obrigado
tenho medo de n estar a cuidar bm da minha iguana
Moderador: mcerqueira
-
monteiro158
- Registado: domingo mai 25, 2008 4:39 pm
comprei uma iguana a 2 dias ele tem cerca de 3meses o terrario dela e composto por fio de temperatura, lampada uv diurna, o xao do terrario é revestido com casca de pinheiro, nesme momento estou alimentala cm maça, cenoura ralada, ervilhas de kebrar tipo fajao verde, tomate e alface biologico.. borrifu o teerrario e a iguana algumas vexes ao dia, tb lhe dou de comer 3 vexes por dia maix o mens , é k ele neste momento esta a comer mt, tb n sei se estou a faxer bm...estou a faxer algu d errado??? dême dicas por favor
obrigado
obrigado
-
C3DR1C
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Aproveita e ve este topico... http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 8&start=30
Quanto a casca de pinheiro acho que é de despensar, pois se ela a come pode causar empacotamento nos intestinos, podendo mesmo levar a morte. Para essa idd acho melhor o papel de cozinha...
Tomate e alface biologica sao um pouco acidos e devem ser dadas com cuidado...
Tens verificado as temps e niveis de humidade?
Cumps...
Quanto a casca de pinheiro acho que é de despensar, pois se ela a come pode causar empacotamento nos intestinos, podendo mesmo levar a morte. Para essa idd acho melhor o papel de cozinha...
Tomate e alface biologica sao um pouco acidos e devem ser dadas com cuidado...
Tens verificado as temps e niveis de humidade?
Cumps...
-
XskullX
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
- Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã
a alface causa diarrreia n deves dar muito regularmente e o tomate tambem nao, é muito ácido.
já agora quais sao as medidas do terrário?
e olha tem cuidado com o substracto.
cumps e de resto pareces ter tudo em ordem
já agora quais sao as medidas do terrário?
e olha tem cuidado com o substracto.
cumps e de resto pareces ter tudo em ordem
-
Blood_TAster
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
Boas, em primeiro lugar dou-te as boas vindas ao forum, e pedia-te que se não fosse muito incomodo, escrevesses em Português... é que essa maneira de escrever, tipo sms e trocar S e Z por X acaba por dificultar a leitura, e uma vez que aqui não pagas as mensagens não há necessidade de abreviaturas 
Agora em relação ao animal... quando dizes lampada UV Diurna que queres dizer? UVB? Se for está ok!
Deves variar mais a alimentação dela, e como já foi dito, evita a alface e o tomate.
Em relação à alimentação adequada dá aqui uma vista de olhos:
Iguana Food Chart
Em relação ao comer muito, se tem fome, da-lhe comida até que a sua fome fique saciada
Tens termómetro e higrómetro no terrário? Não sei como é o aquecimento proveniente do cabo de aquecimento mas este convèm estar ligado a um termostato.
E realmente, tendo ela apenas 3 mesinhos, era aconselhavel a retirares esse substracto e usares o papel de cozinha pois é mais seguro
Fika bem
Agora em relação ao animal... quando dizes lampada UV Diurna que queres dizer? UVB? Se for está ok!
Deves variar mais a alimentação dela, e como já foi dito, evita a alface e o tomate.
Em relação à alimentação adequada dá aqui uma vista de olhos:
Iguana Food Chart
Em relação ao comer muito, se tem fome, da-lhe comida até que a sua fome fique saciada
Tens termómetro e higrómetro no terrário? Não sei como é o aquecimento proveniente do cabo de aquecimento mas este convèm estar ligado a um termostato.
E realmente, tendo ela apenas 3 mesinhos, era aconselhavel a retirares esse substracto e usares o papel de cozinha pois é mais seguro
Fika bem
<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
boas,se ela esta a comer melhor...
pelo que sei,os lagartos recebem todos o calor por cima,por isso acho que uma lampada seria melhor que o cabo(mas espera que alguem te aconselhe melhor)
de resto acho que ta tudo fixe...
cumps
pelo que sei,os lagartos recebem todos o calor por cima,por isso acho que uma lampada seria melhor que o cabo(mas espera que alguem te aconselhe melhor)
de resto acho que ta tudo fixe...
cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
-
CHARMELEON
- Membro
- Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos
voces e esses sermoezinhos desnecessarios sobre a escrita...
