Madeiras, ramos, substratos e plantas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jun 30, 2008 11:08 am

Como sabemos algumas madeiras contêm óleos e substâncias que são prejudiciais ou potencialmente prejudiciais para os nossos répteis, mas que madeiras são essas? Sobre que forma são potêncialmente perigosas ou se tornam inócuas? Que tratamento se poderá aplicar para se tornarem utilizáveis?

Podemos também estender esta lista às plantas de terrario.

Penso que seria muito útil termos uma lista ou tabela com madeiras e espécies seguras e tóxicas. Evitaria muitos erros e perigos não só para os iniciados como também para pessoas com experiência.

A ideia surgiu-me quando ia colocar uma pequeno ramo de eucalipto no faunário da minha holbrooki. Mesmo depois de devidamente desinfectado através do método do sal verifiquei que largava ainda um pequeno odor a, claro está, eucalipto. Na dúvida preferir retirar o ramo...

Madeiras para construção de terrarios e outro equipamento

- Aglomerado
- MDF
- Melamina
- Pinho - Potencialmente tóxico se não tratado? necessita ser confirmado, e em especial que formas de tratamento tornam a madeira segura
- Carvalho
- Faia

Ramos e galhos
É sempre necessário submeter os ramos e galhos a um processo de desinfecção antes de os introduzir no terrario, quer por calor, sal ou materiais desinfectantes próprios (cuidado com a toxicidade destes também...), e devidamente secos.

- Carvalho
- Eucalipto ????
- Oliveira
- Pinheiro - Tóxico
- Cedro - Tóxico
- Abeto
- Plátano
- Videira
- Laranjeira
- Figueira-
- Sobreiro
- Oliveira

Substratos

- Lascas de pinho - Tóxico
- Lascas ou bark de Cedro (Cedar) - Tóxico
- Lascas ou bark de abeto (Fir)
- Fibra de coco
- Humus
- Lascas e bedding de Álamo (Aspen)

Plantas

- Pothos
- Ficcus
- Bromélias - terrarios húmidos
- Guzmanias - terrarios húmidos
Última edição por Thorgarth em terça jul 01, 2008 10:41 am, editado 4 vezes no total.
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

segunda jun 30, 2008 12:11 pm

Bom tópico, Thorgarth

Quanto aos ramos, sugiro os de Plátano (excelentes, para quem quiser lisos e de uma cor mais clara) e de videira (mais escuros e rugosos).

Eucalipto previamente tratado (muito bem tratado) e bem seco pode ser uma alternativa, mas tem tendência a "gretar" no processo de tratamento e secagem - já experimentei: imersao totalmente em água com sal e lixívia, seguido de secagem por 4 semanas. Perdeu qualquer odor e libertação resinosa, mas secou tanto que gretou- Não aconselho, embora saiba da respectiva utilização, com cuidados.

Quanto a plantas,

Pothos - aguenta quase tudo, dado-se bem e pulverizações/regas semamais.
Ficcus - várias sub-espécies

Terrários húmidos
- bromélias
- guzmanias
etc
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

segunda jun 30, 2008 6:32 pm

Thorgarth e quanto a ramos de árvores de frutos? Tipo macieira/laranjeira? É que são as únicas que tenho em casa e estou a pensar em cortar de lá uns ramos...
1.1.0 Pogona vitticeps
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda jun 30, 2008 6:53 pm

isso que eu saiba nao faz mal eu corto das minhas e dou aos roedores para roerem e napo fraz mal
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 30, 2008 7:04 pm

ruibd Escreveu:Thorgarth e quanto a ramos de árvores de frutos? Tipo macieira/laranjeira? É que são as únicas que tenho em casa e estou a pensar em cortar de lá uns ramos...
Já usei, larangeira, sobreiro, figueira e oliveira tudo cortado de arvore viva e deixado secar na sombra :wink:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda jun 30, 2008 7:08 pm

Native Escreveu:
ruibd Escreveu:Thorgarth e quanto a ramos de árvores de frutos? Tipo macieira/laranjeira? É que são as únicas que tenho em casa e estou a pensar em cortar de lá uns ramos...
Já usei, larangeira, sobreiro, figueira e oliveira tudo cortado de arvore viva e deixado secar na sombra :wink:
native dessas todas tens de ter mais cuidado com a laranjeira os citrinus tem a resina que dura e dura e dura :lol: :lol:
rasteiro85
Membro
Registado: sábado mar 08, 2008 10:42 pm

segunda jun 30, 2008 9:21 pm

boas noites!!

tenho uma pequena duvida em relaçao ao terrario que vou construir!!
o unico canto que arranjei para construir o terrario defenitivo pa minha gringa foi debaixo de um vao de escadas que esta na minha sala!!
a minha duvida e se nao ha problemas em rebocar aquelas paredes ou e melhor ferralas com contraplacado??eu tenho na ideia que nao ha problema nenhum desde que se consiga manter a temp e humidade que a gringa precisa, e com os respiradores!!!to certo ou errado??
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jun 30, 2008 9:42 pm

Não sei até que ponto as próprias paredes conseguem manter a temperatura, talvez fosse mais fácil meter a madeira..

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jun 30, 2008 9:46 pm

do que eu percebo de isolamentos, do melhor que tens a fazer é Isolar com "roofmate" ou telha de "roof mate".

pessoalmente, aconselho a telha pois guarda muito bem o calor. é o que vou usar no terrario novo da minha iguana.
rasteiro85
Membro
Registado: sábado mar 08, 2008 10:42 pm

segunda jun 30, 2008 9:55 pm

lol má ideia dps ela destroi o roof mate, acho eu
secalhar e mesmo melhor madeira
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça jul 01, 2008 12:23 am

eu fiz o mesmo que tu, aproveitei duas paredes, mas por via das duidas forrei-as com contraplacado marítimo e isolei as juntas. tive mais meo de inflitraçoes de humidades na parede do k propriamente manter as condiçoes do terrário ;)
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”