Info, Testudo Horsfieldii

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

domingo mar 30, 2008 8:25 pm

P_R Escreveu:Em portugues é complicado, isso é, mas nao é so para tartarugas terrestres, é para quase tudo.. ;)
É verdade. por isso é que estes foruns vão dando uma ajuda, eu tenho outras paixoes, mas os repteis são uma paixão adormecida, por várias vezes tive para comprar o meu terrário, mas ainda não foi altura.

Tenho uma tartaruga aquatica, e agora queria adquirir tartarugas terrestres, ando a ver quais as melhores opções e a conhecer mais sobre elas, se as devo manter sozinhas, em conjunto, etc..

Enfim, só resta pesquisar e ler o que se percebe em estranja..ehe.

Abraço
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda mar 31, 2008 12:55 pm

Tradicionalmente consideram-se animais solitarios mas ha mts autores q consideram este atributo errado pois n se tem em consideraçao a dimensao do animal(a sua proporçao) face à escala do seu habitat nem o seu indice de locomoçao q é muito baixo .
Em cativeiro exceptuando a epoca de acasalmento e se o espaço n for demasiado reduzido(o q gera dominio/disputa terriotoriais) , dao-se lindamente ate sendo conveniente mante-las em grupos(exceptuando epoca de desova) pois tornam-se mais activas quer em comportamento quer em alimentaçao .
Koral
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 1:52 pm

Será esta a minha primeira aposta, ando a tentar perceber, dentro das varias opinioes, quais as dimensões ideiais para manter 1 exemplar, ou um casal.

shanebeschen
Obrigado pelas tuas dicas, se puderes dar a tua sugestão relativamente às dimensoes ideiais dos terrarios (para um exemplar e para um casal), agradecia, para confrontar com outras opinões.

Abraço e obrigado
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda mar 31, 2008 1:53 pm

Koral Escreveu:Será esta a minha primeira aposta, ando a tentar perceber, dentro das varias opinioes, quais as dimensões ideiais para manter 1 exemplar, ou um casal.

shanebeschen
Obrigado pelas tuas dicas, se puderes dar a tua sugestão relativamente às dimensoes ideiais dos terrarios (para um exemplar e para um casal), agradecia, para confrontar com outras opinões.

Abraço e obrigado
Koral, tens espaço na rua? tipo jardim ou quintal?
Koral
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 2:08 pm

Hmmm.. numa das casas sim, mas o queria mante-la num apartamento e ai, só mesmo as duas varandas.

:/

Mas qual é a sugestão?

Se há coisa que faço antes de ter qualquer animal, e tenho vários é organizar a informação e o conhecimento, depois criar o seu habitat e depois adquirir o animal.
Se não tiver condições, como já me aconteceu, não compro o animal.
Ainda ando a tentar perceber se de facto tenho condições para estas tartarugas que me têm fascinado.

Abraço

(obrigado pela atenção jpmf)
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2008 2:14 pm

Koral o ideal era teres um sítio onde a pudesses deixar andar à viontade e para isso o quintal/jardim é o ideal.
Fazes um cercado e pões a bichinha lá dentro, é que em adultas e com 30cms de tartaruga, é muita tartaruga para ter Dentro de casa e o ideal é mesmo apanharem solinho directo.
Mas claro que dentro de casa também se mantêm. Conhecço quem tenha um grupinho de 6 em casa.

Mas dentro de casa deverás fazer um terrario grande o suficiente para elas poderem andar a passear à vontade lá de dentro e haver um gradiente térmico lá dentro.
Koral
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 10:01 pm

Há algo que me parece contraditorio e pedia que me explicasses por favor.

Se o ideal é deixa-la a andar pelo quintal e tal, como posso manter as condições ideais, principalmente iluminação, temperatura, humidade..

Fiquei um bocado confuso nesse aspecto.

Há outra coisa que tenho observado, muita gente utiliza terrarios para estas tartatugas, mas como elas não são trepadora (como as iguanas ou camaleoes), não seria melhor arranjar um aquário com cerca de 1m de cumprimento e adaptar o sistema de iluminação?!

Ficam as questões.

Mais uma vez obrigado
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 01, 2008 9:46 am

Koral Escreveu:Há algo que me parece contraditorio e pedia que me explicasses por favor.

Se o ideal é deixa-la a andar pelo quintal e tal, como posso manter as condições ideais, principalmente iluminação, temperatura, humidade..

Fiquei um bocado confuso nesse aspecto.