"escreve em portugues???" o forista inscreveu-se hoje e leva logo nas orelhas, passam uma boa imagem da arca sim senhora...
era mais simples e menos agressivo assim, passo a citar: "na proxima vez que escreveres uma mensagem,tenta nao abreviar tanto para a leitura dos outros membros ser mais facil ok,obrigado...", digo eu,mas como sou um simples "membro" da arca...
digo isto porque embora nao seja este um dos melhores casos, o pessoal daqui da arca tem tendencia a ficar assim um bocadinho po "bruto" de tanta sabeoria que "adquirem"...
nao to a julgar ninguem e apenas um abre-olhos...
quanto ao tema em questao varia na alimentaçao o maximo que possas,como ja te informaram,a casca de pinheiro cabe a ti avaliar o teu animal em termos da curiosidade dele porque pode-lhe dar pa comer akilo, tipo eu tenho casca de pinheiro tb, mas para prevenir escolhi os bocados maiores para ser impossivel caber-lhe algum na boca,em termos tecnicos do terrario se mais explicito para obteres um melhor feedback nas respostas...
um grande abraço pa todos
e bem-vindo á arca
"escreve em portugues???" o forista inscreveu-se hoje e leva logo nas orelhas, passam uma boa imagem da arca sim senhora...
era mais simples e menos agressivo assim, passo a citar: "na proxima vez que escreveres uma mensagem,tenta nao abreviar tanto para a leitura dos outros membros ser mais facil ok,obrigado...", digo eu,mas como sou um simples "membro" da arca...
digo isto porque embora nao seja este um dos melhores casos, o pessoal daqui da arca tem tendencia a ficar assim um bocadinho po "bruto" de tanta sabeoria que "adquirem"...
nao to a julgar ninguem e apenas um abre-olhos...
quanto ao tema em questao varia na alimentaçao o maximo que possas,como ja te informaram,a casca de pinheiro cabe a ti avaliar o teu animal em termos da curiosidade dele porque pode-lhe dar pa comer akilo, tipo eu tenho casca de pinheiro tb, mas para prevenir escolhi os bocados maiores para ser impossivel caber-lhe algum na boca,em termos tecnicos do terrario se mais explicito para obteres um melhor feedback nas respostas...
um grande abraço pa todos
e bem-vindo á arca
-
monteiro158
muito obrigado por me darem dicas foram mt uteis...
sim e eu nao vou abreviar tanto...
.
E assim o terrario n é mt grande alias é muito pekeno, mas tambem é provisorio, amanha vou fazer um grandinho.. por isso ainda nao tenho termometro e hergometro... o termoestacto ja o tenho mas tb ainda nao o liguei visto o terrari o se é k se pode chamar, ser muito pequeno. tenho o terrario humido mas quanto a percentagens sei que tem de estar a mais de 60º e menos de 80º mas como ainda nao tenho o hergometro nao sei como esta a percentagem de humidade...
neste momento sendo o terrario bastante pequeno deixo a minha iguana andar (sobre minha vigia) pelo meu quarto para fazer um pc de exercicio, penso nao estar errado... será que me poderiam dizer o alimento deve estar sempre presente em todas as refeiçoes da iguana ou seja o mais nutritivo??? penso que deverá ter um alimento base nao sei... eu estou semp com medo que ela n esteja bem, cmo sei k é um animal mt fragil tenho muito medo morra...
sim e eu nao vou abreviar tanto...
E assim o terrario n é mt grande alias é muito pekeno, mas tambem é provisorio, amanha vou fazer um grandinho.. por isso ainda nao tenho termometro e hergometro... o termoestacto ja o tenho mas tb ainda nao o liguei visto o terrari o se é k se pode chamar, ser muito pequeno. tenho o terrario humido mas quanto a percentagens sei que tem de estar a mais de 60º e menos de 80º mas como ainda nao tenho o hergometro nao sei como esta a percentagem de humidade...
neste momento sendo o terrario bastante pequeno deixo a minha iguana andar (sobre minha vigia) pelo meu quarto para fazer um pc de exercicio, penso nao estar errado... será que me poderiam dizer o alimento deve estar sempre presente em todas as refeiçoes da iguana ou seja o mais nutritivo??? penso que deverá ter um alimento base nao sei... eu estou semp com medo que ela n esteja bem, cmo sei k é um animal mt fragil tenho muito medo morra...
