rotina de habituação iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

segunda mar 24, 2008 11:37 pm

ei ppl...

tão é assim... para a minha iguana s habituar a mim tenho seguido os concelhos que me foram dados pelo ppl do forum...

vo brevemente escrever a minha rotina com ela e voces fazem o favor de dizer o que esta bem e o que esta mal...thanks

as 9 da manha vo ao terrario pego nela e façolhe umas festinhas... assim para aquecer...lol depoix doulh umas folhinhas a boka, passado um bocadinho abro a mao e tento observar os sinais corporais que ela me transmite...tipo antes quando lhe pegava enxia logo a bolsa agora ja nao suponho que sejam melhoras...depois antes quando abria a mao ela saltava logo para o chao agora sobeme pelo braço e explora um poco o dono...lol (um bocadiho desconfiada ainda) e etc...

agora o que me xateia mais e que ela quando estou ao pe do terrario ou s ela sabe que a estou a ver nao se mexe enquanto eu nao bazar logo so vejo a minha iguana a mexerse quando esta fora do terrario...

passo cerca d 25 min. por dia com ela fora do terrario fora a tarde que vo mudar a comida...

agradeço coments para melhorar a inha relação com ela...

obrigado

ah e ultimamente ela tem acordado por volta da meia noite pa ir comer e normal?
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 25, 2008 12:11 am

sinceramente não sei o que queres que te diga.. não sei que tipo de resposta é que estás à espera.
CHARMELEON Escreveu:as 9 da manha vo ao terrario pego nela e façolhe umas festinhas... assim para aquecer...lol
só vejo isto de errado. o animal acabou de acordar, ainda nem está suficientemente aquecido e activo, e mal acorda já está a stressar com o pegar.
CHARMELEON Escreveu:depoix doulh umas folhinhas a boka

já foi dito mais de 1001 vezes que é desaconselhado dar de comer à boca, pois cria um mau habito para o animal. depois os donos queixam-se que os animais não comem sozinhos, e é um caso sério para voltarem a fazer. só se deve dar de comer à boca em casos de animais doentes que necessitem de assistencia, ou uma vez sem excepção para dar um goluseima. de resto, eles que comam sozinhos até se fartarem.
CHARMELEON Escreveu:agora o que me xateia mais e que ela quando estou ao pe do terrario ou s ela sabe que a estou a ver nao se mexe enquanto eu nao bazar logo so vejo a minha iguana a mexerse quando esta fora do terrario...
é perfeitamente normal. das duas uma, ou está a aquecer-se, ou então está relaxado. é normal que quando saia para fora do terrário ela esteja mais activa, pois encontra-se num novo lugar. e sendo animal curioso e teimoso que a iguana é, é normal que tenha esse comportamento.

o meu rapaz prefere passar os dias debaixo da lâmpada a aquecer-se todo esticado, a dar aí as duas voltas. quando quer sair, faz questão de "pedir"..
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça mar 25, 2008 12:14 am

CHARMELEON Escreveu:ei ppl...(...)

ah e ultimamente ela tem acordado por volta da meia noite pa ir comer e normal?
Não é normal, mas o meu tambem atravessou á pouco uma fase, que dutrante a noite ia comer e comia tanto como de dia, por fim ja tinha de lhe encher o prato antes de me deitar...agora voltou ao normal, mas a tua sendo novita, pode ser uma hora que ela se sinta segura, e mais calma e aproveita para comer em segurança.....nestes casos o mal era se não comesse... tem so em conta as temperaturas que tens em casa quando a fazes passar 25 min fora do terrario ;)
Última edição por Native em terça mar 25, 2008 1:06 am, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

terça mar 25, 2008 12:16 am

Acho que em vez de começares com festinhas podias deixar a iguana dar uma voltinha pela zona que lhe tens reservada se tiveres claro ( jardim ou etc...) sempre com a tua vigilância , assim das espaço para ela se mexer etc... sem grandes stresses digo eu . O resto não percebo muito bem só falo daquilo que sei + - pelo que tenho lido no fórum.

Cumprimentos.
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

terça mar 25, 2008 9:22 pm

A minha tambem quando eu estou ao pé do terrario mal se mexe mas penso que é de ainda n tar bem habituada...

Quando a metes ca fora tenta meter numa hora do dia em que faça mais calor e que ela esteja com uma temperatura corporal elevada...

Uma coisa que eu fiz para a minha iguana se habituar a mim e que ela parece gostar muito foi sentar-me no jardim com ela no braço a apanhar banhos de sol... Além de ser saudavel para ela acalma-a muito... Pode ser que "funcione" com a tua...
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

terça mar 25, 2008 9:35 pm

Ya isso pegar nela de manha cedo ... é o mesmo que ir a tua beira de manha , tu cheio de sono ... e melgar te.. lol

Tipo um bom conselho que te deram foi de ires com ela para uma zona de tua casa que receba sol directo , sem muita corrente de ar... onde possas estar com ela ao sol uma horinha .. ela ia gostar ..

Eu com a minha agora nao a tenho tirado muito do terrario devido ao mau tempo .. mas quando a tiro , depois dumas olhadelas de lado e tal ... fica calminha.. e isso tambem acho que tem fases em que o animal esta mais calmo que outras..

Pode haver uma fase em que ele te deixe pegar sem ter dar o trabalho de andares atras dele, como de um dia po outro se lembra de que esta bem no terrario e n lhe apetece ser tocado e faz trinta por uma linha para nao o apanhares.. hehe

Eu passo muito tempo de volta do pc, e como o terrario esta a 1 M de mim .. se tanto , ela esta constantemente a ver me =) ja isso faz parte do processo de habituaçao.

Claro que convem nao passar o dia todo a olhar para ela .. deixa-la sozinha.. sem olhos a controlar, para se sentir "a vontade" :wink:

Depois sempre que lhe coloco a comida "mostro-lhe" o prato para ver que eu lhe mudei a comida para ela ver que sou eu que lhe coloco la a comida, chegando-lhe o prato perto dela.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”