Problemas ósseos numa dragão/A MBD.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta abr 03, 2008 3:58 pm

Recentemente fiquei com uma dragão de aproximadamente dois anos (segundo o dono). Decidi abrir este tópico pois, como algumas pessoas já sabem, esta sofre de problemas ósseos e isto pode ser uma questão de interesse ou pode mesmo ajudar outras pessoas (não dispensando nunca o acompanhamento de um veterinário). O problema já está bastante avançado e já há notórias deformações, quer a nível ósseo quer no atrofio muscular que apareceu como consequência. Este problema terá sido resultado de uma falta de cálcio agravada e ignorada, que com o passar dos tempos foi enfraquecendos os ossos da dragão.
Actualmente está a tomar cálcio, electrólitos e vitamina D3 por via oral e está em estudo a opção de injecções de cálcio (dependendo da evolução dela). A dragão tem dificuldade na locomoção e uma postura bastante defeciente, o que levou a um arqueamento já pronunciado da coluna. Está cá em casa a título temporário, para ver se recupera, uma vez que, a longo prazo serei incapaz de manter esta constante atenção e disponibilidade que exige um caso destes, se a dragão recuperar, fica comigo, senão, provavelmente regressará ao dono.

Atenção: A informação que está aqui a ser partilhada não dispensa, em casos semelhantes, a consulta, acompanhamento e aconselhamento de um médico veterinário especializado.

Passemos então às fotografias, que são mais elucidativas.

Imagem
Legenda: Postura e zonas mais críticas visíveis que são essencialmente a coluna, as articulações, os ossos dos membros posteriores principalmente e os músculos envolventes.

Imagem
Legenda: Mais uma vez postura e zonas mais críticas visíveis.

Imagem
Legenda: Apesar da condição, é um animal bastante activo e interactivo.

Imagem
Legenda: Locomoção defeciente e o pormenor da alimentação, que apesar de ter vindo mal alimentada, não tem falta de apetite, muito pelo contrário.

Ainda é muito cedo para avaliar com propriedade qualquer tipo de melhora, no entanto, desde que chegou cá a casa bastante amorfa, tem aumentado exponencialmente o apetite, a actividade e aos poucos, a postura e locomoção.
Um aspecto interessante desta dragão é que apurou bastante a sensibilidade na cauda. Tem uma destreza enorme e utiliza-a para tudo, desde equilíbrio, locomoção, até à comunicação com outros dragões.

Não me vou alongar mais. Esta primeira postagem é mesmo para abrir o tópico e expôr a situação. Futuramente actualizarei-o com as evoluções da dragão.
Última edição por jmangelico em sexta abr 04, 2008 12:57 pm, editado 1 vez no total.
<p>
</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta abr 03, 2008 4:35 pm

Bem, não tenho muito para te dizer a não ser... "Boa Sorte com ela" !

Vai dando noticias :wink:
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta abr 03, 2008 4:39 pm

ao que me parece, ela não terá MBD?!
robnix
Membro Júnior
Registado: terça fev 05, 2008 11:56 pm

quinta abr 03, 2008 4:54 pm

espero que obetenhas resultados pois sao repteis espectaculares

boa sorte
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta abr 03, 2008 5:17 pm

Xi, até mete pena, coitado do bicho...
Serve de exemplo aos mais torroes.

Resta desejar boa sorte com o animal, que de certeza irá ter melhoras, embora possa ja ser demasiado tarde para sair da "cepa torta" :?
korbe
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 5:30 pm

desde que consiga chegar à comida por ele mesmo, já por aí é uma grande recuperação.. só espero bons resultados vindos de ti, jm..

boa sorte! ;)
jmangelico
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 5:33 pm

Sim Korbe, é certamente MDB num estado já bastante agravado, o que poderá e provavelmente irá limitar seriamente a recuperação.
O tratamento está a ser feito, vamos ver como evolui.
<p>
</p>
wordup
Membro
Registado: segunda fev 25, 2008 5:52 pm
Localização: Neste momento tenho a Puma (gata) e 2 bebes porquinhos da india. Os meus outros amiguinhos já partir

quinta abr 03, 2008 5:42 pm

As melhoras da menina.
Ela é lindíssima!
korbe
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 6:22 pm

jm coitada da miúda.. :? posso só acrescentar uns pontos relativamente à MBD, usando imagens de iguanas como exemplos? é que não quero fazer as coisas à toa, pois tenho medo de fugir ao tópico..
jmangelico
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 6:43 pm

Claro Korbe, toda a informação é mais que bem vinda e está totalmente dentro do tema.
Este tópico serve também para conhecer um pouco este tipo de problemas, as descalcificações e a MDB. Em fóruns estrangeiros importantes, esta doença já é bastante conhecida e a MDB já faz parte do léxico dos forista por ser tão frequente em sáurios, principalmente nos que têm tanta necessidade de UV's. Por isso e infelizmente, com o pior pretexto, estou e estás a introduzir informação sobre um problema importante e directamente ligado à substituição das lâmpadas e aos suplementos (ou falta destes). Neste caso, trata-se duma situação já muito avançada, mas há estados menos graves que podem ser facilmente controlados e os danos revertidos totalmente se o dono estiver devidamente informado.
<p>
</p>
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quinta abr 03, 2008 6:50 pm

FD.... como é que há gajos que deixam chegar os animais a esse ponto, ver assim um animal revolta-me seriamente eu bem sei o que o antigo dono dele merecia! jamangelico força nisso amigo para recuperares esse lindo animal e tudo vai correr bem!
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta abr 03, 2008 7:00 pm

Essa MBD com 2 anos ja é irreversivel .
Apreciei muito o teu gesto , os meus sinceros parabens .
Desejo boa sorte com ela e as melhoras q certamente irá ter com alguem q sabe cuidar dela .
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta abr 03, 2008 7:07 pm

JM, nao vi mas se calhar escapou-me na leitura:
Qual foi a causa concreta desse problema? O dono nao tinha as lampadas, nao as substituia...?
korbe
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 7:32 pm

jm apenas tenho medo de fugir muito ao tema do tópico, pois uma coisa são iguanas, outra coisa são dragões. mas vou já preparar um texto..
jmangelico
Membro Veterano

quinta abr 03, 2008 8:31 pm

Neste caso acho que não há crise, é uma doença transversal a ambos os sáurios, portanto, venha ele.

P_R, se queres que te diga, não tenho a certeza absoluta. Segundo o dono, a dragão sempre teve ultravioletas, portanto, segundo a minha dedução e tomando esta informação como segura, das duas uma (ou mesmo as duas):
• A lâmpada tinha uma emissividade de UV's demasiado baixa e estava colocada muito alta;
• A lâmpada nunca foi trocada.
Isto aliado à ausência completa de suplementos e uma má e diminuta alimentação.
<p>
</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”