Tartarugas e o sol

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Pitsar
Registado: domingo abr 06, 2008 11:59 am

domingo abr 06, 2008 12:09 pm

olá :)

recebi à uns dias duas tartarugas Corcunda do Mississipi bebés e uns dos conselhos que me deram na loja foi nao as expor ao sol directamente... o facto é que andei a procurar na net e todos os sites dizem precisamente o contrario... alguem me pode ajudar...? :x
rcrlf
Membro
Registado: sexta fev 29, 2008 9:31 pm

domingo abr 06, 2008 12:42 pm

olá. tenho cerca de 16 tartarugas e 3 delas sao corcundas do missisipi, pelo que posso ajudar-te precisamente nos pontos que precisas.

Essa questão depende de váreos factores, um deles é o uso de Cemitérios de Tartarugas Imagem

se usas isto, nao podes tirar as tartarugas de dentro de casa pois isto serve únicamente para matá-las.

se usas um aquário, deve ter obviamente àgua suficiente para tapar toda a carapaça e mais um bocado e ainda um local de facil acesso onde elas podem sair completamente da àgua.. o sol ajuda a aquecê-las e elas assim que sentirem necessidade, mergulham e regulam elas próprias a temperatura.

se tens o aquÀrio dentro de casa, deves ter aqua quente.
rcrlf
Membro

domingo abr 06, 2008 12:44 pm

agora no verão, os aquários exteriores nao precisam de uma àgua tão quente como os que estão dentro de casa pois a exposição solar vai aquecer a agua e as tartarugas.
sophyazinha
Membro Júnior
Registado: sexta mar 28, 2008 5:04 pm
Localização: Tartarugas Faces Rosadas; Corcundas Mississipi; Gatos Europeu-Comum; Cadela de Fila de São Miguel; A

domingo abr 06, 2008 12:54 pm

Ois... :)
Só se te disseram isso para não pores o aquaterrário perto de uma janela, pois assim poderá ficar com verdete, porque não faz sentido nenhum esse conselho, :roll: as bichas devem é apanhar sol, pois precisam dos raios UV para melhorar o seu metabolismo e serem mais activas e saudáveis.
Eu tenho2 faces rosadas adultas com mais de 12 anos e 2 corcundas do Mississipi pequenas e de Inverno estão no seu aquário dentro de casa (as pequenas), com uma lâmpada UV sobre a parte seca e um aquecedor na água... de Verão meto o aquário (sem aquecedor e sem lâmpada) no alpendre do quintal, o que lhes permite estar sempre quentinhas, não apanhar chuva e apanhar muitos banhos de sol.
Se queres ter as tartarugas saudáveis e que elas cresçam como deve ser deves proporcionar-lhes uma fonte de raios UV, quer seja o sol directo (sem ser através de uma janela) ou de uma lâmpada, manter a temperatura da água entre os 22 e os 26ºC, de preferência ter um filtro para a água (isto é mais para facilitar a limpeza e diminuir o número de vezes que tens de mudar a água)... e não lhes dês apenas aquele camarão seco que vendem nas lojas pois não tem quase valor nutricional nenhum, dá-lhes também uns sticks próprios para tartarugas, carne ou peixe cozinhados sem temperos, frutas, legumes. Vá experimentado e vê o que elas comem, as minhas comem quase tudo... :P
E finalmente, também é óptimo que tenhas um bloco de cálcio para a água pois é muito bom para a carapaça!
Acho que me alonguei um pouco mas acho que são os cuidados básicos que deves ter e que eu tenho com as minhas e tive com outras que já estão bem grandalhonas! :wink:
Fica bem!
Para os mais entendidos na matéria: se disse alguma asneira, corrijam-me... :roll:
<p><strong>* * Sophyazinha * *</strong></p>
sophyazinha
Membro Júnior
Localização: Tartarugas Faces Rosadas; Corcundas Mississipi; Gatos Europeu-Comum; Cadela de Fila de São Miguel; A

domingo abr 06, 2008 1:01 pm

Em relação à altura da água esta não deve somente cobrir a carapaça, deve ter aproximadamente o dobro do comprimento da carapaça, logo, se elas têm 4 cm de carapaça, devem ter 7/8 cm de água... isto para poderem nadar e mergulhar à vontade!
E por favor não uses aquela tartarugueira que já foi mostrada... é mesmo um cemitério! :twisted:
Fica bem!
rcrlf
Membro

domingo abr 06, 2008 1:17 pm

exactamente, eu só disse que devia cobrir a carapaça e mais um bocado pois é de facto o mínimo dos mínimos.... é claro que devem ter agua o mais alto possivel. elas gostam muito de nadar e pousar nos fundos..
Pitsar

domingo abr 06, 2008 2:18 pm

muito obrigada :D
nao, a minha tartarugueira é enorme e tem tudo o necessario para elas, rochas, plantas, areia e zonas com muita água.. a minha unica duvida era mesmo o sol.. :) podem portanto apanhar luz directa do sol? é que eu tenho-as posto ao sol mas com a janela... :s
Pitsar

domingo abr 06, 2008 2:19 pm

ok, ja percebi tudo :P
obrigada pelo esclarecimento pessoal!
sophyazinha
Membro Júnior

domingo abr 06, 2008 2:21 pm

Oi... :D
Que bom que tem todas as condições para elas, :P agora convém mesmo que apanhem sol directo, em vez de através do vidro de uma janela. :lol:
É mesmo muito melhor para elas!
Fica bem!
rcrlf
Membro

domingo abr 06, 2008 2:26 pm

e aidna crescem mais rapido se apanharem mutio sol

se queres que elas crescam rapido, tens de fazer o seguinte( aproveitando o verão)

ir dando comida vareas vezes ao dia mas com intervalos grandes
ter agua quente e sol directo
zona seca e zona de sombra

assim aproveitas o verão para elas crescerem mais uns cm

NAO DEVES FAZER TODO O ANO POIS O CRESCIMENTO RAPIDO NAO É BOM
sophyazinha
Membro Júnior

domingo abr 06, 2008 2:43 pm

E mais um conselho, varia a alimentação!
Pois... realmente provocar um crescimento mais acelerado não é bom, mas se elas crescerem naturalmente depressa não tem nada de mal.
Eu concordo que nos primeiros 3/4 anos de vida das tartarugas, elas não devem hibernar (devemos aquecer o seu ambiente) pois ainda são muito frágeis.
A partir daí já têm boas defesas. As minhas grandalhonas (12 anos) vivem no quintal, num lago, sem aquecimento nem nada disso, apenas com uma boa zona seca para apanharem muito sol e um lago com boas dimensões!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”