duvidas DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
lyagrind
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 4:36 am

quinta mar 20, 2008 7:06 am

meu DB ja tem 2 meses eu o adquiri semana passada ele tem comido bem poucos grilos uns 2, 3 por dia(passa um poquinho da distancia entre os olhos) mas se dou tenebrios ele come ate eu parar de dar desobri tbm se dor couve a ele ele tambem come legal apesar de ignorar outors verdes e legumes ele come a couve muito bem uso suplemento de calcio da HERPCRAFT CALCIUM POWDER e o NEKTON-REP color que tambem contem calcio, no passado havia notado que nao conseguia boas temperaturas e me sugeriram aqui mesmo forrar o terrario com cortiça assim feito agora consigo otimas temperaturas o dia inteiro se uso a ceramica apenas a temperatura nao baixa dos 22C(noite) *gracas a jmangelico :D
ele antes ate tolerava a presenca da minha mao mas agora ele sai pulando apenas aceita as couves :( e normal devido ao tempo aqui comigo? queria banha-lo por que que esta comecando a trocar de pele (ontem notei peles em seu papo soltas) mas desee jeito nao consigo nem chegar perto...
notei tambem a humidade fica entre 60~30%: 60% quando chego do serviço que ele estava a dormir apenas com a ceramica e o dia fica entre 30~45% esta ok?
hoje ele havia dormido por baixo substrato ....
queria saber se isso e apenas tempo de habituacao do terrario ou pode estar com parasitas? notando que ele e como grilo que vive pulando....
fezes todos os dias ha uma ....

obrigado pela atenção!
mg18
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 1:49 pm

quinta mar 20, 2008 9:47 am

boas lyagrind, é o seguinte alem de ter pouca experiencia com repteis penso ke 60% de humidade num dragao é um bokadito elevado , penso ke 30% a 40% esta bom , kuanto ao tamanho dos grilos convem ke seja inferior ao espaço dos olhoss pois grilos maiores ke o indicado pode traxer probelemas ao dragao , se tiver errado por favor avisem e corrigam, a ai people mais experiente e nao kero estar aki a dixer coisas falsas mas penso ke nao seja o caso, kuanto ao comportamento do db komo tens a pouco tempo ele pode evitar o manuseamento e se dixes ke esta na muda de pele , é normal alem ke a muitos ke nao se importam mas é uma epoca de grande stress para os repteis, kuanto a humidade elevada no terrario tenta borrifar o db fora do terrario ou dar lhe banhos de agua morna , kom altura da agua ate o maxilar inferior ou peito de modo a ke nao cobre a cabeça mais uma vex, peço ke os mais experientes venham ca dixerte uma palavrinha
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta mar 20, 2008 11:49 am

Boas lyagrind.

Ainda bem que já consegues manter as temperaturas.

Quanto às tuas dúvidas:
. Quanto à alimentação, é normal que os dragões tenham um vegetal favorito e comam tenébrios como se não houvesse amanhã. No entanto, é preciso contrariar esta tendência e habituá-lo a comida variada, porque se não vai ser cada vez mais difícil alimentá-lo. Se o habituares a só comer o que gosta, vais acabar por ter um dragão que só come quando há couve-flor e tenébrio, o que não é saudável.

. O facto de ele agora estar mais activo é bom sinal, é sinal que as temperaturas já estão mais altas e portanto ele já não está tão amorfo. Se o compraste a semana passada é normal que ele ainda seja um pouco reticente à tua presença, mas com o tempo vais ter de o habituar a ser manuseado. Podes deixá-lo sossegado mais uns dias, apenas indo ao terrário para alimentar e limpar as fezes, mas depois voltas à carga. Tens de pegar no dragão mesmo quando ele incha as barbas e é agressivo, para ele perceber que faça o que fizer, não consegue evitar. Só assim o vais acalmar.

. Como tens as humidades mais altas que o necessário, não precisas de dar-lhe banho para ajudar a muda (aliás, quase nunca é preciso humedecer a pele do dragão para a muda, com mais ou menos demora ele acaba por conseguir). Pessoalmente uso o banho apenas para ajudar o processo digestivo e quando ele está sujo.
Para lhe dares banho o processo é:
Água morna (podes medir a temperatura com o pulso, não é preciso uma temperatura exacta) até á barba do dragão, de modo a que fique todo o corpo do dragão imerso e a cabeça fora de água (de forma a que ele não tenha de esticar-se todo para conseguir respirar). Podes deixá-lo no banho uns 5 a 10 minutos à vontade. Tens de ter uma certa atenção, pois é muito frequente evacuarem durante o banho. Se quiseres ajudar à digestão, podes massajar o ventre.