Há outra coisa que tenho observado, muita gente utiliza terrarios para estas tartatugas, mas como elas não são trepadora (como as iguanas ou camaleoes), não seria melhor arranjar um aquário com cerca de 1m de cumprimento e adaptar o sistema de iluminação?!

Ficam as questões.

Mais uma vez obrigado
Portugla tem um clima excelenet para se criarem testudos. E as horsefieldii como testudos que são adaptam-se perfeitamente ao nosso clima.
As minhas estão a passar lentamente do terrario onde passaram o Inverno para o trraço que é onde vão passar o resto da vida delas. No Inverno hibernarão e no Verão lá andarão a passear.
Koral
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 1:34 pm

Uma varanda não é suficiente?
E em relação às chuvas, ventos e frio, aguentam?? ou sempre que o tempo estiver a prometer chuva devemos recolhe-las no terrário?!

Pelo que percebi, numa fase em que elas estão com 8-10cm, poderemos mante-las num terrário com boas dimensões a nivel de cumprimentos.

1m x 40x 30, para manter duas.

Quando elas forem crescendo, poderemos criar um habitat na rua, neste caso numa varanda ou terraço, mas é preciso que elas tenham um "abrigo" confortavel e acolhedor, certo?
Quais as condições para este abrigo?

Isto agora tornou-se um bocado contraditorio em relaçao ao pouco que li, inicialmente tinha a ideia k era indispensavel ter boas condições (e exigentes) no que toca a humidade, temperatura, etc.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça abr 01, 2008 2:42 pm

jpmf Escreveu:...As minhas estão a passar lentamente do terrario onde passaram o Inverno para o trraço que é onde vão passar o resto da vida delas. No Inverno hibernarão e no Verão lá andarão a passear.
Está aqui um pto importante : A transferencia do interior para o exterior tem de ser um processo lento-numas especies mais lento que noutras .
Nas horsfieldii se estiverem no interior a 28-30 de media(o q é demasiado de todo o modo) devem reduzir-se no maximo 2º diarios até à temperatura ambiente exterior, deverao deixar-se assim de 2 a 7 dias dependendo da idade (permanencia tanto maior quanto menor a idade) e depois vao colocando-se por periodos limitados no exterior(de 1 a 6h) nas horas de maior temperatura para se acostumarem .
Estes valores sao meras referencias n tendo de ser seguidos escrupulosamente , no fundo o q quero dizer é q tem de ser um processo gradual e nao repentino .
As melhores epocas para esta tranferencia sao , por motivos obvios, a primavera e o verao(abril a agosto) - abril pq a primavera costuma estabilizar(a nivel de temperaturas/amplitude termica) no decorrer deste mes;agosto pois em setembro ficam com pouco tempo quer para se aclimatarem quer para se prepararem para a hibernaçao(estou a generalizar nas testudos comuns) .
Directivas basicas de manutençao de testudos no exterior :
Agua rasa sempre disponivel , zona quente(solar) e zona fria(sombra) , refugio tanto na zona quente como na fria , zona arenosa(pode ser silica) e zona de mato(relva ervas pequenos arbustos) , obstaculos ( tuneis,pontes,muros naturais , troncos etc ) ,e , um cercado enterrado no solo se querem que elas la permaneçam :)
Podem e devem(tanto para seu beneficio como beneficio da nossa carteira) ser semeadas e/ou transplantadas diversas plantas-vegetais,ervas,arbustos,cactos flores etc(videira esteril,dente de leao,chicoria,rucola selvagem,serralha,malvas,camomila,ficus,hibiscus,opuntia,agave,aloe vera,dalias,violetas,amores perfeitos,margaridas etc etc etc(um exemplo-um estudo elaborado sobre as testudo graecas no parque de donana em espanha revelou mais de 150 especies diferentes de ervas ingeridas por estes animais).
Outro pto importante é a desparasitaçao : Estando no exterior devem ser dados banhos de agua salgada tepida(1x por mes no minimo) para afastar parasitas externos e verificar as patas para eventuais carraças e afins . Tb a verificaçao periodica dos olhos para eventual acumulaçao residual é necessaria podendo ser limpos com soro fisiologico em abundancia .A desparasitaçao interna deve ser feita por alguem q saiba exactamente o q está a fazer , de preferencia um veterinario,e 2x ao ano[6 em 6 meses-março-setembro(apenas referencia)].

