iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta abr 24, 2008 1:22 pm

Imagem

porque será que não cresce?
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta abr 24, 2008 1:31 pm

hã? essa pergunta vem de encontro a quê?
mg18
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 1:49 pm

quinta abr 24, 2008 1:31 pm

Existem muitos factores, pode ser condições do terrario(temperatura, humidade, radiação de lampada uva/uvb), alimentação , idade da iguana, a bastante factores , eu falo por alto pois não tenho experiencia nesse campo , vou passar aa batata quente para o korbe que ele é que manja disso, não o unico mas o que me lembro
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

quinta abr 24, 2008 1:35 pm

A iguana não cresce de dia para a noite, tu cresces-te do dia para a noite=? Vais ver que depois quando for grande vais ter saudades de quando ele\a era pequeno\a! Não te esqueças que tambem a vez todos os dias, e normal que não notes que ela cresça, a melhor maneira para veres como ela cresce e tirares fotos de tempos a tempos e depois acredita que vais notar a diferença!
Abraços
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
cris17
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:05 pm

peço desculpa nao me expliquei bem.
tipo li que as iguanas num ano atingem um metro na boa.
a minha ta ca a um ano e quando a comprei devia ter ai uns 6 meses e so tem 55 cm! todos os dias apanha sol, tem o terrario a 28 29º bom arejamento, alimentação variada e come bastante mesmo..humidade tambem não é problema pois borrifo o terrario varias vezes.. qual sera o problema? o terrario ate é espaçoso tem 1m de comprimento po 30 largura e 50 altura(eu sei que é baixo).
thanks
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta abr 24, 2008 6:24 pm

Não tens lampada UVB no terrário?

Apanha sol como?
Sabes que se entre a radiação UVB e o animal estiver plastico, vidro, acrilico ou whatever... a radiação não faz efeito?

(mas também se tivesse esse tempo todo sem uvb já deveria ter outro tipo de problemas, digo eu...)
cris17
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:27 pm

sim é verdade ja teria tido muitos problemas..ma ate agora esta super saudavel e gordinha!so nao cresce... nao tenho lampada uv pois antes de a comprar li que se apanhasse sol todos os dias nao havia problema. claro que nao apanha sol atraves do vidro,ponho a numa gaiola de rede que fiz para ela e depois meto a gaiola com metade sol e metade sombra..e la fica ela toda contente e esticadinha xD
NhamNham
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:30 pm

Pois, então não sei o que possa ser...

Realmente tem um aspecto saudável, ainda que a foto não seja das melhores, dá a entender isso mesmo...

Medes 55cm da cabeça à ponta da cauda?

Qual a alimentação já agora?

Mas realmente não sei o que poderá ser... se é que será alguma coisa :wink:
cris17
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:32 pm

sim da cabeça a ponta da cauda. num ano cresceu so um palmo.
do lhe varios tipos de raçoes de boa qualidade que ela gostqa muito. mas claro tb dou vegetais como couves e espinafres e fruto como maça uva morango..etc..
NhamNham
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:43 pm

Mas olha que as rações por muito boas que sejam não deve ser dadas como alimentação base quanto muito dás misturado com a salada...

Olha que não sei se não será daí que vem o "atrazo"
korbe
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:46 pm

"super-saudável" (como tu dizes) não está de certeza. apartir do momento que não tem acesso a todas as suas necessidades, "saudável" não é de certeza.. quiçá se esse "problema do crescimento" não será devido a isso. o animal tem que ter acesso directo aos raios UVB, que lhe é fornecido pela lâmpada UVB que deve existir dentro do terrário.

outra coisa: não se deve dar a ração como alimento base a uma iguana, mas sim como suplemento vitamínico. deve comer sempre saladas variadas.

deixo-te uma lista de alimentos de que lhe deves dar:

- feijão verde;
- manga;
- papaia;
- folhagem de dente de leão;
- ervilhas de quebrar (com vagem);
- quiabos;
- folhas de couve;
- nabiças;
- agriões;
- abóbora.

Ocasionalmente pode dar:
- cenoura;
- banana:
- courgettes;
- melancia;
- maçã;
- espargos;
- rabanetes;
- couve chinesa;
- bróculos;
- couves de bruxelas;
- couve flor;
- aipo;
- escarola;
- folhas e flores de hibisco e da dália;
- kiwi;
- salsa;
- pêssego;
- pêra;
- franboesas;
- batata doce;
- morangos;
- massa sem ovo cozida;
- arroz cozido;
- batata doce;
- coentros;
- pepino;
- uvas
entre outros legumes e frutas.

é de evitar o espinafre, pois possuí um nivel bastante concentrado de ácido oxálico, o que faz com que interfira no metabolismo do cálcio essencial à sobrevivência do animal.
cris17
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:49 pm

brigadao pessoal :D
korbe
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 6:52 pm

depois há outra coisa: nas iguanas, cada indivíduo é como é. ou seja, podem existir uns maiores que outros. o seu tamanho é reflectido pela sua manutenção: condições em que vive e a sua alimentação. inclusivé o sexo do animal pode determinar o seu tamanho..

acrescentando mais um ponto ao meu post anterior:

as temperaturas não são em nada as mais correctas. devem ser entre 30º/32º durante o dia e entre 26º/27º durante a noite. a percentagem de húmidade deve variar entre os 65% e os 75%.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”