Substratos para caixas de postura
Moderador: mcerqueira
Eu uso humus nas iguanas, e usei uma mustura de sphagnum e vermiculite para as cobras, os resultados foram bastante bons... em geral n sei se podemos/ devemos generalizar... eu pelo menos não o faria.
Cumps
Cumps
no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?Native Escreveu:Em fotos de posturas cobras tenho visto apenas no substrato (papel de cozinha e jornal), na maior parte da vezes dentro dos usuais esconderijos, muitas posturas depois dos ovos secos, ficam colados e não devem ser descolados, ...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...korbe Escreveu:no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?Native Escreveu:Em fotos de posturas cobras tenho visto apenas no substrato (papel de cozinha e jornal), na maior parte da vezes dentro dos usuais esconderijos, muitas posturas depois dos ovos secos, ficam colados e não devem ser descolados, ...
desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
será que não passa?
(isto sou eu a supor.. não tenho qualquer experiência com ovos nem criação. felizmente só tenho machos, no que conta a répteis.)
Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...P_R Escreveu:Olha que agora lembraste-te de uma coisa...korbe Escreveu: no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?
E humido ainda pior...
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Olha q alguns preocupam... vai ver os meus post´s de posturas e vez q usei uma leve marca de Giz...Native Escreveu: Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...

nhé nhé nhé nhé nhé nhéVeLLiKi Escreveu:Olha q alguns preocupam... vai ver os meus post´s de posturas e vez q usei uma leve marca de Giz...Native Escreveu: Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...

Na brinca, mas eu pelo sim pelo nao, nem como substracto uso folhas de jornal

-
- Membro
- Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)
bem pessoal, então é assim, coloquei aqui no outro dia o tópico da Tang e do Mack a acasalar, e mais uma vez obrigado ao jpmf...então fui comprar humus para por na toca, e fui as lojas do porto e nao havia, então mandei vir do ZooExotico no Benfica...bem, é assim..então eu coloquei aqui o musgo de espagno...molhei...e esta tudo porreiro...agora digam me, quais sao as desvantagens do musgo?...e ja agora, os geckos podem correm risco de engerir o musgo?...se sim, o que lhes pode acontecer?...
(queria adquirir informação sobre o musgo)....
Obrigado..cumps
(queria adquirir informação sobre o musgo)....
Obrigado..cumps
<p> André Carvalho</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Boas.
O musgo, por experiencia propria e por conselhos que me deram, tem alguma probabilidade em criar bolor e/ou fungos.
Mais uma vez por experiencia propria nao aconselho a fazer de local de postura uma simples toca aberta em baixo, pois quando o gecko colocar os ovos, podes correr o risco de ela escavar demais e o ovo ser colocado na madeira do terrario e colar-se ao mesmo. Logo, sera dificil salvar esse ovo uma vez que sao frageis...ao descolar é complicado.
Risco do gecko ingerir quer seja humus quer seja o musgo é sempre possivel, mas é pouco provavel e pouco prejudicail, uma vez que este substracto se encontra em pequena quantidade e numa pequena parte do terrario, a toca.
O musgo, por experiencia propria e por conselhos que me deram, tem alguma probabilidade em criar bolor e/ou fungos.
Mais uma vez por experiencia propria nao aconselho a fazer de local de postura uma simples toca aberta em baixo, pois quando o gecko colocar os ovos, podes correr o risco de ela escavar demais e o ovo ser colocado na madeira do terrario e colar-se ao mesmo. Logo, sera dificil salvar esse ovo uma vez que sao frageis...ao descolar é complicado.
Risco do gecko ingerir quer seja humus quer seja o musgo é sempre possivel, mas é pouco provavel e pouco prejudicail, uma vez que este substracto se encontra em pequena quantidade e numa pequena parte do terrario, a toca.
<p>David Campos</p>
-
- Membro Veterano
Sim, e por isso não dei toda a certeza... ao inicio talvez haja alguma permeabilidade... mas eu hei-de informar-me com o meu professor e dir-te-ei qualquer coisa... se bem que mesmo passando a casca (que mesmo quando é dura não deixa de ser porosa) não deverá passar a membrana do Âmnio... mas dar-te-ei uma informação mais concreta;)korbe Escreveu:desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
será que não passa?
(isto sou eu a supor.. não tenho qualquer experiência com ovos nem criação. felizmente só tenho machos, no que conta a répteis.)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Isso dizes tu.AlunoBioGeo Escreveu:Sim, e por isso não dei toda a certeza... ao inicio talvez haja alguma permeabilidade... mas eu hei-de informar-me com o meu professor e dir-te-ei qualquer coisa... se bem que mesmo passando a casca (que mesmo quando é dura não deixa de ser porosa) não deverá passar a membrana do Âmnio... mas dar-te-ei uma informação mais concreta;)korbe Escreveu:desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
será que não passa?
Logo que passe a casca, é absorvido...
Tenta com azul de metileno e poe um ovo lá dentro, depois espera uns dias e abre-o. Depois dirás alguma coisa...
-
- Membro Veterano
Mas aí la está... Azul de metileno não é uma tinta utilizada em jornal, esse é um corante que nós utilizamos para corar as membranas pois liga-se preferencialmente a lipidos... Para passar as membranas não é assim tão fácil.. As membranas são selectivamente permeáveis (ou seja, são permeáveis a certas substancias, totalmente impermeáveis a outras...), por isso não é facto assente que vá passar a membrana após passar a casca;) Mas não é impossível, por isso não dei certezas...jpmf Escreveu:Isso dizes tu.AlunoBioGeo Escreveu:Sim, e por isso não dei toda a certeza... ao inicio talvez haja alguma permeabilidade... mas eu hei-de informar-me com o meu professor e dir-te-ei qualquer coisa... se bem que mesmo passando a casca (que mesmo quando é dura não deixa de ser porosa) não deverá passar a membrana do Âmnio... mas dar-te-ei uma informação mais concreta;)korbe Escreveu:desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
será que não passa?
Logo que passe a casca, é absorvido...
Tenta com azul de metileno e poe um ovo lá dentro, depois espera uns dias e abre-o. Depois dirás alguma coisa...