Terrario DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Dias26
Membro Júnior
Registado: domingo fev 24, 2008 11:03 pm

terça abr 01, 2008 10:20 pm

Boas!
Estou a construir um terrario para a minha DB em contraplacado maritimo e vidro com as medidas 90x45x45! Acham que um cabo de aquecimento e uma heat glow são as indicadas para atingir as temperaturas?
Em termos de ventilação vou deixar o topo em rede, é o suficiente não é?
Como substrato queria deixar de ter o papel, e a relva sintetica parece m uma das melhores soluções pelo que tenho lido aqui no forum desde que seja fofa e não muito alta, o que vos parece?
Aceito sugestões!
Obrigado pela ajuda!
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

terça abr 01, 2008 10:24 pm

Boas

Com o topo todo em rede nao aquerdito muito que consigas manter uma boa temperatura no terrario se quizeres fazer assim teras mesmo de comprar um termostato para que as temperaturas nao decham demaisado.

Podes fazer os respiradouros dos lados de um lado em baixo e do outro em cima,para poder aver uma boa circulaçao de ar,e que ao mesmo tempo nao percas temperatura.

Cumprimentos,
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
Dias26
Membro Júnior

terça abr 01, 2008 10:35 pm

Optei por este tipo de ventilação, uma vez que o meu presente terrario eh todo em vidro com 50x30x25 com ventilção de rede. Consigo manter as temperaturas com a heat glow e um tapete de aquecimento.
Como o novo eh em madeira eh capaz de reter melhor o calor...penso eu!
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta abr 02, 2008 12:20 am

jmangelico Escreveu:Informativo: Dragões Barbudos - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580
Guia de Alimentação - Dragão Barbudo - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683
[Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52798
não custa muito pesquisares um pouco, Dias26.. nada mesmo..
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta abr 02, 2008 8:26 am

Contraplacado maritimo para um DB n é o mais indicado - fica uma estrutura pesada sem necessidade pq n esta sujeita a humidade e fica caro,se bem que da carteira cada um sabe de si ;Tanto o mdf como o aglomerado retem melhor a temperatura por n serem tao compactos.
Aquecimento escolheria ceramica e spot sem duvida , para o calor ser emanado do topo para a base ,q é mais apropriado - se a potencia for bem escolhida e estiver isolado o terrario manterá perfeitamente temperaturas aceitaveis nocturnas mesmo com as fontes de calor desligadas .
As medidas tb n sao apropriadas se o objectivo é ser um terrario definitivo-n sei a idade do db em questao ..
A ventilaçao n é suficiente mesmo q todo o topo seja em rede - n vai circular o ar , simplesmente vai perder calor sendo o ar quente mais leve q o frio .Basta um "veio" em rede no topo e uma entrada de ar na zona da base , p. ex. uns furos na regua onde fica a calha inferior para o vidro .
O substrato depende muito da idade do db , penso q deverias manter o papel de cozinha apesar de inestetico , ja q a relva alem de dar um ar de campo de futebol ao terrario pode ser arrancada com as garras do animal .
Dias26
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 3:31 pm

shanebeschen:
Material - as duas placas de contraplacado maritimo sairam m a 4 euros e qualquer coisa ja cortadas, o que n considero mt caro.
Ventilação - devo optar pelos furos na regua, n tinha pensado nisso!
Dimensões - pelo que li nos informativos que muito me têm ajudado nestes primeiros meses os tamanhos são os indicados para um drgão adulto "Dimensões: Devido à sua grande actividade esta espécie precisa de algum espaço. Para dragões pequenos e a título temporário, um terrário de 45*45*30 cm (comprimento*profundidade*altura), e em adultos 90*45*45 cm (mais uma vez C*P*L) será o ideal".
O substrato - devo mesmo continuar com o papel, so tenho que arranjar a melhor maneira de o prender nos rebordos (os grilos escondem-se com muita facilidade).
Muito obrigada pela ajuda!

Korbe
Tenho os tres informativos gravados e compilados em 1 no meu desktop. Falta de pesquisa não é decerteza.
QUANDO O OBJECTIVO NÃO É AJUDAR não custa muito ficar calado..nada mesmo...
korbe
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 3:41 pm

independentemente de ter sido útil ou não, o meu objectivo foi ajudar-te. se tens essa informação compilada, os meus parabéns!

mas já agora.. quem pensas tu que és aqui para me mandares calar?! se estás com o nervo tenso, faz uma sessãozinha de acumpultura que isso passa..
Última edição por korbe em quarta abr 02, 2008 4:12 pm, editado 2 vezes no total.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta abr 02, 2008 3:44 pm

shanebeschen Escreveu:(...) ja q a relva alem de dar um ar de campo de futebol ao terrario pode ser arrancada com as garras do animal .
Ou ficar as garras do animal presas na trama da relva e perder as garras arrancando-as ao puxar para se libertar ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
korbe
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 4:05 pm

fora o cheiro que ela também absorve das fezes (falo por experiência própria)..
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta abr 02, 2008 4:09 pm

