achavamos estranho ela fazer tantas mudas de pele ..

Era mau ?
desdrr
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 3:10 pm

terça mar 18, 2008 3:17 pm

Pois eu não sei, mas é como digo a Dalila no Verão quanto mais Sol apanha mais pele cai, e chega a tar semanas com a pele a soltar-se...

:D :D
Zilla
Membro

terça mar 18, 2008 3:25 pm

A minha por acaso as mudas que fez seguidas foi em janeiro, que foi quando a comprei .. Q sol , so se fosse mesmo a lampada , porque o tempo estava uma....lol
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 18, 2008 4:12 pm

a questão da luz não se relaciona em nada com as mudas das iguanas.. :? leiam as coisas com mais atenção..
korbe Escreveu:dependendo da idade e do tamanho do animal, elas podem escamar várias vezes ou uma vez por ano. às vezes até pode parecer que fazem mudas constantes durante o ano.. é de referir também que cada área do corpo demora o seu tempo a sair. geralmente, quanto mais rápido for o crescimento do animal ou de uma parte particular do corpo, mais mudas fará..
Zilla
Membro

terça mar 18, 2008 4:44 pm

korbe Escreveu:a questão da luz não se relaciona em nada com as mudas das iguanas.. :? leiam as coisas com mais atenção..
korbe Escreveu:dependendo da idade e do tamanho do animal, elas podem escamar várias vezes ou uma vez por ano. às vezes até pode parecer que fazem mudas constantes durante o ano.. é de referir também que cada área do corpo demora o seu tempo a sair. geralmente, quanto mais rápido for o crescimento do animal ou de uma parte particular do corpo, mais mudas fará..
pois foi o que pensei pois ela continua com a mesma luz que tinha quando escamou e nem por isso escama com a mesma frequencia .

Obrigado Korbe. Estou esclarecido quanto a isso =)
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

quarta mar 19, 2008 9:56 pm

a minha iguana desde que a comprei esteve constantemente a fazer mudas pois nao tratavam bem dela e ela veio com problemas mas agora ja ta boae verdinha :D masso ta boa devido as varias mudas que fez nao te preocupes com isso;)
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sexta mar 21, 2008 2:36 pm

Não te esqueças é que para as mudas de pele decorrerem da melhor forma é preciso terem niveis de humidade correctos... Se tiveres pouca percentagem de humidade no terrario podem ficar escamas "encruadas" podendo causar graves mazelas na iguana...
Como por exemplo ela pode-se começar a arranhar com as patas excessivamente.

O rabo tambem pode cair se ficarem escamas encruadas nele e não deixarem circular o sangue...
Zilla
Membro

sexta mar 21, 2008 9:00 pm

C3DR1C Escreveu:Não te esqueças é que para as mudas de pele decorrerem da melhor forma é preciso terem niveis de humidade correctos... Se tiveres pouca percentagem de humidade no terrario podem ficar escamas "encruadas" podendo causar graves mazelas na iguana...
Como por exemplo ela pode-se começar a arranhar com as patas excessivamente.

O rabo tambem pode cair se ficarem escamas encruadas nele e não deixarem circular o sangue...
Os meus niveis de humidade nunca baixam dos 60.. andam sempre entre 65 80 no maximo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”