Substratos para caixas de postura

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda mar 31, 2008 4:11 pm

Eu uso humus nas iguanas, e usei uma mustura de sphagnum e vermiculite para as cobras, os resultados foram bastante bons... em geral n sei se podemos/ devemos generalizar... eu pelo menos não o faria.

Cumps
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda mar 31, 2008 5:08 pm

Native Escreveu:Em fotos de posturas cobras tenho visto apenas no substrato (papel de cozinha e jornal), na maior parte da vezes dentro dos usuais esconderijos, muitas posturas depois dos ovos secos, ficam colados e não devem ser descolados, ...
no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda mar 31, 2008 5:15 pm

korbe Escreveu:
Native Escreveu:Em fotos de posturas cobras tenho visto apenas no substrato (papel de cozinha e jornal), na maior parte da vezes dentro dos usuais esconderijos, muitas posturas depois dos ovos secos, ficam colados e não devem ser descolados, ...
no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?
Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda mar 31, 2008 5:44 pm

korbe Escreveu: no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?
Olha que agora lembraste-te de uma coisa... ;)

E humido ainda pior...
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda mar 31, 2008 5:57 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.

será que não passa?

(isto sou eu a supor.. não tenho qualquer experiência com ovos nem criação. felizmente só tenho machos, no que conta a répteis.)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mar 31, 2008 5:58 pm

P_R Escreveu:
korbe Escreveu: no caso do jornal, não há perigo que o ovo absorva a tinta, que por sua vez não prejudique a saúde do embrião?
Olha que agora lembraste-te de uma coisa... ;)

E humido ainda pior...
Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda mar 31, 2008 6:08 pm

Native Escreveu: Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...
Olha q alguns preocupam... vai ver os meus post´s de posturas e vez q usei uma leve marca de Giz... 8)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda mar 31, 2008 6:12 pm

VeLLiKi Escreveu:
Native Escreveu: Tambem acho que ninguem se preocupa com o tipo de marcador que faz a cruzinha no ovo para marcar...eu tambem ja tinha pensado que usar lapiz, como é carvao é mais seguro, mas vejo muitas fotos de ovos marcados a marcador de feltro com as minhocas ou lagartixas a sair de lá perfeitinhas...
Olha q alguns preocupam... vai ver os meus post´s de posturas e vez q usei uma leve marca de Giz... 8)
nhé nhé nhé nhé nhé nhé :lol:

Na brinca, mas eu pelo sim pelo nao, nem como substracto uso folhas de jornal ;)
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

segunda mar 31, 2008 9:09 pm

bem pessoal, então é assim, coloquei aqui no outro dia o tópico da Tang e do Mack a acasalar, e mais uma vez obrigado ao jpmf...então fui comprar humus para por na toca, e fui as lojas do porto e nao havia, então mandei vir do ZooExotico no Benfica...bem, é assim..então eu coloquei aqui o musgo de espagno...molhei...e esta tudo porreiro...agora digam me, quais sao as desvantagens do musgo?...e ja agora, os geckos podem correm risco de engerir o musgo?...se sim, o que lhes pode acontecer?...

(queria adquirir informação sobre o musgo)....

Obrigado..cumps
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

segunda mar 31, 2008 9:49 pm

Boas.

O musgo, por experiencia propria e por conselhos que me deram, tem alguma probabilidade em criar bolor e/ou fungos.

Mais uma vez por experiencia propria nao aconselho a fazer de local de postura uma simples toca aberta em baixo, pois quando o gecko colocar os ovos, podes correr o risco de ela escavar demais e o ovo ser colocado na madeira do terrario e colar-se ao mesmo. Logo, sera dificil salvar esse ovo uma vez que sao frageis...ao descolar é complicado.

Risco do gecko ingerir quer seja humus quer seja o musgo é sempre possivel, mas é pouco provavel e pouco prejudicail, uma vez que este substracto se encontra em pequena quantidade e numa pequena parte do terrario, a toca.
<p>David Campos</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 12:46 pm

korbe Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Sinceramente, não creio... Porque a tinta não passará assim tão facilmente as membranas após a casca... mas dependendo da tinta, nunca fiando...
desculpa, mas acho que passa. a casca está mole. junta-lhe a gosma que saí juntamente com o ovo, que dissolve o papel e faz com que ele se cole ao ovo. depois de seco, o papel vem colado ao ovo, o que só por si já solta tinta. e como já voi referido anteriormente, não se deve tentar tirar. depois com a alta húmidade da incubadora, só vai fazer com que o papel com que o papel solte mais tinta, ou seja, mais tinta em contacto com o ovo.

será que não passa?

(isto sou eu a supor.. não tenho qualquer experiência com ovos nem criação. felizmente só tenho machos, no que conta a répteis.)
Sim, e por isso não dei toda a certeza... ao inicio talvez haja alguma permeabilidade... mas eu hei-de informar-me com o meu professor e dir-te-ei qualquer coisa... se bem que mesmo passando a casca (que mesmo quando é dura não deixa de ser porosa) não deverá passar a membrana do Âmnio... mas dar-te-ei uma informação mais concreta;)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta abr 02, 2008 1:05 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
korbe Escreveu:

será que não passa?

Sim, e por isso não dei toda a certeza... ao inicio talvez haja alguma permeabilidade... mas eu hei-de informar-me com o meu professor e dir-te-ei qualquer coisa... se bem que mesmo passando a casca (que mesmo quando é dura não deixa de ser porosa) não deverá passar a membrana do Âmnio... mas dar-te-ei uma informação mais concreta;)
Isso dizes tu.
Logo que passe a casca, é absorvido...
Tenta com azul de metileno e poe um ovo lá dentro, depois espera uns dias e abre-o. Depois dirás alguma coisa...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 1:15 pm

jpmf Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
korbe Escreveu:

será que não passa?

Isso dizes tu.
Logo que passe a casca, é absorvido...
Tenta com azul de metileno e poe um ovo lá dentro, depois espera uns dias e abre-o. Depois dirás alguma coisa...
Mas aí la está... Azul de metileno não é uma tinta utilizada em jornal, esse é um corante que nós utilizamos para corar as membranas pois liga-se preferencialmente a lipidos... Para passar as membranas não é assim tão fácil.. As membranas são selectivamente permeáveis (ou seja, são permeáveis a certas substancias, totalmente impermeáveis a outras...), por isso não é facto assente que vá passar a membrana após passar a casca;) Mas não é impossível, por isso não dei certezas...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”