Native permite-me discordar da tua opinião quanto a relva, eu mantenho o meu db com relva e nuca tive problemas alias eu nunca o vi ficar com as garras pressas! Agora se me disserem que ha relva dessa que não é tão aconselhada, isso tou de acordo porque a vários tipos, agora quando se comprar a relva é preciso ter em conta muitos aspectos!
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta abr 02, 2008 4:50 pm

pacifco Escreveu:isso tou de acordo porque a vários tipos, agora quando se comprar a relva é preciso ter em conta muitos aspectos!
Há N tipos de relva sintética. E a verdade é que há uns quantos (bastantes) que são óptimos para prender as garras do dragão, já fiz o teste e é bem verdade. Mas lá está, com cuidado arranja-se uns tapetes mais seguros.
korbe Escreveu:fora o cheiro que ela também absorve das fezes (falo por experiência própria)..
O segredo (pelo menos nos tapetes que experimentei, que não foram assim tantos) é lavar com pressão, porque o que acontece é que as fezes secam e ficam agarradas aos bocados de relva e à base e quando a relva é muito densa, torna-se difícil remover todos os bocados de fezes.
Dias26 Escreveu:Material - as duas placas de contraplacado maritimo sairam m a 4 euros e qualquer coisa ja cortadas, o que n considero mt caro.
É até 'estranhamente' barato. Qual é o tamanho das placas?
Dias26 Escreveu:Dimensões - pelo que li nos informativos que muito me têm ajudado nestes primeiros meses os tamanhos são os indicados para um drgão adulto "Dimensões: Devido à sua grande actividade esta espécie precisa de algum espaço. Para dragões pequenos e a título temporário, um terrário de 45*45*30 cm (comprimento*profundidade*altura), e em adultos 90*45*45 cm (mais uma vez C*P*L) será o ideal".
Sim, as dimensões servem perfeitamente para um dragão adulto. Se tiveres espaço e disponibilidade podes explorar um pouco mais a profundidade, que a tua dragão não se chateará, mas se já tens as placas, as medidas também não precisam de ser alteradas.
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 5:14 pm

jmangelico Escreveu:O segredo (pelo menos nos tapetes que experimentei, que não foram assim tantos) é lavar com pressão, porque o que acontece é que as fezes secam e ficam agarradas aos bocados de relva e à base e quando a relva é muito densa, torna-se difícil remover todos os bocados de fezes.
acredita que os lavava com a pressão do chuveiro, e nem chegou a um ano que me fartei e voltei para o forest bark. diga-se de passagem que comprei a relva no intuito de poupar no bolso relativamente ao gasto do forest bark.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta abr 02, 2008 5:48 pm

Sendo os DB's tao activos terem apenas ~3x o seu tamanho para se mexerem em comprimento e largura q mal se conseguem esticar acho pouco mesmo q se diga ser suficiente - depois ficam balofos parecem texugos :)
o meu tem 250x200x70 c/ 2 andares .
@Native
Nao tinha pensado nisso , pior ainda , alem de campo de futebol ainda pode danificar as unhas e quem sabe desencadear uma infecçao ..absolutamente proibitiva a relva sintetica .
@Dias26
Estou a ver ..o terrario tem 4 faces mas compraste 2 em contraplacado maritimo..e por 4€ ..isso é mais aglomerado e da resminga :lol:
Outra coisa , sem querer defender ninguem n me parece boa politica mandares calar quem apenas,num forum PUBLICO,da a sua opiniao .
É q nem estas em posiçao de definir o q quer q seja , afinal quem precisa de ajuda és tu ..;)
Sê mais ponderado e boa sorte com isso !
QQ coisa q possaa ajudar ca estarei .
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta abr 02, 2008 6:35 pm

shanebeschen Escreveu:o meu tem 250x200x70 c/ 2 andares .
O meu tem um em L com 500*300 num lado e 200*200 no outro, que é a varanda. Pessoalmente, optei por um terrário de 100*50*50 por não dispôr de muito espaço e aproveito todos os dias de sol para o soltar na varanda e frequentemente deixo o terrário aberto no quarto que tem mais ou menos a medida do terrário do teu (deve ter 250*200 cm's, nem todos temos muito espaço, ainda por cima como é um sótão tem o tecto inclinado, ou seja, na parte mais baixa, também só tem uns 80/90 cm's de altura)... Há bichos com sorte! :lol:
Última edição por jmangelico em quarta abr 02, 2008 6:36 pm, editado 1 vez no total.
<p>
</p>
Dias26
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 6:35 pm

Eu so respondi assim, uma vez que ja n eh a primeira vez que vejo responderem mal ao pessoal novo, e para mim, a maneira como ele falou comigo "não custa muito pesquisares um pouco, Dias26.. nada mesmo.." não foi a mais correcta. Mas não quero alimentar mais discussão.
A relva sintetica já está fora de questão, e nós proximos tempos vou continuar com o papel.
O contraplacado maritimo é com folha composta de carvalho. Foi comprado com a ajuda de um serralheiro experiente quanto a preços e materiais. Só não conhece as necessidades dos repteis :P!
Axo que o terrario está a ficar bem encaminhado, quando tiver pronto vou tentar colocar umas fotos aki! Obrigado a todos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”