. Por fim, a questão das humidades. Para baixar as humidades, podes afastar o bebedouro da lâmpada, trocá-lo por um mais pequeno ou simplesmente diminuir o volume da água disponível.

Estás a usar que substrato?
<p>
</p>
lyagrind
Membro

sexta mar 21, 2008 12:26 am

eh com tuas palavras ficarei mais calmo e deixar o DB curtir a nova casa ele anda com a aparencia boa ativo e defecando ate demais para o tamanho :wink: vejo ele correndo atras da comida pulando nos obstaculos isso me anima no comeco ate epnsei que estaria doente ou coisa parecida darei mais tempo sim basta comer direito dai ta tudo certo!
e ele "dança"bastante! balança a cabeça e move os braços smepre quando eu fecho os vidros ou ate quando fico o obsevando, verdade que isso e um sinal de pacificação?
sobre o banho sim tambem queria banha-lo pela digestao do mesmo e tambem por que no petshop que ele cresceu usavam um substrato escuro (falaram que era natural e saia nas fezes, ja ouviu falar nisso?) e deixando o DB um pouco sujo e a mudança de pele seria o terceiro "por que" para banha-lo...bom espero que a digestao, se estiver ruim, espere um pouco o fato da limpeza bom ele parece nao querer isso prefere ficar sujo mesmo vou dar mais umas semanas ou dias para ele e como jmanelico disse a mudança acaba saindo por conta .....
o substrato que optei a usar o glorioso papel de cozinha o mais seguro e pratico! e foi nele mesmo que ele se enfiou de baixo :P

esperemos entao mais alguns dias muito obrigado mesmo!
jmangelico
Membro Veterano

sexta mar 21, 2008 11:24 am

lyagrind Escreveu:e ele "dança"bastante! balança a cabeça e move os braços smepre quando eu fecho os vidros ou ate quando fico o obsevando, verdade que isso e um sinal de pacificação?
Provavelmente, balançar a cabeça é um sinal de agressividade e mexer os braços em círculos no ar é um sinal de submissão (a menos que eu esteja a confundir a descrição que não foi lá muito específica).

Quanto ao substrato que sai nas fezes não é bom, pois é sinal que ele anda a ingerir sistematicamente partículas que não consegue digerir e isso poderia resultar na obstipação. Ainda bem que mudaste para papel.

No que toca a banhos e digestão, não é preciso pois ele já defeca normalmente.

Por fim, quanto à sujidade, podes dar-lhe banho. Mas se não sair com o banho sairá na muda.
<p>
</p>
lyagrind
Membro

sexta mar 21, 2008 11:04 pm

o coitado fica com medo entao? quando ele dança nao e um bom sinal!~!!!!
mas eu nao faço nada para o DB se sentir submisso apenas abro o vidro pra servir a comida poxa...

o substrato o qe sai nao fezes falaram que era nartural e sai sem nenhum problema ...nao que eu va usar prefiro msm o papel de cozinha ok...

qualquer mudança de comportamento estarei aqui mais uma vez valeu a atenção .....
jmangelico
Membro Veterano

sexta mar 21, 2008 11:20 pm

Dá uma olhadela no tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580 e vê se a dança do dragão corresponde com algum dos movimentos aqui descritos.

Quanto a comer substrato. O sistema digestivo tem como finalidade à absorção de nutrientes. Por isso há a ingestão de alimentos que são digeridos (desfeitos) para poderem ser absorvidos. Quando o indivíduo ingere alguma substância que não consegue digerir, tem de arranjar forma de a expelir, como acontece quando a quantidade de substrato é pequena, mas quando é grande, pode acabar por entupir o tudo digestivo, o que muitas vezes conduz à morte dos dragões.
Por isso é que tudo o que é substrato solto é tão perigoso.
<p>
</p>
lyagrind
Membro

sábado mar 22, 2008 12:03 am

ops tamabem tem sobre os grilos ....eu diminui o tamanho e recusa ainda mas cortarei os tenebrios enquanto ele estiver deste jeito come um dois por dia e pensei que seria bem mais so quero ver a hora que começar a comer todos :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”