alimentação de cobra.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça abr 15, 2008 12:49 pm

TMSurfer Escreveu:Ai te enganas dizendo que não houve alterações nas temperaturas, lembra-te que a temperatura ambiente subiu drasticamente de há 1mes para cá, logo o lado frio já não é assim tão frio, logo houve alterações.
Dá para explicares melhor esta tua teoria ?

O aumento da temperatura exterior, não é, até ao momento, tão significativo, ao ponto de o lado frio, ter deixado de ser frio.

O aumento da temperatura que se tem registado até à data, apenas ajuda a uma mais eficaz retenção do calor produzido no lado quente, fazendo com que a temperatura, neste lado (o quente) aumente 3 a 4 graus, isso sim, pode ser relevante.

No entanto, não temos ainda uma temperatura que possa levar a um aumento significativo do lado frio.

Seja como for, este pouco significativo aumento da temperatura, seria potenciador de uma maior actividade da cobra e não do contrário... ou estou errado ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
ricweed
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2008 3:35 pm

terça abr 15, 2008 12:51 pm

Boas. Segundo me indicaram em 2 clinicas, tou a por halibut k é uma pomada para as keimaduras. Tou a por 1vez ao dia. Mas numa das clinicas disseram.m k ao espalhar a pomada tenta.se tirar as crotas ke ela tem, eu inda nao o fiz porque tenho medo k ao tirar as crostas, lhe possa esfolar mais as feridas..elas vao saindo mas + lentamente.. Ja fez uma muda, mas incompleta, pois faz bem a muda ate a keimadura, apartir daí tenho d ser eu a tirar com uma pinça, as crotas inda estao duras e a pele aí nao sai. Tiro.lhe da parte de cima e em baixo na queimadura nao esforço. Ta a cicatrizar mas lentamente. De resto ja defectou e vou hoje comprar + uns ratitos congelados para lhe dar. Ela tem a mesma actividade ke antes e ta normal, tirando claro a keimadura. Cump ricardo
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça abr 15, 2008 3:29 pm

PaulloSantos Escreveu:(...)

Seja como for, este pouco significativo aumento da temperatura, seria potenciador de uma maior actividade da cobra e não do contrário... ou estou errado ?
Aumento de temperatura=acelaramento do metabolismo=mais actividade/gasto de energia e dependendo da especie=mais stress ou mais apetite
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta abr 16, 2008 12:22 am

Temperaturas elevadas demais, vai causar as cobras tentarem descobrir um local mais frio, tentar-se refugiar o máximo possível (menos actividade e mais escondida).

Tenho um exemplo:

Como todos sabem, tenho as cobras numa arrecadação, temperatura ambiente nunca baixa nem sobe, todas elas são muito activas, tanto durante o dia como de noite.

Tenho uma cobra neste momento em casa, onde há alterações enormes de temperaturas exteriores, chegando o lado frio do terrário aos 28º devido ao terrário ser de madeira, criando um efeito de "estufa", essa mesma cobra quando essas temperaturas se registam, tem tendência a se esconder e enterrar, e pouco se mostrar visível, tanto de noite como de dia. Não se encontra na muda, não está stressada, não houve alterações no terrário, pouco come (mas come)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 7:46 am

TMSurfer Escreveu:Temperaturas elevadas demais, vai causar as cobras tentarem descobrir um local mais frio, tentar-se refugiar o máximo possível (menos actividade e mais escondida).

Tenho um exemplo:

Como todos sabem, tenho as cobras numa arrecadação, temperatura ambiente nunca baixa nem sobe, todas elas são muito activas, tanto durante o dia como de noite.

Tenho uma cobra neste momento em casa, onde há alterações enormes de temperaturas exteriores, chegando o lado frio do terrário aos 28º devido ao terrário ser de madeira, criando um efeito de "estufa", essa mesma cobra quando essas temperaturas se registam, tem tendência a se esconder e enterrar, e pouco se mostrar visível, tanto de noite como de dia. Não se encontra na muda, não está stressada, não houve alterações no terrário, pouco come (mas come)
Ainda estás a viver em Portugal ?

Desculpa lá a pergunta mas fiquei mesmo na dúvida.

É que, este ano, as temperaturas exteriores mais elevadas que se verificaram, ainda não ultrapassaram os 30º e foi durante um ou dois dias.

