Alimentação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nenuka
Membro
Registado: segunda fev 05, 2007 11:38 am

segunda abr 21, 2008 1:00 am

esta semana passada foi mostrar a minha californiana ao sr da loja onde a comprei. ela tem por vola dos 6, 7 meses e mede prai 40 ou 50cm e tenho andado a dar lhe pinkies de 5 em 5 dias. mas o sr disse que ela esta um bocado magra para o comprimento que tinha e aconselhou me a dar lhe um pinki de 3 em 3 dias e depois de 4 em 4. o que acham?
vou deixar fotos dela para verem.

Imagem

Imagem

Imagem

nesse dia fiquei apaixonada por uma snow... ele disse que lhe dava comer de 4 em 4 dias um ratinho de 1º pelo, tem um ano e nao sei bem o comprimento.

Imagem

Imagem

agora outra questao... elas metem se todas dentro de agua quando? quando estao com calor ou quando estao quase a mudar a pele? elas mudam a pele de quanto em quanto tempo? a minha cally mudou passado um mes da ultima vez, é sempre assim?
ricweed
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2008 3:35 pm

segunda abr 21, 2008 3:18 am

Boas. Olha em relacao a californiana, penso k se esta com 40/50cm e lhe estas a dar 1 pinkie d 5 em 5 dias, nao ha motivos p tar magra..pelas fotos nao da exa percepcao..eu alimentava as minhas corns quando eram dexe tamanho mais ou menos com essa regularidade e nunca fikaram magras em relacao ao tamanho..em relacao as cobras irem p dentro da agua, pode ser o terrario muito kente e ela sente necessidade de "arrefecer" a sua temp corporal ou entao é para melhor fazer a muda de pele.. Ixo das mudas depend muito do ciclo de crescimento de cada cobra, nao ha uma data certa.. Tudo depende, se a cobra ta a crescer rapido as mudas sao + regulares, caso contrario estas sao menos regulares, mas cada caso é um caso. Verifica se tens a humidade correcta para a especie para ke nao tenhas problemas nas mudas de pele.. Espero ter ajudado. Cump. Ricardo
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda abr 21, 2008 9:27 am

• No que toca à alimentação, uma californiana com 50 cm's já deverá comer à vontade primeiro pêlo (de murganho/Mus musculus). O que podes fazer, em vez de estar a dar-lhe comida de 3 em 3 dias é, caso a cobra não fique saceada apenas com um rato, dás-lhe outro. Notas facilmente quando uma cobra não ficou bem alimentada, pois come o rato bastante rapidamente e logo a seguir começa a andar às voltas atenta a tudo à procura de mais um rato. Não consigo perceber ao certo o tamanho dessa cobra e especialmente a grossura, mas o que podes é fazer duas ou três alimentações de 2 pinkies (espaçadas de 5 em 5 dias) e depois passares para primeiro pêlo se achares que a cobra já é capaz. A minha opinião, se a alimentas como dizes, é que essa cobra não está magra por falta de alimentação, mas por falta de calibre do alimento.
Deixo ainda a fotografia de uma das minhas californianas que tem uns cinquenta e muitos centímetros para poderes comparar, apesar de a minha ser já maiorzinha, podes reparar a diferença de largura bastante acentuada, e nunca comeu de 3 em 3 dias, apenas tive a sorte de lhe poder dar sempre o tamanho certo:
Imagem

• Quanto à questão da água, está ligado a hábitos das cobras, a mudas de pele, ao aquecimento e à humidade relativa no terrário. Mas desde que lhe assegures um bom recipiente com água, onde ela possa caber ficando sempre apoiada no fundo e com a cabeça emersa podes ficar descansado que ela saberá sempre quando ir para o bebedouro.

• Por fim, no que toca às mudas, tem um bocado a ver com o crescimento e alargamento da cobra, especialmente nesta fase, tanto pode fazer duas mudas no espaço de um mês, como uma de mês e meio em mês e meio.
<p>
</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda abr 21, 2008 9:28 am

Bem, uma Lampro de 7meses a comer pinkies de 5 em 5dias... anda a passar fome, só pode.
Essa cobra já deveria estar a comer pelo menos 1º pelo, tenho cobras com menor porte (Lamprophis fuliginosus) a comer 1º pelo, acho que deverias começar a ler um pouco mais, tens de ir aumentando o tamanho do rato cada vez que a tua cobrita engorda um pouco, e não aches demais, a largura do rato deverá ser 1vez e meia a largura da cobra.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda abr 21, 2008 9:31 am

Olha, respondemos ao mesmo tempo.

