segunda jun 30, 2008 12:50 pm
Em primeiro lugar, acho o tópico muito pertinente.
Em segundo, não companho a opinião expressa pela maioria, quer quanto à circunscrição nacional do fenómeno das "modas", quer quando aos efeitos concretos - se é que alguns - que esta notícia pode ter.
Quanto ao fenómeno da moda, acontece em todo o lado (longe... de ser exclusiva ou maioritariamente português).
Lembro-me que quando se soube que o Russel Crowe tinha duas Morelia spillota spillota (Diamond Python/ Pitão Diamante), houve um boom na procura de morelias australianas, designadamente nos EUA.
Por outro lado, no caso nacional e no estado em que se encontra o hobby, designadamente pelas limitações de crescimento que tem (desde logo, legais) se estas notícias contribuirem para afastar um pouco a má fama (de peçonhentas, nojentas, etc.) que têm as cobras no nosso país e os rótulos normalmente atribuídos aos respectivos detentores/criadores - já será positivo.
É que, entre a mudança de mentalidades e a "moda" há muitos passos a dar; tudo o que contribua para o primeiro é positivo. E para a progressão do hobby, há que evoluir passo a passo.
A lei dificilmente mudará se não existir uma "pressão social" nesse sentido; a pressão só poderá existir se antes for "normal" ter cobras como animais de estimação/pets/o-que-lhes-queiram-chamar e não algo de bizarro, estranho e anti-social, como ainda é visto pela sociedade.