Tu estás a falar em enormes alterações da temperatura exterior e de um lado, supostamente frio, quase à temperatura que eu tenho o meu lado quente.... algo não bate certo.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
TMSurfer
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 9:06 am

A inexistencia de lado frio num terrário pode causar stress a uma cobra, e verifico isso nessas mesmas condições acima descritas, e por norma é uma cobra bastante activa. Agora se andas com ironias para o meu lado esquece... Queres tirar o tira teimas, aquece por completo o terrário com um tapete e vais ver uma cobra sob stress a tentar esconder-se e raramente aparecer fora dos esconderijos.
PaulloSantos
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 10:50 am

Vamos começar mesmo por aqui:

TMSurfer Escreveu:Agora se andas com ironias para o meu lado esquece...
A ironia, só vem na sequência da tua postura perante as pessoas com quem falas.

Queres fazer valer a tua razão e para isso, dás exemplos sem qualquer sentido e/ou fundamento.

Adiante

TMSurfer Escreveu:A inexistencia de lado frio num terrário pode causar stress
Nunca eu disse o contrário em ralação a este facto, nem sequer é a inexistência do lado frio, que está em discussão.

TMSurfer Escreveu:Queres tirar o tira teimas, aquece por completo o terrário com um tapete e vais ver uma cobra sob stress a tentar esconder-se e raramente aparecer fora dos esconderijos.
Eu não preciso de tirar teimas para ver aquilo que é óbvio.

Não tens e isso te garanto, em consequência da temperaturas actuais, um lado frio a 28º e isso é ponto assente.

O lado quente de um terrário, é feito através da libertação do calor de um cabo ou tapete, vindo de baixo.

O lado frio do terrário, pelo contrário, é aquecido pelo ar existente dentro desse mesmo terrário.

Deste modo, para teres uma temperatura ao solo, no lado frio, de 28º, terás de ter temperaturas bastante superiores a isso dentro do terrário.

Tens lá o quê ? 40º ?

Quando se fala de uma cobra inactiva, eu suponho que ela esteja inactiva, quer seja de noite ou de dia, tal como acontece quando se preparam para a muda.

Mesmo que as temperaturas, estejam elevadas durante o dia, à noite, inevitávelmente, acabam por descer, fazendo com que o animal, não sinta a necessidade de se manter escondido à procura do tal lugar frio, voltando por isso, à sua actividade normal.

No caso concreto, foi referido pelo membro que abordou esta situação, não houve alterações da temperatura nem sequer da humidade, daí que, eu não entenda toda esta "batalha" que estás a tentar lançar, falando de temperaturas no lado frio de 28º.

Acredito que tenha existido uma alteração da temperatura, mas tendo em conta o que foi dito em relação a manterem-se os niveis de humidade, essa alteração, não terá certamente, sido significativa ao ponto de tornar o animal inactivo.

Por tudo isto, não me parece que a inactividade da cobra se deva a um aumento substancial das temperaturas.

Como tal, não entendo o porquê de estares a lançar esta questão e do modo como o fizeste.

O que me quer parecer, é que andas em guerra com o mundo... mas olha, eu não sou o mundo, faço apenas parte dele, e não tenho nem quero ter pachorra para guerrinhas sem sentido e muito menos, birrinhas vindas de pessoas que considero adultas.

Se quiseres continuar a discussão de modo sério, estarei por aqui, porque é deste modo que, também eu, vou aprendendo cada vez mais sobre esta matéria.... no entanto, se quiseres continuar com esse tipo de abordagem do "coitadinho de mim que estão a ser irónicos comigo" então esquece lá o assunto, que eu tenho mais com que me preocupar.
<p> </p>
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

quarta abr 16, 2008 12:54 pm

esta ultima resposta é 5*****.
Onde ja vi isto?
Mania que sabem de tudo....mas enfim......aos poucos vai-se descobrindo tudo :P
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 16, 2008 1:06 pm

Ironias, picardias ou outras coisas acabadas em ias à parte, mas já agora vou fazer uma pergunta, no caso concreto ao Tiago. Como resolves tu o problema da zona fria e zona quente no verão?

Eu sempre tenho lido, aliás tenho essa experiência que os répteis quando estão mais frios ficam letárgicos, quanto mais alta a temperatura mais activos ficam, portanto não estou a perceber lá muito bem a teoria do Tm.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TMSurfer
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 1:57 pm

No caso de arrefecimento dos terrários, costumo usar sacos de gelo na parte lateral dos terrários, assim arrefecendo o terrário.
No caso do aquecimento geral no terrário, a cobra irá por si, esconder-se nos esconderijos abrigando-se do suposto sol que está a aquecer, elas não são propriamente inteligentes e sabem que o calor está a vir debaixo, no caso das minhas reparo que (lembrando que elas são semi-arboricolas), escondem-se entre a vegetação tentando fugir ao calor, e mantendo-se no local quase inactivas, para arrefecerem.
mg18
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 1:49 pm

quarta abr 16, 2008 2:15 pm

Tenho uma questão relacionado com o tema, sei que muitas das cobras que a á venda são nocturnas/crepusculares, sendo assim, tava na ideia que a sua actividade era maioritariamente nocturna, pois no ambiente selvagem sempre ouvi dizer que os animais nocturnos escondem-se em tocas, por baixo de troncos e vegetaçao para evitar o calor , e a noite no tempo mais fresco é que iniciam o seu acto de predação e a questão é a seguinte, essas cobras so se deve alimentar a noite?, ou é normal ela estarem activas durante o dia??
kitten
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 2:29 pm