(OffTopic: O que achas da albina?)
<p>
</p>
TMSurfer
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 10:00 am

Está fantastica, tenho de a ver ao vivo, sem dúvida está a ficar enorme, com um crescimento muito rápido, já a nigritus é está enorme como viste :D
nenuka
Membro

segunda abr 21, 2008 2:37 pm

ta bem... eu vou começar a dar 1º pelo é k eu li varios artigos e nao percebia muito bem porque nas lojas diziam era k so a partir de um ano k se dava 1º pelo. mas entao se esta com 7 meses ja pode comer 1º pelo qual é que eu devo dar a outra de 1 ano? estou lhe a dar um de 1º pelo de 4 em 4 dias, o k dizem? se calhar tambem é pouco nao?
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda abr 21, 2008 5:33 pm

nenuca, percebe uma coisa que me parece que te está a escapar:

Quando queremos que uma cobra engorde, nao é mete-la a comer mais vezes por semana, é manter o esquema de alimentação habitual MAS aumentando-lhe á "ração", ou seja, dás na mesma alimento de 6 em 6 dias (eu sempre dei e dou 1 vez alimento por semana) mas ou dás 2 ratos (no caso de ser pinkies, por exemplo) ou das ratos de maior tamanho.

A regra é: O tamanho ideal do rato será aquele que seja da largura de aproximadamente a parte mais larga da cobra.

Mesmo dividindo os ratos por categorias, ou seja, pinkie, primeiro pelo, desmamado e adulto, há variancias de tamanho dos ratos no mesmo lote. O que podes fazer é dar os primeiro pêlo mais pequenos á mais nova, e os primeiro pêlo que vires que são maiores á maior.

Uma diferença de nem meio ano, numa lamp, não é nada de muito significativo, por isso nao tens de pensar que se passares de "escalão" numa tambem tens de passar de "escalão" na outra.
4 em 4 dias é muito pouco tempo, na minha opiniao, dado que elas demoram cerca de 2 dias a digerir o alimento, as vezes ate mais um bocado quando se lhes dá um ratão... Logo, se lhes das de 4 em 4 dias, o animal quase nem tempo tem de fazer a digestão...

E depois, engordar uma cobra nao é da noite para o dia, requer tempo, nao é enchouriçar a cobra de alimento de uam vez...
nenuka
Membro

segunda abr 21, 2008 7:52 pm

eu tambem nao quero enxoriça-la... mas pensava que estava a dar a alimentação certa e afinal nao estava.... e com isto tudo fiquei com um bocado de duvidas mas agora ja percebi e é isso k vou fazer. obrigado a todos e desculpem la a minha ignorancia mas é k com tantas opinioes ja nem sabia o k havia de fazer!
TMSurfer
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 8:40 pm

As tuas cobras passam fome :p
Vou-te dizer mais ou menos o que as minhas comem.

Elaphe lindheimeri 3anos: Ratos adultos ou maiores
Elaphe lindheimeri 1ano e meio ambas: Ratos desmamados (pode-se dizer médios)
Elaphe lindheimeri 7meses: 1º pelo grandes
Pitophis sayi 1ano e meio: desmamados grandes (pode-se dizer médios)
Nigritus 2anos: Ratos quase adultos
Lamprophis fuliginosus 8meses: 1º pelo

Todas elas são alimentadas de 7 em 7dias, com 1ano a minha que tem 3anos já comia ratos médios.
nenuka
Membro

segunda abr 21, 2008 9:09 pm

eu pensava k estava a trata las bem... o meu namorado dizia para ela comer mais e eu dizia k nao porque podia fazer mal... :oops: :x eu sei k é mau mas eu ia me seguindo por aquilo k me diziam na minha zona... agora ja sei... se eu estou mal imaginem uma cobra com prai 2 anos a comer de 15 em 15 dias nao sei k tamanho do rato mas nao era muito grande de certeza, ja avisamos a pessoa quando soubemos isso mas é so pa verem um exemplo de conselhos k donos de lojas de animais nos dao ca nesta zona... eu nao vou a essa loja porque so o modo que ele mantem os animais mete nojo... da so para ver quando ele disse que tem a cobra prai a um ano ou mais e k nunca limpou o terrario so tira o visivel agora imaginem os roedores que sujam muito mais!!!!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda abr 21, 2008 9:20 pm

nenuka Escreveu: se eu estou mal imaginem uma cobra com prai 2 anos a comer de 15 em 15 dias nao sei k tamanho do rato mas nao era muito grande de certeza, ja avisamos a pessoa quando soubemos isso quote]

Pois... Alimentar com dois ratos grandinhos de 15 em 15 dias, é pior que um rato de 4 em 4 :P

O primeiro é um esquema de alimentação normal (ha quem de 1 rato de 7 em 7 ou 2 de 15 em 15), o segundo (o que estavas a dar) é alimentação em demasia! ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”