Já Xegou!!!!
Moderador: mcerqueira
ora boas malta, sou um possivel futuro dono de uma colubridae..
tenho um aqua de 1metro, que tenciono transformar em terrario.
daquilo que li aqui no forum, inicialmente o substrato ideal sera papel de cozinha, mas apos uma "quarentena" poderemos passar para decorar o terrario.
como substrato tinha pensado em areia, para evidenciar melhor a snake no terrario, mas pelo que li nao será a melhor opção, mas nao li em lado nenhum porque? Por causa da alimentaçao? se ingerir podera vir a trazer problemas como no caso das lascas de madeira?
tb li que poderia ser viavel um tapete de relva sintetica, mas acho isso um bocado "fatela"... lol
outra questao prende-se com a iluminaçao, tenho uma lampada de 30w, de 1 metro (funcionava no aqua) com temporizador, sera que o poderei usar? (pelo que li tb é aconselhavel terem 12 h de luz diaria correcto?)
desculpem as perguntas, mas um newbie é mm assim... fiz algum trabalho de casa mas ha sempre duvidas que surgem lol
um abraço
daquilo que li aqui no forum, inicialmente o substrato ideal sera papel de cozinha, mas apos uma "quarentena" poderemos passar para decorar o terrario.
como substrato tinha pensado em areia, para evidenciar melhor a snake no terrario, mas pelo que li nao será a melhor opção, mas nao li em lado nenhum porque? Por causa da alimentaçao? se ingerir podera vir a trazer problemas como no caso das lascas de madeira?
tb li que poderia ser viavel um tapete de relva sintetica, mas acho isso um bocado "fatela"... lol
outra questao prende-se com a iluminaçao, tenho uma lampada de 30w, de 1 metro (funcionava no aqua) com temporizador, sera que o poderei usar? (pelo que li tb é aconselhavel terem 12 h de luz diaria correcto?)
desculpem as perguntas, mas um newbie é mm assim... fiz algum trabalho de casa mas ha sempre duvidas que surgem lol
um abraço
Última edição por madscup em domingo jun 22, 2008 10:40 pm, editado 1 vez no total.
Bem vindo, antes de mais, em que colubrideo estas a pensar?madscup Escreveu:ora boas malta, sou um possivel futuro dono de uma colubridae..
um abraço
Um aquário adaptado para terrário serve perfeitamente, tens é de ter atenção, para que não haja nada que permita a fuga!
Mas mesmo assim fiquei à nora, percebi que tem 1 metro de comprido, mas quanto têm de altura e profundidade?
Quanto à tua duvida em relação à areia, o perigo de estes animais a engolirem é a impactação, que pode levar a morte do mesmo, embora em cobras não seja tão perigoso como em lagartos, em caso de as alimentares fora do terrário o risco de usares esse substrato diminui drasticamente.
Contundo, o terrário que tens é apenas para um exemplar adulto, uma cria até atingir o tamanho adulto (ou lá perto), deverá ser colocada num fáunario, caixa de arrumação de plástico, tuperware, depende do que quiseres comprar e se queres ou não gastar mais umas massas, mas acabam todos por ter o mesmo efeito, o substrato deverá ser papel de cozinha, como vez, em exemplares jovens há tudo menos estética, quanto ela for adulta, poderás apostar mais nisso e meter substratos mais "complexos", como forest bark, faias de madeira e por aí fora...
Quanto à iluminação, esta é dispensável, o terrário pode apenas conter uma lâmpada para quando a quiseres observar, o que leste referente às 12h de iluminação diária é em caso de usares uma lâmpada Uvb (simula raios solares), essa lâmpada deve ser usada apenas em animais diurnos, não é o caso das cobras...
Quanto ao aquecimento, eu para as minhas prefiro usar um cabo de aquecimento (como o próprio nome indica, é um cabo envolvido em borracha que produz calor), para faunários, prefiro usar tapetes de aquecimento, o aquecimento devera estar ligado a um termostato (serve para não deixar que aqueça mais que o que esta marcado marcado no mesmo).
Qualquer duvida ou algo que me faltou dizer, é só perguntares...
Cumprimentos
podes usar todos us sub-estractos menos areia
desde humus "humido", forest bark, corn cobs, chips de faia etc... mas nao podes alimentala la dentro do terrario
a areia é prigosa porque pode causar impactaçao ao animal de 2 maneiras, alimentando a la dentro ao engolir o rato pode ingolir areia e a outra é quando ela "cheira" e deita a lingua para fora e toca na areia e pode engolila
a lampada sim podes usar essa
a cobras sao nocturnas por isso nao percisao de nenhum tipo de UV
mas se tiveres o aquario ao pé de uma janela que apanhe claridade podes perferir nao gastar electricidade

a lampada sim podes usar essa

<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
ora bem, tenho 2 aquas, um de 100*30*45 e outro de 60*40*45, será que o mais pequeno podera ser aconselhado, no caso de uma jovem?
Pensei que quanto mais espaço melhor, mas no caso das jovens pode causar stress é isso? é pena.. ja tinha altes ideias.... lolol
as especies que tinha em mente:
Real Californeana Linear mas tb curto a Lampropeltis triangulum , e ainda algumas corn's...
outra questão, a unica especie que se poderia considerar, manter 2 cobras no mesmo espaço fisico, seriam corn´s né?
um abraço e obrigado a quem responde
Pensei que quanto mais espaço melhor, mas no caso das jovens pode causar stress é isso? é pena.. ja tinha altes ideias.... lolol
as especies que tinha em mente:
Real Californeana Linear mas tb curto a Lampropeltis triangulum , e ainda algumas corn's...
outra questão, a unica especie que se poderia considerar, manter 2 cobras no mesmo espaço fisico, seriam corn´s né?
um abraço e obrigado a quem responde