TMSurfer Escreveu:No caso de arrefecimento dos terrários, costumo usar sacos de gelo na parte lateral dos terrários, assim arrefecendo o terrário.
No caso do aquecimento geral no terrário, a cobra irá por si, esconder-se nos esconderijos abrigando-se do suposto sol que está a aquecer, elas não são propriamente inteligentes e sabem que o calor está a vir debaixo, no caso das minhas reparo que (lembrando que elas são semi-arboricolas), escondem-se entre a vegetação tentando fugir ao calor, e mantendo-se no local quase inactivas, para arrefecerem.
Não respondeste a tudo o que te perguntei, aliás, eu como não tenho cobras arborícolas, excepto a friesi essa é a unica que tem por onde trepar, elas nem sequer têm onde trepar, logo essa teoria cá em casa cai por terra. Aliás a Friesi tanto de inverno como de verão, não esquecer que ela veio em Setembro e fazia muito calor, o local de eleição é sempre o mesmo no topo do terrário, segundo a tua teoria ela estaria sempre com calor.

Mas continuo a afirmar, os répteis neste caso concreto as cobras, quanto mais quentes estão, mais activas ficam, a não ser que as minhas sejam especiais. Aliás uma das coisas que todos sem excepção constatamos nas exposições é que devido ao mau aquecimento os animais estavam letárgicos.
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 2:41 pm

mg18 Escreveu:Tenho uma questão relacionado com o tema, sei que muitas das cobras que a á venda são nocturnas/crepusculares, sendo assim, tava na ideia que a sua actividade era maioritariamente nocturna, pois no ambiente selvagem sempre ouvi dizer que os animais nocturnos escondem-se em tocas, por baixo de troncos e vegetaçao para evitar o calor , e a noite no tempo mais fresco é que iniciam o seu acto de predação e a questão é a seguinte, essas cobras so se deve alimentar a noite?, ou é normal ela estarem activas durante o dia??
Eu só tenho uma cobra que é na natureza diurna a friesi. Tento seguir a natureza, alimento durante o dia a friesi e à noite as restantes, no entanto se por qualquer motivo não posso e tenho que as alimentar todas ao mesmo tempo elas comem do mesmo modo.
Madalena Marques
TMSurfer
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 2:42 pm

Eu como disse e volto a dizer, o comportamento das minhas, quando se encontra muito calor no terrário (como tive uns dias com o terrário na sua totalidade a 28º), o local de eleição delas é: bebedouro, e esconderijos, raramente saindo de lá, só mesmo no fim do dia quando a temperatura começa a arrefecer, e quando o terrário está com as temperaturas do lado frio/quente correctas, elas de dia saiem um pouco voltando ao seu esconderijo, não quero dizer que... elas quando pegadas não estão mais activas quando está mais calor, mas dentro do terrário raramente, saiem do esconderijo. Eu como tenho as minhas cobras para pouco pegar não noto mais actividade, sei bem que as cobras estando mais quente mais "se queixam" quando pegadas, tanto que um dos truques para as cobras mais agressivas é diminuir a temperatura do terrário, ir pegando nela, e aumentando a temperatura pouco a pouco vendo se o comportamento agressivo dela se mantém, fazendo este processo várias vezes.
kitten
Membro Veterano

quarta abr 16, 2008 2:50 pm

Não vou alimentar discussões que não levam a nada, mas colocar gelo na parede do terrário a unica coisa que serve será para arrefecer a parede mais nada, por algum motivo os aquecimentos se metem no fundo. eu já usei num ano de muito calor, há 2 anos salvo erro azulejo que metia previamente no frigorifico e que colocava no fundo do terrário, esta "técnica" usa-se também para os roedores p.e., mas isso num ano em que as temperaturas em Santarém chegaram quase aos 50º, não em anos normais.

E tu estás a contradizer-te, se as cobras com temperatura mais baixas são mais fáceis de manusear porque deixam de ser agressivas exactamente por estarem letárgicas, as tuas ficam letárgicas com temperaturas mais altas? Não estou a perceber realmente a tua linha de pensamento.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”