-
CHARMELEON
- Membro
- Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos
le a lista da greening society que te deram,la diz tudo...
tudo o que tiver la d alimentos podes dar uns mais frequentemente e outrs menos,e so ler, e a salada deve ser composta por cerca de 70% de folhas, 20% legumes e 10% de fruta...
abraxo
tudo o que tiver la d alimentos podes dar uns mais frequentemente e outrs menos,e so ler, e a salada deve ser composta por cerca de 70% de folhas, 20% legumes e 10% de fruta...
abraxo
-
Blood_TAster
- Membro Veterano
Bem, como parece que houve membros que se sentiram "intimidados" com a minha abordagem, peço desculpa se fui bruto ou agressivo contigo... O CHARMELEON, tem razão quando diz que a malta com o tempo aqui na arca, começa a ficar assim para o bruto, e também costumam ficar um pouco para o implicativos... em que tudo os incomoda... Mas não é por mal
Depois da construção do terrário mete aqui fotos para a malta ver como ficou... e se quiseres meter também aqui uma fotozinha do teu amigo verde será bem vinda
Fika bem
Depois da construção do terrário mete aqui fotos para a malta ver como ficou... e se quiseres meter também aqui uma fotozinha do teu amigo verde será bem vinda
Fika bem
<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
-
XskullX
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
- Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã
nao sei se já te mandaram o site mas aki tens na mesma:
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
cumps
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
cumps
-
Silly_Bublle
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Troca o fundo do terrario por papel de cozinha, assim não há perigo de ela engolir o substrato e é mais fácil de limpar.
Vê o site da greensociety, tem uma boa lista de alimentos que deves dar. Nunca se deve dar alface porque não tem qualquer valor nutritivo e causa problemas intestinais. Escolhe sempre verduras de folhas escuras como a couve galega, a couve portuguesa.
Quais as temperaturas que tens e os níveis de humidade?
Vê o site da greensociety, tem uma boa lista de alimentos que deves dar. Nunca se deve dar alface porque não tem qualquer valor nutritivo e causa problemas intestinais. Escolhe sempre verduras de folhas escuras como a couve galega, a couve portuguesa.
Quais as temperaturas que tens e os níveis de humidade?
-
Blood_TAster
- Membro Veterano
monteiro158 Escreveu: (...) por isso ainda nao tenho termometro e hergometro (...)
-
monteiro158
mandei fazer o terrario todo em vidro 60 x 50 penso que esta optimo, vai levar 2 lampadas uvb e uma que emite IV, vao funcionar atraves de dois relogios digitais programados a funcionar alternadamente, termometro, hergometro, fio de temperatura, depois vou decora-lo tentar que seja o mais parecido com o seu habitat natural, tenho uma duvida quanto ao substracto, ja que me desaconselharam a casca de pinheiro será que poderei usar humus??? ou mesmo assim é melhor o papel de cosinha???
-
Silly_Bublle
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Convém ter sempre um terrário mais alto que largo. Elas adoram trepar,por isso podes colocar um tronco,onde ela pode deitar-se a apanhar os banhos de sol.
Como já foi dito, essas medidas são pequenas.
Papel de cozinha sempre,nada de humus e coisas bonitas que as empresas inventam para se gastar dinheiro. Papel de cozinha e prático, barato, coloca o bem estar do animal em primeiro lugar.
Humus, areias, cascas de pinheiro podem ser ingeridas com a comida e criam ostipação no animal.
Como já foi dito, essas medidas são pequenas.
Papel de cozinha sempre,nada de humus e coisas bonitas que as empresas inventam para se gastar dinheiro. Papel de cozinha e prático, barato, coloca o bem estar do animal em primeiro lugar.
Humus, areias, cascas de pinheiro podem ser ingeridas com a comida e criam ostipação no animal.