quinta mar 20, 2008 11:49 am
Boas lyagrind.
Ainda bem que já consegues manter as temperaturas.
Quanto às tuas dúvidas:
. Quanto à alimentação, é normal que os dragões tenham um vegetal favorito e comam tenébrios como se não houvesse amanhã. No entanto, é preciso contrariar esta tendência e habituá-lo a comida variada, porque se não vai ser cada vez mais difícil alimentá-lo. Se o habituares a só comer o que gosta, vais acabar por ter um dragão que só come quando há couve-flor e tenébrio, o que não é saudável.
. O facto de ele agora estar mais activo é bom sinal, é sinal que as temperaturas já estão mais altas e portanto ele já não está tão amorfo. Se o compraste a semana passada é normal que ele ainda seja um pouco reticente à tua presença, mas com o tempo vais ter de o habituar a ser manuseado. Podes deixá-lo sossegado mais uns dias, apenas indo ao terrário para alimentar e limpar as fezes, mas depois voltas à carga. Tens de pegar no dragão mesmo quando ele incha as barbas e é agressivo, para ele perceber que faça o que fizer, não consegue evitar. Só assim o vais acalmar.
. Como tens as humidades mais altas que o necessário, não precisas de dar-lhe banho para ajudar a muda (aliás, quase nunca é preciso humedecer a pele do dragão para a muda, com mais ou menos demora ele acaba por conseguir). Pessoalmente uso o banho apenas para ajudar o processo digestivo e quando ele está sujo.
Para lhe dares banho o processo é:
Água morna (podes medir a temperatura com o pulso, não é preciso uma temperatura exacta) até á barba do dragão, de modo a que fique todo o corpo do dragão imerso e a cabeça fora de água (de forma a que ele não tenha de esticar-se todo para conseguir respirar). Podes deixá-lo no banho uns 5 a 10 minutos à vontade. Tens de ter uma certa atenção, pois é muito frequente evacuarem durante o banho. Se quiseres ajudar à digestão, podes massajar o ventre.
. Por fim, a questão das humidades. Para baixar as humidades, podes afastar o bebedouro da lâmpada, trocá-lo por um mais pequeno ou simplesmente diminuir o volume da água disponível.
Estás a usar que substrato?
<p>
</p>