• No que toca à alimentação, uma californiana com 50 cm's já deverá comer à vontade primeiro pêlo (de murganho/
Mus musculus). O que podes fazer, em vez de estar a dar-lhe comida de 3 em 3 dias é, caso a cobra não fique saceada apenas com um rato, dás-lhe outro. Notas facilmente quando uma cobra não ficou bem alimentada, pois come o rato bastante rapidamente e logo a seguir começa a andar às voltas atenta a tudo à procura de mais um rato. Não consigo perceber ao certo o tamanho dessa cobra e especialmente a grossura, mas o que podes é fazer duas ou três alimentações de 2 pinkies (espaçadas de 5 em 5 dias) e depois passares para primeiro pêlo se achares que a cobra já é capaz. A minha opinião, se a alimentas como dizes, é que essa cobra não está magra por falta de alimentação, mas por falta de calibre do alimento.
Deixo ainda a fotografia de uma das minhas californianas que tem uns cinquenta e muitos centímetros para poderes comparar, apesar de a minha ser já maiorzinha, podes reparar a diferença de largura bastante acentuada, e nunca comeu de 3 em 3 dias, apenas tive a sorte de lhe poder dar sempre o tamanho certo:
• Quanto à questão da água, está ligado a hábitos das cobras, a mudas de pele, ao aquecimento e à humidade relativa no terrário. Mas desde que lhe assegures um bom recipiente com água, onde ela possa caber ficando sempre apoiada no fundo e com a cabeça emersa podes ficar descansado que ela saberá sempre quando ir para o bebedouro.
• Por fim, no que toca às mudas, tem um bocado a ver com o crescimento e alargamento da cobra, especialmente nesta fase, tanto pode fazer duas mudas no espaço de um mês, como uma de mês e meio em mês e meio.