Como cuidar de um jabuti?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jujuzita
Membro
Registado: quarta jun 20, 2007 5:39 pm

domingo mai 25, 2008 5:45 pm

Eu gostaria de saber que cuidados devo ter CASO compre um jabuti?
Alimentação: variação entre frutas legumes e verduras e de vez em quando uma pequena porção de carne moida crua é o sulficiente?
Alojamento: qual deve ser o substrato?´pode ser de concreto ou isso ofereceria algum risco?
Cuidados doenças, higiene: Quais?
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo mai 25, 2008 6:07 pm

Tens de ser mais especifico na especie...

Jabuti entendo por tipo Geochelone carbonaria... estou certo?

é a isso a que te referes?

se for google pelo nome cientifico que te dei que encontras muita coisa depois metes aqui as dúvidas...
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

domingo mai 25, 2008 7:09 pm

E se pesquisares neste fórum por jabuti ou por Geochelone carbonaria já encontras boa informação.
Estás no Brasil?
Sabes com que tamanho fica uma tartaruga dessa espécie?
:wink: :wink:
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

domingo mai 25, 2008 9:17 pm

jujuzita Escreveu:Eu gostaria de saber que cuidados devo ter CASO compre um jabuti?
Alimentação: variação entre frutas legumes e verduras e de vez em quando uma pequena porção de carne moida crua é o sulficiente?
Alojamento: qual deve ser o substrato?´pode ser de concreto ou isso ofereceria algum risco?
Cuidados doenças, higiene: Quais?
Parto do principio que estás a falar de Geochelone carbonaria (jabuti de patas vermelhas)

Bom sendo assim a alimentação deve ser o mais variada possivel trata-se de uma especie basicamente herbivora podes fazer:

50% fruta figos, melão, pera, maça, papaia, ananas, laranja, melancia uvas etc... as frutas devem ser maduras

50% plantas silvestres Dente de leão, agrião, canonigos, rucula , alface e muitas mais.

De vez enquando pode comer tambem um pouco de carne, insectos e molusculos para receber as proteinas necessárias. Deves juntar de vez enquando também calcio as suas refeições.

Agora o terrário

É uma especie que ficava razoavelmente grande logo vai precisar de bastante espaço em adulto mas se tiveres a pensar aduirir uma cria não precisa de ser muito grande. Temperaturas penso que é a ambiente dado a tua localização geográfica :lol: deve ter humidasdes altas cerca de 80% e um recipiente (tipo um lago de facil acesso é nao mt profundo apenas para se banhar) para se banhar é importante que a humidade seja alta para evitar problemas com os olhos

Falas de concreto para substracto!! Cimento? é a isso que te referes? Eu nao acho muito agradavel cimento se for disso que estás a falar Aconselho-te uma mistura de turfa com fibra de coco

A nivel de doenças esta é uma especie resistente tem é que ter humidade altas para evitar problemas de olhos como ja disse

Resta dizer que os acho animais muito bonitos que se adaptam bem a nós e nao custumam ser nada agressivos

Boa sorte :wink:
jujuzita
Membro
Registado: quarta jun 20, 2007 5:39 pm

domingo jun 01, 2008 2:07 am

OK obrigado e me desculpem por não ter entrado em contato logo, fiquei um tempo sem computador....
Sim a espécie que eu me referia era a geochelone carbonaria, quando viajei para o nordeste (pernambuco) vi que meu primo tinha um e o achei lindo, por isso quero obter todas as informçãoes possiveis...tenho consciencia do tamanho que eles podem chegar poisfiz algumas pesquisas na net.
E sobre o substrato era esse o meu maior problema, aqui em casa o chão é de cimento, concreto ou como preferir, gostaria de saber como poderia adequa-lo de forma barata e eficiente?
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo jun 01, 2008 9:04 am

Podes lhe fazer uma espécie de cerca, e dentro do local onde ele andará meteres um substrato...

Mas téra de ser um recinto grandinho claro...

Na tua casa só tens cimento no chão?!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”