Mesmo o mais pequeno acaba por ser grande para ela, sempre pode passar de faunário para esse e depois para o definitivo, quanto às ideias, não tenhas pressa, vai mantendo em faunários e com tempo, vais fazendo um terrário a maneira para ela!
Os 30cm são de profundidade? Se sim, é um pouco pequeno, o tamanho "standart" costuma ser, 100x50x50, mais cm, menos cm, não ha grande problema, mas 30, não sei não, mas deixa que hás-de ouvir mais opiniões referentes ao tamanho...
As Lampropeltis não são as melhores para começar (embora eu tenha começado por uma), são um bocadinho mais nervosas, as melhores são sem duvida alguma as corn, quanto ao manter mais que um exemplar no mesmo terrário, sim, se estiveres a pensar nisso, vai para as corn, as lampropeltis não pode mesmo ser...
Julgo que já tenha sido discutido aqui as vantagens e desvantagens de ter mais que uma cobra no mesmo terrário e o que era maioritariamente apontado eram as desvantagens, uma em cada terrário é muito mais fácil de controlares as fezes, regurgitações, alimentação e outros (estou a discutir este tema por alto mesmo, se tiveres interesse em ver este assunto aprofundado procura um bocado aqui no fórum que de certeza deves achar), também tens o factor de se uma cobra apanha parasitas ou alguma doença, a outra irá por o mesmo caminho, embora seja possível, o melhor é mesmo "cada macaco no seu galho"...
Os 30cm são de profundidade? Se sim, é um pouco pequeno, o tamanho "standart" costuma ser, 100x50x50, mais cm, menos cm, não ha grande problema, mas 30, não sei não, mas deixa que hás-de ouvir mais opiniões referentes ao tamanho...
As Lampropeltis não são as melhores para começar (embora eu tenha começado por uma), são um bocadinho mais nervosas, as melhores são sem duvida alguma as corn, quanto ao manter mais que um exemplar no mesmo terrário, sim, se estiveres a pensar nisso, vai para as corn, as lampropeltis não pode mesmo ser...
Julgo que já tenha sido discutido aqui as vantagens e desvantagens de ter mais que uma cobra no mesmo terrário e o que era maioritariamente apontado eram as desvantagens, uma em cada terrário é muito mais fácil de controlares as fezes, regurgitações, alimentação e outros (estou a discutir este tema por alto mesmo, se tiveres interesse em ver este assunto aprofundado procura um bocado aqui no fórum que de certeza deves achar), também tens o factor de se uma cobra apanha parasitas ou alguma doença, a outra irá por o mesmo caminho, embora seja possível, o melhor é mesmo "cada macaco no seu galho"...
o terrario grande pode ser para quando for adulta, serve perfeitamente
ja vi cobras adultas em faunarios de 50cm ou 60cm
o de 60cm podes la ter uma cria com uns 35cm ou 40cm para cima com pelo menos 2 esconderijos
eu acho que tanto as corn e as lampropeltis sao iguais
podes apanhar corn mais agitadas que outras e lampropeltis mais calmas que outras, vai dar tudo ao mesmo
aconselho te a ires para a que gostares mais, porque se nao arrependeste
quanto ao juntares
epah a minha opiniao é como o outro dizia "quem te aviza teu amigo é" e ele avizou me para nao as juntar
se eu fosse a ti ia para as triangulum

Não vás por aí, eu já vi adultas em caixas mais pequenas até, mas se nós temos melhores condições para lhes dar porque não o fazer? Uma cobra adulta não vive num faunário de 50cm, sobrevive...RuhSuh Escreveu:o terrario grande pode ser para quando for adulta, serve perfeitamenteja vi cobras adultas em faunarios de 50cm ou 60cm
![]()
Abraço
Última edição por Sadyk em segunda jun 16, 2008 2:22 am, editado 1 vez no total.
epah ja vi a sobreviver
e se tem um terrario de 1m sobrevive na boa

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Não temos animais para sobreviver, temos animais para viver!RuhSuh Escreveu:epah ja vi a sobrevivere se tem um terrario de 1m sobrevive na boa
![]()
Abraço Ruh
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>

Mas tens termostato?
É que se não tiveres a cobra pode passar a alheira frita num instante...
abraço
É que se não tiveres a cobra pode passar a alheira frita num instante...
abraço
0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
acho que o terra´rio está porreiro. podias por num dos cantos uma ervinha artificial para dar u mar giro à coisa. gosto muito.