@koral
as tartarugas(penso q n é exclusivo destes animais) possuem uma "glandula" no cerebro q ao q tudo indica funciona por magnetismo proporcionando-lhes tanto a noçao de direcçao como das condiçoes metereologicas.Assim apercebem-se muitas horas antes quando uma tempestade se aproxima ,da evoluçao tempo/temperatura e tudo mais .

EDIT: Embalei a escrever nem reparei o quanto escrevi , peço desculpa .Este texto n constitui de forma alguma uma ficha de cuidados para tartarugas , reporta apenas a transferencia de tartarugas do interior para o exterior abordando basicamente a configuraçao do espaço exterior em todas as suas vertentes .
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

terça abr 01, 2008 3:27 pm

shanebeschen Escreveu:
jpmf Escreveu:...As minhas estão a passar lentamente do terrario onde passaram o Inverno para o trraço que é onde vão passar o resto da vida delas. No Inverno hibernarão e no Verão lá andarão a passear.
Está aqui um pto importante : A transferencia do interior para o exterior tem de ser um processo lento-numas especies mais lento que noutras .
Nas horsfieldii se estiverem no interior a 28-30 de media(o q é demasiado de todo o modo) devem reduzir-se no maximo 2º diarios até à temperatura ambiente exterior, deverao deixar-se assim de 2 a 7 dias dependendo da idade (permanencia tanto maior quanto menor a idade) e depois vao colocando-se por periodos limitados no exterior(de 1 a 6h) nas horas de maior temperatura para se acostumarem .
Estes valores sao meras referencias n tendo de ser seguidos escrupulosamente , no fundo o q quero dizer é q tem de ser um processo gradual e nao repentino .
As melhores epocas para esta tranferencia sao , por motivos obvios, a primavera e o verao(abril a agosto) - abril pq a primavera costuma estabilizar(a nivel de temperaturas/amplitude termica) no decorrer deste mes;agosto pois em setembro ficam com pouco tempo quer para se aclimatarem quer para se prepararem para a hibernaçao(estou a generalizar nas testudos comuns) .
Directivas basicas de manutençao de testudos no exterior :
Agua rasa sempre disponivel , zona quente(solar) e zona fria(sombra) , refugio tanto na zona quente como na fria , zona arenosa(pode ser silica) e zona de mato(relva ervas pequenos arbustos) , obstaculos ( tuneis,pontes,muros naturais , troncos etc ) ,e , um cercado enterrado no solo se querem que elas la permaneçam :)
Podem e devem(tanto para seu beneficio como beneficio da nossa carteira) ser semeadas e/ou transplantadas diversas plantas-vegetais,ervas,arbustos,cactos flores etc(videira esteril,dente de leao,chicoria,rucola selvagem,serralha,malvas,camomila,ficus,hibiscus,opuntia,agave,aloe vera,dalias,violetas,amores perfeitos,margaridas etc etc etc(um exemplo-um estudo elaborado sobre as testudo graecas no parque de donana em espanha revelou mais de 150 especies diferentes de ervas ingeridas por estes animais).
Outro pto importante é a desparasitaçao : Estando no exterior devem ser dados banhos de agua salgada tepida(1x por mes no minimo) para afastar parasitas externos e verificar as patas para eventuais carraças e afins . Tb a verificaçao periodica dos olhos para eventual acumulaçao residual é necessaria podendo ser limpos com soro fisiologico em abundancia .A desparasitaçao interna deve ser feita por alguem q saiba exactamente o q está a fazer , de preferencia um veterinario,e 2x ao ano[6 em 6 meses-março-setembro(apenas referencia)].

@koral
as tartarugas(penso q n é exclusivo destes animais) possuem uma "glandula" no cerebro q ao q tudo indica funciona por magnetismo proporcionando-lhes tanto a noçao de direcçao como das condiçoes metereologicas.Assim apercebem-se muitas horas antes quando uma tempestade se aproxima ,da evoluçao tempo/temperatura e tudo mais .

EDIT: Embalei a escrever nem reparei o quanto escrevi , peço desculpa .Este texto n constitui de forma alguma uma ficha de cuidados para tartarugas , reporta apenas a transferencia de tartarugas do interior para o exterior abordando basicamente a configuraçao do espaço exterior em todas as suas vertentes .

mt bem msm shanebeschen mt informaçao importante nesta resposta que de certeza irá ajudar mt gente.... podia-se fazer um topico so com as tuas respostas :wink: .....

cumps
Koral
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 6:35 pm

Mais uma vez, 5 estrelas!

Abraço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”